Escuridão

Escuridão Elena P. Melodia

Resenhas - Escuridão

Clícia 06/07/2011

Resenha do Blog: Silêncio Que Eu To Lendo

“Não vou detê-lo e fico a espera. Quando sinto seus lábios na palma da minha mão, fecho os olhos vencida por uma sensação que nunca senti antes. É gelo que queima, aquece e se perde em minhas profundezas. É como se mês sentisse viva pela primeira vez.” – Página 223

Alma é uma garota fria e calculista, mas também é mais bela e popular da escola. Dificilmente cede as tentações, mas um dia entra por impulso em uma pequena e sombria loja e compra um caderno roxo, o que ela não esperava era que aquele pequeno caderno de capa macia fosse trazer tantos problemas. Em sua pacata vida cinza, Alma se vê cada vez mais tomada pela escuridão, e o que fazer quando apenas um garoto misterioso parece ter as respostas?

Comecei a ler com o pé atrás, pois já tinha lido algumas resenhas negativas sobre o livro, e realmente acho que em alguns momentos se justifica, mas posso dizer que achei que o livro tem uma história fantástica.

Alma não é o que costumamos ver em protagonistas, ela é muito egoísta, chega até a dar uma raivinha dela em alguns momentos, pois algumas de suas atitudes são muito frias, e talvez por isso que leu tenha não gostado dela, pois não existe identificação. E quando Alma descobre que anda escrevendo no caderno e não lembra e descobre que o que ela escreveu acontece, banca a durona e só faz com que as situação fique pior pra ela mesma.

Quando ela começa a buscar respostas comete vários erros, e parece que nem com um anjo da guarda, por assim dizer, ela consegue acertar as coisas. O que faz com que pareça que a narrativa de uma desviada do foco central, mas na verdade está construindo bem a história, e pelo máximo que as histórias paralelas tirem o foco da principal, não deixam de ser empolgantes e misteriosas.

Alma, além de ter que enfrentar seus medos e seu ego maior que ela, ainda tem que lidar com três amigas mais problemáticas ainda. Uma que foi exposta na escola por um vídeo comprometedor, outra que se envolveu com as pessoas erradas e acabou em uma situação de vida ou morte e uma ultima que é misteriosa e que guarda muitos mistérios. As histórias das amigas são tremendas no quesito criatividade. São por demais envolventes e muito em construídas, a única que eu fiquei meio assim foi a de Agatha, pois no primeiro momento eu saquei o que acontecia Eu sempre soube. Agora é a hora em e você ouve a Clícia dando uma gargalhada do mal..

O único ponto que faz o livro perder vários pontos comigo é na hora da classificação. Do fundo do meu coração eu não acho que esse seja um jovem/adulto. Ele é adulto com certeza. Eu tenho 22 anos e em várias partes fiquei chocada. Ele expõe as feridas ou sentimentos de um modo muito intenso, e tem umas temáticas que devem sim ser abordadas em livros jovens, mas de abordados de outra forma.

Enfim, super indico pra quem gosta de histórias misteriosas e enigmáticas. Pra quem é mais novo e quer ler, vai preparado emocionalmente. Eu estou com o livro na cabeça até agora e não vejo a hora de ser lançado o próximo título da trilogia.
1 – Escuridão
2 – Sombra
3 – Luz

Books Friends & News 02/12/2010

INSTIGANTE
Indicadíssimo para leitura de pessoas que gostam de suspense e mistério pq são dois ingredientes que ele tem de sobra.

Resenha completa no blog ---> http://guardiadameianoite.blogspot.com/2010/12/resenha-escuridao-elena-p-melodia.html

Nia 03/01/2012

Escuridão
Não vou escrever a sinopse inteira porque ela praticamente conta tudo o que acontece em todo o livro. Alma é uma garota de 17 anos, que não tem nada de diferente das outras garotas da sua idade. Tem uma família normal, governada pela mãe, porque perdeu o pai muito cedo. Um irmão todo rebelde e uma irmã que perdeu a fala com a morte do pai. Os amigos parecem normais até certo ponto e ela só quer encontrar o seu lugar no mundo como qualquer outro adolescente.

