O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Rosangela Max 29/09/2023

Uma aula.
Um conteúdo elaborado por uma mulher negra, altamente capacitada e com uma sólida carreira como especialista em processo de seleção, falando sobre a discriminação em geral, com foco no ambiente de trabalho? só podia ser incrível mesmo. É o resultado de 30 anos de experiência e pesquisa.
Uma leitura essencial para empregados, empregadores, para aqueles que estão disponíveis no mercado, enfim? para qualquer indivíduo que esteja minimamente interessado em conhecer mais sobre a relação histórica-social envolvida na perpetuação da supremacia branca e na reprodução do capitalismo racial.
Super recomendo.

natalianvn 17/05/2022

extremamente necessário
Atenção, pessoas brancas, essa leitura é obrigatória pra entendermos os motivos que nos levam a não falar sobre a branquitude. E a necessidade de mudarmos AGORA esse comportamento.
Apenas entendendo esse fenômeno e finalmente nos enxergando como parte do problema é que podemos tomar atitudes que fazem a diferença. Porque o racismo NÃO É um problema das pessoas negras. O racismo é um problema gravíssimo nas RELAÇÕES entre pessoas brancas e negras. A responsabilidade branca na manutenção do racismo individual e institucional é inegável. Cida Bento é inspiradora na publicação desse livro que desmembra o pacto narcísico da branquitude. Com linguagem SUPER acessível para todos os públicos e de uma intelectualidade admirável, ela aponta como a supremacia branca, incrustada na branquitude, acaba incidindo em uma ?relação de dominação de um grupo sobre outro, como tantas que observamos cotidianamente ao nosso redor, na política, na cultura, na economia e que assegura privilégios para um dos grupos e relega péssimas condições de trabalho, de vida, ou até de morte, para o outro.? (p. 15)
Precisamos, com urgência, ?reconhecer e debater essas e outras relações de dominação para criar condições de avanço para outro tipo de sociedade e outros pactos civilizatórios.? (p. 15). Aprendi MUITO com esse livro, e quero ressaltar o quanto é necessária essa leitura, principalmente para as pessoas que não entendem que ser branco é desfrutar de privilégios às custas de mais da metade da população brasileira. Ser branco e não se ver racializado, pensando apenas na população negra como racializada, é fechar os olhos para uma realidade que permite que a cada 23 minutos um jovem seja assassinado por ser negro no Brasil, por exemplo. E é fingir que não faz parte do problema, quando, na verdade, é a principal causa para a manutenção do problema como está. Precisamos falar sobre o quanto é problemático pessoas brancas se verem como seres humanos universais e neutros, quando as relações raciais nos mostram claramente que não o são!
Parabenizo Cida Bento e tantos outros intelectuais que se empenharam nesse trabalho de suma relevância de explicitar um problema tão grave de forma tão elucidativa, para que tenhamos acesso a um conteúdo tão importante e possamos começar a romper com esse pacto narcísico da branquitude.

Jorlaíne 19/11/2023

O livro elucida as opressões sofridas pelo povo negro ao longo da história e foca nos privilégios adquiridos pelos brancos diante à exploração e à escravidão.
É uma ótima leitura para iniciar os estudos sobre a temática.
Só não traz aprofundamento por ser um livro bem curto e também com muitos exemplos pessoais.

auroras 07/11/2023

Uma leitura obrigatória!
Vou iniciar essa resenha compartilhando que esse livro é uma aula tão grandiosa que a leitura do mesmo deveria ser obrigatória. Não consigo mensurar o quão a rico é esse livro, o contexto histórico dele é completo e devo acrescentar que a escrita da Cida Bento é extremamente forte e impactante - até fui atrás de ler mais do trabalho e de suas pesquisas dela, passei horas lendo, aí fiquei com aquela vontade de ter diversas aulas com essa mulher extraordinária. Cida Bento é doutora em psicologia e cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), é uma das mais relevantes intelectuais e ativistas do movimento negro brasileiro contemporâneo. O livro traz as verdades das mentiras e situações veladas que reforçam e fortificam o racismo estrutural. Acima, eu trouxe a necessidade de ser uma leitura obrigatória ao pensar na tomada de consciência dos danos que a falta de equidade racial gera ao sistema. Terminei o livro reflexiva e com raiva, principalmente daqueles que ousam dizer que não existe racismo no Brasil - existe e é cruel! Fica aqui a minha indicação.

