As visionárias

Ayn Rand

Resenhas - As visionárias

Érika 22/08/2022

Essencial
Talvez quatro das intelectuais femininas mais importantes da história, existindo no mesmo tempo, naquele que talvez tenha sido um dos momentos mais intensos da história e definidor do nosso tempo. Simplesmente maravilhoso.

Romeu Felix 23/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "As visionárias" é uma obra da filósofa e escritora Susan Neiman que narra a história de quatro mulheres que foram fundamentais para a salvação da filosofia em tempos sombrios, no período que compreende os anos de 1933 a 1943. As protagonistas são Simone Weil, Hannah Arendt, Simone de Beauvoir e Ayn Rand, que representam quatro maneiras distintas de pensar a filosofia em meio às turbulências políticas e sociais do século XX.

Ao longo do livro, Neiman busca mostrar como essas mulheres enfrentaram as dificuldades de serem filósofas em uma época em que o mundo vivia o auge do fascismo e do nazismo, e como cada uma delas contribuiu para a renovação e expansão do pensamento filosófico. Simone Weil, por exemplo, é apresentada como uma pensadora que se preocupou profundamente com a justiça social e a condição dos trabalhadores, enquanto Hannah Arendt refletiu sobre a natureza da política e a banalidade do mal.

Além de traçar o perfil de cada uma dessas mulheres e de suas contribuições para a filosofia, o livro também apresenta uma visão panorâmica da história do século XX, com foco nas consequências da Segunda Guerra Mundial para a Europa e para o mundo. A autora busca demonstrar como as experiências vividas por essas mulheres influenciaram suas reflexões e contribuíram para que elas se tornassem as visionárias que mudaram a filosofia em tempos sombrios.

"As visionárias" é uma obra que traz uma abordagem original e inovadora sobre a história da filosofia e as mulheres que a fizeram avançar em momentos de grandes desafios e transformações sociais. O livro é indicado para todos aqueles que se interessam pela história da filosofia e pelo papel das mulheres no pensamento filosófico.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
moraes_psi 21/02/2024minha estante
É Nieman? Mas não é do Wolfram Eilenberger?