As coisas começam a mudar, quando Alma passa em frente a uma livraria misteriosa e compra um certo caderno de capa roxa, apenas por impulso. O caderno que até então parecia inofensivo, cria vida própria em determinada noite, onde acontecimentos terríveis começam a aparecer em cada página do caderno, com a letra da própria Alma, mas com um detalhe, ela não se lembra de ter escrito.

A partir de então o livro cria forma e milhares de peças vão sendo jogadas aos leitores pra que um quebra cabeça seja montado. Os amigos de Alma não são quem realmente parecem ser, o namorado da melhor amiga não é tão bom moço assim e o cara mal do colégio esconde na verdade uma doçura que encanta e protege.

A cada nova página do caderno de Alma escrito, me dava mais vontade de saber o que realmente estava por trás de tudo... Afinal de contas, a Alma tem um dom, uma missão? Ela está sendo perseguida... ou o caderno é apenas coincidência?

A idéia geral do livro é muito boa, intrigante e te prende até determinado momento. Porém, como nem tudo é perfeito, tenho minhas críticas. Em determinado momento, são muitas informações passadas a quem lê e o foco central que era no tal livro roxo, se perde completamente misturando milhões de histórias paralelas a história da Alma. E aí, no fim das contas eu fiquei me perguntando se uma coisa tem ligação à outra ou se não tem nada a ver com nada.

O livro faz parte de uma série, que conta ainda com os livros "Sombra" e "Luz", que a desinformada aqui não sabe se já foram lançados ou se ainda serão... E eu espero sinceramente que eles complementem Escuridão, que me deixou completamente decepcionada no final, já que não tem final e deixa um monte de informações jogadas ao vento.

Aalis 27/09/2022

A melhor parte é quando acaba
Enrolação pura, escrita leeeeenta e só começa a ficar razoavelmente interessante nas últimas páginas. No geral não vale a pena e não indico. Como gosto de sofrer, comprei e li toda a triologia (as pessoas fazem coisas burras). Então digo com propriedade que é um dos piores livros que já li, sem contar da triologia toda de leitura torturante.

@amantedelivros;3 18/03/2023

Ela acha que só ela pode consertar tudo de errado que está acontecendo ao seu redor. isso para mim foi um aspecto negativo do livro. A narrativa da Elena Melodia é boa. Por mais que eu não tenha me identificado com a Alma,consegui ler o livro sem ter vontade de desistir.Eu fiquei realmente curiosa quanto aos ?eventos misteriosos?. no final das contas estamos no meio de uma investigação policial e eu sou louca por histórias policiais das bem sangrentas e com poucas pistas. Se você não se incomodar com histórias que não terminam, Escuridão é um bom livro sobrenatural, com uma protagonista irritante. Ou talvez eu só me sinta tão incomodada porque não sou tão bonita, confiante que nem a Alma.

Bia09 21/10/2010

Escuridão é um mar de emoções controversas. Comecei odiando-o, não conseguia parar de lê-lo no meio e tive vontade de jogá-lo pela janela no fim. Não que ele seja ruim, mas o final me deixou completamente CEGA. Eu li o livro TODO e o final não explica NADA! Preciso ler sua continuação "Sombra" com urgência!

Apesar do comentário acima, eu não fiquei extremamente empolgada com esse livro. Como eu disse, o início é monótono, as coisas demoram demais para acontecer e eu realmente me senti incomodada com o estilo de escrita de Elena P. Melodia, que me lembrou o estilo de Lisa McMann em Wake. Porém, conforme você vai se acostumando, percebe que há várias frases de efeito no texto muito bem sacadas. Foi até difícil escolher a citação perfeita para a resenha, de tantas legais que eu poderia ter tirado da obra.

