Cujo Stephen King...

Resenhas - Cujo

David 06/02/2021

Cujôooooo!
Algumas ideias base desse livro partiram de situações pessoais vividas pelo King. Mistura um pouco da realidade dele com o fato dele ser "dodói" e 'segura essa porrada'.

Vidas de pessoas e famílias diferentes se entrelaçam de maneira inesperada e chocante, onde ninguém envolvido sai livre de carregar marcas pro resto da vida. A leitura cai como uma luva depois de ter passeado por Castle Rock com o Johnny Smith (A Zona Morta) e ter conhecido algumas figuras e áreas da cidade.

O cão, o melhor amigo do homem. Quem pode não curtir a beleza de um amigo cão se relacionando com uma criança fofura?
"Vem Cujôooooo...!"

A leitura tem momentos frenéticos, doces, brutais e reflexivos. A palavra que melhor descreve a sensação ao finalizar é 'perturbador'.
Melise.Pagotto 06/02/2021minha estante
Esse eu acho que ainda não tenho condição de ler! Hahahaha

David 07/02/2021minha estante
É tranquilo kkkkkkk

Melise.Pagotto 07/02/2021minha estante
Não tô querendo correr o risco de dormir na sala, por medo do espírito dentro do closet hahahahahha

Marie67 07/02/2021minha estante
???

David 10/02/2021minha estante
??

Maíra Marques 30/03/2022

Os personagens são bons, não são superficiais (É o que mais gosto nos livros do autor). Todavia, algumas partes do livro são cansativas por não trazerem tantos elementos novos. Nao está entre os melhores livros do autor.
O livro é brutal (dos que li do King, acho que esse é o mais violento).Se fores ler, é importante levar isso em consideração.

Lamor Dantas 20/03/2021

Cujo
Não sei o que eu faria para proteger a mim e ao meu filho, se um São Bernardo com raiva nos cercasse.

Aryta 02/03/2022

Um livro que não te deixa parar de ler.
Comecei a leitura da Cujo sem saber do que se tratava. Logo no início, quando vi uma criança pequena já me bateu aquela tensão (porque meninos pequenos em livros de Stephen King normalmente não tem muito tempo de vida). Porém, logo eu percebi que o livro não seria centrado no menino e relaxei (um pouco).

Assim, a história começou a tomar um rumo muito diferente do que eu imaginava e me vi em diversos núcleos ao mesmo tempo.

Fiquei satisfeita de estar ?de volta? a Castle Rock, uma vez que esse nome parece evocar uma narrativa extraordinária e eu estava esperando por isso.

Então, temos duas famílias, com a mesma configuração - pai, mãe e filho -, que são muito diferentes e que enfrentam conflitos totalmente diferentes. Essas famílias irão ir um pouco além em suas relações pessoais e vão trazer alguns personagens secundários para a trama.

O cachorro é só uma parte de tudo que o livro apresenta. Claro, que Cujo (o cão raivoso) é o ponto que une todos os personagens e todas narrativas, construindo uma história que é praticamente impossível de deixar de lado.

Quando fui classificar fiquei pensando um motivo que pudesse usar para ?descontar pontuação?. No entanto, apesar de não ser um dos melhores livros (de Stephen King ou não) que eu já li, não encontrei nada que mudaria na obra. Amei o livro e a leitura.
Flávia Menezes 02/03/2022minha estante
Já quero ler!!! ???????

Aryta 03/03/2022minha estante
Ai, Flávia? eu amei! Mas, é tensão atrás de tensão kkkk

Flávia Menezes 04/03/2022minha estante
A caaaara do King escrever livros assim! ?????? Já na lista ??

Nicolas 25/09/2023

Simplesmente King
É um livro bem rápido de ler (embora eu tenha demorado por falta de tempo), os acontecimentos vão se desenrolando e é muito interessante. Acho que o Stephen podia ter trabalhado melhor na personagem da Donna, e forçado menos com a situação do cachorro, mas o sobrenatural que tem nas entrelinhas desse livro deixa tudo mas emocionante. Influência de Frank Dodd?? Só raiva?? Nunca saberemos. Enfim, muito bom?

(Recomendo que leia A Zona Morta antes desse, pois possui spoilers).

