Tudo Aquilo Que Você Não Diz

Tudo Aquilo Que Você Não Diz Pablo Madeira

Resenhas - Tudo Aquilo Que Você Não Diz

Barbie dos livros 20/05/2022

Gostei bastante da premissa, acredito que se tivesse passado na mão de um leitor crítico que trabalha com estrutura de texto literário seria melhor ainda. Tem muita coisa contada ao invés de mostrada, entretanto, a abordagem da fobia foi algo diferente, interessante que particularmente gostei muito de ler.

Não me prendeu muito a escrita, pelo que vi é um novo autor, acredito no trabalho dele e que irá muito longe se correr atrás para estudar mais sobre escrita criativa.

Hannah 25/07/2022

Legalzinho
Foi difícil eu pegar o ritmo de leitura nesse livro,de início, é chato e entediante, porém quando o Daniel começou a aparecer mais e interagir com o Fred foi ficando bom e depois tem o segredo e tls, só na metade do livro que fica legalzinho de acompanhar e eu conseguir devorar bem rápido,eu poderia ter acabado ele em um dia, porém como no início tava chato para mim, quase abandonei, porém dei uma chance para continuar e até que curti um pouco :)

sandim_steh 15/11/2022

IG: @PAPEANDOSTEH
?Mudanças são assustadoras às vezes. Abrir as portas para o novo nem sempre é fácil, o X da questão é aproveitar os momentos enquanto eles estão sendo vividos.?

{RESENHA:?Tudo Aquilo Que Você Não Diz - Pablo Madeira?} Este livro é proibido para menores de 16 anos, contém cenas de agressão, bullying, depressão, dependência alcoólica!

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

willianrassis 21/03/2023

Um relacionamento diferente
Surfando na onda das obras lgbt do kindle unlimited, encontrei "tudo aquilo que você não diz". durante a narrativa, acompanhamos a estranha relação entre Fred e Daniel.

foi interessante a escolha de Juiz de Fora como ambientação, já que ela é mais próxima da minha realidade. apesar disso, ela não é o foco da história.

em relação aos personagens, gostei dos seus desenvolvimentos. consegui captar a essência dos personagens principais, assim como a construção dos traumas do Daniel. quanto à ele, achei muito importante esse tipo de representação, que ajuda aqueles que não sabem como agir.

fora isso, achei um romance diferente daqueles que sou acostumado, no qual há muita intensidade nas relações. foi interessante acompanhar outros tipos de relacionamento.

Nato B 28/04/2022

ALERTA DE GATILHO
? Caso você ira iniciar a leitura desse livro maravilhoso entenda que tem gatilhos. (Contém cenas de violência doméstica, estupr0 e abus0 de menor)
______________________________________________________

O livro no início é bem cativante te prende do começo ao final.
A principio achei que fosse um romance adolescente tipo garoto conhece garoto e se apaixonam.
Fred e Dan se apaixonam sim é claro, mas tem as barreiras para esse relacionamento.
Dan tem em casa um padrasto tox1c0, abs1v0 e agre5s1v0. E a mãe dele nn tem coragem para denunciar.
Fred se apaixona rapidamente por Dan, pois além de ser muito bonito o garoto super toca muito bem violão e canta.
E o Fr ed fica na dúvida em questão dos sentimentos de Dan e confronta ele várias vezes para entender o que acontece.(Ate que Dan conta o que padrasto fez com ele qnd criança)
No momento Fred fica em choque e sem reação do que fazer para ajudar o "namorado".
Nisso uma das brigas na casa de Dan fica seria e a mãe acaba indo pro hospital e o padrasto fugindo por acreditar que assass1n0u a mulher. Nesse momento Dan desiste contar tudo a polícia e o padrasto e preso e Dan começa acompanhamento médico e aos poucos começa se conectar melhor com Fred.
O livro tem diversas características marcantes como citação de diversas bandas, cantores de mpb e alguns cantores da atualidade. Sem falar na representatividade de personagens, negros gay, bi e etc.
* Se comecar ler e sentir que nn esta bem peça ajuda de alguém.

Jotapedrx 07/11/2022

Tudo aquilo que você chora depois desse livro
?Quero lhe contar tudo que vivi e tudo o que aconteceu comigo? seria o trecho de música perfeito para resumir esse livro.

Eu estou completamente apaixonado por essa história. É imensurável e indescritível o ?quentinho? que eu to sentindo.

A cada capítulo que passava, mais imerso eu ficava na história. Fred e Dan tem uma verdadeira conexão de almas.

Algumas outras obras como ?A cinco passos de você? nos ensinam a importância do toque. Já nesse caso, a obra opta por frisar que o físico é apenas consequência quando se há amor de verdade.