O romance também não é extremamente imperdível. Morgan e Alma não têm muita química e eu não fiquei apaixonada por ele, como sempre acontece, apesar dele ter potencial, ser bonitão, misterioso e um pézinho na categoria de bad boy. Não consegui chegar a uma conclusão se ele é da patota dos mocinhos ou dos vilões. E isso me deixou intrigada.

O ponto alto do livro é a amizade de Alma, Agatha, Naomi e Seline. Elas são as mais populares de um colégio bem baixa renda, daquelas que fazem provas para ver quem pode fazer parte da turma ou não, mas não são meninas sem conteúndo. Cada uma com seu problema, cada uma sofre algo diferente ao longo do livro e elas são complexas. Quero também ver seus destinos nos outros livros.

Quando foi chegando no final, apareceu uma possibilidade que quase me fez dar pulinhos e gritar que a autora era genial. Se essa for mesmo a conclusão da trilogia, vai ser totalmente inusitado e diferente do que temos lido por aí.

Então é isso... Escuridão não é maravilhoso, mas está longe de ser ruim... mesmo assim não vou perder "Sombra" por nada, nem que seja uma questão de honra!

Para mais resenhas:

naniedias 17/11/2010minha estante
Eu estou doida para ler esse livro *-*

Isabella Pina 02/05/2011

É, "Escuridão" é o nome perfeito, já que ficamos "no escuro" quase o livro inteiro
Olha, eu não vou mentir: fiquei sim um pouco muito decepcionada com esse livro. Mas não fui a única. Minha amiga também não gostou muito da história, e algumas resenhas que eu li também não. O que eu não entendi foi como que a história não foi demais. A autora teve a criatividade de criar um começo bom, um roteiro legal (afinal, só de ler a sinopse já fiquei com vontade *-*), mas ela enrolou demais as coisas. Como todos sabem pela sinopse, Alma é uma queen bee, meio fútil, meio metida, sem muitos valores (pelo menos foi o que achei). Ela é vingativa, certo, mas Aghata - uma das suas seguidoras amigas - é mais. Eu simplesmente torci a cara para a Alma nos primeiros capítulos. Sério. Que menina sem... sem o que fazer! Irritou. Com o tempo, ou eu fiquei acostumada com o jeito "sou boa demais" dela ou ela ficou menos metida. E Morgan... Morgan simplesmente não me conquistou. Ele é chato, irritante e obscuro demais. Mas não um obscuro bom, como Patch. Um obscuro do tipo "eu não confio em você". Outro ponto baixo. A leitura tem alguns momentos realmente bons, como quando ela escreve os contos e ocorrem os assassinatos, mas não teve nada de "terror" como diz na contra-capa. É meio suspense, meio sei-lá-o-que. Ela deixa muitos enigmas no ar no final, muitas perguntas sem respostas e muitas histórias meio "soltas". A leitura, que é em 1ª pessoa e no presente, eu estranhei um pouco no começo, mas dá pra se acostumar. Eu ainda tenho fé nessa trilogia, e pode ser que Sombra explique as pontas soltas, dê mais medo e (quem sabe?) um novo cara para Alma. Porque eu simplesmente não gostei do estilo bab boy babaca do Morgan! >

