Homens Sórdidos

Homens Sórdidos Fábio Hingst

Resenhas - Homens Sórdidos

Diogenes Ternero 06/11/2023

MUITO BOM!
O livro é uma fantasia medieval com 12 capítulos, onde o autor habilmente introduz 12 personagens únicos, cada um com sua própria história, mas todos coexistindo dentro do mesmo universo literário. A maestria do autor se evidencia na forma como essas histórias se entrelaçam, criando uma teia complexa de relações e conexões entre os personagens, essenciais para a estruturação da narrativa e culminando de maneira magistral no desfecho da história.

Começando de forma mais contemplativa e ganhando ritmo ao longo da narrativa até atingir momentos verdadeiramente brilhantes no desfecho, o autor nos agracia com uma história verdadeiramente impactante. Este trabalho é merecedor de muitos elogios, afinal imagino que não deve ter sido fácil realizar a estrutura da narrativa de Homens Sórdidos.

Um aspecto interessante é a ausência de personagens bons ou maus, pois cada um age de acordo com seus interesses e ambições. Para tornar a trama ainda mais cativante, é crucial prestar atenção nas descrições dos personagens. Muitos deles reaparecerão em outros capítulos, alguns sem ter seus nomes explicitamente mencionados, mas estarão presentes. É através dessa sutileza que desvendamos o desfecho de cada personagem.

A trama se desenrola em meio a uma guerra feroz entre dois reinos, sacudindo as vidas dos personagens que povoam esse universo. Compreender os nuances dessa guerra é essencial, e para enriquecer a narrativa, o autor incorpora elementos da fantasia sombria e do fantástico. Criaturas como lobisomens, dragões e bruxas são habilmente introduzidas, acrescentando uma camada adicional de fascínio a essa envolvente saga.

Com uma escrita envolvente e com um toque de humor, o autor consegue provocar fortes emoções ao longo da leitura, explorando elementos fantásticos em uma fantasia medieval épica.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/

Giovana.Mazzali 29/09/2023

Descrição e personagens envolventes
Um livro contagiante do começo ao fim, cheio de mistérios, cenários, vivências e histórias cabulosas. Doze são os homens e suas histórias que podemos conhecer, cada personagem com suas características únicas, mostrando a diversidade que o autor trouxe á obra. Até o momento que o leitor pesca as dicas do autor e descobre que não são 12 histórias, mas sim uma só. Ficou incrível como a linha do tempo foi descrita! Cada capítulo e cada personagem pensados com muita dedicação e carinho deixaram o livro cheio de detalhes interessantes!
Recomendo a leitura e aguardando pelos próximos!

Dentro_deumlivro 18/06/2023

Um livro sangrento com aquela fantasia que a gente ama
O livro conta a história de vários homens e suas vidas e mostra como tudo não são flores, pelo contrário, as histórias são bem trágicas. ??

O livro tem uma proposta de mostrar a vida de cada personagem, por meio de contos individuais. Eu gostei como de certa forma algumas histórias se conectam no todo do universo criado pelo autor. O livro é bem escrito, a escrita do autor é muito rica em detalhes o que eu acho que transporta o leitor para dentro do livro, muitas vezes durante a leitura consegui visualizar exatamente o que estava acontecendo com o personagem.

Os personagens são bem interessantes, cada um com sua singularidade, mostrando como é a natureza do ser humano e como não importa a ?classe social? que a pessoa esteja, ela sempre pode ser um ser humano deplorável.

O livro é bem fluido, como é contado em contos, achei uma leitura bem rápida e cada novo personagem eu queria saber logo o final do livro e o que ia acontecer com cada um. A edição do livro é muito bem feita, tendo várias ilustrações e com a diagramação excelente, comprei ele na pré-venda e veio um brinde sensacional (Comprem livros na pré-venda, sempre compensa).

O livro mistura horror com fantasia medieval e para quem gosta desse gênero é um prato cheio. Um livro bem escrito e com aquela pitada de mistério que todo leitor gosta.
O universo que o Fábio criou é bem extenso e ainda pode ser muito explorado, então já quero mais livros neste universo haha

Jaque 10/02/2023

Uma fantasia daquelas de boa
A obra trata de várias narrativas de homens diferentes que se interligam, trazendo a tona que a natureza humana é sórdida, não importando o cargo ou função que ocupa, seja ele um Duque, um cavaleiro ou até um mesmo um pescador.

