Bolo preto

Bolo preto Charmaine Wilkerson

Resenhas - Bolo Preto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiz Souza 01/09/2023

Esse bolo deve ser saboroso
O livro conta a história de várias gerações de uma família .
Byron e Benny perderam a mãe e ela deixa um arquivo de áudio que vão ter que escutar juntos com o Dr Mitch o advogado da família o problema é que Benny faz tempo que não conversa com Byron.

No decorrer ao escutar a fita eles descobrem que sua mãe escondeu vários segredos deles , envolvendo um assassinato e um bebê que foi doado para outra família.

A história é permeada em duas linhas do tempo passado e futuro o leitor precisa ficar atento nesse detalhe confesso que quase me perdi as vezes , o texto é mais indireto então não esperar muitos diálogo como se vê nos livros tradicional.

Gostei bastante da história pois aborda vários temas interessante como : relação familiar , a luta dos negros no mercado de trabalho e até surf e o bolo preto é a cereja do bolo kkkkk.

Ótima leitura.

Naty__ 27/06/2022

Uma leitura despretensiosa, mas que te fisga!
Confesso que fui fisgada pelo livro por ter lido as duas primeiras frases da sinopse “Best-seller do New York Times. Adaptação para série a ser produzida por Oprah Winfrey.” Nunca tinha ouvido falar em Charmaine Wilkerson. Pelo que pesquisei, ela é americana e atualmente mora na Itália. Esse é seu livro de estreia, mas já está fazendo um baita sucesso pelo mundo.

A história vai contar sobre B e B – é assim que a mãe deles gostava de chamá-los. Byron e Benny são irmãos distantes, que não se falam muito e tiveram algumas divergências quando mais novos. Porém, após a morte da mãe, eles precisam superar as diferenças e lidar com os segredos deixados para os dois.

Eleanor Bennett deixa uma gravação de 8h para ambos acompanharem juntos, pois esse era o último pedido que ela fez para o seu advogado. Nela, B e B vão desbravar o relato de uma nadadora que escapa de sua ilha natal sob circunstâncias de vida ou morte. Após anos sem contato, os irmãos ouvem juntos a última coisa que a mãe deixou para eles – essa parte vai tocar o leitor, pois é de partir corações.

Tudo o que achavam que sabiam é colocado em dúvida, após ouvir aquela gravação. Inclusive novas descobertas que eles não faziam ideia que pudesse vir são lançadas aos poucos, e eles precisam absorver a informação – aceitar já é outra história.

A história se passa no Caribe, em Londres e na Califórnia, além de contar sobre um bolo que é tradição na família, uma receita caribenha. As partes tocantes são mescladas com a família preparando o bolo, momentos de diversão em outros, assim como momentos de deixar nosso coração quebrantado.

Acredito que a ideia de Eleanor tenha sido unir os irmãos com tantas informações bombásticas, por isso a exigência de ouvir juntos, e ainda na presença do advogado dela. Durante as revelações, eles precisam tomar um ar, descansar, porque não dá para assimilar tanta coisa de uma forma tão simples, pois não o é.

A escrita da autora é gostosa, bem fluida. A forma que os capítulos foram divididos deixa a leitura mais dinâmica, mas ao mesmo tempo faz com que, em alguns momentos, acabe se tornando um processo vagaroso. Parece contraditório, porém, partes da leitura, enquanto estamos acompanhando a revelação com os irmãos, é tudo muito fluido. No entanto, quando voltamos ao passado, o ritmo diminui.

É um drama familiar que eu realmente não estava esperando. Peguei com a editora sem altas expectativas, sem a pretensão de ser – e confesso que foi melhor do que eu esperava. Não foi a minha melhor leitura, como eu disse. Se você embarca na história acaba se cansando em algumas partes, mas isso não torna o livro ruim ou a experiência decepcionante. É preciso estar aberto às possibilidades.

