Ossos do Ofício

Ossos do Ofício Sue Black

Resenhas - Ossos do Ofício

Karol 31/12/2022

Sue Black nos conduz em um universo de esqueletos, mesas geladas de necrotérios, crimes misteriosos, pesquisas e viagens ao redor do mundo em busca de informações para a solução dos mais diversos e misteriosos casos.

Ossos do Ofício proporciona um bom conhecimento sobre como é o trabalho de um antropólogo forense, assim como os ossos podem ajudar na resolução de um crime, por menor que for. É uma obra essencial para os que desejam se aventurar pelo mundo das ciências forenses.

Natalia.psico.literatura 28/12/2022

Uma leitura peculiar e fascinante
Para quem não sabe, Sue Black é uma das principais antropólogas forenses do MUNDO.

Nessa obra, ela descreve casos de sua carreira como antropóloga forense, ajudando a identificar restos humanos de escavações históricas e investigações de assassinatos mais recentes.

Aqui, a autora usa as diferentes partes do esqueleto humano para enquadrar a história. Começando com o crânio, ela desce pelo esqueleto e descreve o que pode ser aprendido de cada conjunto de ossos e como os antropólogos forenses relacionam essas informações.

Black é uma contadora de histórias maravilhosa. Apesar da natureza às vezes horrível de seu trabalho, ela realmente captura o interesse do leitor. Eu me vi virando página após página, esperando para descobrir o resultado de uma investigação ou a identidade de um corpo, mesmo que alguns dos personagens tenham vivido centenas de anos atrás.

No entanto, nem tudo são histórias horríveis. A honestidade de Black em contar sua própria história por meio de seu trabalho é às vezes divertida e outras incrivelmente chocante e comovente. Além disso, sua dedicação em sempre descobrir a verdade ? não importa como isso afete uma investigação ? é inspiradora.

Embora este livro possa ser lido por qualquer pessoa ? sem necessidade de formação científica ? não é para àqueles que se incomodam facilmente com histórias de ab4so e assass1nato.

Eu certamente não sugeriria isso como uma leitura reconfortante na hora de dormir. Mas para qualquer pessoa interessada em anatomia, casos históricos, e nas histórias que nossos ossos podem contar sobre como vivemos nossas vidas, Ossos do Ofício é fascinante e altamente recomendado.

E eu amei! ??

Juju 20/06/2022

A história contida em nossos ossos
Sue Black é uma antropóloga forense de origem escocesa cujo trabalho primoroso é altamente reconhecido principalmente no Reino Unido. Em 2018, escreveu seu primeiro livro de autoria própria e exclusiva, "All That Remains" (em tradução livre: tudo o que fica/permanece), e 2 anos mais tarde então ela lançaria "Ossos do Ofício" que foi trazido ao Brasil no primeiro semestre de 2022 pela editora Darkside Books. Nessa obra acompanharemos a autora em uma jornada pelas diferentes partes do corpo a fim de conhecer melhor os ossos que as compõem, além de ouvir atentamente as histórias fascinantes que o mesmos podem nos contar a despeito de quem foi um determinado indivíduo em vida. Através da inteligência e paixão de Sue Black, poderemos compreender exatamente qual é o papel de um antropólogo forense e de que modo seus conhecimentos únicos sobre anatomia humana podem contribuir para solucionar crimes e identificar pessoas em prol de concedê-las um nome e reconstituir sua história singular. Desde um mínimo ossinho na ponta do pé até o incrivelmente fascinante crânio humano, cada parte do nosso corpo pode revelar um detalhe diferente sobre quem somos ou fomos um dia, e muitas vezes basta apenas um fragmento de osso para solucionar todo um mistério enigmático.

