Guernica

Guernica Bruno Loth...

Resenhas - Guernica

@jaquepoesia 18/09/2023

Necessário!
Quando a arte usa a tragédia para dizer algo, geralmente quer gritar uma mensagem "humanidade não repita esse erro!".

Picasso viu seu país devastado pela guerra e pelo fascismo e registrou o tormento que foi 1937, quando a cidade de Guernica é assolada por um ataque aéreo. O registro é seu famoso quadro que tem como título o nome da cidade.

Com muita sensibilidade acompanhamos aqui civis acometidos por este crime de guerra, vemos através das excelentes ilustrações inocência bombardeada pelo fascismo. O drama aqui descrito é mais atual do que se imagina, e por mais assustador que seja é preciso refletir sobre.

O quadro de Picasso nos fala sobre a maldade que os humanos podem causar uns aos outros, fala sobre a dor, sobre a crueldade da guerra, sobre vidas inocentes aniquiladas. Esta HQ resgata a importância da arte, a arte com propósito que fala sobre o que precisa ser ouvido!
Essa HQ nos diz que o sofrimento em Guernica representa o sofrimento humano diante dos absurdos da guerra. Nos diz que precisamos de paz e que o passado que tanto nos ensina haverá de nos impedir de cometer os mesmos erros!

Pdrosaleitor 22/05/2022

Não conhecia muito sobre o tema, estudei pouquíssimo sobre e achei a HQ bem elucidativa, apesar de achar que poderia ser menos resumida.

MãeLiteratura 28/05/2022

Linda!
Este é o primeiro livro que recebi pela parceria deste ano, com a L&PM Editores. Começamos muito bem, pois fiquei complemente encantada com esta Graphic Novel.⁣

Linda, colorida, forte e emocionante, Guernica nos conta sobre o ataque alemão que destruiu a cidade espanhola, massacrou seus moradores e inspirou Pablo Picasso.⁣

Durante três semanas, o famoso artista pintou sem parar e em 4 de junho de 1937 concluiu esta obra forte e maravilhosa.⁣

Foi uma leitura muito sofrida, mas bonita também. Ler sobre os horrores da guerra, detalhes retratados de alguns habitantes, você saber o que vai acontecer e eles não, é muito assustador. Perceber que em segundos tudo muda e nada volta a ser como antes é terrível.⁣

Mais assustador é pensar na reflexão que o autor deixou no final da história. Apesar dos horrores de Guernica nada mudou, cidades continuam sendo destruídas e povos arrasados nos dias de hoje.⁣

Adorei a composição do livro. No final dele encontramos fotos da obra original, a história de Luis Iriondo, o último sobrevivente do bombardeio e a canção de ninar de Biscaia. Fiquei muito emocionada com esta leitura. ⁣

Achei a capa belíssima e a edição maravilhosa.⁣

⁣Recomendo muito!

site: www.maeliteratura.com

Diego Rodrigues 19/04/2022

"O que queremos é que nossa cidade seja o exemplo de algo que nunca mais deve acontecer."
Em 1937, a cidade de Guernica, no norte da Espanha, foi alvo de um ataque aéreo sem precedentes na história. O país, mergulhado em uma intensa guerra civil após a frustrada tentativa de um golpe de Estado empreendido pela direita, se via dividido entre republicanos e nacionalistas. Sob o comando do general Franco, a frente nacionalista acreditava que a solução definitiva viria de um ataque direto contra o norte, região conhecida como País Basco. Com o apoio da Alemanha nazista e da Itália, o nefasto plano foi colocado em prática. Hitler, ávido por testar suas máquinas de guerra, designou a Legião Condor, unidade da força aérea e do exército nazista, para o ataque. Em três dias, mais de 5.500 bombas foram lançadas sobre Guernica. A pequenina cidade, carente de defesas, foi quase riscada do mapa e até hoje não se sabe ao certo o número de mortos no bombardeio. O massacre de Guernica inspirou Pablo Picasso a pintar uma de suas telas mais famosas, que leva o mesmo nome da cidade e é um dos mais importantes trabalhos artísticos a denunciar as atrocidades cometidas pelos fascistas. Reza a lenda que uma autoridade nazista, ao ver o quadro, perguntou a Picasso se havia sido ele que fez aquilo. Irônico, o artista teria respondido: "Não, foram vocês!".

