O Pássaro Azul

O Pássaro Azul Madame d'Aulnoy

Resenhas -

Nada 26/04/2022

Se você escutar um pássaro falante, vá no psicólogo
Era uma vez o século XVII, período histórico que acontecia fatos históricos como, o auge do absolutismo, declínio da cana-de-açúcar aqui no Brasil, Portugal e Espanha perdia poder e influência para a Holanda e Inglaterra, e a brasinha das primeiras ideias iluministas estavam começando a iluminar, e também, o nascimento de Marie-Catherine d'Aulnoy, não sabe quem é ela? Ela é simplesmente a criadora do primeiro conto de fadas literário que se tem notícias, então, ela pode ter sido responsável pela influência das histórias que hoje conhecemos muito bem, e sim homens temos que agradecer demais a ela porque se não fosse por ela muito provavelmente não teríamos a melhor franquia de filme de todos os tempos, vulgo ?Barbie?.

O começo deste conto é bem semelhante com a Cinderela...Rei, mulher do rei morrer, madrasta, filha da madrasta muito feia, tipo muito muito muito feia (eu tive pena dela, porque nessa obra sempre que podia tinham que destacar que ela era feia), duas malvadas, príncipe encantado, se apaixonam perdidamente um pelo outro pelo tempo exato de uma olhada...é, hoje é um protocolo da [*****]. Neste conto apresenta características do romantismo, obviamente pela data de criação desta obra. então há casais super apaixonado que beiram a melancolia na vontade de morrer um pelo outro mesmo que não se conheçam tanto para isso, o endeusamento do amor e a idealização tanto da mulher e o amor, mas diferentes dos outros contos, esta personagem feminina não é totalmente submissa e o príncipe do cavalo branco não é o real salvador do seu terrível destino, ela é uma figura presente, inteligente e vai atrás do seu destino e é ela que resolver todo o mal entendido que aconteceu ao decorrer da obra, achei isto incrível principalmente para aquela época. Falei antes que o começo é semelhante a Cinderela, porém é apenas o começo, o final é totalmente diferente. Esta obra faz ligações entre a realidade e seres místicos de uma forma tão impressionantes e fluida que por algum tempo eu realmente acreditei que estes seres poderiam existir e coexistir em sincronia com a humanidade.

Este conto foi um achado, não esperava encontrar um conto de fada antigo e que a cada página a história fosse tão envolvente...infelizmente o desenvolvimento e a conclusão não são os pontos fortes deste conto, os objetivos se resolvem em menos de uma página, mas é uma ótima escolha pra quem quer sair de uma ressaca literária, ou simplesmente relaxar. (Escute com música clássica, e deixe a magia acontecer).