Almanaque do Rock

Almanaque do Rock Kid Vinil

Resenhas - Almanaque do Rock

Thais S, 27/05/2011

Isto não é uma resenha.
"A banda acabou cedo por que o vocalista era um cara meio deprê e se suicidiou".Apesar de ter várias informações úteis, esse comentário sobre o Joy Division me deixou envergonhada.
Shadai.Vieira 23/12/2018minha estante
a parte do alice in chains também foi péssima.
ele disse algo do tipo "na esteira do sucesso do nirvana e do pearl jam veio o alice in chains"
sendo que o single Man in The Box estourou antes do lançamento do Nevermind, e o Pearl Jam abria shows do aic em Seattle.

Fernanda1389 12/01/2011

Almanaque do Rock
São mais de 50 anos que o rock n' roll está entre nós. Com um ritmo contagiante que engloba elementos como o country, jazz, música clássica, folk, blues é impossível ficar parado.
Velharias como Chuck Berry, Johnny Cash, Roy Orbison e Elvis Presley continuam a ser ouvidas e cantadas por pessoas que jamais os esquecerão.

Em 248 páginas e divididos por 6 capítulos desde a década de 50 ao ano de 2000, o livro traz diversas histórias de diversas bandas e com imagens que fizeram o rock n' roll.

"Na sua forma mais pura, o rock é composto de três a quatro acordes, uma batida forte e contínua e uma pegajosa." Pág. 12

Cabelo comprido, correntes, camisetas de bandas. Sim, essas são umas das características de quem curte esse gênero de música.
As pessoas veem o rock como uma forma de rebeldia até nos dias de hoje, quando acham que de alguma forma ele está ligado ao diabo.
Mas na verdade foi uma forma que os jovens da época encontraram para se rebelarem contra o racismo e outras formas do gênero por meio das letras das músicas que uniam a todos.

O rock and roll originou-se na década de 50 e não se sabe ao certo se foi os negros como Chuck Berry, Ike Turner, Bo Diddley ou os brancos como Bill Haley, Johny Cash, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley que deram início. A única coisa que se sabe é que ele ainda continua contagiando a todos.
O rock se originou nos EUA e passou por países da Europa e Brasil.
As mulheres se destacaram nesse meio de rebeldia como Janis Joplin e grupos como The Crystals, The Runaways.
Sua história é composta por alegrias e tristezas, álbuns polêmicos e destaques inéditos.
Em suas amplas ramificações se estende o heavy metal, folk, new metal, black metal, punk entre outros.

Sem dúvida é um livro ótimo para ler e saber sobre a história da música. Sou um pouco suspeita em relação a isso por amar esse estilo e confesso que me atrai bastante por ele.
Conheci novas bandas e as histórias das que eu já conhecia.
Para quem gosta do estilo, esse é um livro que tem que estar na cabeceira da cama.
E para quem não gosta, não recomendo. Pois o livro é como um informativo em datas, lançamentos, história e música de destaque.

Peterson Boll 26/03/2018

Apesar de mal organizado, é uma deliciosa leitura, e Kid Vinil (que entendia muito de música, muito mesmo!) não deve ter feito (ou se fez, muito pouca) pesquisa bibliográfica, pelo jeito que foi escrito/editado, tudo ali deve ter saído diretamente da memória do escritor.

Simone Serra 07/05/2009

O Kid Vinil fez uma boa pesquisa, mas não tem informações nas muitas fotos do livro, acho também que dava para pôr mais informações sobre as bandas mais influentes, para quem curte Rock, é indispensável.

Thiago548 03/10/2014

Um bom livro!
Kid vinil narra nesse livro a história do rock n´roll como se fosse uma linha do tempo, relatando fatos importantes do citados artistas, embora às vezes pareça que a leitura fique meio que corrida, é até compreensível, até pq o estilo musical tem uma longa história que caberia muito bem em uma enciclopédia, mas isso não é nenhum demérito, pelo contrário, a leitura flui bem, não é maçantee é bem esclarecedora!

Juliano.Mello 07/09/2015

Prato cheio!
Pra quem gosta de rock, indispensável. Aborda as principais bandas de cada década do rock, bem como seu legado. O leitor sai com dicas a mil.

site: https://julianomello.wordpress.com/

Adriana.Maria 07/03/2018

Almanaque do Rock, Histórias e curiosidades do Ritmo que revolucionou a música, Autor Kid Vinil (R.I.P ). Editora Ediouro, 2008
Um ser humano que respira o Rock em suas veias precisa ler e eternizar um legado deixado pelo Mestre Kid que com precisão registrou as melhores Bandas que marcaram a Cena Underground do Rock, todo Underground e Oitentista que se preze precisa ter no acervo para sempre

Shadai.Vieira 23/12/2018

ótimo para iniciantes!
Se você não conhece muto a história do Rock, e de seus sub-gêneros, esse é um almanaque muito bom, mesmo que já esteja defasado por ter sido escrito há mais de 10 anos.
Mas, se você assim que nem eu, é um rockeiro experiente, esse livro serve só como passatempo.