Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

rafamassagardi 14/07/2023

"A obra da maturidade literária de Jane Austen"
Sou muito fã da Jane Austen, e gostei muito deste livro dela!
Mansfield Park é considerada a obra da maturidade literária da autora, e eu não posso concordar mais. O livro definitivamente contém profundidade, com personagens bem desenvolvidos e verossímeis. Conjuntamente, são propostas reflexões sobre valores, caráter e moralidade extremamente relevantes.
Me afeiçoei bastante a Fanny, e apreciei muito o seu crescimento e amadurecimento, além, é claro, de seus princípios inabaláveis e meiguice natural.
Recomendo!?

impossível não amar Jane Austen

Ana :P 14/08/2023minha estante
Jane Austen>>

Yasmin | @pernambookanas 05/06/2022

Sinopse: Fanny Price é uma jovem introspectiva, a qual vive na casa dos tios que possui melhores condições financeiras do que a família dela. Ela é muito próxima do seu primo Edmundo, chegando até nutri sentimentos por ele, mas ele não corresponde. Tudo muda na vida de Fanny quando chega a família Crawford à propriedade vizinha dos seus tios.

Eu preciso começar dizendo que sou muito fã da Jane Austen e sou já li todos os livros dela, até as novelas inacabadas. É preciso mencionar isso, porque sou fã e vou analisar o livro com esse olhar. Ou seja, vou babar cada detalhe da obra.

Sobre os personagens: a Fanny é uma das personagens mais diferente da Jane Austen, pelo fato dela ser tímida, talvez chegando até ser submissa em relação a família. Mas, precisamos entender seus motivos.

Já Edmundo, esse me causou raiva as vezes por machucar a Fanny. Ele ficou fascinado pela família Crawford e esqueceu sempre que esteve ao seu lado. Mas, graças a Deus, ele abre os olhos para isso.

Mansfield Park é uma das obras mais complexas da Jane Austen. A autora merece o hype sim, ela só tem livros perfeitos. É impossível não recomendar seus livros.

Bruna.Bandeira 27/08/2022

Moralista demais pro meu gosto
Boa leitura, os personagens me envolveram e fiquei interessada em saber seus destinos, mas achei nossa Fanny e o primo Eduard exageradamente moralistas e por isso a crítica social obviamente pretendida me pareceu elitista mesmo para um romance vitoriano.

Lucas 28/08/2022

Fanny e Edmund Park
Mansfield Park, de Jane Austen, conta a história de uma família nobre da Inglaterra, dona de grandes propriedades, a família Bertram. Sir Thomas, patrono da familia, aceita receber a sobrinha de sua irmã, cuja mãe vive em péssimas condições financeiras, em razão de um péssimo casamento.
A menina adotada pelos Bertram, Fanny, é extremamente tímida, e sente muito, no começo, a distância de sua família, principalmente de seu irmão marinho William.
Fanny cria apenas uma relação forte com um de seus 4 primos, Edmund, o único a ajudá-la na transição de sua mudança.
O livro demora a desenrolar, começa a ficar movimentado apenas em um momento em que Sir. Thomas vai às Antilhas a negócios. Nesse ínterim os jovens, filhos de Sir Thomas, juntos com o noivo da filha mais velha, Sr. Yates, e os irmãos da mulher do padre de Mansfield.
A partir de então, os jogos de interesse começam a ser colocados à prova. Os jogos de olhares, a traição explícitas e o sadismo ficam claros.
Maria, a filha mais velha claramente possui uma atração, atendida, pelo Sr. Crawford, dito como o maior conquistador, aquele que consegue atrair si qualquer um.
Visto que Edmund é o único que da realmente atenção a Fanny, a mesma acaba por se apaixonar por ele, de modo que fica enciumada a partir do momento que percebe que Edmund está apaixonado por Sra. Crawford. Vale ainda ressaltar que Fanny, por perceber uma explícita traição de Maria com Sr. Crawford, cria pelo último uma antipatia, a qual será a razão pela qual ela recusará o pedido de casamento feito por ele.
Crawford por não ser correspondido unicamente por Fanny, estabelece a aí que vai conquista-la e acaba por se apaixonar pela última, contudo não é recíproco.
No final do livro, Fanny volta à casa dos pais e apenas recebe notícias dos outros por carta e descobre que Maria largou o casamento para fugir com Crawford, e sua irmã, Sra. Crawford, de mostra como uma pessoa de péssimo caráter para com Edmund, o qual pretendia pedi-la em casamento.
Após sofrer pelo ?término? com a Sra. Crawford, Edmund percebe que a pessoa que realmente sempre o amou foi Fanny, sendo que assim, os dois acabam por se casar no final.
Após o supracitado enredo, vale destacar que que no livro, Jane Austen, mostra a hipocrisia da sociedade, o jogo que envolve o casamento em razão das situações econômicas e dos títulos de nobreza. Na alta sociedade, se valoriza mais isso do que em si as afeições em uma relação.

natiimartinello 14/10/2022

Meu primeiro lido da Jane Austen. Lemos em leitura coletiva e, apesar de muitos não terem gostado, eu amei!
Tem cara de novela das 6h! Repleto de coisas escritas nas entrelinhas e da ironia característica da autora.
Ansiosa para os próximos

Elianne.Franchella 25/09/2022

O que Jane queria exatamente?
Esse livro me deixou em dúvida sobre o que Jane Austin realmente queria com ele. A primeira vista, os personagens não empolgam, a protagonista feminina - ao contrário de outras - não tem personalidade forte, é muito passiva e moralista. Será que Jane estava testando uma outra forma de fazer sua critica social, mostrando que sim, existem pessoas alienadas e esta é a vida real?