?O quiosque te foi masmorra, Möise
Por instante de tortura
Vítimas da impunidade crônica [...]
Da sombra emane, memória
Ensinamentos de força
E determinação
Para continuarmos a mudar o mundo
A partir do estratégico
E quilombola coração.?

Cuti, poeta e escritor

carol 19/01/2024

Uma leitura necessária!
O livro fala sobre a herança da escravidão na sociedade e como isso trouxe privilégios para as pessoas brancas, quer elas reconheçam isso ou não. É bem informativo por trazer vários dados e pontuar o fato de que os cargos de liderança quase nunca são ocupados por negros, pois mesmos sendo competentes nunca são a primeira escolha.

Ademais, ele fala sobre essa estrutura de poder onde os brancos sempre estão incluídos e representados. E como existe uma luta por organizações para tentar mudar isso e incluir mais pessoas negras em espaços de poder. É uma leitura muito informativa, gostei muito!!!

Nathália Có 05/10/2022

Essencial
Uma leitura que deve ser feita pelas pessoas, especialmente pelas pessoas brancas. Compreender o que usufruimos, reconhecer nossas heranças e nossas dívidas, bem como refletir nas ações que devemos tomar.
Uma leitura profunda e didática. Muito bom o livro!

Dani | @leitorahemcrise 28/03/2023

Importantíssimo
O livro de Cida Bento, com uma linguagem acessível e diversos dados importantíssimos, se propõe e cumpre a tarefa de apontar como socialmente brancos, como eu, mantém um pacto naturalizado e silencioso entre si de manterem-se em posição de privilégio, legitimando a estrutura racista e a fortalecendo em suas práticas diárias. Com várias informações da área empresarial, principalmente de Recursos Humanos -- sua especialidade --, Cida traz apontamentos de como isso se dá e dicas do que podemos fazer ativamente para, de fato, exercemos uma prática antirracista a partir não da negritude e das pessoas pretas, mas sim de nosso local enquanto brancos e branquitude, responsáveis por perpetuar um sistema tão violento e genocida de pessoas não brancas. Li o livro na Leitura Coletiva das Leituras Decoloniais e foi incrível trilhar essa jornada acompanhando relatos e materiais complementares. Um ótimo começo para estudos de branquitude e entender melhor o meu lugar enquanto branca privilegiada e disposta a lutar pela causa antirracista. RECOMENDO A TODES!

site: https://www.instagram.com/adaniemcrise/

Lílian 20/11/2023

Leitura obrigatória para antirracistas
Escolhi ler Cida Bento neste Dia do Orgulho Negro. Meu erro foi não ter lido antes. Tem sido muito importante tomar consciência dos privilégios que me atravessam e me deixam numa posição de vantagem. Enquanto aliada branca antiracista, espero educar crianças conscientes e comprometidas com a diversidade. Que cada vez mais instituições se engajem nesse caminho ho sem volta de reparação histórica. Que estejamos todos implicados nessa construção de sociedade mais justa.

Larissia.Bezerra 08/02/2024

É uma honra ler Cida Bento.
Esse é um livro para ler devagar, pensar a respeito, refletir e colocar em prática.
Enquanto lia , só conseguia pensar em como mulheres negras já estavam organizadas no enfrentamento da branquitude, antes de mesmo de eu nascer, e eu tenho 30+!
É uma honra ler essas mulheres.

Alice2289 08/11/2023

Cida Bento tem uma fluidez na escrita maravilhosa, além de embasar tudo com mais e mais referências. O livro se mostra muito necessário para nossa sociedade, uma vez que essa exige que os negros se posicionem sobre racismo enquanto exime os brancos da responsabilidade. Além disso, o pacto da branquitude vai tratar justamente dessa manutenção de privilégios implícita muitas vezes mas que perpetuam a desigualdade racial no Brasil. Não ser racista não é suficiente. É preciso que os brancos se posicionem na luta antirracista.
Uma leitura rápida e que faz pensar demais!!

