A Saga do Demolidor - Volume 3

A Saga do Demolidor - Volume 3 Ann Nocenti...

Resenhas - A Saga do Demolidor - Volume 3

Felipe HQs e Mais 20/01/2024

Finalmente Nocenti + Romita Jr
Ah, quanta saudade! Finalmente chegou a hora de ler o volume 3 da 'Saga do Demolidor' e encontrar Matt Murdock sendo desenhado pelo gênio dos quadrinhos, John Romita Jr!

Ann Nocenti começa a colocar as peças de xadrez no tabuleiro, apresentando tramas que envolvem poluição química, que atinge e cega um pequeno garoto, tal qual Matt em sua infância. Com as mãos atadas pela justiça (Murdock perdeu o direito de advogar), cabe ao Demolidor encontrar provas que acusem uma grande indústria química.

No seu caminho, além de um Rei do Crime 'sangue nos olhos' e um Foggy Nelson 'traíra', Demolidor terá a dualidade em pessoa: Mary Tifóide! A vilã surge para acabar com a vida amorosa de Matt e Karen Page e, uma vez mais, levar o Demolidor à derrocada!

Ótimo gibi, ótimos desenhos, ótimas lembranças de reler todo esse material, agora no formato original, mais de 30 anos depois! Com o perdão do trocadilho - desculpa, Matt! -, mas não vejo a hora de ler o volume 4 da 'Saga do Demolidor'

E você, curtia essa fase da Nocenti & Romitinha? Conta aí nos comentários! E me siga lá no Instagram: @hqsemais

Criss 24/10/2023

Melhorando!
Diálogos fortes e realistas! Com questões até hoje muito relevantes! Arte melhora bastante de uma edição para outra, tornando as historias mais envolventes!

_Jorgeft 16/04/2023

Melhor volume até agora
Histórias com fortes críticas sociais e muito teor social envolvido... Por mais eu que tenha gostado não é a obra que supriu o vácuo que tenho sentido ultimamente. Sei lá é algo mais profundo, talvez precise de uma obra mais verdadeira! Volumosa

Claudinei 12/04/2023

Nova fase
Ann Nocenti nos volumes anteriores já vinha preparando o terreno para o que apresentaria a partir daqui, detalhes que antes estavam em oculto na trama começam a ser revelados , encorpando ainda mais esse arco nessa nova fase das histórias do “Homem sem medo”.
Ainda a novidade daqui em diante é a chegada de John Romita Jr. (o “Romitinha”) a equipe criativa, ficando responsável pela arte, com seu traço característico rapidamente identificado por um leitor mais atento, mesmo que, nessa época ele ainda fosse melhor do que é hoje, na minha opinião.
A retratação de Nova York do final dos anos 80 feita por Ann Nocenti é perfeita, bem característica do que víamos em filmes e series dessa época, uma cidade suja, violenta, com cidadãos com cara de poucos amigos e poucas pessoas dispostas a trabalhar em ações sociais em prol de metrópole, sobretudo da população mais vulnerável. Agindo como a exceção, o casal Matt e Karen mantém uma espécie de ONG, onde ajudam essas pessoas, sejam com problemas com drogas ou até mesmo prestando consultoria em causas civis, já que Matt perdeu sua licença de advogado.
Matt mantém-se firme em seu propósito de dar o seu melhor tanto como o Demolidor, agindo onde sua identidade civil não pode chegar, e ao mesmo tempo fazendo tudo a margem da Lei enquanto Murdock. Essa dualidade é perfeita para a autora trabalhar a personalidade do personagem, em como ele pode ser afetado , onde pode estar vulnerável e exposto e quais são seus sentimentos mais conflitantes.
Nessa edição temos a estreia da vilã Mary Tifoide, criação da própria Ann Nocenti , inspirada em uma personagem real, para o “universo” do herói, e digo com toda certeza que foi uma excelente criação, tendo em consideração que o Demolidor é um personagem dentro do contexto fictício muito poderoso e difícil de se combater de igual pra igual, dessa forma a autora de maneira inteligente trabalhou em cima justamente dessas qualidades do herói, criando alguém com características que poderiam confundir seu radar e dar aquela emoção do desafio pra manter o leitor interessado na sua história.
Ainda sobre vilões, o maior em todos os sentidos, a pedra no caminho do Demolidor, está de volta, ou melhor, sempre esteve agindo nas sombras pra acabar com a vida do “Homem sem medo”, Wilson Fisk continua movimentando o submundo e o sistema corrupto na intenção de derrubar o único em Nova York que é uma ameaça direta ao seu “reino do crime” e esse é o plot desse arco, essa obsessão do Rei do crime em dar um fim em quem dia após dia se dedica a fazer com que seus negócios não prosperem.
Até agora essa foi a melhor edição da Saga do Demolidor, a qual resumi seu conteúdo apenas aos eventos principais, mas que está cheio de sub tramas bem inteligentes feitas por Nocenti que vão se conectando aos poucos.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Murillo Bertolini 09/03/2023

