O 14º Signo

O 14º Signo Francisco Guimarães

Resenhas - O 14º Signo

Francisco.Guimaraes 13/07/2023

Um caldeirão de coisas
Essa peça nasceu da soma de algumas vontades: homenagear os grandes melodramas dos anos 40 + ambientar em algum palácio brasileiro + escrever minha primeira protagonista mulher

Pelo que recebi dos leitores, acredito que dessa mistura nasceu algo satisfatório, o que me anima para testar novas misturas no futuro.

ensaiodelivros 22/11/2023

A escrita é bastante eloquente e até difícil em certos momentos, comecei confusa mas quando eu peguei o ritmo gostei bastante da história, me envolvi com as personagens, principalmente a Olívia...A escrita do Francisco é surreal de boa e cativante. Recomendo a leitura dessa peça mesmo ainda preferindo "Um lugar no Coração", essa também vale a pena ler!!!
Francisco.Guimaraes 22/11/2023minha estante
Foi minha primeira pessoa. Admito q talvez tenha exagerado na linguagem pq tentei seguir a época: 1884 ??

ensaiodelivros 22/11/2023minha estante
Imagina, está perfeito a escrita, eu que não possuo costume de ler mais clássicos assim mas parabéns pela obra ?

Jeferson.Gomes 26/06/2022

DECRETO DUZENTOS E OITENTA E QUATRO
O Palácio dos Leões é um açougue bem trajado, dentes polidos e um paladar amargo.

Não importa os anos que o vinho esteve guardado. O gosto será o mesmo, em lábios que aparentam.

Se esconder embaixo da mesa ou tropeçar em um movimento desajeitado, faz a diferença.

Muito se foi falado no diário, e não há o porquê de manter segredo, nas palavras e cumprimentos.

Os bailes são um campo de batalha. Guerras são travadas sob olhares, quando uma mulher desce as escadas.

Para ter direito a sua herança, é preciso se submeter ao decreto, a lei, e ao casamento.

Não importa a época que esteja vivendo. Ser mulher, é um perigo para o governo, bispos e o sistema.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/
NARA DIAS 27/12/2022minha estante
Estou quase acabando e gostando bastante da história.

Kakau 04/08/2022

No império
Bom, pelo meu entendimento é um livro que se passa no contexto do império brasileiro, no Maranhão, com uma princesa/filha da família que comanda o local.

É bem confuso no começo por ser escrito em formato de peça teatral, então até você se adaptar a leitura é complexo mas depois é mais tranquilo.

É um livro relativamente curto e tem vários personagens, mesmo sendo coadjuvantes então quem for ler tem que se atentar a nomes pra não se perder na história.

Em geral a história é interessante, eu achei bem legal, é algo bom de ler, que prendeu minha atenção.
DANILÃO1505 04/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

NARA DIAS 29/12/2022

Surpreendida pelo autor
Um livro de época nacional e que se passa no Maranhão, 1884.
Motivos suficientes para despertar minha curiosidade.
A história é contada em forma de teatro, achei que isso seria uma barreira, mas gostei muito.

Olívia perdeu seu pai e sobre seus ombros está o peso de aceitar alguém como esposo, para não ver parte da herança da família ir para as mãos do governo. Sua avó, uma duquesa tirana, quer forçá-la de qualquer jeito, porém difícil é segurar uma jovem com língua tão ferina como Olívia. E é exatamente isso que torna o texto tão divertido, as alfinetadas que ela dá a todo instante.

Quero ler outros títulos do autor, me surpreendeu.

No e-book só senti falta dos atos e cenas estarem como os capítulos... para facilitar o manuseio. Era como se não houvesse divisão, então para consultar determinado ato ou cena só digitando mesmo a palavra.

site: www.instagram.com/quelivrotalendo

Catia 19/10/2023

Recomendo!!!!
Taí uma ótima peça de época para ser encenada. Sempre fui fã do teatro e Francisco traz uma narrativa para os palcos surpreendente, culta e rebuscada. Olivia é uma personagem complexa e forte, cuja vida e decisões podem salvar a família de "certa ruína" imposta por um decreto injusto. Francisco expõe a hipocrisia da sociedade trazendo o tema do casamento arranjado. As conveniências que punem as mulheres. Mas exercita nosso olhar critico, por meio de uma mocinha que não se dobra diante dessas convenções patriarcais. Eu gostei muito da condução da história e da riqueza dos diálogos dos personagens. SUPER RECOMENDO!
Francisco.Guimaraes 19/10/2023minha estante
A gente segue na luta, pra criar esse hábito de ler dramaturgia, pq é impossível não gostar de teatro, vc deve saber melhor do q eu ??????

Carolina.Souza 13/06/2022

me aventurei em um gênero novo e adorei. foi uma ótima ideia começar por esse autor pois já conheço e adoro a sua escrita. com uma trama interessante, foi diferente e muito bom ler a história dividida entre atos e cenas. a escrita é rebuscada e representa bem a época em que se passa a narrativa. deu gostinho para conhecer mais peças.

Books_da_evelyn 29/10/2022

Obra teatral
Para quem é amente do teatro, essa obra nos faz viajar para o tablado e imaginar os personagens em suas respectivas cenas e fala. Muito bem escrito

Maria 18/03/2023

Há anos não lia uma peça, e essa me surpreendeu positivamente. Eu simplesmente amei, mesmo não tendo o final que eu queria. Mas a tem partes engraçadas, e falas inteligentes. Leiam!

Michelle Garcia 19/04/2024

Sou fã do teatro. Já fiz uma peça e gostaria de ter participado mais. Não consegui, mas é super interessante a leitura dessas peças. Antes dessa, li apenas duas. De início, foi difícil acostumar com a escrita, bem formal, mas logo peguei o jeito. Até ri em alguns momentos, me peguei imaginando as cenas. Deu até vontade de interpretá-las. Vou ler o próximo e criar o hábito de ler esse tipo de literatura.

anaramous 27/12/2022

Apesar de ser um pouco diferente o formato da estória, eu consegui ler tranquilamente
Gostei, mas não é o tipo de livro que gosto muito

kelen.lero 09/02/2023

Motivos para ler
História rápida de se ler.
Livro de época nacional que mostra as dificuldades que era ser mulher;
Protagonista principal possui uma personalidade forte e língua afiada;
A história é contada em forma de teatro e linguagem poética;

Wedla0 22/03/2023

Finalizo a leitura encantada com Olivia. Não esperava uma personagem tão astuta, inteligente e forte.
Consegui imaginar cada ato e acho que seria sensacional encenar esta raridade.
Me fez relembrar dos anos de colégio, em que participei das peças de fim de ano.
Há anos não me dedicava ao gênero, mas estou imensamente grata e feliz pela descoberta dessa obra magnífica. ??

Rebeca510 24/05/2023

Diferente, mas bom
Nunca havia lido nada desse segmento que propõe realmente trazer artifícios do teatro na narrativa, mas achei bem legal.
Em alguns momentos me peguei imaginando tudo que era contando no livro de fato acontecendo em um palco, como uma peça de teatro.
A personagem principal tem uma personalidade forte, e um dom com as palavras, apesar do livro ser curtinho, eu gostei de como ela foi descrita e acho que tudo, tanto do começo ao fim, foi na medida certa.