Safe Haven

Safe Haven Nicholas Sparks

Resenhas - Safe Haven

lucas 06/02/2023

otimo
é uma leitura gostosa, nada pesada e por mais que tenha partes desnecessárias o livro é bom e não perde a essência. os personagens foram bem trabalhados e a escrita trouxe o ar misterioso na medida que todo mundo ama, além dos plots inesperados na narrativa.
nicholas sparks soube trabalhar muito bem nesse livro que me trouxe tanto conforto mas ao mesmo tempo tanta angústia.
safe haven é incrível e merece mais reconhecimento.

Estela 17/08/2021

Acho que esse é o primeiro livro que leio do Nicholas Sparks, decidi ler por causa do filme... gostei bastante da leitura, achei que ela passa uma realidade mais crua da violência doméstica, o enredo é bom, valeu a pena a leitura

Ju 22/03/2014

"Love can sometimes achieve the impossible."
I just adore all of Nicholas Sparks' books, but I have a serious problem with them: I always take a too long time to read them, and I really mean "too long". I don't know what happen, because I love all the tears he brings me up with his stories... I think that, unconsciously, I want to delay the end. But, talking about "Safe Haven", it was really a bless: a hole new story, differente of all him. When would I suspect that I was about to read a Sparks' book with some thriller, huh? But it was just perfect, and I'm totally repentant that I took too long to finish it up! I can only sorry to my friend who borrowed me the book... It was pleasure having it with me, and reading this awesome story, with a completely unexpected end! AWESOME.
Carol 27/09/2019minha estante
I have a video about the book here:https://www.youtube.com/watch?v=Ew9aC0EUaus

Marina :) 13/07/2013

Muito bom :)
Esse é o sétimo livro do Nicholas Sparks que leio. Como quase tudo que é frequentemente exposto pela mídia, o autor sofre diversos preconceitos por se tratar de livros de romance. Mas aquele que leu ''Safe Haven'' dificilmente vai achar motivos para críticas.
A história de Katie numa cidade do interior da Carolina do Norte parece apenas mais uma história de romance do autor, mas ele é inovador. O autor soube muito bem retratar tudo que se passa na cabeça de cada personagem, deixando tudo muito atraente. Há sim o romance, mas o autor soube trazer diversos aspectos ao livro que o deixaram muito mais atraente e inesquecível.
Não sei explicar muito bem o quanto gostei desse livro. As lições que ele trouxe para a narrativa são lindas e muito tocantes.
Adoro este autor e recomendo outros livros dele, como 'The Lucky One', ''The Last Song'' e ''True Believer''.

Uma dica: se você pretende ler esse livro, não veja o filme antes. O filme é uma ótima adaptação e pode estragar as surpresas que este livro traz, o que é muito melhor retratado pelo N. Sparks.

Lika Poetisa 13/02/2013

Quando a coragem e o amor se unem para formar uma história feliz
Safe heaven (Um porto seguro, em português) é um livro maravilhoso! Mostra os tipos de amores (marido-mulher, pais-filhos, amigos...) e suas implicações.

Katie é uma moça misteriosa, seu passado é obscuro para todos. Ela se muda para uma cidadezinha do interior, onde quer esquecer o passado:

"I just wanted a place where I could start over" (p. 11) "Eu só queria um lugar onde pudesse recomeçar".

Katie fica amiga de Jo, sua vizinha, com quem troca (algumas) confidências e tem os mesmo gostos que os seus. Mais adiante, passa a se interessar por Alex, um viúvo, pai de dois filhos, Josh e Kristen.

