Kim Jiyoung, nascida em 1982

Kim Jiyoung, nascida em 1982 Cho Nam-Joo

Resenhas -

Carla 25/09/2023

Bom conteúdo em uma forma não tão boa
Lendo para o Clube de Leitura do Campus Canoas.

Gostei muito da obra, que talvez eu não lesse sem o incentivo e curadoria do clube. Gostei do conteúdo, de tudo que a autora tem a nos dizer para mostrar a dura vida das mulheres coreanas, o machismo, as dificuldades com a maternidade, a estrutura da sociedade opressora que trata as mulheres como inferiores, o assédio, etc.

No entanto, não gostei da forma como foi contada essa história. Me pareceu pela sinopse que algumas propostas foram pouco exploradas, como a história da protagonista se "passar" por outras mulheres de sua vida.

Achei interessante trazer os dados estatísticos sobre a situação das mulheres na Coreia em relação ao mundo do trabalho, aos estudos e ao casamento, mas a forma como isso se torna um discurso científico não me agradou muito dentro da obra de ficção.

Mas foi um livro muito grifado e é impossível não se reconhecer em alguma passagem, em alguma dúvida, em alguma situação pela qual Kim passou.

O final é particularmente bom, pq com a ação do personagem no final, a autora conseguiu dizer o indizível.

juli4_daf 26/07/2023

O destino das mulheres
Que livro!!!
Tendo nascido em uma geração tão nova, não percebi meu privilégio. Apesar do progresso existente, ainda assim, as mulheres não tem direito a desfrutar da dignidade, muitas vezes isso se relaciona aos padrões e expectativas sociais.
A Coreia é um dos lugares onde até mesmo as leis são retrogradas em relação aos direitos das mulheres.
Ver que muitas mães abandonam suas carreiras e seus interesses por conta das responsabilidades colocadas em suas costas é de partir o coração. Principalmente sabendo que isso ainda acontece com muita frequência.
Apesar de tudo, espero que algum dia possamos mudar as estatísticas e viver nossas próprias vidas.

Mariana 22/07/2023

Forte
Uma vez ouvi falar que os livros menores são os mais fortes, e é verdade. É incrível como uma livro tão pequeno pode causar tantas reflexões.
Mesmo sendo uma realidade muito distante da minha se senti muito representada, foi muito fácil me por no lugar dessa personagem pois parecia que estava falando da minha vida.
Na verdade fala dos muitos desafios que todas as mulheres passam durante toda a vida, e que nenhum homem por conta própria nunca nem chegou a cogitar passar por eles.
Que livro forte, vou recomendar para todas as pessoas que conheço.

Rebeca.Souza 04/06/2023

O que os doramas não contam
Bem, o livro é um pouco diferente do que eu esperava. Acompanhamos a história de vida de uma mulher coreana desde a infância até a idade adulta, que, perdeu a sanidade aos poucos.

É um livro que traz bastantes dados reais, algo que não estou acostumada, mas achei interessante, porque nos faz lembrar de que, mesmo que seja uma história fictícia, tem um quê de realidade muito forte.

Até o momento não consigo acreditar que um país tão bem desenvolvido carregue de forma tão firme valores e ensinamentos deste nível, como se ainda vivessem na época do império ou algo assim.

O último trecho do livro foi uma espécie de tapa na cara.

Lulu 15/05/2023

Bom para refletir
Esse livro é muito interessante para refletir. A história não tem grandes plots twists, mas a construção é legal, se parece com um artigo científico com as notas de rodapé com dados estatísticos.

Julia 27/02/2023

Impressionante como, no decorrer do livro, vamos percebendo que os homens, mesmo quando tentam, não conseguem entender direito a dificuldade que é ser mulher.
mostra como a sociedade impõe regras para a gente, como a vítima é culpada e não o agressor, pq o agressor é um homem "cidadão de bem" e a vítima é uma mulher que com certeza fez algo para merecer aquilo.
ótimo livro para refletir.

camidemoraes 17/02/2023

Um livro que trata como as mulheres na Coreia são tratadas, o machismo presente na sociedade e como isso pode ser difícil.

TSene 17/06/2022

A vida é complicada, mas ser mulher na Coreia é ainda mais difícil. O livro retrata a vida da personagem, desde o momento em que seus pais se conhecem até a construção da família que ela nasceu, passa por momentos de sua infância e juventude, onde existe um "padrão" a ser seguido e mesmo que você tente sair fora disso, as coisas sempre convergem para voltar ao mesmo.
Um livro triste, porque apesar de mostrar a vida de uma mulher coreana, sabemos que muitas mulheres, em muitos lugares, passam pelo mesmo.