A Música Perdida

Marrenta_literaria 25/08/2022

Uma leitura emocionante
#marrentaresenhando

A música perdida | Chris Cander | @veruseditora

Nesse livro vamos conhecer duas mulheres de épocas e continentes diferentes, mas que tem algo em comum, uma ligação mais que especial com um piano.

Tudo começa quando Katia de origem russa ganha um piano de um vizinho, um velho alemão que morreu e deixou o piano para ela, muitos anos depois já casada e com um filho para criar seu piano é seu refúgio, tocar é o que lhe dá forças para vencer as dificuldades que ela e a família estão enfrentando perante o comunismo na Rússia sendo judeus.

Katia e sua família acabam indo para os Estados Unidos por insistência de seu marido que acredita que eles terão uma vida melhor lá, longe de sua família Katia tem apenas seu piano e seu filho Micha para preencher o vazio de estar longe de seu verdadeiro lar em Leningrado.

Clara é uma jovem mecânica que perdeu os pais na infância durante um incêndio, a única lembrança que restou deles foi um piano que sobreviveu ao incêndio pois estava para o conserto, ela acaba de passar por um término de namoro, sem pensar decide se desfazer do piano, mais isso é só o começo de uma nova fase em sua vida, ela precisa deixar o passado para trás e seguir sua vida para ser feliz.

?No começo eu Achei que a história das duas personagens eram bem diferentes e que não ia ter nenhuma ligação a não ser o piano, mas eu me enganei e fui descobrindo isso no decorrer da história quando fui conhecendo um pouco mais delas.

?Eu achei a história bem gostosinha de ler, a escrita da autora é bem leve e fluida, gostei da ambientação por se passar em dois ambientes bem diferentes.

?Sempre quando um livro se divide em duas protagonistas a história de uma delas acaba se sobressaindo e no caso desse a história de Katia foi bem mais interessante.

?É um livro previsível mais que não perde o brilho pro conta disso, o que vale na leitura é o que podemos tirar dela, e com certeza esse é um livro que trás ensinamentos e reflexões sobre a vida.

?Já conheciam essa obra? Gostaram da premissa?

Bellí 23/10/2022

Esse é especial
Eu não tenho palavras para descrever o quão bom e importante foi eu ler esse livro.
O livro conta uma história triste, porém de uma forma lenta e suave, como uma música, de uma maneira inexplicável. Ele explica o processo de amadurecimento, perdão e superação de uma maneira linda, capítulo por capítulo.
Aos poucos eu fui percebendo as histórias se complementando, e foi lindo.
O livro tem capítulos não tão grandes e não tão pequenos, perfeitos pra quem gosta de uma leitura suave.
E olha, dificilmente eu digo isso, mas eu sou eternamente grata a pessoa que me deu esse livro.

Assis 18/04/2023

Uma melodia incrível
Sim, esse livro é uma melodia incrível. Uma composição que de forma maestral conecta cada nota de sua partitura e nos entrega uma deliciosa canção.

Permeado por uma protagonista nada convencional e com seu passado misteriosamente ligado ao do piano, objeto que a acompanha desde os 12 anos de idade, seguimos na trama atravessando pequenas situações que vão construindo a canção que é a sua vida e o seu passado. E de forma muito harmoniosa a autora colocada cada peça no lugar de forma muito natural e coesa dentro da história que vai construindo para a protagonista e seu piano.

Além disso, em minha leiga opinião, a autora foi cuidadosa nos elementos referentes a música e ao próprio instrumento. E nos entrega um emaranhado muito bem encaixado de musicistas intrinsecamente ligados ao que diz respeito as músicas de piano assim como nos entrega uma lista incrível de músicas/composições.

Eu poderia ter dado 4,5 pois apesar do desfecho perfeito para a trama principal, não curti as últimas linhas. Não por ser ruim, mas por quebrar minhas expectativas quanto a autonomia da protagonista. Mas achei que seria injusto com a obra ao fazer isso e dei 5. Pois a obra é totalmente coesa e bem construída e nos entrega tudo a que se propõe, inclusive com os pontos de virada justos.

Beatriz.Mello 11/05/2023

Nem todo piano tem um final feliz
Um livro excepcional que mostra como a música, a arte e as relações humanas podem ser turbulentas e imprevisíveis.