Jose 05/03/2023
Interessante, importante e bastante denso
No geral, este livro fala sobre "como utilizar os arquétipos para dar significado e lucro para uma marca". Arquétipo é um termo utilizado por Jung para identificar padrões de comportamento que existem no inconsciente coletivo. Pois é, é um assunto bem profundo.
Existem 12 arquétipos com características e comportamentos específicos. As autoras do livro se utilizam desses arquétipos para justificar seu uso no marketing para alavancar marcas.
O livro é bastante técnico e fornece um apanhado geral dos 12 arquétipos utilizados por várias marcas muito conhecidas, como Harley-Davidson, Coca-Cola e Pepsi. Mas não só marcas como também personalidades do cinema e da tv. Ou seja, os arquétipos podem ser percebidos também nas pessoas (e até usados como forma de autoconhecimento).
Apesar de ser um livro voltado para o Marketing, ele nos ajuda a perceber como vemos o mundo (sério, é bem profundo) e como enxergar melhor algumas "armadilhas" na internet, já que hoje, como todos podemos ver, há uma enxurrada de empresas e produtos novos todos os dias tentando chamar nossa atenção. A maioria chama atenção de forma errada tentando ser o que não é e, por isso, perdem possíveis clientes.
Os arquétipos são muito importantes para outras áreas, como a da literatura. Eles ajudam na criação de personagens e também no enredo das histórias, com o apoio da Jornada do Herói. Os arquétipos são muito importantes para outras áreas, como a da literatura. Justamente por isso meu objetivo com este livro foi aprender mais sobre os arquétipos para usar na escrita de livros e contos, pois conhecer esses padrões é uma ótima técnica para a construção de personagens.
No final do livro as autoras falam sobre a jornada do herói (mostrando como isso ajuda a dar significado às marcas e atrair clientes, criando uma história para o futuro). Elas dão exemplos práticos de como esta "técnica" é usada em filmes como Star Wars e também em contos infantis, com a história do Patinho Feio, e que esse recurso vem sendo usado e repetido há séculos na estruturação e simbologia de grandes contos e romances na história do mundo.
Apesar de ser um livro denso e técnico, é muito interessante - principalmente os capítulos iniciais em que elas falam exclusivamente de cada arquétipo.