Água fresca para as flores

Água fresca para as flores Valérie Perrin

Resenhas -

clairee 27/01/2024

As folhas caem, as estações passam; só as lembranças são eternas.
"eu sentia o que estava semeando. eu estava me semeando. e isso apesar de a terra desértica que me constituía ser muito mais pobre do que a da horta do cemitério. uma terra cheia de pedregulhos. ainda assim, um broto de erva consegue crescer em qualquer lugar, e eu era feita desse lugar qualquer. uma raiz pode realmente ganhar vida no asfalto. basta uma microfissura para que a vida penetre no impossível. um pouco de chuva, um tantinho de sol, e de repente surgem brotos vindos de sabe deus onde, do vento, talvez."

eu demorei muito para ler esse livro, e quando comecei demorei muito pra terminar.
e eu agradeço por ter continuado.
é uma leitura a ser saboreada, a ser sentida, a ser sangrada.
ele é tão, tãooo triste. sinceramente ele é lindo, ele é a vida afinal.
uma das maiores mensagens desse livro, são as formas de lidar com o luto. como cada um de nós passa e vai passar por processos diferentes, desde quando nascemos.
o que nos torna pessoas diferentes, pessoas que muitas das vezes não conseguem enxergar além da nossa própria dor.
ele mostra como cada um tem um amor, um "amordaminhavida". o que não quer dizer que não podemos amar outras pessoas, mas nenhum outro amor é comparável, e como pequenas atitudes mudam um rumo de um história. tanto para o bem, quanto para tragédias.
sinceramente, muitíssimo obrigada Valérie Perrin.

Dani.Odete 07/05/2024

Resiliência!
A leitura acabou e deixou comigo a mensagem de resiliência.
Tive vontade de nunca terminar,porque Violette iria embora...mas sei que ela ficará comigo. Sua força,sua persistência em nunca desistir,e a sua incrível capacidade de ser feliz em seu mundo com suas dores e decepções. De transformar a solidão em algo só seu,que mulher incrível e que história inesquecível.??? Levarei ela comigo!
Vanessa.Castilhos 10/05/2024minha estante
Que lindo!

Fabio 11/05/2024minha estante
?????????

Ingrid752 16/12/2022

"O destino seguiu seu caminho, mas nunca separou nossos corações."
Água Fresca Para As Flores - Valérie Perrin

Magnífico!

Simples assim, não tenho outro adjetivo para descrever esse livro.

Água fresca para as flores estava na minha lista de leitura desde que vi aparecer por aí o título e a capa, amei de cara, e de uma certa forma acho que já sabia que amaria o livro também, mas não quis criar “muitas” expectativas hahahaha (falou a emocionada) kkkk

Até que na última semana conversando com uma amiga literária, ela super me recomendou o livro, falou que tinha sido seu favorito do ano, e falou que eu tinha que ler! Então eu fiz o que qualquer pessoa sensata faria e passei ele na frente de todos os outros livros que estava lendo e comecei a ler imediatamente hahaha

E foi simplesmente a melhor decisão que eu tomei, porque que livro maravilhoso, sério, ele tem tudo que se pode e que não se pode esperar de um ótimo livro: amor, ódio, drama, mistério, luto, dor, perda, amizade, cura, e tudo isso costurado por uma escrita sensível e envolvente que te carrega para dentro da estória e te faz querer sentir os cheiros, ver as cores, conhecer os lugares, bater e abraçar as pessoas. Simplesmente um dos melhores do ano e com certeza favoritado!

Que leitura meus amigos, que leitura!

Micelandia Lima 07/12/2023

Violette Touissant mora em um cemitério. Ela é a zeladora. Responsável por cuidar das lápides, por vender flores a quem procura. E por oferecer um espaço em sua casa para aqueles que querem conversar, confidenciar coisas ou simplesmente sofrer pela perda.

A perda é uma velha amiga na vida de Violette. Ela conheceu muito da dor durante sua vida. Escolheu a solidão desse emprego porque se sentia bem ali. Durante o desenrolar da história, vamos conhecer seu passado, seu presente e as histórias que se entrelaçam à sua, ali, em meio aos fantasmas.
Fabricio268 07/12/2023minha estante
Ótima resenha. Fiquei interessado pela leitura. Obrigado.

Thainara Ramalho 24/10/2023

Água fresca para as flores
MARAVILHOSOOO!

Esse livro é muito lindoo, um pouco triste também, (muito triste, na verdade), mas tem uma beleza singular.

Uma das melhores leituras deste ano!

deborajournal 20/01/2024

Voltando ao jardim.Acabei botando água fresca para as flores
É uma história tocante. Violete é uma criança que cresceu no orfanato, passando de casa em casa para adoção. Começou a trabalhar cedo para sair de lá. Antes dos 18 anos conheceu Felipe Tussan, engravidou e a contra gosto dos sogros ficaram juntos.