E, por sua vez, foi essa a inspiração do quadrinista francês Bruno Loth para dar a luz à "Guernica". Publicada originalmente em 2019, a obra, a primeira do autor a ser publicada no Brasil, chega pela editora L&PM e conta com tradução de Alexandre Boide. Seguindo duas linhas narrativas, aqui nós vamos acompanhar a concepção da obra de Picasso e o cotidiano dos moradores de Guernica: pai e filho em busca de um comprador para sua égua, o soldado miliciano que precisa de sapatos novos, mãe e filha que esperam pelo regresso de seu homem, a senhora que se voltou contra Deus após ver seus dois filhos combatendo como inimigos na guerra... São pessoas comuns, assim como você e eu, que tiveram suas vidas bruscamente interrompidas ou alteradas para sempre naquele fatídico dia de abril de 1937.

Em poucas páginas, Bruno consegue nos cativar e fazer com que nos importemos com esses personagens. Mesmo já sabendo do seu trágico desfecho, a leitura não se torna menos dolorosa, sendo impossível não sentir o choque quando o descomunal ataque finalmente acontece. Também é inevitável ver tamanha violência e traçar um paralelo com os últimos acontecimentos do mundo atual, como a violência no Oriente Médio e, mais recentemente, a covarde investida russa contra civis ucranianos. Após a reconstrução de Guernica, a cidade se tornou uma espécie de símbolo da paz mundial, carregando consigo a mensagem de que "o que queremos é que nossa cidade seja o exemplo de algo que nunca mais deve acontecer." Uma esperança que é cada vez mais difícil de manter, mas que não podemos abandonar.

Relato histórico, denúncia de um crime de guerra, parte da biografia de um dos mais célebres artistas do século XX e uma importante mensagem de alerta para as gerações futuras, tudo isso acompanhado de uma arte primorosa e pelas belas cores de Corentin Loth, "Guernica" é uma HQ que conversa muito com o mundo atual e que merece um espaço na sua estante. O volume ainda conta com um comovente relato de Luis Iriondo, "o último sobrevivente do bombardeio", e traz diversas fotos do Museu da Paz, dos abrigos antibombas e de diversos monumentos históricos da cidade, dando o real impacto e dimensão desse trágico acontecimento que deve permanecer vivo em nossas memórias para que a história não se repita.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Rodolfo Vilar 04/05/2022

Você já deve ter ouvido falar ou visto a palavra "Guernica" através da pintura famosa de Pablo Picasso, mas duvido que você saiba realmente o porquê do título dessa obra.
Através dos traços de Bruno Loth e Corentin Loth iremos conhecer a concepção da pintura mais famosa de Pablo Picasso, que na verdade nada mais é que um grito de denúncia ao Fascismo que se instalava na Espanha e também na Europa durante a década de 40. Tomado pela criatividade e pelo ódio ao fascismo, Picasso pintou durante semanas e em 4 de junho de 1937 concebeu o quadro de maior fama mundial. As cenas do quadro representam a devastação e o horror que se instalou com o bombardeio da cidade de Guernica, que fica ao norte da Espanha.
Apesar da HQ não ter uma história tão aprofundada em seu desenvolvimento, mesmo assim ela contempla as cenas de horror e o momento de tristeza que a população viveu durante a catástrofe. Cenas chocantes, que mexem com o leitor e trazem à tona um dos piores cenários da humanidade. A HQ se torna tocante para ser lida nos dias atuais em momentos de guerra como na Ucrânia, mostrando o quanto o ser humano ainda não mudou.

