Estúpido Cupido

Estúpido Cupido Ayslan Monteiro

Resenhas - Estúpido Cupido

1 | 2 | 3 | 4

Wacs 27/03/2023

Me surpreendi com o desenrolar do livro. Achei que seria bem bobo mas nada disso. Curti super a relação que foi feita com os deuses do Olimpo e a união de temáticas atuais com histórias antigas.
Essa outra visão do mundo, dos deuses, dos mitos e das perspectivas me deixaram surpresa com a criatividade do autor.
Um livro muito bom pra conhecer a escrita do autor, já que foi o primeiro dele.
Um ponto negativo é que é uma história previsível. Senti isso desde o começo mas quis terminar mesmo assim e no final fiquei feliz.

maluverso 28/03/2022

?Tive a chance de achar alguém por quem valia morrer.?
Na moral, eu não tenho a MÍNIMA IDEIA de por onde começar isso aqui, pois esse livro é TÃO PERFEITO que me faltam palavras.

Ontem, enquanto eu devorava esse livro com toda a avidez possível, encontrei um trecho que é, inclusive, o título dessa resenha e resolvi compartilhar no Instagram por achá-lo a coisa mais linda do mundo (igual todo o resto do livro) e o autor (mega-acessível, diga-se de passagem) foi muito atencioso. E isso só deixa mais claro o quanto esse livro é perfeito.

O cuidado de tratar a história LGBTQUIA+ nesse livro, tal qual como os sentimentos dos personagens e a história em si me conquistaram. Fiquei ainda mais apaixonada quando descobri que o autor era nacional (diga-se de passagem que Ayslan não é um nome que ninguém pensaria à primeira vista ser de um nordestino arretado assim!).

Não vou me estender mais para não correr o risco de soltar spoiler, mas, por favor, LEIAM ESSE LIVRO, vocês não vão se arrepender!

(Talvez chorar um pouquinho, mas isso é o que torna a experiência genial).
Nicolleday 28/03/2022minha estante
mt bombom

MatthewsVianna 20/04/2022

Como sempre, os autores brasileiros que escrevem sobre sua própria cultura provando o quanto temos uma baita diversidade para ambientar histórias extremamente divertidas. Os personagens são muito cativantes e a maneira que a história foi contada é muito envolvente.

Ayslan tem uma característica que também vejo no trabalho do autor Vitor Martins: uma escrita leve e cativante que conversa muito intimamente com a gente.

Aninha2044 24/02/2023

Eu aposto na gente
> Escrita [1/1]
Apesar de eu achar que o Ayslan consegue entregar até mais na questão de escrita (porque eu percebi que tem algumas frases super poéticas e maravilhosamente bem escritas no meio do texto), eu vou dar nota máxima porque não deixou nada a desejar. É uma escrita gostosa.

> Formato [0,75/1]
Meu coração tá me sussurrando que essa história seria mil vezes mais incrível se os capítulos fossem alternados entre *histórias através dos milênios* e *século XXI*

> Fantasia/Romance [0,5/1]
Eu acho que o livro não focou tanto na construção e demonstração de magia pra ser considerado um livro de fantasia/mitologia. Mas eu tambén achi que faltou um pouco de romance, sabe aquilo que aconteceu na comic-con? Podia ter sido pelo menos metade do livro nessa vibe pra gente se apegar mais no casal antes de dar merda.

> Personagens [0,5/1]
Não me apeguei muito a eles, mas pelo menos não odiei nenhum (apesar de que fiquei sim com raiva da bruna e do guilherme por eles não terem entendido o lado do Theo).

> Enredo [0,75/1]
Isso aqui é mais uma questão beem pessoal mesmo, mas eu não consigo imaginar a narrativa de deuses homofóbicos. Eu acho que podia ser alguma questão um pouco diferente o problema motor, porque livros de romance LGBT não fantásticos já têm isso de rejeição da família, então um livro com DEUSES podia ter um problema mais incomun.

Mas eu devo dar um ponto extra pro Ayslan porque esse foi a primeira obra que eu li em que "o poder do amor é mais forte" foi usado com coerência!!
Ayslan 25/02/2023minha estante
cara essa resenha tá maravilhosa! muito obrigado, anotei várias coisas dela

Manu | @banumance 11/08/2022

eu aposto na gente
Mais do que favoritado, esse livro ganhou um lugar fixo no meu coração?
Tem tanta coisa que eu queria falar mas eu simplesmente não consigo organizar as ideia MEU DEUS VIU
Só queria apagar da minha mente pra poder ler tudo denovo
Ayslan 11/08/2022minha estante
Lenda! ??

Letticiaa 12/03/2023

Eu aposto neles!
Deuses, o que falar desse livro?!?!?!! Ele tem literalmente todas as propostas que eu gosto, é divino. Já começamos com o prota numa consulta com a psicóloga, nada melhor que isso. Depois só melhora.

Todos os personagens entrando pra minha listinha de favs, e tá tudo okay! A forma de como é contada a história é perfeito, simplesmente.

