A sabedoria secreta da natureza

Gênero: Não ficção
País: Alemanha
Ano: 2022 / 240 páginas
Editora: Sextante

Depois de ter lido outros dois livros lindíssimos e encantadores do autor, A vida secreta das árvores e A vida secreta dos animais, fiquei muito curioso para ouvir o que Wohlleben tinha a dizer sobre os segredos que a natureza carrega. Com a mesma singeleza e acurácia em suas palavras, neste livro aprendemos sobre a complexidade incongnoscível dos ecossistemas e suas particularidades. O autor, como nos outros livros, traz um olhar mais micro dentro de sua realidade como engenheiro florestal na Alemanha, mas facilmente nos transportamos para nossas próprios ecossistemas e vamos nos conectando ao longo da escrita do autor.

A sabedoria secreta da natureza me pareceu uma leitura um pouco mais técnica que os outros dois livros que havia lido, talvez pela amplitude do tema ou por ser mais complexo mesmo. Por algumas vezes precisava retomar a leitura algumas páginas antes para entender melhor. Por isso, sugiro ler este livro com calma, fazendo assim a leitura será um deleite.

Para A sabedoria secreta da natureza, 9/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaalema
#asabedoriadanatureza
#peterwohlleben

Luana.Clemente 25/06/2023

Leitura gostosa e descomplicada. Gostei do tema e da abordagem, como tudo está interligado e acaba interferindo um no outro.
Mas acho que esperava um pouco mais de variedades, talvez mais questionamentos e pensamentos a respeito das situações e não apenas exemplos interferências.

Cunha 28/04/2023

É um livro fascinante sobre a natureza.
Ótimo livro, recomendo muito!

Ele aborda diversos aspectos da natureza com detalhes.
O assunto abordado tem tudo pra ser entediante, mas a forma como ele desenvolve cada assunto te prende.

Fabio.Favero 04/12/2022

A sabedoria secreta da natureza
Recomendo para quem quiser olhar para a natureza com olhos curiosos e aprender muitos exemplos incriveis de como são complexas as relações entre seres vivos e seu equilíbrio e mesmo como é dificil dimensionar os impactos da ação humana, ou mesmo como preservar ou recuperar as florestas sem desequilibrar habitats das espécies existentes. Você vai descobrir a estranha relação entre salmões e florestas, presunto ibérico e migração de passaros grou, ou como as minusculas minhocas podem ser mortais para os javalis.; você não vai olhar para uma arvore ou passarinho da mesma forma...

Evelin Bianca | @paginasete7 20/11/2022

#18 Boas histórias sobre o mundo que nos cerca
Você já parou para pensar como a natureza é complexa e funciona em perfeita sintonia? Peter Wohlleben usa o exemplo do relógio e suas engrenagens para ilustrar o equilíbrio dos ecossistemas à nossa volta. A Sabedoria Secreta da Natureza traz uma narrativa muito interessante dos processos naturais entre árvores, animais e todos os seres que povoam o planeta.

Dos lobos do Yellowstone aos cervos nas florestas alemãs, passando pelo relacionamento abusivo entre formigas e pulgões e pelos besouros devoradores de árvores, são inúmeras as boas histórias apresentadas por Peter. Comenta sobre o processo natural de reciclagem de nutrientes e como as florestas de coníferas produzem chuva.

O autor também aborda a interferência humana na natureza, falando sobre incêndios, mudanças climáticas e adaptações genéticas, e mostra como as florestas são capazes de se recuperar desde que as pessoas parem de interferir nelas. Uma leitura muito agradável além de informativa. Entender mais sobre o mundo à nossa volta é importante para compreendermos nosso papel na sua preservação.

18/26
240 páginas
Lido: de 31/07 a 10/08/22

Bruna Costenaro 04/09/2022

Terceira leitura que faço do autor, adoro sua abordagem e conhecimento sobre a natureza na prática e não apenas em teoria.