Kim Jiyoung, nascida em 1982

Kim Jiyoung, nascida em 1982 Cho Nam-Joo

Resenhas - Kim Jiyoung, nascida em 1982

Maria.Egas 03/05/2024

Kim Jiyoung, nascida em 1982
Achei um livro difícil de ser lido por representar muitas das dificuldades que uma mulher passa durante a vida toda.
Lendo-o como mulher sinto que tive uma dimensão que não teria se fosse homem, me senti como uma parte e amiga íntima de Jiyoung.

Millena84 02/05/2024

Típica literatura sul coreana, um tapa na cara a cada página. fácil de ler, mas difícil de engolir. um dos melhores que já li.

studygaabss 01/05/2024

O livro não me causou uma surpresa ou sensação de novidade. Na verdade ele conta sobre um ciclo, que nós mulheres, vivemos todos os dias e que muitas de nós lutamos para mudar.
É muito triste, porém importante.
Noto que esse incômodo me atinge por ser um assunto que me gera desconforto. Me preocupa que, talvez, dependendo da mente de quem ler, a pessoa não perceba o significado de decisões tomadas pelos personagens.
Recomendo a leitura para quem já possui consciência dos privilégios de ser homem nessa sociedade em que vivemos.

driellemarianne 30/04/2024

Reflexões profundas
Não tenho dúvidas que ler esse livro na pele de uma mulher, faz toda a diferença para a sua compreensão.
São muitos pontos a serem refletidos, debatidos e principalmente repensados, já que, mesmo sendo mulher, não estamos insentas de reproduzir o machismo.

Michelle.Damacena 30/04/2024

Pegou onde dói
Este livro, apesar de abordar a cultura coreana, retrata fielmente o que a sociedade entende ser o papel da mulher, assim como todo o nosso esforço pra superar esse arquétipo.
Os homens não percebem muitos trabalhos invisíveis das mulheres justamente pq sempre tem uma pra fazê-los por eles, não os oportunizando saber a importância, bem como as cargas mental e física necessárias (mas também não é como se eles quisessem saber).
E as mulheres, por sua vez, encaram como uma obrigação, de modo que não se sentem merecedoras de reclamar de toda a exaustão, porque não somos dignas de senti-la.
As escolhas são feitas para nós por pessoas que não aguentariam viver na nossa pele e não entendem nossas dores.

iammoremylrds 30/04/2024

Uma leitura sensacional, um livro curto e avassalador q mostra diversas críticas a uma sociedade q é machista e conservadora, mostrando a realidade de muitas mulheres, escrito de maneira crua, sem querer maquiar a realidade!

júlia 30/04/2024

"O mundo tinha mudado bastante, mas não pequenas regras, contratos e costumes, o que significava que na verdade o mundo não tinha mudado nada."

"Kim Jiyoung, nascida em 1982" é um livro muito curtinho que expõe a realidade da existência das mulheres na sociedade, apesar de se passar na Coreia, representa mulheres de todo canto, afinal, a desigualdade de gêneros é a lei universal que rege em todas as nações, em maior ou menor proporção, ela está presente em todo o mundo.
Durante o livro, acompanhamos principalmente a vida da protagonista (Kim Jiyoung), mas também vemos um pouco sobre sua avó e sua mãe. Algo que eu AMO, pois analisamos as diferentes gerações e as pequenas mudanças que, no fim, fazem muita diferença. A própria evolução da mãe dela é algo que me encanta profundamente! Recomendo demais a leitura.

babi 29/04/2024

SENSACIONAL.
Todas as pessoas que pensam que se namorarem um coreano vão viver um Dorama, deveria ler esse livro e ver o quanto a sociedade coreana é machista e conservadora.

