A Escrita na Parede

A Escrita na Parede Maureen Johnson

Resenhas - A Escrita na Parede

sincerelyguto 17/09/2022

não vale a pena
depois de ler todos os livros da série de a escrita na parede, algumas coisas ficaram claras para mim:

- os personagens são sem sal e entediantes (o david trata a stevie mal e o pessoa só ignora isso, a personalidade do nate é não gostar de pessoas...)
- tem muita enrolação, não precisava ser uma trilogia
- alguns buracos na história
- falas forçadas e irrealistas
- e por último, um mistério comm uma resolução péssima e mal trabalhada

o grande problema para mim nesse livro foram os últimos 20%, a stevie (praticamente sem nenhuma prova) aponta para o suspeito e acerta o culpado de primeira, parecendo muito apressado.

só recomendo você ler se você gostar do aesthetic de dark academia e outono, porque a história em si não entrega nada...
Lari 17/09/2022minha estante
O tanto que eu odeio o David ?

Lourdes15 18/03/2023minha estante
Concordo com o negócio do David, gosto dele mas não da relação dele com a Stevie.

Maeve 21/05/2023minha estante
Nossa mas eu passei todos os livros odiando o david so vou ler esse ultimo pq quero saber da alice, mas por mim o david q continue sumido bicho enjoado

ane 22/09/2023minha estante
nossa concordo mt com a maeve. acabei "a escada furtiva" AGORA e essa resenha só confirmou o que eu tava pensando ? só quero ler esse último pelo mistério mesmo, mas já sei que não preciso esperar nada

Lari 04/04/2022

Se não fosse pelo David seria nota 5 e favoritado
Eu tava meio desanimada pra ler esse livro pq a autora já me decepcionou demais no final de outra série então eu fui não esperando nada e ela me entregou absolutamente TUDO. Se não fosse pelo casal sem química, sem vontade de viver e potencialmente abusivo esse livro seria 5 estrelas pq a autora conseguiu resolver tudo de forma plausível, dentro do possível, e era plot Twist que não acabava mais, era isso que eu tava querendo da série desde o início: foco no mistério e nas pessoas envolvidas nele. Enfim, leiam a série que vale muito a pena. (Tenho que elogiar o cuidado que tiveram com os pronomes neutros, muito bom ver esse isso)
Benny 10/04/2022minha estante
amg pensa comigo: Nate e Stevie. Só pensa. Analisa aí. Não para ser um casal agora, mas futuramente. Friends to lovers. Stevie já formada e sendo uma detetive reconhecida, o Nate levando a vida dele de escritor com a Stevie sempre apoiando ele ao longo da vida. Eles se apaixonado adultos. Só pensa.

Mavi 19/07/2022minha estante
Gostei dessa ideia benny

Benny 19/07/2022minha estante
tô só esperando as fanfics amg

Ac Thomaz 13/09/2022minha estante
Por incrível que pareça eu gostava do David, pelo menos até o segundo livro, no terceiro ele ficou mais chatinho mesmo. Mas quanto ao casal eu até que senti química. Mas já penso na possibilidade de Stevie e Nate hein. Vi que tem um quarto livro que é meio que um spin-off e a autora tem ideia pra fazer outros, vai que nesses ela resolva explorar Stevie e Nate

Isadora 13/12/2023

Não é um livro de suspense comum
Livro finalizado e trilogia Cordialmente cruel também! Amei demais todos os livros, minhas principais críticas e o que fizeram todos os 3 livros ganharam 4,5 são: o fato do começo do livro e boa parte deles serem muito enrolados, para ficar faltando 40-30 páginas e Stevie descobrir TUDO, com uma lógica tirada de não sei onde e a leitura poderia fluir muitooo mais. Tirando isso, livros maravilhosos.

A história começa com revelações do passado que travam nossa cabecinha e, depois, Stevie tenta descobrir o que aconteceu com a Dra.Fenton. Tivemos muitas explicações de 1936 e da atualidade, amo o fato desses livros terem capítulos relatando sobre o passado, facilitando muito nossa compreensão.

Recomendo demais todos os livros! Mas, se você quer ler essa trilogia querendo um livro de suspense comum, esse não é o livro pra você. Stevie investiga pouco, temos muitas enrolações, dependendo da pessoa isso pode ser ruim. A autora queria fazer algo diferente de outros autores de suspense, mas não sei se deu muito certo... ??