Leonardo Lemes 19/07/2022

CUJO
Terror norte-americano que mistura o sobrenatural e o real. Uma narrativa lenta, bastante descritiva e desfocalizada. Trabalha a curiosidade como a dinâmica de leitura. Personagens bem aprofundados em suas relações interpessoais, dramas familiares e disfuncionalidade de vínculos: abuso marital, situações financeiras, descontrole emocional etc. O livro aborda o clima e ambientação característica do terror, traz uma imagem pacata, solitária e cheia de tensão das situações narradas. Apresenta a proteção, sobrevivência e cuidado como clímax. Sentimentaliza o antagonista por demonstrar algumas sensações como dor e remorso, e questiona, de maneira subentendida, a relação que o leitor cria quando assassinos são humanos e animais. "No fim das contas, não foi tão ruim assim, foi? Quando o que estava em jogo era a sobrevivência, quando você só podia contar com as próprias fichas, o que sobrava era a vida ou a morte e tudo isso era perfeitamente normal."

Kess 20/06/2022

Tad Trenton é um garotinho atormentado nos sonhos pelo famoso Frank Dodd.

Os pais de Tad (Donna e Vic) sempre levavam o seu carro na oficina de Joe Camber onde há um grande cão São Bernardo de nome Cujo, um cachorro dócil e amigável que brincava com Tad Trenton.

Certa vez, quando o pai de Tad estava fora (a negócios) Donna precisou levar seu carro a oficina de Joe Camber junto com Tad, mas não havia ninguém na oficina além de Cujo.

O carro não funcionava mais, então, Donna e Tad se vêem encurralados por nada mais que Cujo, o cachorro que agora é raivoso, persoicaz e brutal.

O desfecho da história é inesperado, porque Cujo nunca quis matar ninguém e talvez este seja um dos aspectos mais cruéis dessa história.

*SPOILER* (o assassino de Castle Rock que fez inúmeras vítimas e foi capturado por nada menos que John Smith, de Zona Morta). *SPOILER*
Bernardo Luiz 20/06/2022minha estante
Esse livre tem um final duro, e triste ?

Kess 21/06/2022minha estante
Não tava esperando por esse final!

:'(

Déborah Tesser 07/04/2023

Cujo é um livro bastante peculiar e subestimado.
Sua disposição sem capítulos que, ao princípio pode ser incomoda ao leitor é, na minha singela opinião, o fator principal para dar ritmo e emoção a história.
Mais uma vez, King mostra porque é considerado um dos melhores. Que leitura incrível!

Angel 04/11/2020

Cujo
Cujo é um São Bernardo lindo que foi mordido por um morcego e ficou com Raiva.
O livro mostra Cujo tentando lutar de todas as formas para manter sua "sanidade" mas infelizmente é dominado pela raiva.
-Eu vou pegar você moça. Eu vou pegar você, criança.
Quando Cujo é dominado pelo raiva não reconhece mais seus donos e só pensa em acabar com quem vê pela frente.
Com cenas angustiantes não consegui para ler até saber como terminava e sim, sofri muito pelo cachorro.
O livro retrata ainda violência doméstica e traição.
- Em questões de vida ou morte o momento certo só aparece uma vez:uma única vez e acabou.
-Raiva ou hidrofobia, uma doença que afetava o sistema nervoso central, o bom e velho SNC, causando sua lenta destruição.
Vacine seus animais !

Hellohell 22/01/2022

SE TIVESSEM VACINADO O CUJO, NADA DISSO TERIA ACONTECIDO
Sim, eu favoritei mais um livro do mestre e esse livro é Cujo. Que livro incrível. Ainda bem que chegou a vez de ler esse no projeto #lendokingemordemcronologica

Mesmo sendo um clássico do King, eu não sabia nada sobre o livro. Por anos consegui fugir dos spoilers e até mesmo da premissa, o que me rendeu muitas e muitas surpresas.

As únicas coisas que eu sabia sobre a história é que tinha um cachorro e que era um livro muito brutal. E sim, aqui King parece que estava muito mais muito revoltado.

Li na biografia dele que quando ele escreveu Cujo ele estava tão fora de si (por causa das drog@s) que não se lembrava de ter escrito. O que realmente é uma pena, pois é um livrão.

Já estou cansada de falar isso nas resenhas do King, mas ele constrói personagens como ninguém. Ele dá um aprofundamento na história que o leitor realmente se sente dentro do livro.

Livro emocionante! Eu tô apaixonada.

A edição da @editorasuma é perfeita demais!

Já leu Cujo?
Tem vontade de ler?
Iarlys 22/01/2022minha estante
Tá na minha lista pra esse ano.

Hellohell 26/01/2022minha estante
Espero que goste

Eliane350 16/10/2022minha estante
Esse livro é muito bom, mas o final me decepcionou tbm

Tonco.books 18/03/2021

Angustiante.
Minha segunda experiência com o King e foi outra leitura fantástica. Pqp a genialidade do cara de conseguir criar tanta profundidade em seus livros é absurda. Realmente parece ser um filme passando na sua cabeça, as imagens são vívidas, realistas...

