Indígenas de Férias

Thomas King

Resenhas - Indígenas de Férias

claroviski 31/03/2024

Eugene e seus demônios
O meu casal favorito dos livros.
Indígenas de Férias acompanha a vida viajante de um casal indígena do Canadá, Mimi e Bird. Um artefato muito importante da família de Mimi foi levado por seu tio quando este acabou em um show de faroeste na Europa, e desde que já formaram seus filhos, Mimi leva Bird consigo em viagens pelos países nos quais seu tio já passou. Porém Bird é o total oposto de Mimi. Ela curiosa, extrovertida e falante. Ele calado, desanimado e introvertido, além de lutar com seus demônios internos que foram aparecendo por anos de trabalho como fotojornalista.
A forma como Mimi lida com os problemas de Bird e a forma como Bird discorda totalmente, sendo sarcástico e resmungão, é o que faz essa história ser encantadora. A dinâmica do casal os faz nos envolver na história, além dos imaginários, porém muito reais, demônios que habitam a cabeça de Bird e que como Mimi os denomina "Eugene e seus demônios" (pois Eugene seria seu capitão).

site: https://www.tiktok.com/@claroviski/video/7313384870086970630?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7351483268623926789

Larissa Benevides 12/02/2024

Indígenas de férias - Thomas King
"As histórias não morrem. As histórias continuam vivas enquanto vão sendo contadas"

Uma boa viagem.

Esse livro mistura belos cenários da viagem do casal Bird e Mimi com pensamentos profundos sobre a vida e relacionamentos.

Enquanto lia pesquisei os pontos turísticos descritos e pude assim melhorar minha imersão na história.

Os capítulos são alternados entre a viagem presente e o passado do casal podendo assim entender melhor o que está acontecendo com eles.

O protagonista tem diversos problemas e sua companheira nomeou-os e assim eles também viram personagens durante o desenvolver da história. E com toda certeza eu gostaria de ver uma ilustração com todos os “monstros” de Bird.

A persistência de Mimi e o rabugice de Bird se complementam e fui completamente cativada por eles.

Apesar do início um pouco lento, depois de algumas páginas fiquei conectada com a história e não parei até entender qual seria o final deles. O final é aberto mas fiquei satisfeita com ele.

Um livro que é uma mistura de um diário de memórias com um diário de viagem.

"Ninguém precisa de um relógio. O que nós precisamos é de tempo."

Hono 24/01/2024

Indígena ou Grego? "As melhores pessoas são mestiças"!
Seguinte: livro extremamente divertido!

Thomas King escreve de um jeito muito bem humorado, abarcando temas extremamente complexos como traição, perdão, envelhecimento, realização e aquilo que nos faz humanos.

O fato de estar de férias no período e ler sobre as férias de um casal de meia idade na República Tcheca melhorou a experiência de leitura em 100%. Bird e eu reclamamos das mesmas coisas (e compartilhamos dos mesmos demônios).

Estou ansioso para conhecer outros livros do autor.

cherry_motth 22/12/2023

Histórias devem continuar, ou elas vão morrer.
Como seria se o niilismo e o existencialismo fossem um casal. Uma leitura leve mas ao mesmo tempo pesada.

Portanto, ainda estamos em Praga.

L_Alavaschi 16/12/2023

Portanto, estamos em Praga.
Foi uma maravilhosa surpresa ler, na última página, o sobre autor e saber que o Blackbird Mavrias é, de fato, o Thomas King.
Normalmente eu não daria 5 estrelas para um livro com um final "em aberto", porém acho que um dos ensinamentos mais óbvios desse livro é que o que importa na verdade é a viagem, e não o destino final.

Candido Neto 12/11/2023

Divertido.
Divertido, mas com algumas bordoadas.
O depressivo Bird e a antidepressiva Mimi são indígenas Cherokee e Blackfoot, ele meio grego, meio indígenas, deixa os EUA para virar canadense e viver com ela por toda a vida.
Percorrem a Europa a procura de um parente morto e um artefato, "Portanto estamos em Praga..." e a partir dessa cidade lembranças de casa, do passado, de outras viagens se inserem à narrativa.
Leve. Cheio de bordoadas a respeito de refugiados, racismo, xenofobia, questões políticas e ecológicas. Principalmente sobre saúde mental.
Divertido.

skuser02844 06/11/2023

Adorei a historia de Mimi e Bird, um casal aposentado viajando pelo mundo (me imagino assim quando estiver aposentada).

Amanda.Morais 05/11/2023

Indígenas de férias
Um bom livro. Traz críticas em forma de humor sarcástico e com isso traz reflexões interessantes. No entanto, achei uma leitura agarrada, por vezes pensei em abandonar, mas acabei terminando por curiosidade. Não é um livro que eu recomendaria, mas algumas reflexões que tive ao longo da leitura fizeram valer a pena ter lido.

Gleidson 08/10/2023minha estante
Bela resenha!

DEA 08/10/2023minha estante
Obrigada ?

L. B. Böer 01/09/2023

Esse livro foi um bom achado.
Ótimos diálogos, personagens excêntricos (Bird é um rabugento incorrigível e Mimi uma artista espirituosa), uma narrativa muito bem construída e permeada por temas extremamente importantes.
Confesso que por vezes a narração das memórias de Bird ficou meio confusa e um pouco maçante, o que explica as duas estrelas a menos na minha avaliação.
Mas amei a experiência que essa história me trouxe.
Recomendo demais.

Felipe 31/08/2023

Portanto?
? A narração habilidosa
? A personagem Mimi
? A ironia do autor

? Os demônios do Bird: o autor considera isso uma sacada do texto, mas me deu vergonha alheia. É o ponto entediante, forçado e fajuto do livro.

KelenDZ 27/08/2023

A jornada de Mimi e Bird por Praga é legal, bem como as partes que narram parte do passado e outras viagens deles, e também sobre os índios no Canadá.
No entanto achei que o livro traria mais da cultura e história indígena na América do Norte; não gostei muito dos personagens, Mimi é chata e implicante e Bird resmungão.