O Silêncio das Mulheres

Larissa1313 08/03/2024minha estante
Sim, bem detalhada

Fransuerda 08/02/2024

Guerra de Tróia
Mais um livro sobre a famosa Guerra de Tróia, provocada pelo rapto de uma mulher, a bela Helena.
O livro traz visibilidade a percepção das mulheres em meio ao caos da guerra, o quanto sofreram e foram obrigadas a ressignificar sua própria existência. Em muitos momentos a narrativa é bem crua não poupando o leitor das barbáries da guerra.
A cada vez que leio sobre o glorioso Aquiles, mais antipatia sinto pelo semideus, e mais empatia sinto por Pátroclo. Sempre me "quebra" o lamento e reinvindicação de Príamo pelo filho Heitor....
Um bom livro, uma escrita envolvente e uma nova perspectiva! Indico.

Katherine.Rayane 28/01/2024

Demorei mais tempo do que pretendia para ler e não é porque achei a história ruim não. Acredito que dê certa forma, como eu já li "A canção de Aquiles", além de já saber do núcleo da história, foi muito difícil desligar a personalidade de um livro para o outro.

Enfim, esse livro é bom para mostrar, de maneira totalmente desromantizada, que em uma guerra as mulheres sempre vão sofrer mais, a forma como a autora retrata a objetificação delas é bem cruel - e real.

Tatiana221 17/01/2024

Todos conhecemos a história da guerra de Tróia, mas este livro traz algo novo, como a história contar através de uma troianos em acampamento grego

Mariana 16/01/2024

Gostei muito!
Gosto muito de Mitologia Grega e a Guerra de Tróia, porém me chamou muito atenção esse livro por ser na perspectiva feminina. O livro é muito bom, talvez com uma leitura um pouco lenta, mas ainda sim muito bom.

Sarah 06/01/2024

Trágico
É um livro curto, porém lento, e muito introspectivo, porque a Briseida (narradora principal em 60 porcento do livro) é uma mulher reduzida a ser calada, a servir vinho e ser um objeto de conquista. Gostei muito da ambientação, porém achei muito arrastado e não gostei do foco dos capítulos do Aquiles. Vale a pena tentar, mas é um livro bruto.

Emi 03/01/2024

Um livro que faz você abrir seus olhos para o que realmente foram os heróis gregos: um monte de meninos mimados que tinham o que queriam

Pêpe 23/12/2023

Amei
Eu nunca tinha lido nada sobre a Guerra de Tróia, embora tenha ouvido falar.
Briseis vê sua vida mudar drasticamente, quando sua cidade é tomada pelos gregos, e de rainha passa a prisioneira.
Pelo prêmio de combate, ela é dada a Aquiles o herói em prêmio, mas não está sozinha, várias mulheres são arrancadas de suas casas e lançadas aos combatentes.
A Guerra de Tróia é conhecida por brigas entre homens por causa de uma mulher, que foi roubada e levada ao mar.
É muito interessante ler sobre a mitologia grega.
Eu gostei muito e recomendo

Mila 10/12/2023

O silêncio é apropriado à mulher.
Que reconto maravilhoso e difícil.
Chega a ser enjoativo ver pelo olhos da Briseida todo o horror e agonia que as mulheres passaram na guerra de tróia e aprender que toda guerra tem um outro lado e que os heróis de uma história são os vilões de outra.

Nai 04/11/2023

Uma leitura bem lenta
Para quem gosta da história de Aquiles é um bom livro, pois acredito que estará mais preparada para o ritmo lento da história.
Peguei o livro sem saber do que se tratava e abandonei ele 2x, mas terminei.

ana.giuriati 27/10/2023

Brutalmente real.
Mesmo que o conto da guerra de troia nao seja real, as coisas contadas nessa história são. Conta o ponto de vista de Briseida sobre como foi virar a escrava de Achilles.

Muito cuidado com gatilhos, é bem explicito sobre a realidade das escravas e sobre os estupros e desumanidades que eram impostas nelas.

Eu adorei, fiquei com um nó na garganta em varios momentos, mas acho que é um assunto muito delicado que foi muito bem tratado e que precisa ser mais falado.

Gracielle 23/10/2023

Pat Barker ??????
Que obra maravilhosa ????
Me emocionei diversas vezes durante a leitura. Mesmo que já haja muitas conquistas em relação a posição social das mulheres atualmente, ainda assim, é possível perceber diversas semelhanças entre a maneira como as mulheres de Tróia são tratadas durante a guerra com os diferentes tipos de violências que atualmente muitas mulheres sofrem. Dar voz a mulher que historicamente foi silenciada contribuía para que possamos contar a história da humanidade também como protagonistas que somos. Amei o romance ?

Lari.Bisordi 20/10/2023

Li a canção de Aquiles e essa releitura pelos olhos das mulheres é muito impactante e importante.
Nas histórias sempre lembramos dos homens e suas conquistas, mas esquecemos o que fez com que esses homens chegassem até lá.
Nunca podemos enaltecer somente um lado da história e não podemos aceitar ouvir só o lado bom.