Particularmente, eu me senti muito representado em meio a todas as confusões na vida dos garotos (lembro de gritar ?MEU AVÔ TAMBÉM CHAMA JOSÉ!? enquanto lia rsrsrs).

Além de tudo, CUIDADO!!!!! O livro apresenta alguns gatilhos, como: Alcoolismo, Relacionamentos abusivos, Agressões (físicas e verbais) e Homofobia.

Finalizando, Pablo Madeira arrasou em todos os aspectos. Obrigado por esse livro, que com toda certeza mudou a minha visão de mundo em vários pontos.

Leiam ???

Jonas_jsl 08/01/2023

Uma leitura surpreendente, achei que seria mais um clichê de romance lgbt (QUE EU AMO) mas o livro se mostrou de uma forma maravilhosa, aborda assuntos delicados mas que são importantes de serem falados e discutidos. Gosto que o final nao é o final que eu estava esperando (por achar que seria um cliche) mas o final foi melhor que eu imaginava e termina de uma forma real e de deixar o coração quentinho

Roberta Costa 03/06/2022

Uma das melhores experiências de leitura que já tive!
Fred tem sorte, possui pais preocupados, carinhosos e compreensivos, e um grupo de amigos muito próximos. Em meio a várias situações nas quais se intitula um azarado, vê sua sorte mudar quando conhece seu novo vizinho, Daniel, que adora música e a usa para tentar expressar o que não consegue falar. Mas por que ele não consegue falar? Por que essa trava? E a dificuldade não para no ato de falar, a questão é muito mais séria do que se imagina. Surge aí uma amizade, mas Fred percebe que Dan tem algum segredo que não permite uma aproximação maior entre eles. Que segredo é esse? Um trauma, talvez? Fred poderá ajudá-lo ou acabará piorando as coisas?

Temos aqui uma história que aborda diversos temas sociais delicados. (Vamos combinar que essas situações não deveriam existir, mas ainda temos muito chão pela frente até conseguir isso. O ser humano não é fácil, infelizmente...)
Personagens comuns, com vidas comuns, com "problemas comuns", impossível você não se conectar a pelo menos um deles, não conhecer ao menos uma pessoa que tenha vivenciado algo parecido.

Já conhecia a escrita do Pablo Madeira, a sua forma de trabalhar questões tão sérias, mas de forma leve, pegando o leitor pela mão, o envolvendo no mundo das palavras e o fazendo refletir. Como precisamos de uma rede de apoio, não somos ilhas. Precisamos conviver e ajudar o outro, assim como nos deixar ser ajudados. Confiar é um trabalho diário, de ambas as partes.

É impossível ler os textos do Pablo sem que os sentimentos aflorem. Como torci para que as coisas melhorassem para os personagens. Sim, eu me senti fazendo parte de tudo. Me emocionei, senti raiva, suspirei... dei umas surtadas com o autor (Se não, não seria eu rsrs.)... Aquele gesto final, a importância dele... NOOOOOOSSA!!!!

Tive o prazer de ler esse livro 3 vezes. A 1a como Leitora Beta, a 2a como Revisora e a 3a apenas como leitora. Pensei que a leitura seria mais tranquila, que engano! O sentimento sempre estava ali, em todos os momentos. Com certeza é uma leitura necessária, pois vai muito além do entretenimento!

Pablo, só para deixar registrado também: ainda penso na cena da cachoeira (sem spoiler gente!)

Edilaine 15/06/2022

Amei
Livro incrível. Aborda temas super relevantes pra sociedade de forma super responsável. História cativante e muito bem desenvolvida.

thesun 12/09/2022

Decepcionante é a palavra.
No inicio eu esperava bem mais de toda a produção deste livro, ao decorrer dele fica bem obvio que falta uma leitura critica bem desenvolvida.
Tinha tudo pra ser perfeito mas, não rolou, eu ficaria feliz em ler uma possivel adaptão as criticas, não tenho duvidas da capacidade do autor.

Lu.Santana 19/08/2022

Uma boa história...
O livro conta a história de Fred, garoto gay, amado pela família e amigos que descobre-se encantado por seu novo vizinho, Daniel, um menino com alma de artista e com traumas grandes em sua vida.
Pouco a pouco os dois são atraídos um pelo outro, mas os segredos de Daniel o consomem de tal forma que esta paixão talvez não sobreviva...
Achei a premissa do livro interessante e gostei dos temas abordados. Uma história boa, diga-se de passagem, mas poderia ser melhor explorada.

Rosa2351 05/12/2022

Regular
O livro me parece amador. Talvez seja. O autor tem muito potencial, mas precisa ressignificar a importância das descrições da aparência dos personagens. São exaustivas e desnecessárias.

