Matar ou Morrer - Volume Quatro

Matar ou Morrer - Volume Quatro Ed Brubaker...

Resenhas - Matar ou Morrer - Volume 4

Henry 13/05/2022

Liberdade
É chegado o fim da série "Matar ou Morrer".

Em poucas palavras: Um final que não vai agradar a todos, mas a mim, agradou. E como agradou! Frenético e fecha as pontas soltas dos volumes anteriores. Brubaker e Phillips são incríveis juntos, e a prova está aí.

Garantia de diversão e imersão, pois a história nos faz mergulhar e não ver a hora passar. Recomendo demais.

_Jorgeft 02/04/2022

UM FINAL QUE EU ESPERAVA...
Um caminho sem volta?

As pontas soltas se encontram e o laço mágico da narrativa encontra um fim cheio de surpresas, mas ao mesmo tempo bem previsível (pelo menos para mim)! Matar ou Morrer é uma das melhores séries em quadrinhos que eu li nos últimos anos, eu realmente me envolvi com os personagens, seus problemas, suas desculpas e acima de tudo seus destinos! Matar ou Morrer, se pararmos para ver é uma história simples: Um cara com problemas psicológicos resolve fazer justiça com as próprias mãos porque um demônio é dono da sua alma… é óbvio que isso não vai dar certo né?n Você deve até achar que no final ele de alguma forma vai derrotar o demônio e se tornar o herói, nada mais clichê.

O ponto é que a obra poderia sim cair em estereótipos clichês que levariam o leitor para um final água com açúcar e comum… Mas estamos falando de uma HQ escrita por Ed Brubaker, então não vai ser algo clichê, ou até seja e você não sabe, mas o fato é: Brubaker vai te entregar o melhor roteiro possível… E aqui ele consegue entregar isso e muito mais!

Chegamos ao encerramento da série de Brubaker & Phillips, nosso protagonista, Dylan, se comprometeu e agora preso em uma instituição psiquiátrica, descobre que o mal e a corrupção do mundo exterior o seguiram. Prepare-se para uma última grande reviravolta em seu subversivo thriller… e prepare-se mesmo!

Sim, já esperava o final desde o primeiro volume! Mas isso não quer dizer que eu não fui surpreendido... Na verdade eu acho que esse é o volume que mais me agradou. não vou falar mais nada, afinal pode ser um spoiler... Mas finalizo dizendo que MATAR OU MORRER É UM DAS MELHORES SÉRIES EM QUADRINHOS DOS ÚLTIMOS ANOS!!

Autores: Ed Brubaker e Sean Phillips
Tradução: Dandara Palankof
Editora: Mino

site: https://www.instagram.com/mais_capitulo/

Rafael.Nagao 03/04/2022

Série boa do início ao fim, porém?
A série me agradou como um todo, fiz a pré-venda de todos os volumes e ficava sempre ansioso para ler o próximo.
Essa dupla de quadrinistas é sensacional e estão conseguindo me agradar em todos os trabalhos até agora, dito isto posso falar que essa é a série que eu mais recomendo para quem está interessado em começar a ler os trabalhos deles.
A única coisa que não me agradou muito foi o final que ficou meio aberto e não desenvolveu no final das contas se era loucura ou algo sobrenatural que guiava a história. Acho que o roteiro sempre fez uma batata quente jogando o rumo da história para um lado e depois para o outro para no final das contas queimar em lugar nenhum.

Aline ig @escape.abacharel 15/04/2022

Boa Graphic novel
Essa obra é o encerramento da série Matar ou Morrer. Eu não tive a oportunidade de ler os volumes anteriores, mas senti que deu pra acompanhar bem a história, mesmo não tendo lido os outros.

Neste quarto e último volume da saga, temos a história de um cara chamado Dylan, um vigilante mascarado que mata pessoas que ele considera ruins para a sociedade. Porém, Dylan, já nas primeiras páginas, está em um hospital psiquiátrico e impedido de fazer a justiça com as próprias mãos.

Além disso, Dylan possui uma maneira de saber quem são as pessoas ruins na sociedade, pois Dylan tem uma maldição de família: um demônio que o ronda constantemente e é dono de sua alma. Esse terrível demônio aparece às vezes e exige que Dylan mate alguém que deveria encontrar o seu fim por conta dos seus pecados ou crimes.

Mas, como eu disse, Dylan está em um hospital psiquiátrico. Ele resolve então contar ao seu médico que ele vê e ouve um demônio. Mas esse demônio é real ou Dylan é apenas louco? Ele teria criado o demônio em sua imaginação, como uma desculpa para realizar seus desejos mais sombrios? Dylan pune pessoas más, pessoas que merecem a morte. Por que tal demônio não iria querer que as pessoas inocentes também morressem, assim como as culpadas?

Bom, gostei muito do jogo psicológico da trama, dos plots e da arte gráfica dessa obra! Mesmo eu não tendo acompanhado essa série do início, foi divertido ler esse volume 4, apesar de que tem um final aberto e eu particularmente não gosto muito de finais abertos, mas esse daqui foi bom e combinou com a história.