Sem dúvidas é uma obra de fantasia que nos transporta para outra realidade, outro mundo cheio da sua própria mitologia e seres fantásticos, ou não tão fantásticos assim, pois eles facilmente podem arrancar a sua cabeça.

Leiam e se deliciem nessa história de aventura e realidade crua das fossas morais dos personagens.

Tecs 24/01/2023

Precisamos dos próximos livros
Senhor Fábio ,por favor lança logo os demais livros ksksksksk serio que livro cativante e que te prender a cada momento, é olha que nem sou tão fã de livros desse estilo,mas esse me prendeu do início ao fim .....

Gabi (@literageek_) 05/01/2023

Homens sórdidos é a união de vários contos que contam a história de homens diferentes. Alguns contos se interligam mostrando pontos diferentes da mesma história. Outros são continuações de acontecimentos e alguns solo, mas q de algum modo vai ter alguma coisinha q vai ser importante em outro conto.

Com uma escrita mais rebuscada e que super combinou com todo o enredo e deu uma charme a obra, fazendo a leitura ser mais rica e cativante.

Os contos que falam dos lobisomens super me lembro A hora do lobisomem do Stephen King e me prenderam do início ao fim.

É um livro de horror com fantasia maravilhoso, que super me prendeu na história. Recomendo demais pra quem é fã do gênero.

Raphael.Fraemam 08/12/2022

É incrível a complexidade do universo que Fábio consegue entregar aqui
Homens Sórdidos é a leitura ideal para leitores que gostam de explorar universos de fantasia medieval carregados de escuridão. Fábio divide o livro em vários contos e, em cada conto, o leitor tem a oportunidade de conhecer e acompanhar um personagem novo. As histórias se passam no mesmo universo e se entrelaçam como uma espécie de quebra-cabeças. Imagino que Fábio tenha tido bastante trabalho para escrever porque os acontecimentos dos contos não seguem exatamente uma linearidade, então o leitor precisa ficar bastante atento para compreender o contexto do personagem, o local do reino onde ele se encontra e como os seus objetivos interferem nos demais.

É uma bela homenagem à dark fantasy, com direito a muita ação, magia, descrições minimalistas e uma mensagem bastante clara: o mundo não é um lugar fácil, o mundo não vai ser necessariamente bom com você, os sobreviventes precisam lutar pelo seu espaço e sobrevivência. Tempos difíceis criam homens sórdidos e Fábio Hingst soube muito bem demonstrar o que são esses tempos difíceis.
andreiaflores 10/12/2022minha estante
Já me convenceu. Coloquei na minha lista!

Liza.Abreu 07/12/2022

O livro possui uma linguagem fluída e cômica
Ao encararem tempos sangrentos e hostis, personagens distintos precisam sobreviver a um cenário medieval sangrento e nada favorável. Apesar de inseridos em elaboradas situações, as histórias se interligam em pontos, pequenos, mas cruciais para o desenvolvimento da trama, levando seus protagonistas aos extremos de suas forças, infligindo a lei, se possível, em busca de vingança e libertação, testando os limites da própria sanidade.

O enredo é conduzido por uma atmosfera grotesca e sombria e ao escolher inserir seus personagens a um cenário medieval, violento e muito bem elaborado, o autor desenvolve não só suas histórias, como introduz aspectos de suas personalidades, dando a cada uma profundidade e individualidades significativas para o desenvolvimento de cada trama.

O autor também destaca particularidades da era medieval, provavelmente resultado de muito estudo, unido a características próprias do mundo criado pelo o próprio, dedicando a cada personagem e cenário reais atributos, aproximando o leitor imensamente da experiência de uma aventura em outros tempos.