Katie e Alex passam a "se conhecer melhor", tanto que ela acaba confiando no viúvo e conta parte de seu segredo, sofreu violência doméstica por parte de seu marido e fugiu dele, por isso veio parar naquela cidade e sua história é um grande segredo para todos. Alex diz que pode confiar nele, que ele não está interessado em seu passado, e nada pode mudar seus sentimentos por ela, nada, pois ele a ama como é:

"There's nothing you can tell me that will change how I feel about you. Nothing. Because that isn't you. It's never been you. You're the woman I've come to know. The woman I love" (p. 150)

Katie conta que seu marido, Kevin, é um detetive da polícia, por isso suas denúncias contra ele nunca surtiram efeito e que já tentou fugir dele outras vezes mas em vão. Ele continua atrás dela, por isso vive em apreensão constante.

Paralelamente temos a visão de Kevin. Ele é um dos melhores detetives da polícia, seu parceiro de ronda está de licença, então anda sobrecarregado. Para aliviar a tensão toma vodka como se fosse água, torna-se um alcoólatra e sua obsessão em encontrar sua esposa só aumenta. Aparentemente ele ama a esposa, fala coisas bonitas dela, elogia sua beleza, sua comida, mas em seguida mostra seu lado agressivo, sua raiva e tudo mais. Começa a mentir no trabalho para os colegas, dizendo que a esposa está em outra cidade para cuidar da amiga doente, quando na verdade ela fugiu de casa sem deixar vestígios para se livrar da violência cometida por ele.

O contraste da visão de Kevin é que ele diz amar a mulher mas maltrata ela, diz se arrepender dos seus atos mas em seguida já pensa em maneira de castigá-la novamente. Além disso, toda hora ele fica citando trechos da Bíblia, dizendo que Deus vai castigar por isso ou por aquilo, que todos são pecadores, inclusive sua mulher, mas continua cometendo suas barbáries.

"... the Bible says His shame will never be erased" (p. 217)

Alex e Katie se envolvem cada dia mais, ela nunca imaginou ter uma família como aquela, cheia de amor e carinho, com crianças que ela amava como seu fossem suas e um homem como ela nunca tinha conhecido antes e todo esse amor era recíproco.

Porém seu ex marido a encontra e começa a luta pela sobrevivência, mas agora Katie está mais corajosa que nunca, não pensa somente nela, sabe que tem mais gente envolvida, pessoas que ela ama e que arriscaria tudo para salvá-las.

No final, Katie recebe uma carta das mãos de Alex escrita por Carly (esposa de Alex), começa a ler sem entender porque está endereçada a ela, mas o enredo é surpreendente!

Essa é uma trama gostosa de ler apesar de seu conteúdo mais "pesado" em relação à violência doméstica, mas nos faz refletir e abrir nossos olhos para a realidade, pois podemos estar vivendo perto de Katies e Kevins ao nosso lado sem saber...

Beatriz 06/01/2012

Assim que eu ganhei este livro de presente da minha tia eu pensei comigo mesma: "Droga, é em inglês, vou passar o mês inteiro tentando ler e ainda vou precisar da ajuda do Google Tradutor!". Confesso que utilizei mesmo o Tradutor mas nem foi tanto. A linguagem que o Nicholas Sparks usou foi bem simples, com poucas gírias e de fácil compreensão até pra quem não é nativo da língua inglesa (que é o meu caso). Minha outra preocupação era a de a história fosse horrível, estilo "Querido John" - que foi pra mim uma enorme decepção - com um final estranho, uma história massante e etc. Me surpreendi com a realidade em que os personagens foram envolvidos, o modo como ele guardou bem o segredo de Katie até a metade da história e especialmente o mistério da vida de Jo! Alex e as crianças me encantaram o tempo inteiro e a frase que ele mencionou enquanto conversava com Katie me deixou emocionada ("Anyone's life turns out exactly the way they imagine. All we can do is to try to make the best of it. Even when it seems impossible." - A vida de ninguém acontece do gente que imaginam. Tudo o que podemos fazer é tentar aproveitar o máximo dela. Mesmo quando parece impossível.) Nicholas Sparks se superou e fez com que Safe Haven entrasse na minha lista de livros preferidos! Recomendo muito a história pra quem quer ler um bom romance com boas lições de vida. Amei, amei, amei!