Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

valmir 25/04/2024

Solitária
" Também não tinha como eu continuar fingindo que a vida não estava mudando. Acho que às vezes a gente está numa situação ruim, mas se acostuma com ela e não quer sair porque é ruim, mas é conhecido. "
Sensacional!
Uma escrita poderosa. Racismo, injustiças, solidariedade.
Bastante atual e questionador.

vg0mes 23/04/2024

Um presente!
Meu primeiro contato com a escrita de Eliana Alves Cruz a qual me atravessou de uma forma memorável. Fui tomado por essa obra não somente pela verossimilhança que ela nos expõe, mas também pelas várias intersecções que a ficção tece com a minha própria vida!

Em alguns trechos, penso quão feliz foi a escritora ao escolher as palavras e a cadência de cada período! Mesmo expondo uma série de problemas sociais, atitudes hediondas, ?Solitária? não perdeu o seu lirismo o qual foi indispensável para Eunice, Jurandir e suas respectivas famílias viverem e emergirem dos quartos de despejo.

vivovini 23/04/2024

Solitária
Recebi muitas recomendações e não posso deixar de recomendar também.
me surpreendi demais!!!!!
necessário.

Laísa 20/04/2024

Que livro, pessoal! Uma história forte e belíssima sobre duas mulheres Mabel e Eunice, e tantas outras que viveram em situações semelhantes a escravidão e conseguiram dar a volta por cima.
Como a educação é importante! Estudar é o único caminho para vencermos os desafios sociais.
Confesso que comecei a ler esse livro sem expectativa (que capa é essa gente? Esse livro merece uma baita se uma capa) terminei a leitura em poucos dias, e extremamente encantada com ele.
Eliana Alves merece ser venerada por uma obra tão sensível e bonita.
Simplesmente, leiam!

Samira245 20/04/2024

"Solitária" de Eliane Alves Cruz
          Esta presente resenha tem vista a analisar a obra "Solitária", publicada em 2022 pela editora Companhia das letras e de autoria de Eliane Alves Cruz. A obra é dividida em três partes e nelas há capítulos bem curtos.
           As personagens principais são Eunice (uma empregada doméstica) e Mabel (sua filha), ambas narram uma parte específica do livro a partir de seu próprio ponto de vista.
            Eunice e Mabel relatam sobre os desafios que enfrentaram na vida, quais eram seus sonhos e suas conquistas. Entretanto, a mãe apresenta a perspectiva vinda de sua vida adulta, enquanto a filha conta sobre os acontecimentos que ocorrem entre o período da sua infância até a sua maior idade.
          A obra desenvolve vários temas e dentre eles está o retrato de uma doméstica no Brasil, a exploração no trabalho, questões raciais e o aborto. Para isso, a autora faz uso de uma escrita simples, isto é, com palavras de fácil compreensão permitindo que a leitura seja bem fluida. Este recurso serve para facilitar quem deseja uma boa imersão literária, além de ser um excelente método para trabalhar uma temática tão forte como essa.
          Esse livro é de suma importância, pois retrata a realidade de muitas mulheres brasileiras (sejam funcionárias ou não, já que as personagens principais não são as únicas figuras femininas que são citadas no texto) e de como é a relação entre empregados e empregadores.
          O que mais gostei foi o fato de ter três visões diferentes sobre a mesma história, algo que não havia lido em nenhum livro do meu repertório literário. Essa, sem sombra de dúvidas, é uma leitura que eu recomendo bastante.

Nick 19/04/2024

Um liveo lindo
Lindo, com uma história emocionante, personagens que nos envolvem, tudo o que precisamos pra favoritar um livro.

Eu leria outras 5 vezes.

_cardosinho 18/04/2024

A nossa mente pode ser uma eterna prisão. Que leitura divina, retrato do Brasil de uma forma impressionante.

Renan9 18/04/2024

Um livro rápido, fluido e MUITO BOM, esse livro me prendeu do começo ao fim, algumas partes senti que fazia parte da história e é incrível como a autora faz isso em menos de 150 páginas, escrita maravilhosa e em poucas páginas você já se apega aos personagens e como a autora consegue detalhar todos os personagens cada um com sua individualidade em poucas páginas. simplesmente amei!

let 17/04/2024

Faz uma semaninha que eu terminei ele já e é 5 estrelas para mim.
esse livro é curto e tem uma leitura fácil, mas n deixa de ser poética e complexa.
ele abordar um assunto mais pesado que chega a ser banalizado e muitas vezes forçado a ser aceito pela própria vítima.
é uma história crua e dolorosa, apesar de no final as protagonistas conseguirem ter uma vida estável e pertencente à elas mesmas, é uma coisa que na realidade, infelizmente, não acontece.
não costumo ler livro assim, mas que bom que eu li.

Amanda 17/04/2024

Livro importantíssimo sobre vidas tão marginalizadas e, ao mesmo tempo, tão inseridas no cotidiano.

Dando protagonismo e representando tantas e tantas empregadas domésticas e suas famílias, Eliane trata o assunto com a dureza que precisa e a sensibilidade que merece.

Lindo, triste, forte, potente, necessário!
CleytonHub 17/04/2024minha estante
Olha suas mensagens

RaissaBDA 18/04/2024minha estante
Adorei esse livro. É dos que sempre indico pra quem tá retomando as leituras, porque ele prende muito a gente.

nanastoievski 16/04/2024

Solitária - eliana alves cruz
é um livro curto, mas muito difícil de digerir. adorei a escrita, o livro discorre com tanta destreza que é como se estivesse acontecendo bem na sua frente (e de fato é sim, pela realidade tão bem retratada sobre temas tão sérios e que ainda percorrem na nossa contemporaneidade). não conhecia a autora, mas estou ansiosa pra conhecer seus outros trabalhos!

kelly.brekker 14/04/2024

Sei que eu, no fundo não era um quarto. eu era uma solitária
QUE LIVRO!!!!

eliana mais uma vez tocando no fundo da nossa alma, mas dessa vez muito mais fundo. nesse livro, a autora traz a realidade de diversas mulheres, trabalhadoras doméstica que passaram e passam por situações de humilhação diária e não conseguem enxergar e encontrar forças para rebater isso, por diversas situações. trazendo referências com maria carolina de jesus e conceição evaristo, essa é uma obra real do cenário trabalhista brasileiro.

torci desde o início do livro para que o final fosse feliz, chorei com mabel e eunice, o jeito que ela descreve o relacionamento entre mãe e filha é a coisa mais linda, triste e verdadeira que existe.

se eu fosse indicar um livro para todo mundo ler sem dúvidas seria esse.

"não há paz enquanto se habita o tumultuado quarto de despejo ? seja ele real ou metafórico. o silêncio da solitária é um estrondo, uma trovoada de desprezo que não para de soar na cabeça e na alma. (...) apenas os espíritos muito resistentes não se afetam pelo preterimento, e isso não é uma vantagem, porque não é humano."