Por ser o primeiro livro da autora, acredito que tem potencial para crescer mais e mais, na opinião de quem não entende tanto do assunto. Mas observo grandes escritores que começaram com aquela primeira obra que você não dá nada por ela. Aqui, com Charmaine Wilkerson, a coisa é bem diferente; já começou como Best-seller do New York Times – não é pra qualquer um. Então, conheça a história. Você vai gostar! E vamos aguardar para assistirmos à adaptação. Já estou bem ansiosa.

Trechos:
“Às vezes, as histórias que não contamos às pessoas sobre nós importam mais do que as coisas que contamos.”

“Naquela época, era fácil para uma jovem acreditar que era possível criar a própria família do nada porque o amor e a honestidade eram coisas verdadeiras neste mundo.”

“Então o pai também mentira sobre o passado. Benny sente raiva e tristeza na mesma medida. Quanto mais aprende sobre a mãe, particularmente, mais vê que ela não é a única na família a pagar um preço por ir contra as regras de outra pessoa.”

“Porque as pessoas que você ama são parte da sua identidade também. Talvez sejam a maior parte.”

“Ninguém te diz como viver com esse tipo de raiva, essa sensação espinhosa sob a pele. Isso é o que acontece com as narrativas falsas que, por fim, definem sua vida. Quando você enfim descobre que as pessoas em quem mais confiava mentiram por anos, mesmo quando consegue entender por que fizeram isso, essa consciência contamina todos os outros relacionamentos que você tem. Você começa a revisitar todas aquelas ações e comentários que nunca entendeu de todo, as coisas que as pessoas nunca disseram, as vezes em que você tinha certeza de que alguém agiu de certa maneira por um determinado motivo, só que não podia provar. E então você pensa em todas as mentiras que tem contado a si mesmo ao longo dos anos. Sobre como tudo foi bom, o quanto você foi apreciado, o quanto as pessoas se importaram.”

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2022/06/resenha-bolo-preto.html

Jackie! 05/07/2023

"Você precisa amar o mar mais do que teme."
"Assim como a vida sabe?!" Aí, que delícia de história, que livro BOM.

Eu já disse isso aqui um milhão de vezes, mas eu amo DEMAIS livros sobre famílias e acompanhar suas histórias através gerações. E esse livro aqui serviu bem demais nesse quesito.

Acompanhar a gravação que uma senhora deixou aos seus filhos antes de morrer, revelando todas as partes de sua vida da qual eles desconheciam, foi muito interessante.

Os personagens são complexos e intrigantes, e a história envolve mistérios e reviravoltas. Além disso o livro toca em muitas pautas importantes, que são necessárias de serem conhecidas e debatidas.

A autora também serve TUDO, com uma ambientação incrível (sério eu me senti naquele ilha) com boa parte da história se passando nos anos 50/60.

Leila de Carvalho e Gonçalves 26/06/2022

Saga Familiar
?Não escolhemos o que herdamos, mas podemos escolher quem nos tornamos??

O que pode haver em comum entre um pai à beira da água, aguardando que o corpo da filha seja trazido para a costa e o reencontro de dois irmãos, afastados há anos, no funeral da mãe?

Este é fio condutor do best-seller Bolo Preto, primeiro romance de Charmaine Wilkerson, uma ex-jornalista norte-americana conhecida até então pelos contos publicados em antologias e revistas.

Através de 440 páginas divididas em capítulos curtos, a escritora exibe a saga de uma família caribenha que, radicada na Califórnia, se caracteriza pelas origens multiétnicas, a pluralidade de costumes e tradições, além de histórias não contadas.

Sua protagonista é Eleanor Bennett. Uma matriarca que ao morrer, deixa uma intrigante herança para Byron e Benny, seus filhos. Ela consiste de um bolo preto ? feito com frutas e encharcado de rum ? além de uma longa mensagem de voz na qual ela compartilha segredos que abalarão todas as convicções que ambos possuíam sobre sua família e as próprias vidas.

