Palavra e afeto

Fernanda 22/03/2022

Palavra e afeto - Hortência Melo
Resenha disponível no blog:

Palavra e afeto - Hortência Melo

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/03/resenha-palavra-e-afeto-hortencia-melo.html

Evy 15/04/2022

Palavra e afeto é um abraço. Aquela pausa necessária na correria do dia a dia e que faz com que a gente volte a pensar nos detalhes mais simples e tão importantes da vida. Não só isso, também traz reflexão, assuntos importantes e momentos de prazer. Li durante a manhã e por várias vezes me vi sorrindo e as palavras me ajudando a enfrentar o dia. Acho que leitura também é isso.

Hortência Melo tem uma narrativa tranquila que divaga entre a simplicidade e a beleza e tratam do autoconhecimento, do amor, da resiliência, da força de vontade e também navegam na perda e na superação. A autora iniciou o compartilhamento de suas palavras no Instagram de mesmo nome, durante a pandemia e seu primeiro livro é um compilado desses pequenos textos da vida cotidiana e poesias inéditas.

As palavras e afetos que encontramos neste livro, muitas vezes já sabemos, conhecemos, e podemos até achar clichê, no entanto isso tem ficado tão enterrado ou escondido pela correria e dureza dos dias, que ler essas palavras traz à luz esses sentimentos necessários e nos faz pausar a vida pra quem sabe dar um pouco mais de importância a pequenas vitórias, a sorrisos perdidos, a momentos de paz...

"Todo mundo é obrigado, em algum momento da vida, a suportar o seu próprio caos".

"Você pode até desmoronar, mas não permita que seus escombros caiam em cima de quem não tem nada a ver com suas ruínas".

"Para cada mulher grandiosa existe uma luta por sua liberdade. Porque até abraços podem ser gaiolas. E estão a todo momento tentando nos prender".

"Sou minha casa".

"No meio do tanto que me amo,
Ainda falta outro tanto para me amar".

Para acomodar essas palavras, a edição desse livro está linda, muito cuidadosa em espaços, tipografia, ilustrações, tudo realmente encantador. Recomendo a leitura, mas em especial, a pausa necessária na correria do dia a dia!

Emilyn moretwopages 04/04/2022

Apaixonante.
Palavras que ganharam o meu coração.

Este ano resolvi sair um pouco da minha zona de conforto e explorar novos gêneros e com isso surgiu a ideia de conhecer o trabalho da @palavraeafeto, resultado = ficar apaixonada por cada detalhe deste livro.

Palavra e afeto é um livro sobre autoconhecimento, com muito carinho e amor em cada página, o leitor consegue se identificar nas passagens e amar cada uma delas, até mesmo as lições que chegam como uma lâmpada ou um empurrão.

Cada página carrega um pouco das nossas incertezas e inseguranças, nos mostrando que é normal falhar e as vezes dar um passo para trás para prosseguirmos com nossos objetivos.

Palavras que trazem conforto, aconchego e muito amor, a autora sabe brincar com as palavras e transmitir diversos sentimentos em uma só página.

Apesar de serem textos independentes, reparei que há uma certa linear no livro, da angústia a alergia, da derrota a superação e gostei demais desta sacada.

A edição também ajuda muito na identificação de cada texto/poema, harmonizando com as palavras descritas ao longo do livro.

Fiquei apaixonada e é claro favoritei! Virou meu livro de cabeceira e super recomendo para todos ??

Amanda.Contiero 10/04/2022

Palavra e Afeto
O livro comporta poemas e textos com conteúdos variados. Partimos em uma viagem aos sentimentos e sensações (positivos ou não), relações humanas, ressignificação. Afetividade. Ao Outro. Ao Eu. Autoconhecimento. Achei incrível a leveza dos versos da autora que carregaram, concomitantemente, o poder de conduzir a muitos tantos por aqui. No íntimo. Processos de identificação majestosos. Os conteúdos são desenvolvidos com todas as mazelas que a realidade pode refletir aos dias. Cicatrizes expostas. O diferencial? Um toque harmônico e doce de esperança que torna a leitura extremamente agradável. Eu amei a leitura e super recomendo. Resenha completa em @psicologaliteraria.

Jessica Pereira 24/03/2022

Mix de sentimentos
Primeiramente que livro lindo! Gostei muito da forma como me senti lendo, embora seja um livro de 232 páginas, não li rápido porque entendo que é algo para ser devorado aos poucos, para absorver cada palavra lida, sabe? E tentar colocar no meu cotidiano.

Sou uma pessoa que tenho amor próprio, porém nem sempre foi assim e há momentos que volto com as minhas inseguranças e li essa frase:

"No meio do tanto que me amo,
Ainda falta outro tanto para me amar".

Como duas linhas fez tanto sentido para mim, porque é isso sabe? Quero progredir cada dia mais e me importar menos com a opinião alheia sobre minha aparência, ou pelo meu jeito de ser e minha versão de hoje é melhor do que a do passado, mas será inferior a minha versão do futuro e é sobre isso. Vivendo em constante mudança e espero que para melhor.

O livro é carregado de sentimento sobre autoconhecimento, decepções, perdas, resiliência, a autora arrasou demais! Outro trecho que me marcou demais foi:

"Atente-se se vale a pena insistir
Em permanecer nesse lugar
Que você não pode ser você".

Seja você sempre pessoal! Esse livro é ótimo para presentear alguém especial.

Bia 08/07/2022

Não consegui me conectar com a escrita da autora. No início até achei alguns trechos bonitos, mas da metade pro final foi desafiador e tive que persistir pra terminar.

givemeaminute 01/02/2023

Poesia egocêntrica de twitter. Não funcionou para mim, mas não quer dizer que seja um livro ruim. Como eu disse: apenas não funcionou para mim. A arte da capa e do interior do livro é impecável.

Amanda.Contiero 10/04/2022

Palavra e Afeto

Robson68 06/07/2022

Poesias que comunicam
O livro Palavra e Afeto é um abraço fraterno de cumplicidade. Com cuidado nas palavras, Hortencia Melo nos entrega poesias que comunica inteiramente conosco, comunica com o eu interior de forma única. Engana-se que é feito para mulheres, este livro tem um quê redescoberta. Vale cada página lida, além da arte encantadora.