O Herói e o Fora-da-Lei

O Herói e o Fora-da-Lei Margareth Mark...

Resenhas - O Herói e o Fora-da-Lei

SuryaNascimento 21/04/2021

Literatura importante para os escritores
Esse livro é incrível para um estudo mais profundo da alma humana. Desenvolver um personagem não é fácil. Todo escritor sabe disso. Dar uma história para o seu protagonista vai muito além do que escrever a simples biografia. Saber a base dos arquétipos, segundo os estudos de Jung, é uma ferramenta essencial para o escritor conhecer seu personagem.

"O Herói e o Fora-da-lei" é um livro que fala sobre os arquétipos voltado para as marcas comerciais e em como elas influenciam o consumidor final a comprar seus produtos. Além disso, as autoras desse livro também citam exemplos de celebridades e pessoas importantes no mundo que atuam como exemplos explícitos dos arquétipos. Madre Teresa, Churchill, Madonna, Tom Hanks e muito mais.

Esse livro me fez ter algumas crises existenciais, confesso. Eu me demorei na leitura muito mais do que planejava, julgando, em um primeiro momento, que se tratava de uma boa literatura de estudo. Mas me vi tão imersa no assunto que comecei a pesquisar compulsivamente sobre arquétipos pela Internet. Mergulhei em mim mesma, fiz profundas reflexões sobre os ensinamentos passados pelo livro até finalmente encontrar o meu próprio arquétipo.

Não exagero ao dizer que esse livro mudou a minha vida e a minha percepção sobre as pessoas ao meu redor de maneira muito positiva. Recomendo muito a leitura para os interessados no assunto e em como aplicar os arquetipos em qualquer coisa na sua vida, seja como auto conhecimento, desenvolvimento de personagens ou criação de uma marca/pseudônimo.

Vanessa.Alessi 26/05/2022

Publicidade
"Os arquétipos proporcionam o elo perdido entre a motivação do cliente e as vendas do produto. [...] Um produto com identidade arquetípica fala diretamente à matriz psíquica profunda dentro do consumidor, ativando um senso de reconhecimento e significado."

Livro bem interessante, fala detalhadamente sobre 12 arquétipos bastante usados no marketing. Trás vários exemplos e estudos sobre cada tipo, o que facilita bastante a compreensão.

Cíntia 14/08/2022

Esperei mais dicas práticas
Achei o livro muito voltado para pessoas que estudam os arquétipos em sua profundidade, dentro das histórias das empresas. Eu imaginava um livro com práticas sobre como posicionar o arquétipo (imagem, mais frases e etc..) sobre tudo, é bom livro para que não sabe nada sobre arquétipos

Pedro.Mazetti 14/06/2021

A solução para uma necessidade
Esse livro vai solucionar um dos maiores problemas que as empresas enfrentam hoje: serem relevantes. Isso é feito através dos significados arquetípicos inerentes à cada nicho/mercado. Um guia completo sobre os 12 arquétipos Junguianos e como utilizá-los para revelar o verdadeiro significado da sua marca.

Andre Souza 03/05/2020

Fundamental para construir sua marca
Construa sua marca baseada em arquétipos com esse livro que detalha o processo e apresenta exemplos relevantes, muito interessante.

Luisa938 15/10/2020

Ótimo
É um livro muito bom, traz boas ferramentas para o desenvolvimento de personas e arquétipos para marcas.

Nathalia569 31/12/2021

sobre o livro
bom, é um livro bem técnico. ele realmente aborda sobre os tipos de arquétipos, com exemplos de propagandas bem famosas dos mais diversos setores. Fala também sobre arriscar na propaganda mas arriscar com sabedoria. É um livro bem interessante e que agrega bastante.

mateusinho.c 30/11/2022

Arquétipos, conheça-os ou seja moldado por eles.
Sempre me senti atraído por grandes marcas e como elas se consolidaram.

Mais tarde descobri que existia o Branding, a criação e o zelo por trás delas e da sua imagem.

Esse livro com certeza passa com clareza e fundamentação fortíssima na psicologia dos arquétipos de Jung como que elas (empresas), conseguem se basear em uma estrutura milenar que está enraigada inconscientemente dentro de nós através de anos de história, literatura e desenvolvimento para alinhar a comunicação e arrancar do consumidor aquela sensação de que tal marca o completa.

Ótima tradução para um livro denso como este, e o livro, por ser dinâmico e trazer vários exemplos com comentários assertivos e inspiradores não torna-se cansativo, com a excessão de poucas partes do livro onde discorria sobre arquétipos que não me interessavam muito ou falavam de assuntos ao qual eu não estava contextualizado.

O livro termina nos instigando a repensar mais uma vez, se os arquétipos definidos durante a leitura do livro, condizem com a nossa realidade pessoal e empresarial. Pois só assim poderemos alcançar o desempenho máximo em ambas as ocasiões.

Também nos faz enxergar com diferentes olhares o conteúdo literário, cinemático, comercial, que rodeia em nossa volta. A perguntar por que gostamos tanto de uma obra, qual arquétipo contido nela e em que nível ele se encontra explorado?

Tudo isso faz com que nós treinemos esse senso tão importante e útil na área do marketing e pessoal também. Para que possamos aplicá-lo nos negócios e na vida.

