No Coração da Bruxa Genevieve Gornichec

Resenhas - No Coração da Bruxa

Regis 17/09/2022

Após se negar revelar o futuro a Odin, Angrboda (proclamadora de tristezas) tem seu coração apunhalado e arrancado do corpo, é jogada na fogueira de onde retorna indo morar em Jarnvid (Bosque de Ferro), sendo encontrada por Loki que trás em suas mãos o coração da bruxa.

O livro de estreia da estadunidese Genevieve Gornichec é uma fantasia emocionante envolvendo a mitologia nórdica, da qual é uma estudiosa e apaixonada.
Li a sinopse de No Coração da Bruxa e me senti instigada. Uma pessoa muito especial me presenteou com o livro, que se tornou uma das minhas melhores leituras desse ano.

O história é dividida em três partes, e somos apresentados a personagens mitológicos de um jeito cativante desde o início, nos fazendo amar e odiar em proporções iguais.
O romance de Angrboda e Loki é real, crivel e aliciante de uma forma que a cada página você lê com uma ansiedade assombrosa, devorando cada palavra em busca do próximo acontecimento.
Loki aqui, continua sendo o personagem mais misterioso e imprevisível entre os deuses, despertando nossa curiosidade e nosso apreço irrestrito.
A bruxa Angrboda é maravilhosa, batalhadora e literalmente uma sobrevivente da crueldade dos Aesir (panteão nórdico dos deuses), ela é alguém que desde o primeiro instante desejamos ver vitoriosa e feliz.
Seus filhos são únicos e marcantes, tanto no livro quanto na mitologia.
Eu recomendo não pesquisar nada sobre a história real de Loki e Angrboda, para não receber muito spoiler, permitindo assim que a história te guie para os caminhos devidos, que garanto: serão inesperados e entusiasmantes.

A escrita da autora é poética e maravilhosa de acompanhar, nada nesse livro é cansativo, ao contrário, é uma jornada prazerosa e surpreendente, com personagens cativantes e coadjuvantes interessantes, que te deixam sempre querendo saber um pouco mais sobre cada um deles, afinal, são todos: deuses, Gigantes, Trolls, Ogros, dragões, serpentes, lobos...
Seres que muito despertam nossa curiosidade.

Essa foi uma leitura esplêndida que me sugou de um jeito que até estando doente, e mal aguentando o peso do livro me senti na necessidade de concluir logo, tamanha era minha curiosidade com o destino dos personagens aos quais queria ver felizes, juntos e vingados.
Recomendo muitíssimo essa leitura e agradeço enormemente o presente Giovani. ?
Caio 17/09/2022minha estante
Você tem que ser contratada para fazer a sinopse dos livros.

Regis 17/09/2022minha estante

Resenha de Artista!

Regis 18/09/2022minha estante
Obrigada Danilo. ?

AnonymousCow 18/09/2022minha estante
Feliz demais por ter te dado este livro e mais feliz ainda por você ter gostado ??

Regis 19/09/2022minha estante
Eu amei o presente e amei a leitura Giovani. ?

Diani Voulga 01/10/2022minha estante
Estou muito feliz por você ter aceito este presente. Ele foi dado com muito amor ??

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Sei exatamente como essa leitura te deixou feliz mesmo que tenha lido em dias tão difíceis e conturbados para você.

JAssica290 26/03/2024

Vi potencial, resto do livro para mim foi uma tortura, a todo momento eu quis abandona.
Mas eu fui teimosa e insisti em terminar, quando Loki não está eu sinto que os outros personagens, inclusive a protagonista, ganham um destaque bem mais digno, a jornada da bruxa é realmente bem interessante, apesar de triste.
Me peguei odiando com todas as fibras do meu ser o Loki.

