Os coadjuvantes Maria Clara Drummond

Resenhas - Os coadjuvantes

1 | 2 | 3 | 4

Stella 03/03/2024

"Meio cômico, meio triste"
"Os coadjuvantes" retrata uma realidade muito distante da minha, mas que, sem dúvidas, se enquadra para muitas pessoas da nossa sociedade.
A narradora permeia por críticas e dilemas de sua classe, mas permanece em seu lugar de privilégio.
Apesar da boa escrita e fluidez da história, não recomendaria a leitura.

yasleittesz 18/02/2024

Os coadjuvantes
É um livro que em uma tarde de domingo você finaliza e dá boas gargalhadas.
Em poucas páginas você se depara com um universo de temas. E é nesse turbilhão de assuntos que você enxerga a protagonista para além da sua classe social.
O que torna esse livro interessante é o tom ácido. A forma que a autora consegue o equilíbrio da afetividade e sátira.

" talvez não seja suficiente ser bem comida por um rapaz de bom coração"

Erica.Barone 13/02/2024

Se a narrativa não fosse confusa, talvez fosse um livro interessante. Embora seja perceptível a ironia e a crítica social, me pareceu um emaranhado de relatos sobre a vida social da classe A, com alguns clichês.

lele194 17/01/2024

Ai ela é tão galera CHATA PACAS
A rita lee teria dado uma coça nessa vivian pra aprender a parar de ser sonsa e narcisista

achei meio ? a sinopse mencionar a darlene, pq não acho que ela traz nada pra história
eu gostei do livro, da escrita e da narrativa, mas sei la acho que faltou algo mas n sei o que tb

belaland_ 08/01/2024

Este livro me surpreendeu positivamente, é aquilo de que nem tudo que você lê você vai concordar com o autor ou nesse caso, a protagonista. Achei interessante a perspectiva de alguém que é tão distante da minha realidade

Leila 30/12/2023

Os Coadjuvantes, da autora brasileira Maria Clara Drummond, oferece uma visão cáustica e penetrante do mundo da arte e da sociedade brasileira contemporânea. A trama é, centrada em Vivian, uma curadora de trinta e poucos anos com um currículo impecável, que vive cercada de amigos riquinhos ostentando uma vida de alta classe, mesmo que a família de Vivian já não seja tão rica como foi no passado,

A escrita de Clara Drummond tem uma abordagem satírica, oscilando entre o sarcasmo e a crueldade, enquanto descreve o esfacelamento da classe proprietária brasileira, aqui no caso centrada no Rio de Janeiro. A narradora conduz o leitor por um universo de festas e artes, revelando uma geração que experimenta uma rebelião vaga e possui uma consciência do mal-estar social, mas continua a dança superficial, como a própria narradora se descreve. A crítica social presente na obra é destacada como uma análise aguda do Brasil contemporâneo, com referências ao surgimento de um possível estado policial.

No entanto, minha experiência de leitura foi um tanto ambígua. Embora tenha apreciado a leitura rápida e fluida, pra mim faltou um desenvolvimento mais profundo da personagem principal, Vivian. A obra, apesar de descrever de maneira eficaz um universo distante da minha realidade, que é fútil e baseado em aparências e materialismo. Na minha humilde opinião a autora poderia ter explorado mais a personagem central, proporcionando talvez uma catarse que aproximasse os leitores dela, mesmo para aqueles que não compartilham do mesmo contexto frívolo e meio surreal que é a ambientação da obra.

Enfim, é daqueles casos que com certeza considerarei ler outras obras da autora no futuro, pelo seu estilo literário peculiar e a capacidade de capturar a minha atenção com uma abordagem ferina e intrigante.

Carolina 29/12/2023

Que?
No começo eu não entendi, e no final, achei que 5ava no começo.
Eu até gostei do livro, mas agora que já tem uns bons dias pós leitura, eu sinto falta de mais infos, pois ficou extremamente vago as ações dela, até às histórias achei um pouco vagas, mas no geral,eu curti.

Jenni 16/12/2023

Esse livro é um desabafo. Estamos todos tocando a vida na conjectura que espera que façamos exatamente isso para continuar funcionando.

eduarda 03/12/2023

O livro aborda como as pessoas usam máscaras sociais e fazem de tudo para manter as aparências. O livro é meio confuso.. não gostei muito. Esperava mais

Dandara 13/11/2023

Os coadjuvantes
Primeiro livro de Clara Drummond que leio. Os coadjuvantes é uma leitura rápida, um recorte na vida de uma mulher classe média alta um tanto quanto enjoada. O livro tem seus altos e baixos.

victor.victor.victor 22/09/2023

Amei esse livro!!
Muito engraçado, dei gargalhadas altas com algumas cenas e o deboche da personagem. É um livro ATUAL e mais uma vez... bem debochado, mas com traquejo para não transparecer esforço. Agora preciso de uma cópia física pra encher de rabisco, segue algumas citações que eu marquei:

"Sou misândrica e misógina, não tenho a menor paciência para homens e mulheres, nada contra, como dizem por aí, só não gosto de interagir[...] Mas não sou misantropa porque gosto de homens gays. É o único tipo de ser humano que dá pra conviver de igual pra igual."

"talvez não seja suficiente ser bem comida por um rapaz de bom coração."

"Papai é lobista?, perguntei, certa vez, para minha mãe, que respondeu prontamente: Vivian, todo mundo faz lobby, até eu."

"Marina Falcão sempre diz que quem gosta de andar com gente considerada interessante não é interessante, é interesseira."
Etc.

juliapassos14 14/09/2023

O livro me trouxe muito incômodo, que ia crescendo ao longo do avançar na leitura. Nos últimos capítulos, acho que finalmente consegui lidar com isso e me vi envolvida. Gostaria de ter lido resenhas antes para já estar mais preparada!

Carolina.Weberszpil 06/09/2023

Nunca tinha lido um livro de crônicas e posso dizer com todas as palavras que amei. Fiquei completamente chocada com o final e acho que vale muito a pena ler

1 | 2 | 3 | 4