Recomendo para todos que atuam na área do marketing ou àqueles que já se interessaram por arquétipos, mas principalmente aos primeiros, para estes a leitura será perfeita!

Alan146 15/12/2022

Excelente
É possível dominar os arquétipos apenas com o conteúdo contido no livro, é minuciosamente preciso e essencial para quem busca compreender o marketing.

Stela 17/01/2024

Essa é uma leitura absolutamente necessária para quem trabalha com marketing, design e afins. Com certeza pode ser utilizado como material de consulta durante projetos que envolvam branding e desenvolvimento de identidade visual para marcas. Só não gostei muito do fato das folhas serem brancas, mas o conteúdo, que é o que de fato importa, é sensacional.

Paulo 07/02/2023

Gostei muito.
Uma leitura densa, mas que com certeza valeu a pena. Este livro me surpreendeu pela qualidade dos exemplos, saindo do padrão com uma narrativa que deixas os exemplos citados muito vivos em nossa mente.

O livro não é exatamente um manual, mas isso não é negativo, pois o livro traz um contexto mais amplo e mesmo não sendo um manual, abre a nossa mente para compreendermos como utilizar o poder dos arquétipos para potencializar marcas.

Um livro repleto de exemplos reais que ilustram perfeitamente como cada arquétipo foi utilizado por marcas gigantes e algumas que se tornaram gigantes especialmente por saberem utilizar o poder dos arquétipos.

Como eu sou um apaixonado por esse tema, a minha opinião pode estar enviesada, mas se você quer saber como potencializar a marca da sua empresa ou a sua própria imagem, dê uma chance para este livro que eu aposto que não vai se arrepender.

Jose 05/03/2023

Interessante, importante e bastante denso
No geral, este livro fala sobre "como utilizar os arquétipos para dar significado e lucro para uma marca". Arquétipo é um termo utilizado por Jung para identificar padrões de comportamento que existem no inconsciente coletivo. Pois é, é um assunto bem profundo.

Existem 12 arquétipos com características e comportamentos específicos. As autoras do livro se utilizam desses arquétipos para justificar seu uso no marketing para alavancar marcas.

O livro é bastante técnico e fornece um apanhado geral dos 12 arquétipos utilizados por várias marcas muito conhecidas, como Harley-Davidson, Coca-Cola e Pepsi. Mas não só marcas como também personalidades do cinema e da tv. Ou seja, os arquétipos podem ser percebidos também nas pessoas (e até usados como forma de autoconhecimento).

Apesar de ser um livro voltado para o Marketing, ele nos ajuda a perceber como vemos o mundo (sério, é bem profundo) e como enxergar melhor algumas "armadilhas" na internet, já que hoje, como todos podemos ver, há uma enxurrada de empresas e produtos novos todos os dias tentando chamar nossa atenção. A maioria chama atenção de forma errada tentando ser o que não é e, por isso, perdem possíveis clientes.

Os arquétipos são muito importantes para outras áreas, como a da literatura. Eles ajudam na criação de personagens e também no enredo das histórias, com o apoio da Jornada do Herói. Os arquétipos são muito importantes para outras áreas, como a da literatura. Justamente por isso meu objetivo com este livro foi aprender mais sobre os arquétipos para usar na escrita de livros e contos, pois conhecer esses padrões é uma ótima técnica para a construção de personagens.

No final do livro as autoras falam sobre a jornada do herói (mostrando como isso ajuda a dar significado às marcas e atrair clientes, criando uma história para o futuro). Elas dão exemplos práticos de como esta "técnica" é usada em filmes como Star Wars e também em contos infantis, com a história do Patinho Feio, e que esse recurso vem sendo usado e repetido há séculos na estruturação e simbologia de grandes contos e romances na história do mundo.

Apesar de ser um livro denso e técnico, é muito interessante - principalmente os capítulos iniciais em que elas falam exclusivamente de cada arquétipo.

Yasmin.Cade 25/02/2021

Excelente sistema de administração de marcas
Mesmo tendo sido escrito há 20 anos, o sistema para construção e administração de marcas proposto pelas autoras deste livro é extremamente contemporâneo.

Com algumas adaptações ao mundo de hoje e incorporando outros conceitos ligados ao Branding, se torna uma metodologia imprescindível para o pensamento da Comunicação Estratégica de marcas.

Os arquétipos são sim uma fonte inesgotável de significados que abre um leque grande de possibilidades para a criação e o fortalecimento de laços entre a marca (produto, empresa ou pessoa) e seu público.

Os arquétipos ampliam as perspectivas para o posicionamento de produtos em suas mais variadas situações de mercado. Eles enriquecem e empoderam os profissionais de Marketing e Branding ao oferecer níveis de aprofundamento psicológico e sócio-cultural de abordagem que levam a comunicação de marca a outro patamar.

Senti falta de algumas análises mais aprofundadas e cases mais detalhados, além de ferramentas mais práticas para a aplicação dos conceitos (algo comum na área, um exemplo é a Análise SWOT). Porém, o livro cumpre bem sua função e trás pensamentos e conceitos essenciais para o Marketing.

Recomendo!!

Mariana 27/01/2022

Excelente!
Achei o livro maravilhoso, e tive muitos insights lendo. É um livro muito importante e necessário para todo empreendedor ou quem trabalha na área do marketing. Recomendo!