É inegável o quanto estou me tornando cadelinha do King.

Esse livro em específico é angustiante, aterrorizante, um terror/drama psicológico que atinge a gente e nos faz sentir todas as sensações dos personagens que acompanhamos, chegou a fazer com que eu me sentisse mal em alguns momentos.

Sem falar nessa edição P E R F E I T A!!! Amei aquele bônus ali da entrevista com o King.

Simplesmente recomendo.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 14/05/2022

Visceral
Acho que esse é o livro do King que mais angustia, a maneira como foi escrito colabora pra isso, é um livro se divisão nenhuma, e segundo o próprio a ideia é que atingisse o leitor como se fosse um tijolo, e é bem isso que acontece.
Cujo é um São Bernardo extremamente dócil e gentil, até que não é mais, depois de ser mordido por um morcego tudo mudo, e ele passar a ser extremamente violento.
Mas o que mais chama atenção nessa história é o fato de que além de sabermos o que está se passando na cabeça dos personagens, vemos a luta interna do Cujo pra tentar entender o que está acontecendo com ele, ele não entende porque ficou violento, e muito menos porque sente tanta dor e vontade de atacar.
E sofrido pra todos os envolvidos, e como já era de se esperar o final não é feliz pra ninguém.
Mas esteja preparado por dilema interno que você vai sentir, principalmente quando torce pra que o sofrimento acabe.
Lucas T 26/01/2023minha estante
Adoro Cujo.
Nesse livro King usou da teoria do caos, onde tudo que tiver que dar errado, vai dar errado!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 26/01/2023minha estante
Exatamente isso !!!

Bastos 06/07/2021

Um livro que me surpreendeu, nunca tive muita curiosidade de ler Cujo só que como ganhei de presente decidi dar uma chance e foi uma leitura agonizante e brutal.

O livro começa um pouco parado, mas de pouquinho em pouquinho você começa a mergulhar de cabeça no livro, fiquei até curioso com as brigas familiares que estavam acontecendo, quando a matança começa você não consegue mais largar o livro querendo saber o que vai acontecer e como tudo vai acabar e se imaginando o que você faria numa situação dessas. Só achei uma pena um personagem não ter morrido kaka só que faz parte né.

Mais um volume lindo da Biblioteca Stephen King e da vontade de deixar a mostra na estante para todos verem, o contudo extra também é muito bom são aproximadamente 40 páginas de entrevista na qual ele fala sobre inspirações para alguns livros, sobre o acidente que sofreu, o vício em cocaína e álcool e mais algumas coisas, fiquei até com vontade de comprar a biografia do autor.
Aurea25 06/07/2021minha estante
A autobiografia dele é um dos melhores livros q li. SK é um dos meus autores favoritos

Bastos 07/07/2021minha estante
Estou em dúvida se compro a biografia da Darkside ou aquele "Sobre a escrita"

Aurea25 07/07/2021minha estante
Eu li o Sobre a escrita. Não sabia q tinha uma da darkside. Vou procurar pra ler também

Alcione13 13/03/2020

King em ótima forma
Confesso que fazia tempo que não me empolgava tanto com uma leitura do Mestre.
Tem seus percalços essa trama, claro.

De início Vic não é nada carismático e não existe cola entre ele e Donna.
As partes de um certo cereal/professor/corante alimentício são tediosas!!!
Porém são poucas páginas.

Um fato que amei foi King apresentar literalmente o cachorro desde o dócil animal gigante até a contaminação.
Seu amor pelo dono e a família são contagiantes.
Aliás a família de Cujo é show! 'Dá de dez a zero" em Vic.

Brett e a mãe são fofos demais e sua luta diária naquela casa e pra sair dela...

Adorei os pontos todos "amarradinhos" na história. Coisa rara em King.

E quando temos o desenvolver da trama, aí sim, impossível largar.
Diálogos ficam ágeis,cenas ganham ganchos bacanas e os personagens mostram a que vieram.

Mesmo após ter visto o filme e ter spoiler em A Torre Negra não senti desmotivação em ler
Ao contrário, simplesmente um encanto.

Edição no capricho. Belíssima.

Uma leitura pra ser novamente revisitada .

#Pequenos spoilers

Odiei o "corno manso" do Vic e o cereal!!
Ri horrores com o carteiro com flatulências e amei Joe ter morrido.
Aquilo não era marido e sim,carma.

Não entendi porque após tantas mordidas ela não pegou raiva...
Sortuda.

As explicações de ninguém ajudar e o motivo tornou a história bem verossímil e crível não parecendo forçada, além de assustadora, claro. E se...