O fim dos sussurros

O fim dos sussurros Ruta Sepetys
Ruta Sepetys

Resenhas -

@emcadacapa 29/06/2023

O MELHOR LIVRO DE FICÇÃO HISTÓRICA QUE JÁ LI!
Sabe aquele livro que logo no comecinho você sente que ele vai te destroçar aos poucos, vai te educar, gerar tua curiosidade em relação a um assunto, vai te prender, fazer dar cinco estrelas, favoritar e colocar no ranking de melhores leituras da vida?.. Esse é O Fim dos Sussurros!

Somos colocados na Romênia de 1989, em Bucareste, próximo ao final do regime ditatorial tirânico de Ceau?escu. Um período que eu não conhecia. Aqui a autora, Ruta Sepetys, mostra toda a injustiça, o medo, a vigilância continua e a opressão sofrida pelo povo. Tudo isso de uma forma forte, que nos revolta, mas também lemos sobre a coragem e o desejo de se libertar de tudo isso. É impossível não ser tocado por essa história, impossível não sentir vontade de pesquisar mais, entender mais para que não deixemos que isso se repita.

Ao acompanhar nosso protagonista, Cristian Florescu de 17 anos, vemos o quanto ele sofre, assim como todo o povo, mas principalmente como ele é aquele farol de esperança e coragem, sua amizade, o desabrochar do amor por uma garota, a dor de ter que ser um informante para ajudar a combater a doença do avô. Ele é aquele protagonista que amamos ler toda a jornada. Ainda mais sabendo que muito do contado aqui de fato aconteceu.

A autora nos mostra ainda mais em suas notas e detalha fontes de pesquisa que ela usou e que podemos buscar conferir também para entender mais desse período obscuro da humanidade.

O Fim dos Sussurros se tornou um dos meus livros favoritos da vida, tanto pela escrita, pela força do protagonista, quanto pela aula de história que Ruta nos dá, a curiosidade que ela desperta em nós. Recomendo totalmente a leitura.

?? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Ama protagonistas jovens e inspiradores.
? Gosta de ler sobre períodos da história pouco conhecidos.

Nayara 25/03/2024

Simplesmente incrível e necessário.
Foi além do que eu esperava!

"O Fim dos Sussurros" nos traz a importante mensagem de que não podemos esquecer do passado e correr o risco de repetir as atrocidades outrora existentes. Uma leitura inesquecível, marcante, bem desenvolvida e com uma construção impecável.

Nessa história tocante, somos apresentados a Cristian Florescu, um jovem muito corajoso de 17 anos que se vê diante de uma escolha impossível: trair tudo e todos que ama ou usar sua posição para enfraquecer o ditador de forma criativa.

Através dos olhos de Cristian, testemunhamos a crueldade e a opressão que o povo romeno enfrenta diariamente.

A autora retrata com maestria a injustiça, o medo constante e a vigilância implacável que permeiam a vida de cada indivíduo. No entanto, ao explorar a resiliência do espírito humano, a autora nos mostra que mesmo nos momentos mais sombrios, a esperança e a coragem podem florescer.

A escrita de Ruta Sepetys é excepcional, fluente e repleta de profundidade. Ela é capaz de transmitir emoções mais intensas e criar uma conexão genuína com os personagens, tornando-os vívidos e complexos.

O aspecto histórico do livro é notável, graças à meticulosidade da pesquisa realizada pela autora. As notas detalhadas e as fontes confiáveis citadas enriquecem a narrativa, oferecendo ao leitor a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a Romênia durante esse período obscuro da história.

A autora nos presenteia com uma obra poderosa, que educa, emociona e nos faz refletir sobre os eventos trágicos vivenciados pelo povo romeno durante o regime ditatorial.