Tiele.Iglesias 12/10/2022

A força da mãe bruxa
Amei o livro e seus personagens, amei ver a versão de uma personagem forte, que luta pelos seus filhos independente dos seus medos e traumas.
Um livro de história nórdica, com muitos personagens e histórias já bem conhecidas, mas também com lados e personagens não tão conhecidos assim, que trás um emocional muito forte e nos envolve tanto na trama que sofremos juntos com a Bruxa.
Me encantei com a força feminina nessa história, Skadi maravilhosa e a Angrboda mais ainda, me decepcionei com alguns personagens tão conhecidos e famosos e me apaixonei, mas também sofri com Hel, Fenrir e Jormungand.
Num todo o livro é muito bom, tirei uma estrela porque houve um momento em que ficou um pouco cansativo, mas depois entendi que era necessário.

Léo 20/02/2023

Amei cada verso dessa história...
Depois de negar revelar o futuro para Odin, e ser punida por isso, Angrboda ? Proclamadora da tristeza, foge para o Bosque de ferro, no confins do mundo. E lá recebe seu coração de volta, trazido por Loki que achou na pira que ela foi queimada três vezes, assim começando o desenrolar da história.

Genevieve Gornichec no seu romance de estréia, traz uma fantasia épica, uma releitura sobre os mitos nórdicos, em uma narrativa impressionante que conecta os mitos nórdicos e dá uma nova visão sobre Angrboda e a mitologia nórdica.

Eu conhecia muito por cima os mitos da mitologia nórdica, e acho que esse livro é um bom início para quem tem interesse em conhecer mais sobre a mitologia, mesmo que seja uma releitura.

Dividido em três partes, No coração da Bruxa, vai apresentando os personagens de maneira cativante e envolvente, fazendo em certos momentos eu odiar e amar um personagem na mesma proporção. A leitura flui muito rápido e fica difícil não querer ler só mais uma página para descobrir qual será a próxima coisa que vai acontecer.

Loki e Angrboda, são os personagens muito bons e romance deles é um dos pontos fortes do livro, não tem como não rir com alguns diálogos dos dois, ou achar um momento ou outro entre eles fofo. O Loki que a autora traz, é um deus imprevisível, misterioso, que é difícil de entender as motivações, que como na própria mitologia nórdica vive colocando os Aesirs (panteão de deuses que moram em Asgard) em apuros e logo depois os salvando. Já Angrboda, é uma giganta, bruxa e mãe, forte e determinada a tudo para proteger seus filhos, uma mulher poderosa que vai te cativando do início ao fim do livro com sua história e motivação.

Essa foi uma leitura muito agradável, e acho que ler esse livro sem saber sobre os mitos nórdicos torna ela melhor, pois o final e algumas outras coisas se tornam uma surpresa.

Adorei o livro, ele virou minha primeira leitura favorita do ano. Agradeço a minha amiga pelo pela presente, eu amei.

Recomendo muitíssimo, com certeza.
Regis 21/02/2023minha estante
Amei a resenha, Léo. Fico muito feliz que a leitura tenha sido tão maravilhosa para você como foi para mim o ano passado. ??

Léo 21/02/2023minha estante
Que bom que gostou da resenha, Régis. ?
Aprendi a escrever resenhas boas(quando elas saem boas) lendo as suas. Rsrs

Regis 21/02/2023minha estante
Fofo! ?

Letícia 23/01/2023

Um livro bem diferente
É uma releitura da mitologia, sendo um livro muito diferente de tudo que já li. É uma história empolgante e te faz querer saber o que vem a seguir.
Entretanto, as vezes acho o ritmo muito acelerado e difícil de acompanhar, com muuuuitas informações jogadas rapidamente sobre você.
É um bom livro e eu o recomendaria a alguns amigos, mas não para qualquer pessoa, pois dependendo do seu estilo pode ser que ache o livro maçante.
Na minha perspectiva, as primeiras páginas são meio lentas e você demora pra pegar um ritmo de leitura, mas depois que avança um pouco na história você devora o livro rapidamente.
São 3 estrelas pelo ritmo um pouco frenético que a narrativa assume as vezes e também pelo começo um pouco lento.
Com relação a considerações a história, eu fiquei muito triste com o destino da Angrboda, mas espero que ela tenha tido um final feliz, que é o que aparenta mas fica meio incerto.
Odeiei esse Loki do começo ao fim, porque ele nunca esteve lá quando a esposa ou os filhos precisaram.
Os filhos que são as criaturas do caos se tornaram meus xodós pois são fofissimos!! A Hel eu acabei pegando certa antipatia por conta de toda a defesa que ela fazia ao pai sempre kkkkk mas ainda bem que ela se redimiu no fim das contas!