Julianna Freres 20/12/2012

Escuridão #MyLand1 Elena P. Melodia
Uma palavra que resume esse livro: Fascinante!
Quando comprei demorei meses para ler porque sempre chegava no mesmo capítulo e parava. Nem imaginava que virando a folha, o mundo de Alma(personagem do livro) viraria de ponta a cabeça. Quando chegou minhas férias, decidi que estava na hora de ler o livro inteiro.
Não me arrependo dessa decisão porque Elena P. Melodia conseguiu me prender em cada página. Esse livro pra mim se tornou um daqueles livros que quanto mais você lê mais você quer ler.
Enfim, Alma é uma garota totalmente decidida e que sabe o que quer. Tem amigas super diferentes uma das outras e é nessa diferença que o livro se torna interessante porque cada uma tem sua história e seus problemas super estranhos que (na maioria) Alma acaba se envolvendo. E bom, sem falar que existe um maldito e enigmático caderno roxo no qual ela escreve, sem saber disso, sobre acontecimentos horríveis em sua cidade. O problema é: Ela não se lembra de ter escrito coisa alguma.
Com o passar dos capítulos a história fica cada vez mais interessante, mais fascinante, mais envolvente.
Eu aposto que você não conseguirá se livrar da curiosidade de saber o que há em torno de Alma e o por que de tudo que acontece a sua volta.
Vale muito a pena ler essa trilogia.

Barbie grew 29/04/2020

Razoável
O livro pode ser dividido em duas partes: do início à um pouco mais da metade é monótono. Muito monótono. Além disso, nenhum personagem vai ter cativado você (nem mesmo a principal).
Então vem a segunda: que é o iniciozinho da premissa do livro (o monte de mistério e o que Alma tem realmente de especial). Confesso que as coisas começam a acontecer aqui, mas já faltam tão poucas páginas que pode nao ser suficiente para entusiasmar o leitor a ler os próximos (fui uma que nao se entusiasmou) com receio de que seja aquele 75% de encheçao de linguiça e o restante "aquele gostinho"

Aline 26/12/2021

O livro é bom e fácil de ler, apesar de a escrita ser um pouco diferente do q leio. Fiquei irritada q acabou meio no ar

Vívis 05/01/2011

Muita lenga, lenga.
Bom, por onde começar? .. Resumo geral: cansativo. Não há uma conclusão para nenhuma das tramas que a autora simplesmente vai jogando no livro. Acho que ela achou melhor deixar tudo no ar para que as sequências sejam compradas. Mas o pior é que o livro não deixou muito aquela vontade louca de ver a continuação, pq ela enrola demais em tudo. Putz, 300 e poucas páginas de pura enrolação não é mole não. Ela passa a maior parte do livro fazendo comparações de sentimentos e relatando cenários. Se contar, deve ter mais a palavra "como" do que quaquer outra. Além do que, a forma em que o livro foi escrito parece mais um roteiro de filme do que literatura. Tem certas situações que relatadas ficam muito chatas, mas transformadas em imagens o resultado é totalmente oposto. Se ele fosse transformado em filme por alguem que realmente entende do negocio, seria o primeiro a ser melhor do que o próprio livro.

Sou obrigada a comprar o próximo.. fazer o que? Quero saber o mistério que ronda o Morgan, oras..rsrs.

Felipe 01/05/2013

Bom!
Já faz um mês, mais ou menos, que eu desejava esse livro. Muito que bem, comprei ele na promoção, já tinha lido a sinopse e achei que realmente seria muito bom! A temática da história é algo que chama atenção, a protagonista prevê acontecimentos macabros, escritos com uma grande riqueza de detalhes, eu seu caderno roxo. Eu demorei muito, muito mesmo para terminar de ler o livro. Não estava me interessando muito, porque simplesmente NADA, acontecia. Nada. Em um momento da história, algumas coisas começam a acontecer, que é quando a amiga da protagonista liga.
Quando chegou este momento, a leitura fica com um ritmo melhor, e aí sim é que a história começa. O ritmo de ''Escuridão'' é muito parado apesar do que acontece, e posso te dizer que nada será respondido neste livro, é um mistério atrás do outro, e no final você tem algumas respostas, algumas não me fizeram sentido algum, e o que é revelado é pouco, direto e sem detalhes. Ou seja, para entender a história toda será necessário ler os outros livros, e mesmo que você não tenha gostada do livro Escuridão, você vai querer saber o porquê de algumas coisas que acontecem na história.