Eu adorei de coração a proposta dessa premissa!!!!

natan 11/06/2022

bem gostoso de ler
apesar de ser previsível em alguns pontos é um livro gostosinho de ler, com bons personagens, bastante representatividade e uma escrita linda

Clara :) 28/05/2022

?a gente tem um ritmo só nosso?
desde da divulgação da capa desse livro eu fiquei maluca pra ler ele pq é bem a pegada de história que eu gosto e fiquei feliz de ter me divertido lendo! o problema foi que eu fui inventar de ler no meio de uma ressaca e cheia de coisas da escola para fazer, por isso não aproveitei tanto :(
achei uma escrita lindo e vejo como o autor tem bastante futuro pela frente (que com certeza vou ler), mas teve alguns pontos que me incomodaram pq eu achei o personagem principal um pouco arrogante, alguns pontos na minha concepção são feitos só para chocar, já que no final há a resolução que não é afetada pelo o que ocorreu e volta tudo ao normal como se nada tivesse acontecido e tem um dos mistérios principais que eu já descobri no momento que o personagem apareceu kk
mas, com certeza indico a leitura e é um romance lgbt bem fofo e com uma história bem legal, principalmente se vc gosta da pegada de mitologia!

Hakonda 15/05/2022

Outras faces dos deuses.
Eu tava ansiosa demais para ler esse livro e finalmente consegui. Nele acompanhamos Theo ou o quê todos desejamos na vida, que o Cupido nos agracie com um lindo amor.
É uma leitura intensa e maravilhosa, mescla perfeitamente o tema dos deuses com assuntos muito sérios que devem sempre ser debatidos.
Os personagens são extremamente humanos, falhos e com inúmeros medos, mesmo que você seja um deus está em posição de cometar cagadas e ta tudo certo.
Enfim, foi tudo o que eu esperava e mais um pouco, a escrita é deliciosa e envolvente, recomendo demais.

Fábbio (@omeninoquele) 05/04/2022

Perfeitooo!!!
#OMeninoResenhando
?O amor é tão etéreo quanto unicórnios e pégasos. Uma fórmula química, uma equação matemática que durante anos foi disfarçada como o maior bem da humanidade.?
Theo Kostas tem vinte e sete anos e está na melhor fase da sua vida, quando é CEO de um aplicativo de relacionamentos famoso, o Finderr, junto de seu amigo e crush, Guilherme. Mas por outro lado, o amoroso, as coisas não estão boas e as relações pessoais tambem não avançam, e é por isso que Theo procura ajuda na terapia.
Na verdade, Theo esconde um segredo de todos, ele é o Cupido, o Deus Grego filho de Afrodite e neto do todo poderoso Zeus, que aqui é mega preconceituoso e depois que o neto se apaixona por um cara que era sua missão, ganha como penitência o dom de só poder juntar casais heterossexuais e de viver entre os humanos.
Theo tem muito medo do que pode acontecer com alguém que ele possa gostar e por isso se fechou pra todos e passou a não acreditar no amor, logo ele que ganhou o dom de juntar as pessoas. E a medida que a narrativa vai acontecendo, fica explícito o quanto de sentimento ele carrega pelo amigo, o que pode ser um risco, já que o avô abomina essas relações, e quando Theo pisa mais uma vez na bola, o avô lhe impõe mais uma penitência, a de juntar o primeiro homem e a primeira mulher que ver, sem os poderes do Cupido ou a destruição em massa de tudo o que ele construiu na terra, e agora podem esperar muita confusão pois logo após essa nova penitência quem são os primeiros que o rapaz da de cara? O Guilherme, seu crush e a Bruna, sua melhor amiga.
O enredo é muito incrível, o autor nos mostrou uma versão bastante sua ao tema mitologia que a gente tanto conhece e nos trouxe um personagem muito cativante, mega desastrado que está aprendendo com seus erros e que a todo momento na narrativa conversa diretamente com o leitor desmistificando o que conhecemos sobre os deuses gregos. E isso deu muito certo, porque deixou a trama mega envolvente, leve e com essa pitada de romance que faz nosso coração derreter e torcer a todo momento por esses dois.
Aliás, os personagens secundários são muito bons também, tanto os deuses gregos que ganharam um olhar diferente do qual estamos acostumados, quanto os amigos mais próximos do Theo, a Bruna uma garota trans e braço direito do nosso protagonista. E a doutora Emi que é a quem ajuda o rapaz a segurar a barra.
"Estúpido Cupido" me ganhou pelo estilo, porque sou apaixonado por mitologia e quando vi as artes de divulgação numa outra rede social, eu sabia que precisava lê-lo. Mas além de um livro que fala sobre esse tema, e com um casal que me encantou profundamente, o autor ainda trouxe pra sua trama assuntos muito relevantes e sérios que precisam ser discutidos, como o preconceito e o tabu em torno da Aids.
Ayslan Monteiro entregou tudo o que eu esperava e mais um pouco, daí eu te recomendo demais pra que você conheça a história desses dois, do Theo e do Gui, e nem vou contar muito mais pra não estragar a experiência mas saiba que EC vai te ganhar assim como me ganhou.
#EstupidoCupido #AyslanMonteiro #EC #Kindle #EuLeioNacional