Anthonio.Motta 11/03/2023

Aquilo de nos machuca?
Eu choro ou fico bravo com o Pablo (autor)? Eu quero pra ontem essa continuação. Eu preciso saber como está Fred e Daniel.
A história é super fluída e muito gostosa. Você nem vê o tempo passar.
Senti que o dois tem uma conexão de alma e que ainda tem muita coisa pra acontecer com eles.

Em cada capítulo que lia eu ficava mais imerso e querer saber mais sobre os dois.
Acredito que a ideia da história venha de algo que o autor já ouviu o vivenciou.
Não conhecia o autor e já virei fã, quero mais leituras dele.

O modo de como ele aborda a questão do alcoolismo, consumo de bebidas, cigarro, violência doméstica, agressão física, abuso sexual e homofobia é muito intensa.
É um livro que eu super indico. Vale a pena. E eu espero a continuação.

maria15487 25/12/2023

Diferente, mas bom.
o plot da fobia do Dan foi o que mais me surpreendeu, pois não conhecia e saber o motivo dela dói muito. o livro possui muitos gatilhos que precisam ser enfatizados antes da leitura. espero que o Dan melhore a cada dia.

Bunig 05/07/2022

Necessita de revisão
⚠ Gatilhos e Aviso de Conteúdo ⚠: alcoolismo, consumo de bebidas e cigarro, violência doméstica, pedofilia, abuso sexual e homofobia.

A sinopse desse livro foi o que me atraiu, fiquei apaixonada logo de cara e muito empolgada para ler.

Como pontos positivos, eu posso citar a história se passar em Juiz de Fora, porque eu também sou de Minas Gerais e consegui identificar várias coisas que também acontecem na minha cidade, gostei dessa identificação. Outro ponto super positivo pra mim, foi a linguagem do autor. Geralmente eu me canso rápido e acho boba a linguagem empregada em livros Young Adult. Contudo, essa é uma reclamação que eu não tenho a fazer sobre Tudo Aquilo Que Você Não Diz. O terceiro e último elogio que tenho a fazer, é que a construção de personagens foi muito boa, dá pra identificar certinho quem é quem entre os personagens e eles agem sempre de acordo, mantendo constância.

Passando às críticas, o que mais me incomodou foi a narração, num geral. Pablo conta mais do que mostra, então era sempre difícil me colocar nas cenas. Dessa forma, eu achei o ritmo pesado e pouco fluido. Outra questão que eu tive, é que são inseridas várias situações na história que acabaram contribuindo pouco ou nada para o andamento do enredo. Era caso de ver um acontecimento sendo construído e não levando a lugar nenhum, ficando ali sem propósito. Ainda sobre a narrativa, há outro problema grave, as coisas só ficam interessantes de fato a partir dos 35, 40%, e isso num livro de menos de 300 páginas é grave. Porque, se reparar bem, leva quase metade da leitura para se firmar e dar andamento na história. É perceptível que o autor se preocupou em construir bem a ambientação, o contexto e os personagens, mas não precisava fazer isso tudo logo de cara, no começo, pois deixou o início maçante e eu pensei em desistir várias vezes. Na minha concepção, vários desses problemas poderiam ser evitados caso houvesse uma boa revisão da obra, já que até erros de português eu encontrei.

Agora, algumas pequenas observações:
Pablo no intuito de fazer um livro positivo, com mensagens legais, acabou forçando vários diálogos, o que fez com que a naturalidade e o impacto de alguns pensamentos fossem perdidos;
O uso de frases cotidianamente comuns, como “Já ia me esquecendo[…]” ou “Por que você não contou antes?”, foi exacerbado e em contextos que não se aplicavam, que me causou estranhamento;
A descrição do Fred é muito confusa. Falar que o pai dele é moreno (o que me remete a cor de cabelo, na verdade) e que ele é um pouco mais claro, me fez pensar que ele se enquadrasse como negro, mas ele não é, então não entendi;
E, por fim, o Caio me incomodou. Ao longo da leitura eu entendi que ser comilão era da personalidade dele. Entretanto, em sua primeira aparição eu tive a impressão errada e até interpretei como gordofobia. Ele chegou pedindo comida e foi descrito como tendo a “barriga avantajada”. O que me fez questionar se, só por ser gordo (porque foi isso que interpretei de barriga avantajada) ele tem que pensar em comida o tempo todo? Achei estereotipado e um pouco problemático.

Em termos gerais não foi um livro que eu gostei muito e nem recomendaria, mas espero por outros trabalhos do Pablo Madeira, pois reconheço nele um potencial imenso de ser mais um dos grandes nomes da literatura nacional.