Os 8 Disfarces de Otto

Os 8 Disfarces de Otto Lola Salgado

Resenhas - Os 8 Disfarces de Otto Oliveira

Mina 16/11/2023

Eu e esse livro temos uma longa relação kkkkkkkk terminei de ler literalmente 1 ano depois que comecei ele por que não conseguia me envolver de jeito nenhum na leitura. porém, em um momento muito tenso da minha vida esse ano busquei conforto nos conflitos adolescentes do otto e mergulhei de cabeça nesse mundo que a linda da lola salgado escreveu. a história é bem detalhada em relação a rotina do otto e sua relação com a amiga e seu crush e me diverti muito lendo. me fez entender que não preciso me mudar para gostarem de mim, e quem me ama vai me amar por quem eu sou. obrigada otto! ?

Xandy 29/05/2022

Eu nem tenho o que dizer desse livro. Eu amei e odiei os personagens na mesma medida! Otto e Bruno (que aqui podemos falar) são MUITO fofos. Vinícius é um completo escroto. A história é divertida, apaixonante e te deixa puto e triste em alguns momentos. E ainda tiremos uma lição valiosa dela, que eu não direi qual é, para não estragar a experiência.

thedarkprince 30/10/2023

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Lola. Foi também uma indicação de uma amiga, e as palavras delas foram as seguintes: "eu estou lendo os 8 disfarces de Otto e lembrei de você, leia, você vai gostar".
Quando eu compro um livro, leio e depois venho avaliar, me faço sempre a mesma pergunta: Esse livro entregou o que prometeu?
Eu, particularmente, não gosto de livros que estão no hype do booktok ou do booktt mas, resolvi dar um voto de confiança pra esse livro e não me arrependo. Foi uma leitura prazerosa, leve e rápida (exceto pelo tempo que fiquei sem ler KKKKK). Mas o livro cumpriu seu propósito com excelência.

Carla.Parreira 31/03/2024

Os 8 Disfarces de Otto (Lola Salgado).

Otto, um adolescente branco e introvertido, vive uma vida comum, sofrendo bullying na escola. Sua única amiga, Khalicy, está sempre ao seu lado. No entanto, o que diferencia essa história é o fato de que Otto possui um superpoder: ele pode se metamorfosear. Apesar disso, ele deixa de usar esse dom para evitar mais problemas em sua vida. Até que, incentivado por Khalicy, decide usá-lo para conquistar seu amor platônico, Bruno.

A autora aborda questões raciais de forma perspicaz, inclusive ela incorpora o assunto de forma natural, direcionando-o ao leitor sem parecer forçado e com relevância para a história.

É uma obra que fala sobre empatia, autoconhecimento e amor próprio, deixando uma importante lição de autoaceitação. A história nos mostra que não adianta tentar ser outra pessoa para se encaixar em um determinado padrão, especialmente para crianças e adolescentes que enfrentam pressões e distorções de imagem nas redes sociais. O bullying também é abordado de forma racional, mostrando as motivações dolorosas que podem levar alguém a praticar violência, sem deixar de evidenciar a dor de quem sofre a agressão.

A sexualidade também é explorada na história, uma vez que Otto é um garoto gay. No entanto, essa questão não é tratada como um fardo. A trajetória do personagem e sua paixão pelo colega de classe não geram um impacto negativo tão grande em sua vida. Ele teme a rejeição, mas a autora optou por dar a Otto o apoio das pessoas que o amam, não importando sua orientação sexual. Estar sujeito à repressão social é difícil e triste, por isso histórias como essa, que mostram uma alternativa realista e possível, são muito positivas. Além disso, a autora habilmente responde às perguntas que pessoas heterossexuais costumam fazer de forma orgânica, desmanchando preconceitos homofóbicos que não fazem sentido.

arthur 12/06/2022

Otto + Bruno
Eu realmente não sei por onde começar a falar sobre esse livro. eu li ele em três dias e (acho) que me arrependi depois de tanta falta que senti, estar imerso no universo criado pela Lola durante as 400 páginas foi surreal.
eu me apaixonei pela Khalicy logo de cara. ele é uma garota gorda que defende o Otto e a amizade deles me fez me lembrar da minha amizade com minha melhor amiga, e a Khalicy faz perfeitamente o papel de: amiga protetora. ela é incrivelmente perfeita. junto com o Otto que é um garoto viciado em super-heróis e com certeza isso foi algo incrível no livro; a referência a super-heróis. eu me identifiquei com o Otto e senti certa inveja dele, como também senti raiva por ele ter agido com incoerência em uma parte.
agora falar sobre o Bruno é como falar sobre a perfeição. o Bruno é um garoto incrível, que meio que começa a perceber que Otto tem poderes, mas pra ele isso é tudo uma loucura da cabeça dele. nós devemos falar sobre o Bruno por dias, semanas, meses, anos... ele foi a pessoa pela qual eu me apaixonei desde o começo, até o fim (junto com a Khalicy). agora falar sobre o Vinícius é uma desafio. por um momento eu acreditei na real rendição dele, mas nada. ele vai fazer você passar muita raiva, e não posso dizer o motivo. tudo é um spoiler quando envolve o Vinícius.
o livro em si é uma experiência viajante e indescritível, a escrita da Lola é maravilhosa e fluída, você lê e nem percebe o quanto demorou. eu não tinha vontade de parar. eu lia o livro ao invés de fazer atividade do colégio. já forcei minha melhor amiga ler e ela simplesmente amou, assim como eu. comprei o livro pela capa e me apaixonei pela história, sem contar aquele final-- preciso de uma continuação.
dei cinco estrelas porque livro algum fez isso comigo, recomendo esse pra qualquer um que queira sair da ressaca literária e ler algo bom, fofinho e viajante.
apenas leiam Os 8 Disfarces de Otto, não vão se arrepender.
****
Acabei relendo o livro neste primeiro semestre de 2023 e só confirmo: LOLA SALGADO FAZ MÁGICA COM OS DEDOS!!! Eu nunca fiquei tão satisfeito com uma releitura quanto essa. Otto e Bruno e Khalicy terão para sempre o meu coração, e nunca me canso de panfletar essa obra prima!!

