Elric: Stormbringer P. Craig Russell

Resenhas - Elric: Stormbringer

Dango Yoshio 21/04/2024

Me fez lembrar por que eu amo tanto fantasia
Uma fantasia épica raíz, com o herói predestinado, magia, armas encantadas, guerras, seres místicos, nomes difíceis e tudo mais que se tem direito.

Confesso que no começo fiquei um pouco confuso e perdido, mas conforme a leitura avançava foi ficando mais fácil de entender as coisas. Que história cativante, E QUE ARTE INCRÍVEL!!! Me lembrou Incal do Moebius pela inventividade e cores e estruturas fantásticas. Aquele maravilhamento que se tem a cada página virada.

Bom demais!

Vitor 28/01/2024

Sensação boa de quadrinho clássico
Elric Stormbringer (e eu precisei escrever esse nome 10 vezes no corretor, para ele parar de corrigir automaticamente), é uma edição de luxo, muito bem acabada pela Pipoca e Nanquim, que nos traz uma HQ com cara, cheiro e textura de um quadrinho clássico, na melhor concepção da palavra

Capa, espada e feitiçaria da melhor qualidade, com uma tremenda arte caprichada do P. Craig Russel e um roteiro deliciosamente rebuscado, do Michael Moorcock.

Eu desconhecia a obra e seu personagem, o Albino Elric de Melniboné, mas me impressionou (e, confesso, me deixou levemente confuso), o profundo lore e criação de mundo investido pelo autor nesta obra. Cidades, deuses e eventos que costuram toda a obra, fazem um pouco de falta para aqueles que não estão versados nos volumes anteriores a esta edição. Apesar disso, não comprometem o entendimento desta história, que se inicia e se encerra de forma quase independente.

Obra incrível que merece sua leitura. Ponto extra para a edição da pipoca e nanquim, que trouxe páginas com papel pólen de alta gramatura, que, apesar de ter uma qualidade inferior ao couchê tradicional de encadernados de luxo, aqui se encaixa como luva ao tom de obra clássica que você tem em mãos.

Bruno Oliveira 19/06/2023

ESPADA & FEITIÇARIA DA BOA, MEU IRMÃO!
Ver e ler este Elric: Stormbringer, de P. Craig Russell é redescobrir um mundo de fantasia com outros olhos. Isso, é claro, se você já leu as edições de só texto da Generale ou se você só se deslumbrou com as edições gráficas da Mythos. Esta edição, da Pipoca & Nanquim, nos entrega um olhar mais dramático, mais teatral do último e maldito rei de Melniboné. Russell, o artista e roteirista, tendo o material base de Michael Moorcok, o autor original de Elric, vinha na “pegada” de adaptações teatrais para os quadrinhos, então, o que temos em mãos, é justamente e bem isso mesmo uma obra-prima, um verdadeiro épico todinho compilado em minissérie, que, aqui, está na sua íntegra. Este é o derradeiro capítulo de Elric, o lobo-branco, o Rei dos Dragões e da cidade que sonha fadado a destruir o seu próprio reino e o mundo/a realidade conhecido até então. Espada & Feitiçaria da boa, meu irmão!

Emilly473 31/12/2022

É uma história típica de RPG, é interessante ver como ocorre o desenvolvimento da história e como tudo está relacionado.

Jamerson.Alves 15/11/2022

Uma chance aos quadrinhos
Legalzinho até, mas não é bem o meu estilo. No entanto, é interessante destacar que mesmo num quadrinho despretensioso de espada e feitiçaria é visível os temas de queda, corruptibilidade, redenção e recomeço.

" 'Significado', Elric? Não busque tal coisa, pois somente a loucura aguarda quem segue esse caminho."
- Sepiriz

Cachamorra 04/10/2022

Edição maravilhosa, história de tirar o fôlego
Que quadrinho!
Primeiro, falar da edição. A editora Pipoca & Nanquim tem um cuidado especial com seus produtos. Isso é muito evidente. Eu já estou no nível de comprar seus produtos sem nem pensar. Não me arrependo. E essa tem vários elementos gráficos que você entende o cuidado eo carinho deles. Precisava deixar esse elogio.

Agora, a história. Aqui o dono da Stormbringer está consolidado, começando do fim. Você explora o presente, cheio de curiosidade para ler sobre o passado que é meramente citado. Isso dá um tempero para a história, deixando você empolgado com o que irá encontrar pela frente. É instigante.

Um dia melhores quadrinhos que li em muitos anos.

