As Melhores Histórias da Mitologia Hindu

As Melhores Histórias da Mitologia Hindu Carmen Seganfredo

Resenhas - As Melhores Histórias da Mitologia Hindu

RICKDIAS7 13/04/2017

MITOLOGIA-2
Eu li várias críticas negativas pela internet sobre os livros da série "As Melhores Histórias da Mitologia" de autoria da parceria de Carmen Seganfredo e A. S. Franchini, mas, acho que elas foram pesadas demais. Eu concordo que em muitas partes eles colocam comentários juvenis demais e trocadilhos sem graça nas falas de alguns personagens mitológicos (o que soa totalmente desproposital). Mas os autores merecem todo reconhecimento por terem trazido para o grande público brasileiro mitos de culturas que são praticamente desconhecidos por aqui. Claro que esses não devem ser considerados trabalhos "de fonte" para os pesquisadores profissionais, folcloristas e mitólogos, mas, nesse caso existem os livros especializados que esses pesquisadores devem saber onde achar para consultar. Em relação a esse "As Melhores Histórias da Mitologia Hindu" eu gostei muito de conhecer sobre as origens dos principais deuses hindus e a versão resumida do épico Ramaiana que tanto influenciou a arte e a cultura dos países da região do sudeste asiático. As outras pequenas fábulas e parábolas não achei tão necessárias, mas não deixam de ser curiosas e uma leitura boa para entretenimento. No geral, é claro que eu recomendo esse livro!

Drakomanth 07/04/2021

Mais uma VezFranchini e Seganfredo
Como sempre a leitura sofre do vício da representatividade comparativa com a cultura pop. O que torno a dizer: "Empobrece deveras a leitura das narrativas". Quando não frases desnecessárias cheias de intolerância religiosa apresentam a falta de seriedade no trabalho que faz com quê premissas como: "O mais apropriado seria chamá-los de Mentores, pois possuíam, ao modo Merlin para com o menino Arthur..." ou como " "...respondeu ele, bem ao contrário de Cristo, que disse a seus discípulos...". Esse nível raso de intelectualidade, ainda assim, como firmo palavra, não desmerece o trabalho como um todo. Se alguém não consegue entender do porque faço tantas criticas aos autores, mas enalteço os trabalhos, deixo claro que é devido - "Por mais que eles apresentem sequelas de alienação ideológica, as narrativas sempre prevaleceram, ou seja, calando suas bocas (os argumentos desnecessários) se mantem a pureza das narrativas".

Helô Kleine 15/01/2024

Gostei bastante do livro.
Amo a mitologia hindu, ja tinha lido vários artigos e textos ao longo de anos a respeito na internet, mas nunca num livro que reunisse algumas historias como esse.

Achei que faltaram algumas coisas, eu teria tirado as parabolas e inserido mais capitulos sobre os Deuses Hindus, achei que essa parte foi curta e as parabolas pouco interessantes.

Eu realmente gostei demais do Ramaiana. Recentemente tinha assistido um filme que conta esse épico e foi um prazer poder lê-lo. Não fica atras de nenhum livro de fantasia onde ocorrem batalhas.

Recomendo a leitura pra quem gosta do tema! Principalmente pra quem quer iniciar seus conhecimentos nessa mitologia.