YisraelC 24/10/2022

A leitura foi muito fluída, acho que pelo fato de você querer desvendar o mistério e a trama principal do enredo, o que é de se esperar numa conclusão de trilogia. Porém, confesso que a solução do caso não me deixou muito surpreso, achei bem ok e o principal caso caso por trás do cordialmente cruel, achei muito meia boca. Mas é uma série que vale a pena ler, leitura bem gostosinha.

Gonçalez_ 23/03/2023

LINDO LINDO LINDO
Um ótimo desfecho pra história, realmente me cativou e esses livros vão viver na minha cabeça por um bom tempo, essa vibe dark academia YA com mistério foi uma aposta incrível da autora. LEIAM PLMDS!!

Aline Maia 29/07/2022

Justice for Alice
Amei demais acompanhar essa série. Li tudo muito rápido, mas esse último se superou porque virei a noite lendo hehehe

A escrita da Maureen é muito fluída e instiga o leitor a não querer largar o livro. O ambiente que ela criou é tão imersivo que quando paramos de ler dá aquele choque de realidade. Me senti dentro do Instituto acompanhando as pistas do caso e o dia a dia dos estudantes.

Gostei TANTO do mistério e de como as coisas foram se juntando no final. A cena de todo mundo reunido e ela explicando o caso ficou tão boa. A descrição dos suspeitos sentados na sala, a cara do culpado começando a ficar clara e o timing do Larry kkkkk.. eu amei tanto a homenagem a essas cenas clássicas de livro de detetive.

O humor da Stevie é MAGNÍFICO.. eu ri demais lendo várias passagens do livro e a dinâmica com o David também me rendeu altas risadas. Mas o Nate... Como eu amei a vibe dele e os comentários que ele soltava haha

Os personagens são cativantes demais e não tem aquele porre de adolescente chato.. os conflitos que surgem são naturais mas contribuem para o personagem crescer e evoluir a medida que começam a se conhecer. Existe aquela ligação clássica "detetive supera seus problemas a medida que desvenda um mistério" só que foi tão bem feita que não tem como não se apegar e vibrar com o amadurecimento da Sevie.

.spoilers.
Sobre os trechos de jornal, flashback, emails, entrevistas e etc.. : foi tão legal ir reconstruindo a história vendo as fontes junta da Stevie., e a sequência de notícias no final, contando a narrativa do que se desenrolou depois da resolução do caso foi a cereja no bolo. Os trechos sobre o Edward King, a bomba e o áudio vazado no site da Germaine foi muito bom hahaha

Fiquei teorizando o tempo todo ao longo da leitura e o Charles foi encabeçando minha lista de possível culpado fazia um tempo, mas a Alice.. eu realmente acreditei que ela poderia estar viva ou ter vivido uma vida .. ela morreu de forma tão triste! O corpo dela foi retirado do descanso e ficou um tempo na parede.. ela era um bebezinho, sabe?

Gostei muito que finalmente deu para descobrir o que o David estava planejando. Eu estava genuinamente achando que não saberíamos das tramóias dele pra ficar aquele charme de mistério e tals.. mas foi muito bom saber que ele estava há um tempo se preparando pra detonar o pai dele. Só queria ele lá no Minerva, mas nem tudo são flores. Gostei muito do romance entre ele e a Stevie. Foi sem frescura e ambos aprenderam como lidar com pessoas e sentimentos.

Minhas estrelinhas

1 estrela pelo mistério
1 estrela pelo humor
1 estrela para Stevie
1 estrela para David
1 estrela para a sequência dos recortes de jornal no final do livro haha
e claro, um coração de favorito para Alice

Mona 17/12/2022

Será mesmo o fim?
Olá, leitores. Tudo bem com vocês? Pois é, depois de sei-la-quanto-tempo sem postar resenha aqui veio ai meu comeback. E não poderia ser com outro livro. O fechamento da trilogia de Cordialmente Cruel 🗣️
Stevie Bell achava que havia desvendado o mistério de uma vez por todas. Afinal, ela descobriu quem Cordialmente Cruel é. Mas, quando uma nova tragédia acontece e David desaparece sem deixar rastros, ela percebe que esse quebra-cabeça pode ainda ter algumas peças faltando. Agora, com a ameaça de uma tempestade, o Instituto Ellingham se vê forçado a fechar as portas e mandar os alunos de volta para casa.
Finalmente eu voltei para o Instituto Ellinngham e pude descobrir todos os segredos que rondavam essa escola. E finalmente terminei essa trilogia e posso dizer que vou sentir saudades e que isso deixou um buraco no meu coração. Como é o último livro da série, não posso falar muito pra não dar spoiler mas posso, com toda certeza, dizer que eu AMEI o final. Amei como tudo terminou, amei o desfecho dos personagens e mais uma vez me vi imersa na escrita da Maureen que é simplesmente a melhor.
Apesar de ter uma unica coisa que me incomodou, ao longo dos 3 livros, nada me fez tirar as 5⭐ que eu dei. A escrita é perfeita, a história fecha perfeitamente, você consegue ver o amadurecimento dos personagens e nem mesmo um casal com ZERO química 👀 conseguiu estragar a experiência kkkkkkkkkk.
Essa é a segunda trilogia da autora que eu termino e posso dizer que a @maureenjohnsonbooks se tornou uma das minhas escritoras favoritas.
E vocês, já leu algo dela? Gostou? Conta pra mim aqui embaixo 😉