Juju 06/05/2022

Angrboda, A Bruxa de Ferro
Angrboda teve uma vida passada como Gullveig, a única e poderosa bruxa capaz de realizar o chamado "seid", um ritual em que ao deixar seu corpo físico poderia assumir uma forma incorpórea e navegar pelas profundezas dos Nove Mundos e assim receber visões sobre o futuro dos deuses. A Odin, Pai-De-Todos, muito lhe interessava saber o destino que lhe aguardava, mas ao se recusar a partilhar suas descobertas, Gullveig teve seu coração arrancado e sobreviveu três vezes às chamas ardentes de uma pira. Cansada e enfraquecida ela deixou Asgard - reino dos deuses - e se abrigou no vasto Bosque de Ferro. Sentada às margens de um riacho se proclamou Angrboda - "proclamadora de tristezas" - ao homem travesso que lhe devolveu seu coração. Com Loki ela aprendeu a amar e desta relação teve três filhos estranhamente especiais, os quais desempenhariam um papel muito importante no futuro terrível que estava por vir. Em seus sonhos ela previu o Ragnarök, um evento catastrófico que traria consigo três invernos longos, uma batalha épica e o fim dos mundos. Embora Angrboda tenha sido feliz em alguns momentos, estes foram efêmeros e muitas vezes ela se viu só e angustiada, tendo perdido tudo até certo ponto, mas ainda assim se consagrou como uma mulher, forte, determinada e batalhadora que nunca desistiu de proteger àqueles que amava até o último suspiro.

Essa é uma história sobre mitologia nórdica. Todos os nomes citados no livro como Loki, Odin e Thor são de fato personagens que existem dentro dessa cultura específica, as famosas lendas que os vikings narravam a seus filhos e descendentes ao longo de gerações. A obra em si é demasiadamente triste e Angrboda desempenha um papel chave que deixa claro desde o princípio que sua jornada será árdua e bastante sofrida. Gostei muito da escrita da autora, mas em certos momentos senti que tudo progredia lentamente e várias páginas foram gastas com descrições um tanto quanto desnecessárias. Lá pela segunda parte do livro é que finalmente a verdadeira ação irá acontecer, temos uma mudança de cenário considerável e a trama se encaminha para seu momento crucial até atingir o clímax final na terceira parte. É uma história bonita sobre amor, maternidade e sacrifícios com uma personagem forte, persistente e destemida que sofrerá na pele a dor de inúmeras traições, mesmo tendo tudo para se entregar e simplesmente aguardar os mundos se consumirem em fogo, ela ainda retira forças e esperanças para lutar por seus filhos e perdoar seus inimigos. Isso por si só já torna a experiência de leitura bastante impactante e agradável. Ainda assim acho que eu esperava um pouquinho mais de reviravoltas ou até mesmo movimentação dentro da trama que se mostrou um tanto arrastada até engrenar e pegar ritmo, por isso a nota é 4.

Essa edição faz parte dos novos lançamentos do selo Dark Love e Magicae da editora Darkside Books.

