Vendeia 1793

Vendeia 1793 Marie de Sainte Hermine

Resenhas - Vendeia 1793 - Uma família de "Bandidos"

Rogéria Martins 01/06/2023

Quando recebi este livro de presente, ouvi que ele seria um convite ao abandono à divina providência e confesso que cheguei a duvidar um pouco! Quão enganada eu estava...

Diferentemente de outros livros de história de guerra, Vendeia é um manuscrito deixado por uma avó a seus netos, para que pudessem conhecer um pouco mais de seus antepassados que foram torturados e martirizados na Revolução Francesa.

É uma história incrível, que cada vez mais nos leva a acreditar em Deus, na providência divina, e entender que, independentemente de nossa vontade, nossos desejos ou orgulhos, Deus tem o melhor a nos oferecer: a salvação das almas, ainda que não seja de um modo humanamente confortável.

Emocionei-me em cada capítulo, pois realmente me senti parte da história; consegui visualizar todos os acontecimentos de uma forma perfeita.

Obrigada, Marie de Saint-Hermine, por nos ter deixado um verdadeiro tesouro.
Carolina165 01/06/2023minha estante
Resenha maravilhosa Rogéria! Adorei ?????

Rogéria Martins 01/06/2023minha estante
Muito obrigada, Carol! ??????

Pipo 01/06/2023minha estante
Olha ela! Muito boa resenha.

Rogéria Martins 01/06/2023minha estante
Muito obrigada, Filipe! Fiquei até insegura... E o medo de escrever bobagem? ?

Carolina165 01/06/2023minha estante
Suas resenhas são ótimas Rogéria

Rogéria Martins 01/06/2023minha estante
Você é muito gentil, Carol ?

Vanessa.Castilhos 01/06/2023minha estante
Que resenha linda, Rogéria!!! ? Fiquei com mt vontade de ler!!

Gleidson 02/06/2023minha estante
"salvação das almas, ainda que não seja de um modo humanamente confortável." Essa frase chamou muito a minha atenção sobre o que vc escreveu na resenha e, principalmente, naquilo que estou lendo neste livro. Grato pela sua indicação. Realmente o livro traz muitas reflexões. Bela resenha! ??

Rogéria Martins 02/06/2023minha estante
Que lindo, Vanessa! Muito obrigada ???

Rogéria Martins 02/06/2023minha estante
Muito obrigada, Gleidson! Prepara seu coração, viu? Altas emoções com este livro!

Gleidson 02/06/2023minha estante
Gosto disso! Um livro que mexe com a gente. ?

Rogéria Martins 02/06/2023minha estante
Também gosto, Gleidson! É incrível!
Para você ter noção, fiquei um tempão para escrever essa resenha, o livro mexeu tanto comigo que foi difícil até colocar o sentimento em palavras.

Maria 22/03/2022

Ato de Perdão
O livro é espetacular! Não tenho palavras! A coragem, a perseverança, a fé em Deus! Supera todas as palavras! No começo pode até parecer um livro qualquer de guerra, mas a autora é tão específica em detalhes que parece estar dentro do livro! Sem um dia você estiver precisando de uma motivação, achar que sua cruz está muita pesada, lembre que outros também carregam! Resumir o livro em duas palavras: fé e perdão!

William 05/08/2022

A grandeza de ser católico!
Vendeia - uma família de ?bandidos?. Uma obra magnífica - sobretudo para os nossos dias e para nossas famílias. É muito salutar aprendermos daqueles que nos precederam no martírio pela Santa Religião. Pois, o mesmo Deus que nos quer em constante adoração, pode pedir - de tempo em tempo - que apertemos o gatilho de uma arma, ou pode pedir a nossa própria vida, vencida (humanamente) pelos nossos inimigos. O livro é um acalento para nossas almas, recheado de ensinamento humano, espiritual e de muito perdão para com aqueles que nos ofenderam e ultrajaram. Tudo por amor a Deus e salvação das almas tão necessitadas das finezas celestiais.

"Cumpre o teu dever, aconteça o que acontecer"

?Sê católico e serás eternamente feliz.?

Amanda Bruna 28/12/2022

Maravilhoso
O melhor livro que já li em muitos anos! Exemplo de fé inabalável e coragem interminável.
A história dessa família de "bandidos" deveria servir como exemplo para muitos!

Melimë 21/12/2023

E eles combateram o bom combate, guardaram a fé
Ahhhh, o que falar do melhor livro que eu li esse ano, juntamente com Crime e Castigo? Esse livro foi uma grande renovação para a minha fé. Muita gente sabe que eu funciono muito mais com histórias do que com teoria. Então quer me arrebatar e fazer com que eu entenda várias verdades teológicas e fique genuinamente inspirada a melhorar na minha fé? Dê-me uma história, melhor ainda se forem fatos reais e é assim que aconteceu com esse livro. Essa história dessa família vendeana me fez sentir todos os sentimentos possíveis, me apeguei em cada pessoa, chorei ao vê-los sendo martirizados, comemorei suas vitórias e pude conhecer esses santos que um dia espero encontrar no céu. A disposição extremamente forte de todos a não cometer um pecado mortal sequer me deixou extremamente constrangida com como hoje é tão normal, e eu claramente me incluo nisso, cometer pecados mortais e só buscar a confissão depois como se a misericórdia de Deus fosse garantida. Ao olhar a que distância cada um dos membros daquela família levou o AMOR, até a morte e a tortura das formas mais inimagináveis possíveis, ao ver como defenderam a fé, como defenderam o rei, como cada um estava 100% bem em sua hierarquia, e lamentar que tudo isso foi desfeito no pós revolução francesa, me rendeu muitos momentos incríveis. A providência divina nesse livro é as vezes quase irreal? em várias partes eu tinha que parar e me relembrar que estava lendo uma história real.

Agora quanto aos detalhes técnicos: a escrita da Marie Rambure é muito gostosa de ler, você realmente se sente como um dos netos dela lendo o manuscrito da avó contando a história da família.

Recomendo esse livro a todos, católicos e não católicos, quem o ler ganhará uma dose de força e coragem maravilhosa.
"Venha o que vier, cumpre o teu dever."