Marina H. 29/04/2024

Mulheres, leiam.
Uma narrativa fácil, que serve como fio condutor de uma apresentação nua e crua sobre a realidade das mulheres na sociedade coreana (e mundial). Enquanto descobrimos sobre a vida de Kim Jiyuoung e as demais mulheres de sua família, vamos aprendendo (através de dados até percentuais) sobre a desigualdade de gênero na família, no campo acadêmico e no mercado de trabalho. Sabe quando um livro esfrega na sua cara tudo aquilo que você já sabe e além? Então. É uma aula, que ensina - por A mais B - porque o feminismo e sua luta são tão importantes na atualidade.

Tata 29/04/2024

"Tive de trabalhar para pagar os estudos dos meus irmãos. Era assim com todas. Todas as mulheres viviam assim na época.
? Por que não vira professora agora?
? Agora tenho de trabalhar para pagar os estudos de vocês. É assim com todas. Todas as mães vivem assim hoje em dia."

_marcela 29/04/2024

Kim Jiyoung é todas as mulheres
Acompanhar a vida de Jiyoung me passou um sentimento familiar. Tudo pelo oque ela passou é realidade de muitas mulheres. O livro mostra cada etapa da vida dela numa escrita bem direta e realista, da infância até a vida adulta. Mostra como é ser mulher, criança, adolescente e mãe e ter que passar por machismo, misoginia, assédio e injustiça muitas vezes sem poder fazer nada. É revoltante.
A história conta a vida Kim Jiyoung, uma mulher coreana, mas dá pra relacionar com as mulheres do mundo todo.

Pra mim, esse livro pode ser muito bom para criar uma consciência social de como a sociedade funciona.

Gostei do livro, gostei e achei a escrita diferente por ser direta, achei bem construído, gostei dos personagens e de todo o drama. Li rapidinho e só queria continuar. Só não gostei do final que simplesmente acabou do nada sem mais nem menos, precisava de mais desenvolvimento e de um final realmente, porém ainda assim vale muito a pena ler. Meu segundo contato com literatura coreana e eu recomendo bastante.

"- não é sua culpa.
Havia muitos homens loucos no mundo, ela viverá sua cota de desentendimentos com esses tipos, e o problema eram eles, não as mulheres. Ouvir isso fez a Jiyoung chorar. Tentando engolir as lágrimas, ela não conseguiu responder".
"Enquanto os agressores tinham medo de perder uma pequena parte do seu privilégio, as vítimas corriam o risco de perder tudo".

Leticia.Paterno 29/04/2024

Leia esse livro, e não queira ser mãe kkkkk
Uma dura exposição da realidade feminina na Coreia do Sul, mas que faz qualquer um, em qualquer lugar do mundo, refletir sobre como é ser mulher independentemente da realidade social inserida. Uma vida baseada em sacrifícios e críticas constantes.

O desenrolar da história é uma amostra muito chocante de como funciona a dinâmica social extremamente desfavorável às mulheres na Coreia do Sul, por meio de uma linhagem de mulheres em uma família típica coreana...e uma revelação de como, com o tempo, muitas coisas melhoraram, mas os resíduos de desigualdade e descriminação de gênero não deixam de existir.

Karina 28/04/2024

Tocante e revoltante
Achei uma ótima leitura sobretudo para conhecer e entender a realidade das mulheres na Coreia do Sul. Ao mesmo tempo é uma leitura que deixou revoltada pois reforça todo misoginia desse mundo, uma vez que em muitas coisas a gente consegue se espelhar na personagem. Faz a gente refletir sobre muita coisa relacionada a gênero.

Gery 28/04/2024

Através desse livro, pude ver que não é só aqui no nosso país que as mulheres, na maioria das vezes, são tratadas como um nada. Que temos que seguir o padrão e não estamos mais suportando esse "padrão" de séculos passados. E a autora, pela história da Jiyoung, aborda os temas como desigualdade de gênero, pressão social e saúde mental. Simplesmente amei!

Mariana 27/04/2024

Não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro dói e condiz com o cotidiano de uma mulher, li por recomenda do insta e não me arrependo, recomendo esse livro para homens entenderem o que é o machismo nos seus mínimos detalhes.