Pindorama

Pindorama Cavalcanti...

Resenhas - Pindorama

Brendafror10 03/06/2023

Eu amei o livro é muito engraçado mesmo ele contando muita história ainda assim ele é muito bom para entender mais a história

z..... 07/09/2017

Em dia de manifestações cívicas, deu vontade de ler alguma coisa em referência à História do Brasil, e "Pindorama" respondeu bem às expectativas. É uma história em quadrinhos leve, divertida, crítica e curiosa, com um inusitado passeio entre o descobrimento do país e a primeira eleição do Lula. Resulta do trabalho do pernambucano Lailson de Holanda Cavalcanti e foi publicada em 2004.

Em linhas gerais, um professor encontra algumas garrafas antigas em uma praia, recheadas com mensagens assinadas pelo português Vasco Del Mangue. O gajo fez parte da tripulação de Cabral e testemunhou a chegada em nosso país. Não apenas isso, em uma reviravolta surreal é deixado para trás, conhece personagens da mitologia local e, através do Jurupari, faz uma viagem no tempo passando por vários momentos históricos. É assim que encontra Maurício de Nassau, Zumbi, Tiradentes, os imperadores, Getúlio, JK, etc e tal. Cada momento ressaltando um aspecto importante da história do Brasil, contado com humor e sem o glamour que se estabeleceu para eles, traduzindo-se em uma narrativa informal.

Essas histórias se revelam quando o professor e uma repórter realizam a leitura das mensagens nas garrafas.

Algo marcante é o surgimento de um dragão à partir do império, que vai crescendo e perseguindo os viajantes através dos tempos, numa referência à inflação.

A arte tem traços pueris, bem colorizados, totalizando quase 200 páginas, que li em um estalo prazeroso e curioso. Gostei e deixo em sugestão para a turma escolar.

Ah, o Pindorama do título era o nome do país para os indígenas, a Terras das Palmeiras.

Nicolas.Frabio 05/04/2018

pindorama
Pindorma e um livro para passar o tempo estou lendo e estou gostando muito.É UM LIVRO EM QUE FALA DA OUTRA HISTORIA DO BRASIL,É BEM HUMORADO,TEM VARIOS PERSONAGENS E LUGARES DIFERENTES.O PRINCIPAL PERSONAGEM E VARIOS CUINAS UM LAVADOR DE CONVES