A narrativa discorre sobre a reaproximação dos irmãos para conhecer o passado de Eleanor, um quebra-cabeças em que falta uma peça para ser encaixada e só depois de encontrada, eles poderão realizar o último desejo da mãe: provarem a tal bolo, uma alegoria sobre a fraternidade que pode ser guardada por anos, o que o torna até mais saboroso, remetendo a resiliência que deve cercar os laços familiares.

Tendo como cenários uma inominada ilha caribenha, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, a história divide-se entre a década de sessenta e o presente, acompanhando distintas personagens. Isso pode gerar alguma confusão nos primeiros capítulos, entretanto o leitor rapidamente se habitua aos saltos temporais e espaciais, superando a questão.

O resultado tem todos os ingredientes de um best-seller, ou seja, romance, suspense, boas reviravoltas e um assassinato que só é resolvido nas últimas páginas. Uma jornada deliciosa que, marcada pelo gosto do açúcar queimado e o aroma das especiarias, aborda temas atuais, como racismo, xenofobia, preservação da natureza, preconceito e violência contra a mulher.

Enfim, recomendo. Wilkinson é um nome que convém seguir de perto, pois, ao que tudo indica, tem muito para contar.

Nota: O bolo preto mencionado no livro é uma variante do fruitcake tradicionalmente servido em casamentos na Inglaterra. A receita, com algumas variações, se espalhou pelas colônias britânicas e, até mesmo em Pernambuco, que recebeu muitos imigrantes ingleses século XIX, há uma iguaria semelhante. Aliás, esse tipo de bolo pode ser consumido depois de anos e há o costume do casal comer um pedaço a cada aniversário do casamento.
Relacionando-o a à família real britânica, ele foi servido no casamento do Príncipe William e uma parte também foi oferecida no batizado dos seus três filhos ? George, Charlote e Louis. Há pouco tempo, foi leiloado um pedaço do fruitcake do casamento do Príncipe Charles, realizado em 1981. Com mais de 40 anos, o bolo aparentava estar em bom estado de conservação.
Artur G. 26/06/2022minha estante
Este fruitcake me lembrou o bolo de casamento pernambucano, chamado de Bolo de Noiva. É uma massa escura que leva ameixas, passas e vinho, coberta com glacê. E conforme encontrei em matéria do G1, ele é mesmo uma adaptação do bolo inglês surgida no Brasil, que no entanto não se espalhou por outros estados :)

Artur G. 27/06/2022minha estante
Fiquei curioso com o livro. Ótima resenha como de costume!

Leila de Carvalho e Gonçalves 27/06/2022minha estante
Que interessante! Fiquei curiosa e vou procurar essa receita. Por sinal a influência dos ingleses em Pernambuco, durante o século XIX, é notória. Grata pela informação.

gabirelasz 24/04/2023

Incrível!
Nunca aprendi tanto com um livro como aprendi com Bolo Preto.
É um livro que, de início, parece meio confuso e você não sabe muito bem como se situar na história, contudo, pouco depois tudo começa a se entrelaçar e a fazer muito sentido.
A história é linda. Emocionante, especial, esplêndida, rica em assuntos que são ao mesmo tempo muito antigos e muito atuais: há uma aula de história sendo oferecida junto com a narrativa de todos os personagens.
A confusão que mencionei de início se da em razão dos inúmeros pontos de vista, das idas e voltas no tempo e os variados lugares em que a história toda ocorre, mas depois que me adaptei ao cenário essas características se tornaram parte do motivo de ter amado tanto o livro!
Foi muito incrível ver os pontos de vista de todos os personagens envolvidos e foi magnífico acompanhar a trajetória da família como um todo: nem sempre concordaram, mas sempre estiveram ali, juntos.
É uma lição sobre união, pertencimento, família, tradição e que me fez pensar muito na minha relação com os meus pais.
Além disso, a história é tão singular que te segura até o final, com todos os mistérios trabalhados ao longo da trama fazendo um sentido espetacular com tudo que foi apresentado.
Você termina o livro sem o sentimento de que faltou alguma coisa. Tudo é muito bem explorado.
É um livro muito diferente do que eu esperava, mas que bom que o li! Foi uma experiência que, com certeza, me marcou muito.
Eu, como mulher branca, nunca serei capaz de me identificar com os sentimentos e trajetórias dos personagens, mas aprendi coisas sobre a vivência de pessoas negras que enriqueceram tanto, tanto, tanto meus conhecimentos sobre a causa.
É o que dizem: não devemos apenas não ser racistas, temos que ser também antirracista. Todos temos que nos conscientizar e esse livro é um material excelente para isso.
A sensibilidade da autora sobre a pauta é brilhante, trazendo os fatos históricos e os sentimentos dos personagens ao mesmo tempo, nos transportando para aquela época e nos fazendo perceber o quanto ainda precisamos mudar como sociedade!
Recomendo a leitura para todos.