Agora Nocenti mostrou para o que veio
Toda a promessa do público de que os volumes anteriores eram apenas um início de testes da escritora Ann Nocenti à frente do Demolidor e que a verdade fase boa dela começava aqui, se cumpriu. Que belo volume de histórias!

Nos volumes anteriores, era possível ver que a escritora tinha boas ideias e tocava em temas sensíveis, mas pecava na condução das histórias, que muitas vezes não aproveitavam todo seu potencial, além da arte irregular que também não ajudava. Mas com a entrada de John Romita Jr., na primeira edição desse volume, tudo muda.

A história que se divida em pequenos arcos, começa a se desenhar como uma grande narrativa, trazendo um dos maiores nêmesis do herói como vilão: o Rei do Crime, mais put0 do que nunca, após ter acabado com a vida de Matt e ainda sim ele ter sobrevivido e superado. Aos poucos a trama vai evoluindo, com Fisk ao fundo bolando seu plano para acabar com Matt, mas agora de outras formas: acabando com sua crença na lei e acabando com seu coração. Nesse momento, somos apresentados à Mary Tifoide, vilã/anti-heroína que mexe com o coração de Matt, possuindo características muito interessantes a serem desenvolvidas nos próximos volumes.

Além de trazer uma narrativa mais concisa e desenhos sensacionais de JRJR, a história não deixa de lado seu objetivo de trazer temas sociais à tona, pelo contrário: poluição ambiental, corrupção e direitos dos menos favorecidos são abordados nas histórias, fazendo um ótimo link com a atual fase da vida de Matt e seus valores como pessoa. Ótimo volume, que promete muito para a continuidade da série.

HARRY BOSCH 07/02/2023

Buum
Na escola um professor amedronta o pequeno Lance com os horrores das bombas nucleares. O menino vive sozinho, seu pai é um mercenário pago para matar. Matt recebe ajuda de Karen para fazer seus atendimentos, mas é ameaçado a parar devido a cassação de sua licença. O destino coloca o Demolidor a frente de Bullet (o pai de Lance) para uma luta.
Título original: "Boom".

Clóvis Maia 24/07/2022

Afinadinho...
Aqui chegamos ao ápice dos roteiros da Ann Nocenti conduzindo o Demolidor. Se antes ela fazia histórias fechadas, ela vai se conduzindo até criar seu ambiente diante dos personagens e ficando mais segura. Lembrando que ela pegou uma bomba sem pino ao assumir esse título. Aqui a chegada do Romitinha (que era genial demais nessa época) mostra isso. Ela passa aqui a fazer uma trama mais ampla, trabalhando a questão pessoal do Matt e seu amor, Karen, a tensão entre ele e o Rei do Crime e toda a pressão da Cozinha do Inferno.

Thiago.Romam 13/06/2022

Início de arco?
Esse volume finalmente saiu das histórias isoladas para iniciar um arco. Usou de algumas coisas que aconteceram nos volumes anteriores para preparar uma narrativa mais elaborada.

Agora sim sinto que está começando a valer a pena essa série da Ann Nocenti.
As histórias abordam mais sobre o crescimento do Matt/Demolidor, do que apenas histórias semanais com o demolidor salvando o dia.

Nerdilizando Tudo 07/06/2022

Continua espetacular
Segue esta saga espetacular!! A história está tomando rumos gigantescos e o Rei do Crime está chegando a todo vapor contra o Demônio do Pavilhão D.