Ana 24/11/2022

Vou sentir saudades
Eu simplesmente estou sofrendo por ter acabado essa leitura.
Achei o livro muito divertido, mas também chorei e fiquei angustiada junto com o Otto em alguns momentos. Mas em geral, achei uma leitura tão leve e engraçada e até fofa, acabei pensando em como queria mais, pra poder acompanhar a nova fase do Otto.
O Otto é meio cabeçudo em alguns momentos, mas nada que dê raiva, até porque dá pra entender o motivo das decisões; e o Bruno é um fofo, absolutamente perfeitinho, já a Khalicy é o tipo de amiga que dá apoio pra tudo.
Vou sentir saudades desses personagens que em apenas um livro animaram os meus dias que passei lendo.

Luana 29/07/2022

livro muito bom
no começo achei que ia acabar não me interessando pela história, mas do meio pro final, acontecem muitos plots twits incríveis que melhoram muito a leitura. gostei bastante
carlosdxf 23/10/2022minha estante
Mesma sensação que tive, achei que largaria, da Festa das Nações pro final acabei curtindo mais.

VitAria690 18/06/2022

Com certeza a minha leitura favorita do ano!
Pelo amor de Deus! Não tenho palavras pra explicar o que é esse livro. A história é gostosa de se ler, e a cada capítulo vai deixando a gente com um gostinho de quero mais!
Gosto de como a Lola aborda os mais variados temas com sensibilidade, encorpando mais a história, sem deixar desgastada. Gostei muito do desenvolvimento da trama e dos personagens, embora quisesse que alguns deles fossem mais desenvolvidos (será que vem um livro 2 por aí?). Enfim, a leitura foi ótima, digna de ?favoritos do ano?. Eu amo a escrita da Lola e acho ela uma escritora incrível! Cada dia me torno mais fã!

Emerson 01/07/2022

Perfeito
Com certeza esse livro entrou no meu top 5, ele é simplesmente perfeito com uma história super empolgante e alegrie conseguiu me prender da página 1 até o final. Super recomendo a todos

Loh 12/07/2022

Só leiam...
Que sabor, que leitura gostosa, a construção dos personagens é muito boa, a leitura é bem fluída, minha recomendação para sair de uma ressaca com certeza.
O fato de a Lola mostrar a verdadeira impulsividade de ser adolescente é muito real, por várias vezes via uma razão de ser no Otto, quem nunca passou pela situação de achar que vai ser o fim do mundo se algo não acontecer, e possuindo poderes faria o mesmo kk
Só não dei 5 estrelas, pois senti falta de muitas coisas e explicações, o que levou a decisão de perdoar depois de ignorar tanto? Entendo que a Olga foi em prol do desenvolver da história, mas não teve explicação do porquê no evento...
Ainda sim uma das melhores leituras até agora, sem dúvidas a frase “arrependimento é só pra quem vive de verdade, Otto! Pra quem se arrisca, e não fica num jogo idiota se contentando com migalhas da vida que gostaria de ter, apavorado demais pra lutar por ela.” Vai ficar na mente por muito tempo!

clara7756 26/07/2022

MARAVILHOSO
comecei a ler por causa de uma recomendação do tiktok e achei a proposta bem interessante.
A leitura foi fluida mas achei que demorou um pouco pra desenvolver o romance, chegando só depois dos 50% dos livros, mas vale totalmente a espera pq me prendeu muito essa parte final dos livro e os personagens são tão perfeitos e bem desenvolvidos, cada um com suas próprias inseguranças questões e coisas que precisam superar.
A única "crítica" que eu tenho é que eu estava esperando uma explicação pra esses poderes e admito que queria um arco de redenção pro Vinícius, ele tava indo tão bem? não pra virar amigo do otto mas pelo menos se resolver.
Mas enfim amei muito o livro e recomendo!!!!

campeloreadings 26/01/2024

Otto, vem cá! vou te bater (ou abraçar)
Curti muito o livro e amei a metáfora de o Otto ter que se transformar em outra pessoa pra se sentir amado, atraente e confiante (me identifiquei).
Mas o Otto me estressou tanto, que não dá nem pra descrever. Ele não tinha o direito de fazer aquilo. Mesmo assim amo ele e entendo os motivos que ele teve.