site: https://www.instagram.com/p/CcnZsK9rYyh/?utm_source=ig_web_copy_link

ana luisa 09/11/2022

não precisava de três livros. dava para resolver a história MUITO BEM em um livro de mais ou menos 380 páginas

o final forçado foi o que mais me irritou. a menina acusa o cara PRATICAMENTE SEM PROVAS e é levada a sério

outro ponto que eu tava tentando deixar quieto porque achei que não fosse dar em nada foi o david. o romance é super forçado e sem sal

de resto, eu consegui me divertir com a história

Sarah.Wynne 15/10/2022

"Escolas não deveriam ser famosas por assassinatos"
A conclusão de Cordialmente Cruel, o fim do mistério e tudo mais... Bom, em relação aos outros dois livros, eu achei esse fraco, mas não é ruim, foi um desfecho bom, leitura fluída e com aquela emoção e ação nas últimas páginas com a Stevie desvendando o caso.

A Stevie é uma personagem incrível, amei a maneira que a mente dela funciona (que te faz pensar em mil teorias junto com ela), e leria outros livros com ela sendo detetive e desvendando casos (sonho?)

Patricia 03/05/2022

Uma leitura gostosa para um dia chuvoso
Mesmo este último volume não sendo o meu favorito, curti muito a trilogia de forma geral. Maureen Johnson criou ótimos personagens. Adorei a ambientação da escola nesse livro: frio extremo, muita neve e muitos mistérios sem solução.

marcela115 04/10/2023

Bacaninha
Gostei muito dessa história e dos personagens, achei tudo bem desenvolvido e com um encaixe perfeitinho.

Valeu a pena, é o tipo de livro q eu leria dnv sem esforço algum, tem humor, mistério e tensão. Simplesmente viciante.

Só achei o romance e a resolução do mistério meio corrido no final, mas nada que me incomodou muito.

É uma leitura leve, de boa, para passar o tempo! Muito fluído.

Leticia 23/07/2022

Não é romance
Ótimo e perfeito no ramo do suspense, te faz ficar realmente fissurado, mas não é um livro de romance, você tem migalhas de romance.
Particularmente foi ótimo ler ele por conta que não esperava atos de amor e afins, tem e você tem que ter paciência pra esperar.

Eduarda 02/05/2022

Favoritaria se não houvesse romance
Que trilogia eletrizante! Prende o leitor até o último minuto e esse livro não foi diferente.
Fiquei impressionada pelo tanto que o mistério foi bem contado e solucionado, nunca imaginei quem seria apesar de estar bem óbvio.
A Stevie é uma personagem maravilhosa, ela é humana, real, você consegue se identificar com ela e justificar suas atitudes pois ela se parece com você. O Nate é o melhor de todos os personagens, super carismático e meu tipo ideal??, Janelle melhor e maior de todas, sensata e apoia os amigos em todos os momentos e ainda é uma gênia.
Precisamos falar sobre o David, ele é o famoso moreno sarcástico com passado traumático mas não me convenceu não, ele justifica as atitudes tóxicas com um discurso de pai controlador e abusivo mas não justifica, nunca justificou, as coisas que ele fala, a forma como trata a Stevie e os comportamentos no mínimo duvidosos me fizeram desgostar desse personagem totalmente.
O desenrolar do mistério no passado é instigante demais e as revelações são aterradoras, amei demais o universo da escola e queria estar estudar là também.
Tantos personagens bons e cativantes e um mistério digno das histórias de Agatha Christie e Conan Doyle??

Anaju 26/09/2022

Eu amei acompanhar toda essa série de assassinatos e descobertas. A narrativa foi se encaixando perfeitamente, adorei
Finalmente paz para essa família ??
A única coisa que deixou a desejar foi a última morte, achei um final simples e muito previsível para algo tão importante na história.