Preto

Preto Fátima Telles

Resenhas - Preto

Lídia @relatosdaLih 06/05/2023

Sobre Sonhos
O livro tem um potencial muito bom. Narrado na terceira pessoa, a autora desenvolveu uma narrativa interessante e criativa utilizando o nosso folclore e sobre a diversidade. Porém, não consegui me conectar com a história. É quase inexistente um diálogo entre os personagens e por ser uma fantasia, a ambientação é um pouco confusa. Os detalhes gráficos do livro são muito bem pensados com base no enredo, são originais e bonitos. Desejo muito sucesso a autora!

?Povos são pessoas com corpos de mulheres, homens e alguns deles, como a Eterna, por exemplo, possuem as formas de mulheres e homens no mesmo corpo.[?] Além disso, suas peles têm os mais variados tons de marrom. Seus corpos têm todas as alturas e formatos e sabe o que é mais maravilhoso? Os cabelos! São infinitas texturas. Enquanto os seres Místicos tem características meio que parecidas entre os seus, povos são uma infindável combinação de cores, formas e texturas? (TELLES, 2022, p. 55) ?

Bia 05/04/2022

Ameiii
Preto Sobre Sonho é o primeiro volume de uma série de fantasia. Com referências ao folclore brasileiro Sobre Sonho te encanta, apesar de ter um início difícil ja que o universo e os personagens são totalmente desconhecidos a quem lê.
Com uma escrita leve a autora consegue te puxar para dentro da história e deixar o leitor intrigado a cada página que passa e você anseia por cada capítulo e por cada personagem.
Os personagens são interesse, as histórias que rodeiam cada um são fluidas e de como isso é usado dentro da narração para entreter e instigar o leitor a continuar e se perguntar o que está acontecendo nesse estante.
A jornada de Terop e Dreve foi uma das melhores partes do livro, mas eu gostaria que tivesse um pouco mais de diálogos entre eles e mais descrições das cenas em si, porque como leitora você coloca a expectativa ali sem falar que é uma fantasia.
O final sem dúvidas foi maravilhoso gostei de como a história está caminhando, os acontecimentos no último capítulo simplesmente me deixou pilhada para ler o segundo volume e digo com tranquilidade que é um gancho maravilhoso. Gostaria que o livro fosse um pouco maior para poder se aprofundar em alguns capítulos.

Cantinho da Kau 09/04/2022

Fantasia com representatividade
Se você procura uma fantasia nacional incrível, cheia de representatividade LGBTQIA+, fauna e flora, folclore, você está no lugar certo.

Esse livro vai falar sobre tudo isso e mais um pouco e ainda vai te surpreender. Leiam e leiam!

victoriabraganca 30/12/2022

Ai, vim aqui quase um ano depois q li, pq resolvi atualizar meu Skoob só agora, mas esse livro é muito bom (eu odeio fantasia e gostei), e sou muito grata a Fátima por ter me dado a oportunidade de ler ele antes de ser publicado, sério, ela é perfeita (o livro também), já quero muito ler o próximo

bibliotecadajordana 25/07/2022

Uma fantasia nacional maravilhosa!
Esse é o primeiro livro de uma série de fantasia nacional que traz elementos do folclore brasileiro de uma maneira autêntica.
A escrita é fluída, e a narrativa nos guia aos poucos para conhecer mais sobre os seres e povos que habitam aquele mundo.
O leitor é atiçado pela curiosidade de saber o que irá acontecer, e somos surpreendidos por uma história que nos prende desde das primeiras páginas.
A representatividade do livro é fantástica, todes são bem vindes, em todas as suas pluralidades, amei a dinâmica Preto e Verde (você vai shippar eles dois com certeza) para quem deseja um livro cheio de mistérios, ações e fantasia com protagonismo LGBTQIAP+, entre tantas outras representatividades eu super recomendo! Já é um dos favoritados desse ano!