Caio380 13/06/2023

Os brancos e seus problemas
"O livro aborda a questão da identidade branca e explora as dificuldades que as pessoas brancas enfrentam ao admitirem sua própria raça. Cida Bento analisa a construção da identidade branca e suas implicações sociais, políticas e psicológicas para o indivíduo branco. Ser branco implica assumir uma identidade étnica, porém historicamente as pessoas brancas têm se visto como 'livres de problemas' ou têm aprendido a acreditar que os 'problemas' nunca lhes dizem respeito. No entanto, o pacto da branquitude mantém as pessoas brancas aprisionadas em uma frágil redoma narcisista, que se rompe diante do primeiro confronto com a realidade. Isso causa insegurança, medo e angústia para o branco, revelando seus próprios problemas e sua condição humana."

site: https://socioabsurdo.medium.com/o-pacto-da-branquitude-cd38bb518f2b

EsperanAa 03/08/2023

?????
C*ceta
Que livro bom do c*ralho
Tem uma escrita de fácil compreensão
Cida não se dá ao trabalho de ser delicada, ela vai direto ao ponto
Elucida coisas que, como uma pessoa preta, sempre percebi, mas não sabia nomear ou explicar sem parecer paranóica
Além de apresentar fontes a cada vírgula
Muito bom, pqp

Adriana Scarpin 29/05/2023

Leitura rápida, mas intensa, sobre o pacto narcísico da branquitude, como está entranhado em nós uma subalternização dos corpos negros, como a branquitude se sente ameaçada em seus privilégios diante do povo negro empoderado. 2023 e ainda se encontram restrições na contratação de negros em empresas. Democracia racial meu ovo.

Romeu Felix 29/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O pacto da branquitude", da autora Cida Bento, é uma obra impactante e oportuna que aborda com coragem e profundidade as questões relacionadas ao racismo estrutural e à branquitude no Brasil. Publicado pela editora Companhia das Letras em 2022, o livro possui 152 páginas que desafiam o leitor a refletir sobre o papel da branquitude na manutenção das desigualdades raciais no país.

A autora, Cida Bento, é uma reconhecida ativista e pesquisadora em questões raciais, e sua expertise se reflete nesta obra, que apresenta uma análise crítica e esclarecedora sobre como a branquitude é um elemento central na construção e perpetuação do racismo.

O livro revela as complexidades e contradições da branquitude, desconstruindo noções equivocadas e mostrando como ela se torna um pacto social silencioso que perpetua a desigualdade racial no Brasil. Cida Bento apresenta argumentos contundentes e embasados, desconstruindo mitos e desafiando o leitor a repensar suas próprias posições e privilégios.

A escrita é clara, direta e envolvente, tornando a leitura acessível mesmo para aqueles que estão iniciando seus estudos sobre o tema. A edição da Companhia das Letras é cuidadosa, com uma diagramação que facilita a leitura e ressalta a importância das reflexões apresentadas.

Em resumo, "O pacto da branquitude" é uma obra essencial para quem deseja compreender e enfrentar o racismo estrutural no Brasil. Cida Bento oferece uma análise perspicaz e necessária sobre como a branquitude se mantém e perpetua as desigualdades raciais, convidando o leitor a refletir sobre seu próprio papel na luta contra o preconceito e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com 152 páginas, o livro é uma leitura transformadora que estimula o diálogo e ação para combater o racismo e construir um país mais inclusivo e solidário.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/

Lucas990 16/08/2023

Um livro extremamente necessário sobre racismo institucional, estrutural, cultural.
Como eu, um homem branco, contribuo na manutenção dessa estrutura que é tão presente na nossa história e ainda nos dias atuais? O que posso fazer para mudá-la?
O livro aborda todos esses temas sem rodeio algum e cutucando direto na ferida.
Embora muitos optariam por não entender o livro propositalmente, todos deveriam ler!