Coração de Cachorro

Coração de Cachorro Mikhail Bulgakov

Resenhas - Coração de Cachorro

Claudia.livros 22/02/2024

Sou muito suspeita para falar de obra de Bulgákov, porque adoro suas histórias beirando o non sense e o absurdo. Tudo começou com O Mestre e Margarida e depois foram os contos. Amo e panfleto esse autor sempre que tenho oportunidade.

Exilado e persona non grata na União Soviética de Stálin, ele conseguia como ninguém satirizar os obsurdos de se viver num sistema totalitário, que não só queria controlar os cidadãos, mas transformá-los em coisas, em máquinas.

E Bulgákov traduz isso muito bem nessa história. Temos aqui a descrição maravilhosa de um cientista que mistura cachorro e humano. E daí nasce um ser bruto, atrapalhado, vulgar, interesseiro, ameaçador e grosseirão (traços do homem e não do cachorro, rs) e que causa reboliço por onde passa. Um ser que se achava muito melhor do que era realmente.

E gente, é genial! Além de nos mostrar o absurdo e a inutilidade dessa tentativa de modificar a natureza humana, há também cenas que refletem a vida soviética: a burocracia, a chantagem, a ameaça, a politicagem e claro, a corrupção.

Simplesmente perfeito ?
Jardim de histórias 22/02/2024minha estante
Sensacional!

Claudia.livros 22/02/2024minha estante
É muito bom esse livro! Adoro Bulgákov

Jardim de histórias 22/02/2024minha estante
Muito bom! O mestre e margarida, é meu top 5, fiz uma releitura dele.

Reccanello 23/02/2024

Preciso pensar melhor sobre esse livro
Por meio da fantasiosa história de um cão vira-lata que recebe um transplante de glândulas pituitárias e testículos humanos, Bulgakov tece uma sátira mordaz dos primórdios da sociedade soviética, explorando não apenas temas como a natureza humana, a ciência e a ética, como, principalmente, fazendo uma crítica social acerca da desilusão do homem comum com a Revolução Russa. A nova ordem social é impiedosamente ridicularizada por meio de personagens caricatos e situações absurdas, com o protagonista Sharikov personificando os piores aspectos da classe trabalhadora (como assim vista pelo autor e pela intelligentsia do Partido): rude, ignorante, violenta e propensa ao alcoolismo, e sua transformação de um cão dócil em um ser humano grotesco serve como uma crítica à brutalização da sociedade soviética, decorrência inexorável da fracassada engenharia social intrínseca ao social/comunismo, aqui representada pelo experimento malsucedido do médico Preobrazhensky. Enfim, e apesar de algumas limitações, o livro continua a ser um clássico da literatura russa e um importante documento histórico, altamente recomendado para leitores interessados em história da Rússia, da União Soviética e da Revolução Russa.

Anezio 25/02/2024

Difícil largar velhos hábitos
Um sujeito encontra um cão maltratado na rua e faz uma série de cirurgias no mesmo de modo q o mesmo se torna humano.

A trama consiste basicamente em acompanhar o convívio desse ex-cão com o cientista que o operou, cercado por simpatizantes do governo soviético.

Trata-se basicamente de uma história abordando as consequências de uma transformação social repentina e forçada.

Vale muito a leitura

Luciana 15/04/2024

Uma boa leitura!
Um livro russo tem sua forma peculiar de escrita, e este livro conta a história de um médico, que decide transformar a vida de um cão.
A escrita é fácil, a história boa e você quer saber o que o médico fará de sua criação!!
Vale a leitura!!