Heliza.Astaroth 15/05/2023

UAU
Eu não esperava pelo final que teve, mas uma coisa que eu digo: UAU, eu tô em choque e eu preciso ler o segundo livro, precioso não essa não seria a palavra certa, na verdade eu necessito ler o segundo livro, virou uma questão de necessidade.

Confesso que no início do livro eu não estava entendendo nada, mas com decorrer da estória as coisas foram se encarando, que juro vale cala palavra lida.

As pessoas precisam ler este livro, porque ele é simplesmente incrível.

Se você está procurando uma fantasia, com representatividade negra, pdc, lgbtqia+ e folclore, você vai se apaixonar por está estória como eu me encontro neste momento completamente apaixonado.

@leitoralbino 27/04/2022

Representatividade, fantasia e alguns mistérios.
"Preto - sonhe sonho" foi uma leitura que fiz aos poucos, senti que essa um movimento necessário pois, a medida em que o Mundo era explorado, eu podia conehcer mais do Brasil, já que é uma ficção especulativa inspirada na fauna e flora brasileiras.

Aqui você encontra uma história de fantasia com representatividade gorda, preta, PCD e LGBTQIAP+ pois no mundo criado nessa história todes cosneguem viver em harmonia, cada um ao seu modo de ser.

Os capítulos são curtos, instigando que a leitura continue de forma fluída, mas é preciso tomar cuidado com os possíveis gatilhos, pois como toda boa literatura"Preto" consegue afetar a gente de diversas formas.

É uma história necessária, e cuja qual estou louco para saber dos próximos capítulos.

Smith 15/05/2023

Terop e Dreve viajam durante sete luas, eles vivem uma grande aventura, enfrentando seres mágicos e fazendo varias descobertas.
Uma parte da floresta é isolada, e é feito uma escolha de quem irá tomar conta do Oco do mundo, onde muitas coisas acontecem.
Uma fantasia cheia de magia, baseada no folclore brasileiro, com muita representatividade LGBTQIAP+, além de enaltecer a beleza e a importância da natureza.

sousimplesmentejuliana 01/06/2022

Um mundo que te faz sentir bem vindo!
Sabe aquele livro que te prende do início ao fim? Com personagens cativantes que não saem da sua cabeça? Que não te deixa sossegar enquanto você não virar a última página e te enche de ansiedade pelo próximo volume?

Preto - Sobre sonho foi esse livro para mim.

Eu tenho problemas em manter o foco, isso não é novidade. O que acontece é que, no último mês, isso também afetou minha capacidade de leitura. Leio uma página e já canso, mal absorvo o conteúdo. Está terrível.

A escrita da Fátima foi um verdadeiro acalento para mim. Com uma linguagem simples e fluída, sentia como se fosse uma conversa amiga, apresentando seu mundo fantástico e único de um jeito que nunca vi.

Me perdia em suas palavras. Viajando entre páginas, sonhando acordada com seus Seres e Povos. Criaturas tão incríveis que não resisti em desenhar meu personagem favorito.

Preto - Sobre sonho é uma história de representatividade e diversidade, inspirada no humano, na natureza e nas formas de nosso Brasil. Um mundo que faz você se sentir bem vindo. Que inicia com a doce curiosidade em novas descobertas e termina com o grande peso que nossas escolhas podem carregar.

A felicidade que senti por conseguir terminar de ler um livro, depois de um mês inteiro em angústia, não tem tamanho. Adorei a história, de verdade, mas sabe o que é o melhor? A própria escritora. Eu não conhecia a Fátima , nunca sequer a vi, mas fui acolhida por ela de braços abertos.

No próprio livro ela te chama para conversar sempre que você precisar e te recebe com o mesmo carinho presente em sua obra. Sinto como se ela fosse uma amiga de longa data, tamanha é sua simpatia.

Li seu livro pelo KU, pois havia decidido não comprar mais obras físicas, mas me senti tão bem vinda em seu mundo que logo encomendei um exemplar. Quero guardar comigo um pedacinho daqueles que me fazem bem. É amor e carinho em cada detalhe! A qualidade do material então? Estou de queixo caído!

