Os Quatro Ventos

Os Quatro Ventos Kristin Hannah

Resenhas - Os Quatro Ventos

Marcinha 02/05/2022

Emocionante!
Primeiro livro da Kristin Hannah que leio, e foi emoção da primeira a última página.

Se for ler, prepare o pacote de lenços.

Baseado em fatos reais, vamos conhecer um tanto ou um pouco mais (para quem já conhece), sobre o que foi a grande d3pressão nos Estados Unidos. Recessão econômica, período do "Dustin Bowl", fenômeno climático de tempestades de areia, que aconteceu na década de 30.

A forma como é narrado, simplesmente é impossível não se imaginar ali. Vale pesquisar no Google para ver fotos e conhecer mais. A pesquisa da autora foi maravilhosa.

A Elsa é a personagem principal, aparentemente frágil e rejeitada dentro do seu próprio lar. Vai nos dar uma lição de força, resiliência, coragem. A cada página, a cada dia, a cada acontecimento, ela vai além do inimaginável. Personagens secundários também ganham nosso olhar.

Para quem gosta, assim como eu de ficção histórica, tenho certeza que vai gostar.

? "Lembre-se, querida, tempos difíceis não duram para sempre, o amor sim."

Li no Kindle, mas não resisti em ter a versão física, já que esse entrou para a lista de favoritos. E tenho um outro dela para ler.
Laura.Novelli 02/05/2022minha estante
Coloquei na minha lista!! Amo ficção histórica! ??

Manu5 16/03/2024

Gostei muito
No começo tava odiando a loreda, o pai dela nunca foi flor que se cheira desde o começo do livro, é a Elsa despensa apresentações, ela representa muitas mulheres que apesar de não passa pela grande depressão, dão duro para criar seus filhos, dá uma vida digna, não tem como não chorar com o final, por outro lado não poderia ser diferente.

Camila TQR 13/05/2022

A grande depressão
É o que a autora quer que eu tenha: depressão.

A história se passa em meados de 1930-1930, onde uma onda de tragédias, tanta políticas quanto naturais, assolam os EUA.

É triste ver o quanto as pessoas sofrem só pela falta de empatía para com o outro, e sofrimento é o que Elsa conhece bem, não conheceu o amor da sua família e nem do seu marido, e por isso era difícil ela reconhecer um amor de verdade das outras pessoas.

A personagem passa por tanta coisa, que dá vontade de abraça-la e dizer que vai ficar tudo bem.

Tem o meme "põe o cropped e reage mulher", eu só queria que ela tirasse esse cropped e não reagisse.

O livro é arrastado demais, há cenas desnecessárias, mas é de grande aprendizado para saber a história dos EUA.

mere 24/01/2023

Triste. Envolvente. Um livro que te pega de jeito. Me emocionei várias vezes. Uma história de luta, superação,amor e muita coragem

GabrielaPeluso 21/11/2023

Meu Deus
Pessoal que história maravilhosa,como me prendeu.
Chorei, ri, desabei junto com a Elsa, que mulher meus amigos, que mulher!!!
Amei, de coração eu amei...

Magna.Poetisa 14/12/2023

História
Gosto desses livros de ficção que contam um pouco da história, e o livro em tese faz isso. A protagonista traz um percurso significativo ao longo da narrativa de muita resiliência e instinto de sobrevivência em todos os desafios enfrentados. Ela cresceu demais, por ela e pela filha. Pelos filhos. Uma história admirável! Pode ser real, inclusive, quantas mulheres não viveram aquela história?!

Marli 30/05/2022

Muito cativante!!!
Nossa que leitura!!!
Extremamente cativante, emocionante!!!
Uma história cheia de conflitos, dores, emoções, luta, coragem...
Essa autora sabe como conquistar o leitor!
Vale super a pena ler!!!

Bia 19/09/2022

De boa
Tudo bem. Aprendi muito com essa leitura. Foi monótona em muitos momentos.
Muito bom acompanhar os personagens, mas ainda sinto que ficaram pontas soltas, não sei explicar. O final foi corrido em comparação ao desenvolvimento lento.
Mas, foi uma boa leitura.

marianavas 15/02/2023

Esse livro retrata com muita realidade como foi a grande depressão, os costumes, os milhares de conflitos, as lutas do dia a dia, é uma leitura boa, mas arrastada e traz muito conhecimento.

Nina 07/10/2023

Um livro impactante. Uma história envolvente. Uma protagonista forte. Não conseguia parar de ler e aprendi muito sobre uma história que nada conhecia.

Kelly Moura 01/12/2023

Escuta magnifica
Escutei o audiobook pela plataforma audible, e tive uma grata surpresa. Não à toa, foi o livro de ficção mais vendido de 2021, um épico sobre amor, heroísmo e esperança durante a Grande Depressão (anos 30).

Recomendo demais essa escuta/ leitura.

Suyanebrucieri 07/03/2024

Sem palavras para essa maravilha
Gente, que livro é esse. Me prendeu de tal forma que não conseguia largar a leitura, me apeguei tanto aos personagens, a história deles, as dores, migalhas de alegria. Esse livro é triste e real, ele envolve e te amarra, então você chora, sente raiva a ponto de xingar, sente o medo e desespero.
Eu só posso dizer que é uma obra de primeira e está no meu top 1 ate agora neste ano.

Jéssica 08/05/2023

Espetacular
Kristin Hannah sempre consegue me surpreender! Seus livros são envolventes e cheios de reviravoltas. Essa história é baseada na grande depressão nos Estados Unidos. A leitura é fenomenal!
Recomendo fortemente.

Brielo 03/06/2023

Quatro ventos
Através da incrível resiliência da protagonista, estabeleci uma conexão profunda tanto com ela quanto com a trama. Fui cativado pela sua jornada e pela maneira como ela nunca perdeu a esperança.

Além da personagem principal, os personagens secundários também desempenham um papel essencial e ganham vida própria na narrativa. Fiquei encantado em conhecer mais sobre cada um deles, pois a jornada contra as adversidades não teria sido a mesma sem a presença e a contribuição valiosa dessas figuras. Essa é uma característica que admiro profundamente na habilidade da autora em desenvolver cada personagem de forma vívida e impactante; meu primeiro contato com a autora :p

20/01/2024

Tempos difíceis não duram pra sempre, o amor sim
Que leitura incrível. Não esperava que fosse me prender tanto a esse livro. Todos os personagens me conquistaram, apesar de alguns (Loreda) terem me estressado boa parte do livro. Muito bonito a construção das relações, o amadurecimento dos personagens e a perseverança deles até o final, mesmo com todas as adversidades do caminho. Uma história sobre família, amor, luta e coragem, e sobre como essas coisas podem nos sustentar e nos levar longe.
Inquebrantável.