Apesar de detalhado e sombrio, o livro possui uma linguagem fluída e cômica, equilibrando parte da experiencia soturna dos personagens de viver em tempos tão cruéis. Acredito que o livro vai conquistar o coração e a lealdade dos fãs de fantasia épica.

alvy_combinaguai 05/12/2022

Obra obrigatória para quem se deleita com medievalismo sombrio
Homens Sórdidos é à primeira vista um paradoxo em sua proposta: um livro marcado por narrativas curtas supostamente finitas em si, perpassando em cada uma o percurso de personagens distintos, ainda que de um mesmo mundo, parece a receita clássica para uma coletânea de contos levemente inter-relacionados. Mas o que se confere é deveras o oposto: através da sina de cada homem, que narra sobre si e o mundo ao redor sob sua perspectiva única, logo forma-se uma rede muito bem entrelaçada, desvelando nas ligações (e na falta delas), a dinâmica maior do mundo medieval cru, grotesco e visceral onde esse multiplot insólito em forma e salpicado se desenvolve.
Fábio mostra na especificidade para não ter que explanar o geral, valendo-se de descrições vívidas e características do floreio que o medievo se valeria, um deleite para o leitor livresco e um desafio para o incauto. Com diversas pontas soltas habilmente deixadas, a sede por mais histórias de Wellfare é criada com êxito e o leitor deve sair satisfeito com o percurso, excetuando-se a ansiedade pelo próximo volume.
Por fim, mas não menos importantemente, os elementos gráficos cumprem seu papel diligentemente, de modo que os desenhos das feições de cada um dos miseráveis homens que narrarão serem dispostas logo no começo do livro não atrapalha em nada o processo de descoberta, pelo contrário, instiga a curiosidade sobre cada um deles. Um mapa realmente bem feito, preciso e útil é disposto também, sendo que é útil pois com alguma frequência o leitor o consultará para apreciar as distâncias ou localidades e encontrará cada resposta no mesmo. E os detalhes gráficos em cada capítulo, fazendo menção à vivência de cada qual, são detalhes que compõem a ambiência de simplicidade grandiosa desse livro.
Em conclusão, uma leitura obrigatória para todo que aprecia um medievalismo fantástico preciso e bem fundamentado, mas sem enrijecer-se na dureza do que retrata. Cinco estrelas sem dúvida alguma.
fabio.hingst.1 05/12/2022minha estante
???

Tiago 14/11/2022

Recomendo
Primeira vez que leio uma fantasia sombria nacional, e não poderia ter uma experiência melhor! Com uma literatura rica, caprichada nas descrições, a ponto do leitor enxergar e sentir a atmosfera narrada, Hingst nos leva a um labirinto de histórias de cavaleiros, feras, bruxas, governos em guerra, ladrões e outros seres terríveis e Sórdidos. O primeiro volume de uma trilogia que promete ser (e já é) marcante.
Fiquei realmente encantado com o livro e com o autor. E curioso sobre os próximos volumes.

@admiravel_leitura 11/11/2022

Para quem gosta de Contos de Fantasia Medieval, um prato cheio!
Esse é o primeiro volume de uma trilogia de fantasia medieval que segue a linha de contos Fix-Up em que cada conto apresenta um protagonista diferente com uma motivação e história para contar.

Todos os personagens coexistem no mesmo universo e todas essas narrativas se ligam formando uma única trama composta por uma teia de intrigas, segredos e mistérios que leva todas as histórias para um ponto de interesse central que consiste em uma guerra entre reinos distintos.

Aqui, não acompanhamos personagens bons ou maus, mas sim pessoas que estão na “zona cinza” de personalidade. Todos agem conforme seus interesses, convicções, ambições e concepções de certo ou errado.

Ou seja, são protagonistas egoístas e é essa característica que faz deles humanos.

Em questão de construção de universo, a narrativa é focada na fantasia medieval carregada de seres místicos que vão desde bruxas tenebrosas que ajudam ou atrapalham os protagonistas, até mesmo, lobisomens que servem como mártir, vilão ou herói.

E além da fantasia, essa é uma obra repleta de gêneros secundários que vão desde o terror implícito na ambientação que colabora para que as histórias tenham um certo suspense, até mesmo o drama que serve como pano de fundo para a construção psicológica de cada personagem.

Ou seja, essa é uma fantasia medieval repleta de bons momentos de ação e personagens bem desenvolvidos em um mundo muito bem articulado e descrito pelo autor.

Recomendo para os leitores que gostam de:

- Fantasia Medieval;
- Tramas com Intrigas Políticas;
- Anti-heróis bem construídos;
- Contos.