Eu, apaixonada pela história como estou, não podia ficar sem meu mais novo xodoxinho na estante. Nunca valeu tanto a pena adquirir um livro físico (e olha que sou traça de livro. Mudei pro digital justamente por não ter mais espaço. Kkkk)

E ainda tem mimo para os primeiros que adquirirem o livro físico! Amei!

Muito obrigada Fátima Telles! Que venham os próximos volumes.

Wellen 03/06/2022

Fantasia nacional e representativa
Preto é o primeiro livro de uma série de fantasia que nos traz à memória o folclore nacional, mas que consegue ser autêntico em sua criação. O livro nos apresenta seres e povos que inicialmente nos deixam instigados a saber mais sobre eles e sobre o que está acontecendo e, ao longo das páginas, nos entrega um mundo crível e incrível!
Os personagens tem diversas formas e cores, o que torna o mundo muito mais rico. Muitos mistérios ainda cercam esses personagens e a história desse mundo e ficamos ansiosos pela revelação de mais um segredo contado pela narradora.
Ansiosa para ler a continuação!

@versaoleitora 19/08/2022

Tão rico e amplo quanto vento e rio.
Um universo totalmente único carregando vários elementos da natureza, lembrando muito a diversidade de povos, fauna e flora do Brasil. Nele, diferentes entidades vivem, cada um com seu propósito, seu dom, e seu papel para entender e defender seu mundo de qualquer mal que por ventura cruze seus dias.
A história, apesar de ter diversos personagens, dá destaque a dois principais: os Nascidos da escuridão Terop e Dreve. A dupla é escolhida para ir ai Oco do Mundo, um lugar que não se tem conhecimento do que acontece em seu interior, justamente para verificar a presença de possíveis ameaças. Acompanhamos a jornada e aproximação dos dois e também aos poucos vamos descobrindo o que esconde o Oco do Mundo.

Sobre a escrita: Achei que a linguagem informal e direta com o leitor pode ter dado uma facilitada para entender as peculiaridades de cada grupo, seus rituais e costumes, porém me fez sentir falta de continuidade no texto, já que era interrompido para explicar algo no meio. Mas entendo a proposta da autora e achei interessante.

Acredito que por ser um universo muito rico em detalhes, muita coisa pode ter ficado clara na cabeça da autora mas não foi passado totalmente para as paginas do livro. Senti falta de mais detalhes, aprofundamento, tempo para absorver tantas cenas, espaços e criaturas diferentes. Por muitas vezes me senti confusa e não entendi o que tinha acabado de acontecer naquela "cena", talvez muitas mensagens eram para ser subentendidas mas para mim não funcionou.

Fiquei curiosa com a continuação e talvez encontre mais detalhes nessa sequência.
Foi uma boa leitura!

Mais sobre no ig: @versaoleitora

site: @versaoleitora
Fatima 21/08/2022minha estante
Obrigada pela resenha! Fico feliz por ter se interessado pela história e ter dado uma oportunidade para o meu Mundo! Já anotei suas observações para melhorar minha escrita!! ?

@versaoleitora 23/08/2022minha estante
Foi uma boa leitura, bem diferente do que estamos acostumados. Tanto de escrita quanto de universo.

ElisaBSAS 17/05/2023

Simplesmente incrível
Amei cada minuto que passei lendo esse livro, com uma escrita super envolvente e fluída. Mais uma fantasia nacional impecável, adorei acompanhar a jornada dos personagens e fazer as associações com o nosso folclore. Ansiosa pelo segundo!

Camarada dos livros 04/05/2024

Terop= preto ?
Confesso que eu não li com 100% da minha concentração, então eu não entendi tudonque aconteceu, principalmente do começo.
Mas toda a mitologia desse universo é maravilhosa, com muitas referências ao folclore e a fauna brasileiros.
Mesmo não entendendo o porquê das coisas estarem acontecendo ou como elas estão acontecendo, tudo o que eu queria era acompanhar a jornada de Terop e Dreve e descifrar os anagramas que a autora espalhou pela história.
O que será que vai acontecer no livro 2?