Desi Gusson 16/08/2022

Foi terrível. Eu amei
Então, eu não estava preparada para esse livro.
Meu psicológico não imagina que seria abalado, minhas emoções não estavam prontas para tantos golpes. Foi terrível.
Eu adorei.
Melhor começar dizendo que se você está pegando No Coração da Bruxa porque gostou de Magnus Chase (eu te entendo), ou porque adora o Loki do Tom Hiddleston (ai, como te entendo), sugiro repensar sua decisão. O livro de Genevieve Gornichev traz a mitologia nórdica crua, sem cobertura açucarada e sem adaptações engraçadas. Sim, sim, ela reimagina o papel da Angrboda por trás da lenda, torna-a mais humana em seus sentimentos e reações, mas a humanidade para por aí. Todas aquelas maluquices de deuses virando éguas e parindo cavalos de oito patas, conselheiros sendo mortos, mas tendo as cabeças preservadas pra continuar a servir, um lobo tão grande que a bocarra aberta tocava o céu e a terra ao mesmo tempo... tudo isso nós temos aqui. E é revigorante.
A Genevieve simplesmente deu uma banana pra essa nossa necessidade de explicar coisas inexplicáveis e só seguiu o fluxo. Quer um esquilo gigante pulando numa árvore pré-histórica que conecta nove mundos inteiros? Toma! Faz o que você quiser com ele, nós estamos aqui pra contar a história de uma mulher que perseverou.
Ressalto, essa não é uma história de amor. Ao menos não como estamos acostumados.
Você pode até esperar romance quando um certo trapaceiro devolve o coração de uma bruxa recém queimada e apunhalada, por aparentemente nenhum motivo, e quando eles rapidamente parecem se entender e apoiar. Pode esperar, ninguém vai te julgar. Mas o que vem em seguida é bem mais complexo, e angustiante, que isso.
A coisa com esse livro é que, apesar de se passar em terras de gigantes e florestas de bruxas, você conhece os personagens. Você já teve um ex como o Loki, uma amiga como a Skadi e com certeza uma amiga como a Gerda. Você já passou pano pras coisas questionáveis que as pessoas queridas do seu coração (queimado ou não) fazem, e aguentou um pouquinho mais, como a Boda. As alegrias e tristezas, a incerteza sobre a própria identidade, as necessidades físicas e da alma, tudo isso foi muito humano, muito reconhecível e identificável. Me peguei odiando com todas as fibras do meu ser o Loki (aquele bunda mole), aplaudindo de pé a coragem da Skadi (#teamskadi) e com o coração na mão por tudo que jogavam pra cima da nossa heroína, e que heroína!
E, sim, tem o pequenino problema das visões da Angrboda, e de toda a tristeza que elas parecem causar. E da parte que ela simplesmente não morre, apesar e terem tentado MUITO. Mas falar sobre isso seria um spoiler, e eu preferiria enfrentar um Thor doidão de hidromel a dar um spoiler voluntário pra alguém. Apesar de já conhecermos como a lenda acaba, No Coração da Bruxa é uma sucessão de reviravoltas que contrapõem a tranquilidade de uma mulher vivendo da terra, então há muitas e muitas surpresas no caminho do leitor. É tão volátil quanto os deuses e gigantes caprichosos que se esgueiram pelas páginas.
Um livro movimentado e ao mesmo tempo profundo, que consegue extrair uma sensação de amplitude tremenda a partir de uma caverna. No Coração da Bruxa não é a sua leitura leve pra passar a tarde, ele foi queimado e apunhalado três vezes e voltou. Aconselho respeito, eu mesma fui queimada e apunhalada. E eu amei.

P.S.: Loki, eu te odeio, você mereceu.

site: https://desigusson.wordpress.com/
Camila.Lodi 10/10/2022minha estante
Menina... Sua resenha é mais interessante do que a sinopse do livro ?????? parabéns pelo tom da escrita..... Me ajudou muito a decidir se vou ou não ler este livro....

Dê Literatura 15/01/2024minha estante
Acabei de ler este livro e n sei mais o q fazer da vida

Cinara... 25/06/2023

Não foi meu tipo de bruxa favorito...
"Mortos, sim, mas não se foram"

Aposto que pra muita gente será uma boa leitura, mas o que eu encontrei não foi nada do que eu esperava, a primeira parte do livro ( exatamente 186 páginas ) consiste apenas em Loki engravidando sucessivamente Angrboda. Sinceramente, as bruxas que estou acostumada na literatura estão longe dessa submissão toda a qualquer homem... mas em fim... a leitura foi completamente arrastada, parecia não ter fim.