Wes 19/04/2022

Legal, um pouco emocionante, mas não perfeito?
Queria mais dos flashbacks, aquele dos anos 90 me quebrou todo. Mas precisamos falar sobre o Theo que personagem sem sentindo e confuso, não entendi, ele é jovem ou adulto, ou os dois? O cara tem mais de 300 anos e nos últimos anos ele age como um adolescente de 17, cara sei que teu avô de ameacou e tal, mas assim, tu já tá velho o suficiente pra ser mais esperto do que ele, olha tudo o que tu já viveu, ficar indeciso por coisa besta não combina contigo bicha. Bota um cropped, reage!

saturrnelly 13/03/2023

Não gostei
Achei o livro bem ruinzinho, principalmente a parte onde o cupido era apaixonado pelo narciso e ao que entendi o narciso também era apaixonado por ele, e isso pra mim não faz o menor sentido, baseado na história do próprio narciso.

Camila | @abismos.literarios 11/03/2022

Maravilhoso é pouco.
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Eu vou começar essa resenha falando que: eu não sei se eu tenho palavras suficientes para conseguir demonstrar a magnitude desse livro. Ayslan, você ganhou o meu coração com esse livro incrível.

O que você faria se seu avô fosse ninguém menos que o todo poderoso Zeus? E sua mãe a deusa Afrodite? Além disso, como punição por sua sexualidade, você fosse nomeado como o deus do amor, o tão ansiado cupido, mas que só pode juntar casais heterossexuais?

Pois essa é a realidade de Theo, que há muitos e muitos anos vem vivendo sob a maldição de juntar casais, héteros, e nunca de fato viver um amor, já que Zeus, o grandioso preconceituoso, deu fim ao seu primeiro e grande amor. Theo já passou por muitas gerações, já viveu tudo que se possa imaginar, e agora se encontra diante de um grande dilema: ele vai precisar dar uma de cupido com o seu melhor amigo, por quem ele é apaixonado há anos, mas com receio do que seu avô possa fazer, jamais deu uma chance para esse amor. Com muita terapia, muitas reviravoltas, Theo tem um prazo a cumprir, será ele capaz de encontrar um par para seu amor? E como lidar com todo o sentimento que está há muito lhe sufocando?

É um livro grandioso, sem dúvidas, e espero realmente que alguma editora publique essa preciosidade. Ayslan alugou um triplex na minha cabeça que provavelmente vou ficar meses pensando em tudo que rolou aqui, surtos e lágrimas, mas também um coração quentinho.

A representatividade presente nesse livro é gigantesca, necessária e emocionante. Ainda mais sendo um livro nacional, num momento tão caótico como o que estamos vivendo, se faz muito importante termos essa voz e esse lugar... há milênios seguimos resistindo, não é mesmo Theo?

Os personagens são muito bem desenvolvidos, não tem como não se cativar por todos. E os plots da história? Surto atrás de surto, eu amei. Ayslan, com muita leveza e assertividade, consegue expor temáticas superimportantes e necessárias, e ainda nos dar um pouquinho de esperança no amor e na amizade. Uma grande releitura que eu realmente espero que alcance o mundo inteiro. E claro que eu quero muito uma continuação né?? Hehe.

Ps: sabe o que mais? Esse magnifico livro está disponível pelo Kindle Unlimited, então, corre lá baixar, ou comprar, e dar uma força para esse autor maravilhoso!

site: https://www.instagram.com/p/Ca9yK1IL3c4/

Beatriz0804 03/10/2023

Surpreendente
Nunca leio sinopse de livro, eu jurava que seria mais um livro clichê sobre cupido e estava completamente enganada. Um livro muito surpreendente e divertido que conta a história do nosso querido cupido Theo e como ele lidou com o seu avô Zeus.

@emcadacapa 10/06/2022

MARAVILHOSO!
PERFEIÇÃO EM FORMA DE LIVRO! É isto, eu poderia encerrar a resenha aqui. Comecei o livro amando, no meio eu ria e enchia os olhos de lágrimas feito um abestado e terminei o livro aclamando.

A história é bem escrita, bem narrada (as vezes que o Theo fala diretamente com o leitor são sensacionais), bem amarrada... eu poderia passar dias elogiando o talento do autor, Ayslan Monteiro. A releitura dos mitos gregos, trazendo para os dias de hoje é incrível também.

Os personagens são feitos para serem aclamados, amados e odiados. Theo e Bruno são meus favoritos com toda a certeza. Claro que temos vários outros que ajudam a deixar Estúpido Cupido ainda mais perfeito, mas você precisa ler para conhecer.

A diversidade está em tudo nessa história, seja Gay, Bissexual, Trans ou Assexual... tudo é pensado e colocado de forma brilhante. As reflexões, as dores, os ensinamentos e o respeito que merecemos.

? INDICO ESSE LIVRO PARA QUEM...
? Sabe ler! Sim, leia esse livro por favor! kkkkk
? Ama comédias românticas.
? Adora releituras de deuses gregos.
? Gosta de histórias de amor.

1 | 2 | 3 | 4