Para quem se interessou e pretende ler, vale lembrar que a obra possui gatilhos, então deixei aqui embaixo a título de informação para vocês.

Gatilhos: vi0lênci4; 4gr3ssã0; 3stupr0; 4bus0 s3xual.

site: https://www.instagram.com/p/CcYH8oorUAJ/

Zé Wellington 26/05/2022

Rapaz...
É errado amar essa série tanto quanto eu amei? Acabei pensando sobre isso. Vou ter que levar pra terapia.

Odiogolima 28/05/2022

Há apenas um caminho para uma justiça perfeita
Marcada por muitos momentos de tensão e divisão de pontos de vista, os cinco últimos capítulos desta história conseguem entregar coerência à história. Um dos principais destaques do encerramento são as ilustrações, adorei como elas se intercalam entre presente e passado brincando com a narrativa de Dylan, o que traz um tom muito próprio e característico para a personalidade do personagem. Principalmente quando é dedicada uma página inteira às reflexões importantes levantadas anteriormente.

Por um momento eu pensei que este encadernado seria lento e com poucos acontecimentos graças a ambientação do personagem principal e na forma com que ele se dispõe de mãos atadas – quase como uma camisa de força imaginária – para evoluir com a história. No entanto, os conflitos mentais e de discernimento do personagem fazem tudo se desenrolar na medida que precisa.

Onde, por outro lado, literalmente, do lado de fora do hospital, uma detetive conduz investigações que ligam pontos necessários para fechar a história. E enfim, a conclusão é fantástica, traz um equilíbrio de ação com coesão muito interessante. Me fazendo vibrar em uma cena específica das últimas páginas, confesso.

site: https://turnmundonerd.com.br/matar-ou-morrer-vol-4/

dro-nunes27 01/11/2023

Matar ou Morrer
Tudo na vida é uma questão de escolha e toda escolha pode modificar o rumo de nossas vidas. Dylan fez a dele, quando se tornou um vigilante que agia a mando de uma força sobrenatural.

Brubaker & Phillips entregam um último volume frenético e com muitas reviravoltas em seu subversivo thriller. Brubaker consegue criar um universo onde Dylan começa como um coitado, fracassado e acaba ganhando corpo, se tornando um assassino profissional.

Phillips entrega uma arte que entra em perfeita sintonia com o roteiro, entregando uma narrativa inteligente e imersiva. Diria que "Matar ou Morrer" tem um final inesperado e por que não corajoso! Sem dúvida, uma série que merece um carinho especial na coleção.

Elton 06/08/2022

Matar ou Morrer é um gibi que vai além das expectativas, por isso é muito bem recebido entre os fãs dos quadrinhos.

Calado 14/10/2022

Pancada
Uma HQ que esconde o lado podre e imoral de uma sociedade doente. O autor consegue, através de poucas palavras expor depressão, paranóia, opressão e muita realidade. Vale cada centavo do seu dinheiro.

Bruno.Polimeni 09/07/2023

Crítica social dos tempos modernos, parece um pouco o filme do coringa no tema.

Narrativa muito cativante, feita pelo protagonista em dialogo c o leitor

Artes boas, em especial a arte dentro da arte, os desenhos do pai do protagonista

Gostei muito da conclusão, ele ironiza finais clichê e da um final mais realista

Vale muito a pena a leitura, mas recomendo para leitores maduros, adolescentes crianças podem levar as críticas ao pé da letra

Rafael.Seibel 03/04/2022

Uma breve resenha: matar ou morrer
A série é uma alucinante história de suspense onde Ed Brubaker conduz o leitor o leitor pela mente perturbada de Dylan. O protagonista e muitas vezes o leitor não sabem onde termina a realidade é começa os delírios de sua mente insana. Há um demônio na sua cabeça mandando matar pessoas más? No quarto volume Dylan da entrada em um hospital psiquiátrico e as consequências de sua vida como justiceiro mascarado o seguem para dentro do hospital.

É uma série sensacional, com certeza foi umas das melhores coisas que li nos últimos tempos. Roteiro envolvente do sempre sensacional Ed Brubaker e arte fantástica de Sean Phillips. Obrigado @mino por trazer essa obra prima ao Leitor brasileiro. E para quem ainda não leu, fica o apelo. Corra e leia.

Cristiano.Cruz 25/07/2022

Bem e Mau... e o algo mais...?
O rumo que a estória toma e sua conclusão são épicas. Paranormal ou genético, o psicodelismo - ou a falta dos medicamentos que proporcionam este estado - é levado ao extremo pelo trio de artistas que conduzem a trama.
O justiçamento é ao mesmo tempo enaltecido e colocado contra a parede, como uma analogia entre o bem e o mal, enaltecido nos contos de fada e literatura fantástica e ao mesmo tempo confrontados pela e na realidade do dia a dia. Um tema controverso mas validado tanto em teses científicas quanto numa conversa de bar. É impossível disassociar a persona do Justiceiro da Marvel e suas contrapartes genéricas a se multiplicar do contexto nacional e internacional, político e social no qual vivemos e estamos nos chafurdando.
Já a edição da Mino levaria nota dez, não fosse o alto preço de capa e algumas decisões editoriais - como a ausência do número das páginas.