Lucas.Zanco 27/07/2022

Elric: Stormbringer
Elric: Stormbringer é uma excelente material trazido e publicado pelo canal e editora Pipoca & Nanquim. Elric Stormbringer é uma adaptação dos livros da saga Elric de Melniboné escritos por um dos maiores escritores da fantasia e espada e feitiçaria de todos os tempos Michael Moorcock. O personagem foi inspirado pelo maior bárbaro da cultura popular moderno que é Conan O Cimério do grande escritor e pai da Espada e Feitiçaria Robert E. Howard, Elric é ao mesmo tempo inspirado em Conan, mas ele também é o total oposto de Conan, enquanto que o último é uma poderoso bárbaro um exímio guerreiro Elric é um frágil príncipe albino que possui uma maligna espada rúnica de lamina negra que ao executar seus inimigos a lamina negra consome a alma do oponente morto por ela revitalizando assim o frágil corpo albino de Elric. As paginas são muito bem colorizadas mantendo o patrão e a qualidade de fabricação dos materiais trazidos pelo Pipoca & Nanquim. A leitura e a admiração pela obra é magnifica e recompensada por belíssimas artes do ilustrador e adaptador de quadrinhos P. Craig Russell que também foi quem adaptou a opera O Anel de Nibelungo de Richard Wagner para quadrinhos.

Tarot Dealer 16/05/2022

Clássico da Espada e Feitiçaria em edição luxuosa.
A edição da Pipoca e Nanquim é grandiosa e muito bem feita. Estão de parabéns. O livro original é um de meus favoritos e gostei da HQ (com poucas ressalvas). A arte varia entre excelente e mediana, a trama mudou algumas coisas (a começar pelo livro ter três parte e a HQ possuir quatro) como falas e algumas falas e ações de personagens. Pessoalmente, eu achei as duas derradeiras partes da Graphic Novel mais aprazíveis. *

Laertte 16/05/2022

Elric Stormbringer
Histórias de fantasia sempre me chamam a atenção, e o conceito do Elric não poderia ser melhor. Um ser que é tão fraco que precisa de poções para se manter vivo e encontra uma espada que suga almas e dando-lhe a vitalidade necessária.
Stormbringer é o nome da espada e o nome deste que encadernado, que conta a última história do Albino.

Nenequest 10/05/2022

Muito divertido
Recomendo, como nunca tinha lido nada de Elric achei sensacional, bem divertido. Recomendo.
Ja quero ler mais kkkkkk

_Jorgeft 01/05/2022

Bom demais...
É com Stormbringer que tenho a minha primeira experiência com Elric…

Elric: Stormbringer, é a típica aventura de RPG onde o personagem precisa aprender consigo mesmo, pegar itens mágicos, reunir aliados e enfrentar criaturas malignas que podem destruir o mundo conhecido. Criado por Michael Moorcock, Elric é um dos pilares da Espada & Feitiçaria até hoje e suas adaptações para os quadrinhos possuem uma importância digna de nota. Elric: Stormbringer é o derradeiro capítulo da história do imperador feiticeiro do reino de Melniboné, portador da espada Stormbringer. A monumental batalha apocalíptica entre as forças da Lei e do Caos se aproxima, enquanto o anti-herói terá de enfrentar o seu inimigo mais perigoso, Jagreen Lern, pelo controle do equilíbrio do mundo.

O que P. Craig Russell faz nestas 212 páginas é algo espetacular, os seis arcos que compõem este grande embate entre “O bem e o mal” são angustiantes, desconhecidos, cruéis, épicos e acima de tudo lindos! A arte de Russell consegue criar uma aura única para esse universo de feitiçaria e desordem. Em nenhum momento você leitor se sente seguro, parece que sempre existe algo à espreita, e as proporções épicas impostas pelo autor ajudam a salientar isso. O mal aqui está sempre a um passo da vitória! E a insuficiência do personagem título em alguns momentos é claro… o desespero de Elric é o seu desespero!

A narrativa gráfica de Russell embora seja bela e com layouts de páginas inventivos e bastante únicos, ela em alguns momentos se torna truncada e bastante cansativa, isso fica bem claro no início onde as coisas ainda estão meio incertas e você não sabe o que vai acontecer. Isso é claro não desmerece a obra em quase nada, é compreensível que o autor tenha deixado esse início para introduzir o leitor ao mundo e tudo mais. Algo que pode incomodar também é o excesso de diálogos às vezes expositivos que a obra tem, a desculpa aqui é o “destino”. Do nada aparece um personagem e dá uma missão para o Elric e ele vai lá e faz de boa, isso me tirou um pouco da obra, mas são coisas pontuais.