Ley 20/01/2023

Pela perspectiva de Angrboda
A mitologia nórdica é fascinante, mas nunca busquei muitos livros para ler sobre o assunto. Geralmente consumo conteúdo pop, e uma vez ou outra li aqui e ali sobre os personagens mais marcantes. O que ainda não conhecia sobre a mitologia, o que era bastante coisa, era principalmente sobre nomes que aparecem de maneira secundária, mesmo tendo papéis importantes.

Angrboda é um desses nomes, ela é uma giganta da mitologia nórdica, que teve filhos com Loki, e algumas histórias variam sobre seu papel nela. Em No Coração da Bruxa, a protagonista se trata de Angrboda, cujo dom despertou a curiosidade de deuses, especialmente de Odin. Ao ser morta de várias formas, ter seu coração arrancado, ela resistiu e ainda vive, agora reclusa em um bosque. Ela é denominada como uma bruxa, assim como gigante. Angrboda pretende viver reclusa e longe dos olhos dos deuses, mas seu papel pode ser importante demais para ser ignorado.

Logo que chega no bosque, a bruxa é encontrada por Loki, que fica genuinamente curioso e está de posse de seu coração. O que acontece a seguir é curioso, mesmo estando do lado dos deuses, Loki entrega novamente o coração para a bruxa, contrariando a conduta como se espera de um deus. É aí que começa a relação de ambos, e Loki já apresenta suas costumeiras características de fazer as coisas como bem entender.

A interação entre ambos é desconhecida para os deuses, e o livro é narrado sob o ponto de vista de Angrboda, portanto a visão é somente do bosque e de tudo que acontece ao seu redor. O contato com outros seres é bastante limitado, e sua vida é precária devido a sua decisão de reclusão. Ela, na verdade, é uma criatura simples, que apesar de carregar um grande fardo que assombra os deuses, suas visões, tudo que busca é a paz. Isso pode ser comprometido com a constância com que Loki aparece em sua caverna, a proximidade gradual de ambos, e o resultado de tudo isso.

Os pontos críticos do livro aparecem logo na sinopse, quando apresenta uma urgência de Angrboda em proteger os filhos, suas visões do Ragnarok, e toda a ameaça que gira em torno dos deuses em desvendar isso. O mais importante, porém, é como Angrboda, sendo uma personagem que por vezes aparece em segundo plano, tem ligação tão direta com tudo o que pode acontecer. A sua visão como narrativa foi um excelente ponto de partida para alavancar a história.

Não é somente um livro sobre o acontecimento mais importante da mitologia nórdica. Ele constrói também a história de uma mulher que tem sua vida arrancada diversas vezes pelos deuses, sofre de injustiça, e luta pelos filhos de maneira feroz. É interessante ver os personagens famosos entrar na trama e serem parte dessa história. Loki foi um personagem que ansiei para ver por muitas vezes, até sentir tanta raiva dele que não suportava saber que ainda estava por ali. O livro desperta sentimentos diversos, provando que mesmo sendo uma história que muitos conhecem, possui sensibilidade e genialidade pela forma como é escrita.

A história é tão boa quanto emocionante. Não tem uma narrativa difícil de acompanhar, pelo contrário. Também é envolvente de outras formas, como pela inclusão de personagens LGBTQ+, que já haviam sido discutidos na ficção como tais, e aqui no enredo são bem colocados. Também há romance entre esses personagens, mas preciso avisar que os momentos felizes não são tantos.

