Adaptação Final

Adaptação Final Stanley G. Weinbaum

Resenhas - The Adaptive Ultimate

Gabriel1994 30/05/2023

As Adaptações de Kyra e a Ambição Pelo Poder.
Finalizei o conto Adaptação Final de Stanley G. Weinbaum. Muito bom!!!

Em Adaptação Final o Doutor Dan Scott tem um novo experimento que promete revolucionar a ciência e vida humana! Ele criou um antídoto, que quando injetado, torna o animal capaz de se adaptar a qualquer tipo de coisa.

Tendo testado e feito diversos experimentos em camundongos, porquinhos-da-india e outros tipos de animais, Dan, consulta seu amigo e Doutor, Bach vendendo a ideia de que a dose era eficaz e que os efeitos poderiam ser aplicados em seres humanos, podendo obter muito sucesso no teste. Para isso, ele precisa de cobaias humanas, algo bem difícil de conseguir.

Bach consegue uma voluntária para o experimento de Dan Scott. A mulher é Kyra, que aceita voluntariamente ser cobaia e fazer parte desse teste.

Dan consegue aplicar e obter um aparente sucesso com Kyra. Agora ele tem um ser humano capaz de se adaptar a qualquer tipo de situação, coisa ou seja lá o que for necessário adaptar-se...

Os cientistas só não contam que Kyra vai desenvolver uma certa antipatia e racionar somente as adaptações que beneficiam o ego e absoluto interesse pessoal. Com isso, Kyra cria uma ambição por poder e toda forma de adaptação, seja biológica, ambiental ou humana será para realizar suas ambições. Isso sem medir consequências ou sentir qualquer tipo de emoção por aqueles em que ela precisará usar ou ultrapassar para obter poder.

Todas as "adaptatividades" de Kyra, resultam em atitudes inconsequentes e desenfreadas, sem medidas e que trazem um alerta emergencial aos cientistas. Pois, tendo o humano liberdade para se adaptar a qualquer coisa e situação, como impedir a disparada impenetrável, imparável e egocêntrica da ambição do ser humano em conquistar poder sem ver a quem ferir? Como reverter isso, sendo que a cobaia é capaz de se adaptar a tudo?

Um conto que entrega uma trama que faz o leitor se divertir, colabora com o entretenimento e não deixa de levar quem mergulha nas páginas a reflexões sobre a humanidade.

Posso dizer que gostei muito dos dois contos que li desse autor! Os Óculos de Pigmaleão e Adaptação Final são contos que exploram a reflexão dentro de histórias de ficção científica com harmônia e uma dosagem bem adequada e balanceada de entretenimento e questionamentos.

Recomendo muito! Leiam os contos de Stanley G. Weinbaum e sabendo que esse escritor partiu cedo, sem poder entregar o seu Maximus ao mundo, reflita comigo o quanto ele poderia ter revolucionado o gênero de Sci-Fi tendo essa visão de narrativa e desenrolar de escrita em 1935... Ele estava á frente de seu tempo, mesmo tendo pouco tempo.

Nota 4,5 para esse conto!!! Muito bom!!!

Ester.Brito 17/02/2022

A magnífica Kyra
Foi o primeiro conto de ficção científica que eu li e principalmente por que nem tinha noção de quem era o autor, mas eu gostei bastante desse conto a forma como ele se desenvolve é muito interessante, não tem como falar tanto por que pode acabar escapando um spoiler já que ele é curto. Eu recomendo bastante para quem gosta de ficção científica (e até pra quem não gosta).

Aliás ele tem um filme de 1957 com o título "A mulher diabólica" até onde eu sei de fácil acesso no YouTube.

Santos474 06/11/2022

Muito bom, merecia mais reconhecimento e se fosse maior também não reclamaria, essa premissa poderia dar um livro.