No mais Elric: Stormbringer, é um ÉPICO de proporções inimagináveis!
Autor: P. Craig Russell
Tradução: Jeremias Giacomo
Editora: Pipoca e Nanquim

Cristiano.Cruz 30/04/2022

Épico
Uma obra densa, claustrofóbica e intensa, em que P. Craig Russell esmiúça toda sua arte envolta em um talento único, em que retrata a eterna luta entre o bem e o mal, aqui travada pelo frágil albino Elric de Melniboné e "sua" espada Stormbringer.

Emanuel 28/04/2022

Elric: Stormbringer
Diante do rapto de sua amada esposa Elric, o Melniboniano, descobre durante a sua jornada que tudo faz parte de um plano de Jagreen Ler, o teocrata, de invocar os deuses do caos para a terra e causar a destruição de tudo para assim surgir uma nova existência baseada em puro caos. Elric então se vê preso em sua sina de usar a Stormbringer, a espada ceifadora de almas forjada no caos para destruir os deuses do caos, para trazer sua vingança e buscar o equilíbrio entre a lei e o caos. Porém pode ser que o herói descubra que o preço do equilíbrio pode ser o fim de toda uma existência.

Amo o trabalho de P. Craig Russell e sempre que aparece alguma publicação nova dele no Brasil eu fico muito feliz e é compra certa. Com Elric não foi diferente. Eu não acho esse quadrinho incrível, ele nem mesmo chega aos pés de O Anel do Nibelungo, obra máxima do autor, mas trás um bocado de diversão. Trata-se de uma história de espada e feitiçaria clássica, contando com o mocinho, a sua amada indefesa, seus fiéis companheiros, o vilão malévolo, o sábio que auxilia sua jornada e uma trama vilanesca de conquista do mundo. O roteiro é corrido e tem muita solução que surge do nada. Com muito texto e pouco diálogo, lembrando bastante os primeiros quadrinhos da Marvel, mas nesse ponto acredito ser o padrão da época.
O que torna Elric incrível, e acontece com a maioria das obras do autor, é a arte. A arte de Russell tem algo que sempre me encanta. Ela combina com fábulas e aventuras e contos e fantasia de um jeito que mesmo nos momentos em que é menos elaborada tem algo que faz brilhar os olhos.

Em geral, é um bom quadrinho, que parece mais um livro ilustrado devido a forte incidência de longas narrativas, porém que entrega uma linda arte e enquadramentos fantásticos.

Por mim, a Pipoca e Nanquim tá de parabéns pela edição. Como se já não bastasse a capa dura com um design lindo de morrer ainda temos um miolo de papel offset de ótima gramatura que valoriza muito a arte e as cores usadas no quadrinho. Um livro lindo de se ter na estante.

Matheus ð 21/04/2022

AVENTURESCO E GRANDIOSO
Nunca tinha lindo nada do Elric, mas agora já quero mais. Principalmente por essa ser a última aventura da linha cronológica do Elric (pois Michael Murcock, autor da obra, a lançou dessa forma, começando pela última história) e durante a leitura você vai se deparando com vários relatos do passado que despertam a sua curiosidade, porém a falta de aprofundamento nos relatos não prejudicam a coerência da trama (nesse quesito lembrando um pouco o que Tolkien fez no Senhor dos Anéis).

O roteiro é coeso, tendo bastante raizes na literatura. Em diversos momentos lendo os balões narrativos, me senti lendo um livro. A trama em si, na minha experiência, me trouxe a sensação de estar dentro de uma história de RPG, repleta de missões e aventuras para salvar o mundo, onde o herói precisa buscar equipamentos para ficar mais forte para enfrentar os seus inimigos, e essa sensação foi bem divertida.

Temos no início da história uma introdução rápida de quem é Elric e do plot básico da história, que mesmo sendo rápida é eficiente e não fica enrolando. Contudo, essa rapidez em alguns pontos da história é um pouco problemática, parecendo pressa, com cenas sendo resumidas em poucos quadros ou sendo substituídas por textos narrativos, o que atrapalhou minha imersão na história (talvez isso tenha acontecido quando Russell publicou mensalmente em 95' e, talvez, tinha um número limitado de páginas para a história). A história da metade para o final toma proporções grandiosas que prendem o leitor a querer ler mais e mais, apresentando uma conclusão bem filosófica.

E falando no P. Craig Russell, a arte dele é fenomenal! Este foi meu primeiro contato com o trabalho do artista e simplesmente adorei. A arte não só é bonita, mas se entrelaça com a narrativa, com enquadramentos e balões muito criativos que passam sensações do que acontece na trama para o leitor.

Pro fim, é realmente um clássico, com uma leitura de bom entretenimento, que vale muito a pena ser lido. Ansioso para mais publicações dessas adaptações do Elric por P. Craig Russell.