Ana Ceci 06/11/2022

Livro incrível!
Acredito que assim como várias pessoas, eu nunca tinha visto esse livro! Não conhecia a autora e tampouco a trama envolvendo a família Bennet. Assim que o livro chegou por aqui, os quotes da contracapa e a sinopse já me conquistaram! Não tive outra escolha senão ler logo! E que ótima escolha eu fiz passando esse livro na frente de outros!

Do início ao fim, me surpreendi com a trama. Logo no começo, a autora já soltou uma revelação daquelas que me fez querer virar as páginas cada vez mais rápido para descobrir tudo! Fui entendendo aos poucos as personalidades dos irmãos Benny e Byron e me solidarizando com suas realidades.

Conforme a história passou e eu fui descobrindo mais da vida dos irmãos e, claro, de seus pais (sobretudo de sua mãe, Eleanor), já estava completamente envolvida na leitura! É incrível pensar no quanto a autora se dedicou para escrever um livro tão completo e amarrado como esse! Confesso que em alguns momentos eu mesma me perdi na trajetória de alguns personagens e ficava me perguntando aonde tudo ia levar, mas depois as coisas se encaixaram e minha vontade era descobrir logo como seria o desfecho dessas vidas tão dramáticas!

E, claro, temos o famoso Bolo Preto! No final das contas, é essa receita, essa materialização do bolo, que une todos os personagens em uma incrível trama de descobertas e aprendizados sobre eles mesmos e sobre as pessoas que mais amam. Recomendo muito a leitura!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

João Paulo 20/11/2022

O início do livro é um tanto chato e confuso, mas logo após um determinado e impactante acontecimento tudo começa fazer sentido, e a história fica envolvente e viciante. Os personagens são bem construídos e reais, a história também traz informações valiosas de uma determinada cultura e diversas reflexões que levamos para vida. Só não favoritei pq achei o início um pouco maçante.

EvelynSLG 15/05/2023

Instigante e histórico
Esse livro é lindo, em cada história, cada vez que cada personagem sobrevive a mais um empecilho da vida por não se encaixar nos padrões requeridos nós aprendemos. O começo confunde um pouco por conta dos múltiplos nomes e personagens, mas a partir do momento em que você alinha cada um na cabeça, a história fica mais instigante a cada página. Eu amei e recomendo muito.

Adriana1161 31/10/2022

Excesso de informação
Não achei o livro ruim, mas também não posso dizer que gostei!
Achei a história muito cheia de detalhes, com muitas problemáticas abordadas, e a estrutura como foi escrita não me agradou. Acho que esse vai e volta no tempo tem um limite, e aqui ele me pareceu exagerado.
Inserção de novos personagens o tempo todo, alguns relevantes para a história, outros não.
Parece que quando ia deslanchar, dava uma travada, o que tornou a leitura cansativa pra mim.
Fala sobre tradições e racismo, inclusive nos Estados Unidos de 2018.
Mostra o Caribe como uma mistura de diferentes culturas.
Personagens: Covey, Eleanor, Bunny, Benny, Marble, Byron Bert, Charles Mitch
Local: Caribe/Inglaterra/Califórnia - 1965 a 2018
@driperini

