No silêncio da guerra

No silêncio da guerra João Paulo Coca

Resenhas -

Bel Bravini 13/03/2024

Ficção histórica BR
Primeiro livro que vejo abordar a participação do Brasil na segunda guerra mundial. Criei muita expectativa, e não me decepcionei.
Sabemos muito pouco sobre a experiência pessoal dos soldados na guerra, e mesmo sendo ficção, o livro já me fez pensar em coisas que nunca tinha considerado. O apartheid nos acampamentos, por exemplo, nunca tinha passado pela minha cabeça.
0 livro foi uma ótima experiência, sofri pelos personagens e me senti imersa na narrativa, recomendo.

Barcaro 10/03/2022

Recomendo
Uma leitura com muitos detalhes históricos. Impossível não chorar em alguns momentos e trazer pra nossa realidade de 2022 essa tragédia que é a guerra.
João Paulo Coca 04/01/2024minha estante
Oi, Patrícia!
Obrigado por sua resenha! Podemos fazer muitos paralelos com nossa realidade atual, infelizmente.

Jessica 26/10/2022

Esse é o segundo livro que leio do autor, e a experiência foi incrível, tem como plano de fundo a segunda guerra mundial e nele temos como protagonista Alberto, um homem comum, casado e com dois filhos e a participação da FEB.

Alberto terá amizade com Chico e Geraldo, esse personagem que me lembro com muito carinho pela sua simplicidade.

Eles terão que lidar com emoções fortes e muitos desafios durante a guerra, saber lidar com aflições e principalmente as perdas que não é nada fácil.

Um livro com personagens fictícios carismáticos, baseado em fatos reais que nos faz sentir todas as emoções e aflições.

Não irei me estender na resenha para não dar spoiler, recomendo a leitura.
João Paulo Coca 04/01/2024minha estante
Oi, Jéssica! Obrigado pela sua resenha!
Os dramas enfrentados pelos personagens acabam deixando o laço entre eles, ainda mais forte!

Lembrando que o conto 'Chico' complementa essa história.

Diogenes Ternero 18/02/2024

MUITO BOM!
No Silêncio da Guerra explora a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial através de uma história emocionante.

O entrelaça contextos históricos com elementos fictícios, resultando em uma narrativa carregada de tensão, que retrata os horrores da guerra e seu impacto no psicológico humano, revelando suas transformações e desafios.

Enviado para a Segunda Guerra Mundial, junto a outros milhares de brasileiros, Alberto Cavalcanti se sente responsável por liderar os mais jovens no campo de batalha enquanto ele mesmo enfrenta seus dramas e fantasmas causados pela própria guerra.

A progressão da jornada de Alberto, de um homem comum a tenente, é habilmente executada, revelando todas as nuances de sua transformação. De maneira sutil, talvez daí surja o título do livro, Alberto emerge como apenas um dos muitos que enfrentam os desafios e sofrimentos ao longo desse processo.

As angústias, o medo e os questionamentos sobre os valores morais são constantemente explorados. Pai, marido e filho, assim como os chamados inimigos, levanta uma questão: Como seguir adiante após tirar a vida de um pai de família ou de um jovem com toda uma vida pela frente?

O construção do drama de Alberto proporciona uma imersão intensa, oferecendo aos leitores uma pequena amostra da atmosfera terrível que permeia o ambiente de guerra.

Ao contrário de outros livros com tema semelhante, No Silêncio da Guerra oferece a oportunidade única de acompanhar a vida de um pracinha durante a guerra. Uma história emocionante que retrata os combates intensos da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Uma combinação perfeita entre emoção e conhecimento.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/