Jessica Pereira 10/05/2022

Triste...
Guernica é uma cidade localizada no norte da Espanha que em 1937 foi atacada, sendo que o alvo era simplesmente os civis. Foi um crime de guerra brutal, visto que durante a Guerra Civil Espanhola, a Alemanha nazista aproveitou esse momento para testar suas novas formas de combate.

No decorrer da leitura foi muito bem caracterizado a dor e o sofrimento das pessoas. Tem uma cena que as mulheres estão procurando nos escombros de suas casas qualquer coisa para usar, ou comer. 3/4 da cidade de Guenica foram destruídos. Muita tristeza!

Picasso indignado e tomado pelo ódio ao facismo pintou sem parar durante 3 semanas. Em 4 de junho de 1937 concluiu sua obra, a qual é tão famosa que exibe os horrores da Guerra Civil Espanhola e mostrando também a brutalidade que aquelas pessoas viveram naquele dia.

No final da HQ há um depoimento do Luis Iriondo Netxea, o último sobrevivente do bombardeio, bem emocionante, além de mostrar grafias do Luis mo museu da Paz, vendo as primeiras páginas da HQ, visitando o local dos abrigos, com o Bruno Loth, enfim muito bem estruturado.

Giulia.Nathalia 20/05/2022

Guernica: HQ
A graphic novel Guernica conta a história da arte e guerra lado a lado, e como elas se entrelaçam devido ao fascismo de Francisco Franco, Chefe de Estado e general ditador Espanhol. Com o apoio de Hitler, o bombardeiro foi executado por tropas nazistas que culminaram na destruição de Guernica e mais de 1.400 mortes (a população da cidade na época era de 6.000 habitantes) durante a Guerra Civil Espanhola.

Qual a participação de Pablo Picasso na história ?
Picasso recebeu do governo republicano espanhol uma encomenda para preparar uma pintura para o Pavilhão Espanhol na Exposição Internacional de Paris, que aconteceria em 1937. O artista aceitou o pedido, apesar de raramente misturar arte e política. No entanto, após os ataques na pequena cidade, Picasso produziu a obra no último momento, desistindo de outras ideias para se dedicar ao trabalho de um novo mural para o pavilhão, retratando o massacre de Guernica. Impressionado com a crueldade do ataque, Picasso produziu o mural em apenas três semanas, demonstrando por meio de sua arte o protesto contra a crueldade do bombardeio. O artista começou a trabalhar na obra praticamente em cima da data da exposição e Guernica ficou pronta apenas duas semanas antes da abertura do pavilhão.

O livro retrata com riqueza de detalhes alguns momentos do pintor, sua aflição, angústia, criatividade e genialidade, imortalizando a tragédia que se tornou um dos seus quadros mais conhecidos. É emocionante presenciar e sentir o coração apertado com tamanha maldade e coragem, desde os ataques até o nascimento da pintura. Em tempos de guerra na Europa e discurso de ódio, a graphic novel é factual e necessária para relembrar o acontecimento e a necessidade da paz no mundo. Muitos inocentes morreram e ainda continuam perdendo as suas vidas nas mãos de facínoras que buscam poder, dinheiro e ganância acima de tudo e todos.
Com belíssimas ilustrações, os autores transmitem com perfeição, sabedoria e sensibilidade a barbárie que ocorreu em 1937 e infelizmente, em 2022, está longe de chegar ao fim.

site: https://www.instagram.com/sonetodevespera/

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

GUERNICA - BRUNO LOTH E CORENTIN LOTH Editora: @lepmeditores

Em 1937 a pequena cidade de Guernica, no norte da Espanha, é assolada por um ataque aéreo sem precedentes. O crime de guerra inspirou Pablo Picasso a pintar sem parar durante três semanas. Ao final desse período do mesmo ano, o artista concluiu sua obra mais significativa e mundialmente famosa.