Para sustentar a nova família, o Sr. Tussan conseguiu em meio aos seus contatos um emprego para o casal numa linha ferroviária, onde na verdade só Violete trabalhava levantando e baixando a cancela após os trens passarem. Vieolete sustentava a casa, o marido e a filha. Felipe Tussan era um bom vivan, saía sem dia nem hora de voltar em cima da sua moto e das mulheres que olhavam pra ele.

Sr. Tussan sempre submisso a mulher, agiam como se Violete fosse pouco para o filho. Sustentava-o também, em condições mais fartas. A sogra não aceitava sequer o nome que a moça escolherá para a criança.

Devido a automatização da cancela dos trens e acontecimentos que só são explicados ao longo do livro, o casal vira caseiros de um cemitério, não por acaso, onde mais uma vez os dois recebem e somente ela paga as contas.

Violete fez, realmente, dois grandes amigos durante a vida. Amigos estes que serviram de grande amparo nos momentos que ela mais necessitou de ajuda. Uma lhe trouxe acesso a um lugar que foram palco para grandes memórias e o outro, lhe ensinou a entender a beleza do cultivo de flores, alimentos e a suportar o peso das perdas.

Violete também conheceu um homem no cemitério dentre tantas pessoas que passam por lá, ele que veio em busca de explicações, motivos para sua mãe querer ser enterrada com um desconhecido (para ele) e acabou achando muito mais do que realmente fora buscar.

Grandes dúvidas surgem ao longo da leitura, mas devido a narrativa ir e vir entre os anos, pessoas e acontecimentos, algumas coisas realmente demoram pra serem entendidas no quebra cabeças a se montar. Não é o tipo de narrativa que me cativa, mas a história em si é belíssima.

"Então, assim como os gatos do cemitério, o sol entrou no meu quarto, debaixo dos lençóis. Eu abri as cortinas, depois as janelas. Desci para a cozinha, fervi água para o chá e arejei a sala. Acabei voltando ao jardim. Acabei pondo água fresca para as flores. Voltei a receber as famílias, a servir algo quente ou forte para as pessoas. E falei à beça."

Geovana534 22/12/2023

A vida toda pela frente.
Simplesmente o melhor livro que li esse ano.
Uma história muito envolvente, real, dolorosa e ao mesmo tempo reconfortante. Uma escrita fácil, não vou negar que lágrimas foram derramadas em vários momentos. Literalmente, amei.

Alexia.Esperoni 18/03/2024

Sensacional
Comecei a ler só sabendo que falava sobre luto, mas na verdade fala muito mais sobre a vida, e principalmente que tudo passa. A vida toda pela frente.

elainegomes 13/01/2024

La vie devant soi
La vie devant soi - A vida toda pela frente.

Desamores ou tragédias cotidianas, poderiam ser subtítulos de Água fresca para as flores de Valerie Perrim, mas como a música escolhida para encerrar o romance, sempre temos a vida toda pela frente, seja pelo tempo que for.

Feliz com a escolha do meu primeiro livro de 2024, não achei o livro fantástico, livro da vida, etc? gostei da narrativa, poético na medida certa, envolvente, mas demorei muito para me conectar a história, me cansei em diversos momentos com a exploração de tanto sofrimento, sem qualquer expiação ou ao menos rebeldia, mas ao final, e enfatizo, bem no final, temos uma explosão de acontecimentos, pura emoção, um misto de conforto e desolação, que fizeram valer a pena as 500 e tantas páginas de tanta dor.

Meu personagem favorito sem dúvida foi Sasha seus cães e gatos, suas analogias da terra, plantio com a coragem de viver.

?Não julgue cada dia pela colheita que tiver, mas pelas sementes que puser na terra?.

?Não esqueça que cultivamos para compartilhar, senão, não adianta nada?.

?A hera está sufocando as árvores. Nunca se esqueça de podar. Nunca. Assim que seus pensamentos começarem a apontar para a escuridão, pegue a tesoura e pode toda essa desgraça?.

?O inverno é um berçário para a vida que vai voltar?.

Rejanne.Oliveira 14/02/2024

Que livro Senhores
Inicialmente não estava gostando da leitura, mas a história começa a ficar muito interessante.. Ela evoluiu para um final ??

Ester.Rodrigues 01/04/2024

UMA OBRA DE ARTE
O que esse livro me surpreendeu não foi brincadeira
Confesso que em alguns momentos a leitura ficava um pouco cansativa. Porém, de uma hora pra outra, de forma inesperada, simplesmente um plot INIMAGINÁVEL!
E o final? Philipe, te odeio, mas obrigada por me mostrar que nunca vamos saber exatamente o que acontece com alguém e a verdadeira explicação para algumas situações.
SIMPLESMENTE INCRÍVEL!

Arabe Sol 30/04/2024

Romance leve
A história é bonita mas o livro é ok... muito vai e vem.... acaba ficando confuso.... mas tem um plot sensacional no final que é o que salva.... leitura leve