“Homens Sórdidos” é aquele tipo de leitura que surpreende o leitor por apresentar um universo repleto de personagens únicos que seguem suas próprias histórias. Um livro em que no final, todas as tramas se convergem formando um enredo bem construído repleto de mistérios, intrigas, traições e conflitos dentro de um mundo em que o que importa de verdade, é o poder que se tem para governar.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/

Thais 30/10/2022

Fantasia Épica imperdível
O Arqueiro, cansado e explorado por um superior, se ocupa em seu cargo. O Carniceiro trabalha e se preocupa com a família. Já o Caçador, o Menestrel, o Rebelde e até mesmo o Duque enfrentam problemas corriqueiros, cercados por criaturas e inimigos que possuem cotidiano regrado à instinto.

Em certo momento, as histórias se cruzam apresentando vários pontos de vistas em um mesmo momento. Assim, os homens demonstram suas personalidades. Ressaltando a questão: Qual a capacidade que o homem tem de se adaptar ao meio e sobreviver?

Em Homens Sórdidos conhecemos 12 histórias sobre homens com personalidades e atitudes diferentes. Todos dividem o mesmo reino e época, porém, diferentes locais de acontecimentos. Em cada conto, honra e moral entram em pauta quando a sobrevivência é o objetivo final.

Além da hierarquia medieval característica e a rivalidade entre reinos, o cenário explora criaturas mitológicas conhecidas, como quimeras, bruxas e lobisomens.

A eficácia da narração em ambientar e expor pensamentos impressiona, acompanhando a idade e maturidade dos personagens. Em diversas situações, desde a mais cordial ação até o mais infame desejo, nos faz transitar entre gostar e repudiar seus personagens, dando sentido ao nome do livro.

O livro apresenta um quebra cabeça com linha temporal não linear. Ao começarmos, estamos juntando peças sem qualquer noção da imagem inteira. Avançando, entendemos pouco a pouco qual será a obra final. Mas antes de encaixar a última peça não há possibilidade de compreensão total do conjunto.

A ideia do autor foi bem compreendida, portanto, bem executada. Em contrapartida apesar de fantasias possuírem forte base descritiva, a leitura se torna cansativa devido uso excessivo desse recurso, exigindo várias releituras em alguns parágrafos.

Se tem estômago fraco, existem tantos elementos do horror presentes em HS, quanto aventuras e cenas de ação.

Frente ao inesperado, homens dão lugar a quem realmente são, demonstrando seu caráter. Então, a reflexão é: Nos escondemos com identidades conscientes, externas e teatrais, mas quando expostos a riscos, as máscaras caem em nome da sobrevivência.

site: https://www.instagram.com/limonadafantastica/

@bibliotecadadi 25/10/2022

Uma fantasia dark que você precisa conhecer!
Homens sórdidos é uma fantasia épica sombria, composta de 12 contos, onde acompanhamos 12 homens diferentes.

Uma guerra está acontecendo, e acomponhamos o ponto de vista de cada personagem no meio disso.

As histórias parecem que não tem conexão nenhuma, mas pode ficar tranquilo porque elas tem, e foram conexões que eu nem imaginava, fui surpreendida.

Em algumas histórias vemos acontecimentos pela perspectiva de mais de um personagem, o que deixa a história mais rica.

As cenas são bem descritivas, principalmente as de guerra, e em algumas passagens é preciso ter estômago para encarar.

Temas como poder, política e ganância permeiam a narrativa.

Meus contos preferidos foram do Pescador, Menestral e do Pedinte.

É o primeiro livro de uma trilogia, e se você gosta das Crônicas de gelo e fogo e de A Casa dos dragões você vai adorar Os homens sórdidos.

Manoel 20/10/2022

Épico!
Alta fantasia de altíssima qualidade.
Acompanhamos distintos personagens com as mais variadas índoles e temperamentos.
Com sua excelente escrita o autor interliga os doze contos, que compõe o livro, de forma brilhante. Adianto que nada acontece ao acaso.
Recomendo e já estou louco pelo retorno desse universo!
fabio.hingst.1 20/10/2022minha estante
Muito obrigado mesmo!!! ?