A intensidade da leitura me fez gostar tanto do livro que se tornou um dos meus favoritos. Recomendo tanto para quem gosta do assunto, quanto para quem quer ler mais e conhecer a mitologia. A narrativa é construída com muita informação das histórias originais, personagens, acontecimentos marcantes, mas também possui bastante coisa original da autora. É uma leitura que vale a pena, e se torna inesquecível.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/resenha-no-coracao-da-bruxa.html

Thânia Deak 29/06/2022

No Coração da Bruxa
Estou completamente apaixonada, por favor leiam é muito bom. Angrboda, Skadi, Loki, Hel, Fenir e Jormungand são meus personagens favoritos

A história de Angrboda ? uma gigante, bruxa, mulher forte e mãe destemida ? começa da forma como muitas outras terminam: com uma bruxa em chamas. Embora estejamos em território da mitologia nórdica, povoada por tantas histórias com homens e deuses no centro de tudo, quem ganha destaque aqui é uma gigante, que se tornou inimiga dos deuses.

Tay 22/06/2023

No começo achei bem confuso, mas depois fui pegando o ritmo da leitura. Confesso que fantasia não é um gênero que chama muito minha atenção, mas amei a experiência de ler esse livro. Foi a primeira vez que li sobre mitologia nórdica e gostei bastante.

Paloma Costa 27/06/2023

Muito boa ?
A história é muito envolvente e surpreende em vários momentos. Eu nunca tinha lido nada voltado para a mitologia nórdica, então a maioria das coisas foi uma surpresa e uma descoberta. A história é mágica, em muitos momentos vc se imagina naquele lugar, a escrita da autora te absorve e te prende, achei incrível. Só não levou 5 estrelas pq eu estava esperando uma reviravolta no final e não teve, foi bem o que eu já esperava. Mas é um livro maravilhoso, com mulheres fortes e que vale muito a pena a leitura. ?????

Beehlla 10/07/2023

Ganhou um espacinho no meu coração
Eu comecei a ler esse livro achando que era um tipo de história e acabei me surpreendendo com uma mitologia nórdica, que eu definitivamente AMO! Além dessa edição ser lindíssima, a história te prende de um jeito que você não quer parar de ler. São muitas emoções que você sente lendo essa história: raiva de alguns personagens, amor e tristeza. Além do conhecido Ragnarok, essa é uma história que mostra o amor que uma mãe tem por um filho. Não esperava gostar tanto assim desse livro, e ele se tornou um dos meus queridinhos.

Isaleticg 13/07/2022

Fodª, essa mulhê é fodª
Que livro, Gf confiei e não me decepcionei, a história inteira é tão cativante, te passa aconchego, raiva, empatia por (quase) todos os personagens.
A jornada da Boda, quando vc vai lendo e o tempo vai passando é muito doido, a evolução dela principalmente também, aí gente só é incrível.
eu não consigo odiar o Loki, dps de tudo oq ele fez... Cara oq q vc tem?
Só as vezes que eu achei meio confuso, e parecia que a autora deixava meio na entrelinha as coisas, mas relevei kk.
Por favor leiam essa obra de arte.

Janise Martins 28/08/2022

No Coração da Bruxa
Amei ler, mas é preciso sempre ter em mente que é fantasia, ou seja, procurar explicação é besteira. Bem, a escrita é ótima e a leitura flui. Só estranho segurar um livro depois de tanto tempo usando o kindle hehehehe

A história contada é sobre a vida da bruxa Angrboda, que foi queimada 3 vezes e teve seu coração retirado (e mesmo assim sobreviveu), porque não quis dar o que o deus Odin queria.

Ainda se recuperando e com poucas lembranças do passado Loki devolve o seu coração e se casa com ela (também). Eles têm 3 filhos, se podemos chamar aquilo de filho, esse comentário já me faria perder a cabeça, porque toda confusão começou porque o povo não aceitou essas “crianças”. E já sabem né, amor de mãe vai a guerra por um filho. Já o pai aqui, no caso o Loki, foi um belo de um filho da p**a , mas a personalidade do safado é encantadora.

E a história dos filhos da bruxa se mistura com o Ragnarok (o fim do mundo dos deuses). O amor, luta e sacrifício de Angrboda pelos filhos é lindo.

E foi isso.
Bjoo.