O que eu achei?

O que falar do meu primeiro recebido da parceria com a L&PM?! Apaixonada !

Guernica é uma HQ belíssima! Consegue ser cheia de detalhes e com eles, somos transportados para a história e para o cenário do ocorrido, que nos emociona.

Guernica é forte, triste e devastadora! Bruno Loth ao contar por meio de uma HQ, a história de uma população que sofreu com a destruição causada, é de fato, de muita sensibilidade. As ilustrações são delicadas e também muito fortes, elas representam a intimidade das pessoas que tiveram suas vidas afetadas e deixam o leitor impactado!

Ao fazer um paralelo com o processo de criação do quadro de Pablo Picasso, também nomeado “Guernica”, observamos de onde sua inspiração veio ao exprimir sua raiva em ver seu país devastado e ameaçado, e com isso, nos aproximamos mais da história. Mais atual impossível!

Ah, a HQ também possui o relato de um dos sobreviventes do bombardeio, e o mesmo conheceu um pouco do processo da HQ. Esse relato é muito importante para a história e para a conexão que os leitores terão com ela, e para fazer com que possamos refletir. Sem dúvidas, um ponto alto do livro!

Guernica nos mostra por fim, que é de uma extrema sensibilidade, e que a arte é sem dúvidas, uma forma de resistência!
Amei a HQ, super recomendo para todos e aqueles que tiverem interesse em saber mais da história, visitem o site da LPM!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Odivany 25/11/2022

Guernica
Excelente gráfico novel escrita por Bruno Loth. O escritor tenta reproduzir a partir de pesquisas a difícil tarefa de contar a história do ataque covarde sofrido pelo povo basco que culminou com a destruição de Guernica, situação também apresentada pelo quadro mais famoso de Picasso.
História comovente que deixa algo em quem a lê.

pordentrodaestoria 31/03/2023

Você pode não saber nada sobre história da arte, mas em algum momento já ouviu falar do pintor espanhol Pablo Picasso e daquela que foi a sua obra mais significativa, Guernica.

Mas você conhece a história por de trás daquele pintura? Não? Bom, nesta HQ lançada pela editora L&PM com roteiro e ilustrações dos irmãos Bruno e Corentin Loth, somos apresentados a história da cidade espanhola de Guernica que, em 26 de abril de 1937, foi bombardeada e quase totalmente destruída pelo fogo durante a Guerra Civil Espanhola.

Os ataques sem motivos entraram para história como a primeira vez que civis foram alvos de bombardeios aéreos.

O quadrinho é bem emocionante e nos faz questionar como o ser humano foi capaz de uma atrocidade como essa. Aqui é retratado as cenas dos ataques, com a morte de adultos, crianças e até animais e o desespero das pessoas para fugirem daquela situação.

A HQ também nos apresenta o processo criativo de Picasso na reprodução da pintura. A arte foi concluída em 4 de junho de 1937 após o pintor, tomado pelo fogo da criatividade e o pelo ódio ao fascismo, pintar sem parar durante três semanas.

A tela possui as dimensões de 7,50m por 3,50m que exigia que o próprio Picasso se utilizasse de uma escada. As cores utilizadas foram de sombra e de sangue e a pintura foi uma forma de denunciar os crimes do fascismo contra a humanidade.

Quanto a edição da editora, está super caprichada com capa com orelhas, papel de boa gramatura é um posfácio muito interessante. Uma obra que eu recomendo para qualquer leitor!

ludcohen 16/10/2023

Essa obra é uma bela forma de manter viva a memória de Guernica através de histórias verídicas e ficticias. A história em quadrinhos é ótima, mas o trecho extraído do livro de Luis Iriondo ao final da obra é o que o torna extraordinário.
Não pude deixar de vincular a história do livro ao momento atual que enfrentamos. São obras potentes como essa que fortalecem nossa visão e nossos princípios. Free Palestine ??