Amora Gabriel ð 04/11/2023

Podemos escolher quem nos tornamos?
Esse livro narra muitas tragédias e injustiças, narra esperança e força, narra o amor.
Bolo Preto é uma espécie de livro de memórias. Já que ele apresenta um passado e até mesmo o presente, que está essencialmente conectado com esse período anterior. É como se todos os personagens, suas tragédias, suas histórias e tudo mais, estivessem inteiramente relacionadas a algum problema que veio antes, problema que é entendido no decorrer da narrativa.
Em certo sentido, há até um olhar meio psicológico da coisa, justamente por buscar os traumas do presente pelo que aconteceu no passado. Além disso, essa memória é bem menos individual do que se imagina, o livro conta com as memórias de todos os personagens e não apenas aos protagonistas, o que torna a trama ainda mais interessante.

Speck Of Giovanna 03/03/2024

Uma grande mistura de sensações, com muitas reflexões e aprendizados sobre quem somos e a ligação que temos com o nosso passado. Mostra também a importância de tradições e nos ensina o verdadeiro significado do bolo preto. A narrativa é cheia de acontecimentos e um olhar meio psicológico relacionado aos protagonistas. Só achei que o final poderia ter sido menos demorado, já que entendemos todos os acontecimentos antes, e a autora acaba se demorando nos detalhes e torna algumas coisas repetitivas.

b i a 11/12/2023

Comecei esse livro sem a mesma empolgação de quando o comprei há um ano atras, estava parado na estante e resolvi tirar ele da frente.
Demora um pouco a se acostumar com as intercaladas entre presente e passado, mas depois que isso passa é uma leitura incrível!
Eu sempre penso sobre as consequências de decisões que nem foram minhas na minha vida e na de quem virá, e esse livro fala justamente desse emaranhado de vidas que por algum motivo se conectam.
Além disso, conhecer mais sobre a cultura caribenha e negra foi incrível, adoro livros que fogem das famílias brancas de sempre.
No geral, é um livro sensacional mas que peca um pouco por entediar o leitor no final.

andrealog 25/09/2022

Do que são feitas as lembranças
Uma história bonita, sobre miscigenação preconceitos e segredos de família. Uma mãe que só e conhecida pelos filhos depois de sua morte. Como toda família essa é feita de receitas, segredos, desencontros e muito amor!

Mari 02/10/2022

This Is Us
Estava falando para as minhas irmãs desse livro. Eu sei que uma adoraria ler, mas a outra não. Ela perguntou o porquê, eu disse que é porque o livro lembra This Is Us.

A história retrata dois irmãos que vão se reencontrar após anos de silêncio, porque a mãe deles morreu. E ela deixa uma gravação sobre a vida dela.

É um livro sobre família, sobre passado, sobre amor, orgulho, ego, humildade, é sobre a vida! Todas as nossas escolhas têm consequências, o que aconteceu no dia X tem algum peso na nossa vida, mesmo que não seja o que nos define, mas ainda vive ali dentro da gente.

Lembro que quando eu vi que o lançamento da Paralela seria esse livro, eu botei na minha cabeça que eu deveria escolher esse livro. Fico feliz de escolher essa história.

Eu amo como a história vai e volta para o presente e para o passado. Tudo é conectado, nada é deixado solto. Se tal fato não foi desenrolado naquele capítulo, pode esperar que ele será retratado em alguma parte do livro.

Amo o fato de falar sobre uma receita caribenha, porque eu não conheço nada e eu estou morrendo de vontade de provar um Bolo Preto.

Eu digo que lembra This Is Us, porque é muito sobre família, esse drama familiar que todos estão envolvidos, sobre segredos que fazem parte da família, mas que estão tão bem guardados que os filhos não sabem. Eu amei mesmo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5