Esse é um livro bastante técnico, porém não é necessário que você possua conhecimentos sobre anatomia, muito embora a experiência possa ser mais completa e interessante caso já tenha estudado um pouco sobre o tema. Sue Black é bastante didática e competente em elucidar todos os pontos-chave a fim de que sejamos capazes de compreender o básico sobre anatomia humana e relacionar estes mesmos conhecimentos com os casos que serão apresentados e discorridos pela autora. Eu admito que comecei bastante empolgada, rapidamente li 100 páginas, porém depois de um tempo já estava um pouco cansada da mesma dinâmica e ansiava por mais descrições sobre casos reais ao invés de somente receber explicações sobre, por exemplo, a formação de um osso em um feto durante seu estágio embrionário. Contudo, Sue é carismática e amável, é fácil se conectar com sua pessoa e desenvolver respeito e demasiado afeto por esta mulher incrivelmente inteligente que até mesmo recebeu o título de Dame por suas contribuições imensas à ciência. Em suma esta é uma leitura enriquecedora que lhe permitirá conhecer mais sobre uma profissão pouco comentada, o antropólogo forense geralmente trabalha nos bastidores, analisando os restos que foram negligenciados pelos legistas e patologistas, restos estes que chamamos de ossos e não deixam de ser extremamente importantes, afinal é o seu esqueleto que lhe carregará por toda uma vida. É um trabalho bonito, complexo e que requer muito estudo, mas também sensibilidade e astúcia para enxergar todos os detalhes que serão responsáveis por montar um intricado quebra-cabeças humano. Se você é fã de true crime e curte se aprofundar nos pormenores de uma investigação forense esse livro é para você!
Gabriel1610 26/08/2022minha estante
Acho tão pouca informação dele. Queria ver pelo menos uns trechos. Ele cita muito parte dos ossos? É interessante pra quem estuda na área da saúde? Fala de células e essas coisas também?

Juju 26/08/2022minha estante
Sim, ele é bastante completo nessa parte dos ossos e também fala sobre a formação dos mesmos nos estágios embrionários, como se formam, quais suas funções e coisas do gênero. Na verdade eu achei que ele contém mais esse tipo de informação do que relatos de crimes em si. Para os estudantes da área da saúde é bem legal mesmo, eu consegui resgatar vários conhecimentos.

Gabriel1610 26/08/2022minha estante
Me interessei. Queria mais leituras que me aproximasse da área da saúde sem ser necessário livro didático, porém que não seja totalmente superficial

Jis Rocha 11/01/2023

Minha segunda leitura do ano e a Sue Black me fez ficar apaixonada por esse ramo forense: a antropologia.
A autora disseca o corpo humano, nos dando um geral sobre o esqueleto, e depois da cabeça aos pés, parando em pontos importantes e colocando algum caso em que ela trabalhou onde a parte em questão foi examinada ou foi o fator importante para uma identificação.
Simplesmente adorei a leitura, anotei muitas partes, e recomendo

Riva 18/05/2022

Sensacional!
Já li muito sobre medicina legal, mas nem sabia da existência da antropologia forense.
Estou estarrecida com a grandeza do trabalho e de como um mísero ossinho pode revelar inúmeras coisas sobre a pessoa.
Só lendo para entender.

Yasminy 26/10/2022

Para uma boa amante de livros de serial killer e afins eu adorei o livro. Apesar de ter muitos termos técnicos a leitura é fácil e fluida.

Letícia 15/10/2022

Eu adorei! Passei o livro todo apalpando meu corpo e tentando sentir os ossos kk também gostei dos vários casos que ela cita pra exemplificar

Ley 18/12/2022

técnico e direto
Ossos do Ofício chegou de surpresa e acabou passando na frente de outras leituras pela proposta me interessar bastante. O livro é uma não-ficção, escrito por Sue Black, uma antropóloga forense. Pouco sabia sobre o trabalho da autora, o que tornou a vontade de ler ainda maior.

O gênero true crime carrega uma imensidão de conhecimento sobre a ciência forense de modo geral, mas em Ossos do Ofício, pude conhecer um ramo ainda mais específico do estudo, pelos olhos de quem conhece e trabalha intimamente nisso. Nossos ossos são importantes, como bem sabemos, e eles também podem contar histórias mesmo após a morte.

Em uma visão geral do assunto, surge uma certa curiosidade sobre como um antropólogo forense pode chegar a conclusões específicas sobre a causa da morte com às vezes tão pouco material, e foi isso que tornou genial a leitura deste livro. Ele é guiado por partes dos nossos ossos, começando pelo crânio.

A forma que iremos conhecer cada parte do esqueleto é totalmente técnica nas primeiras páginas. A autora apresenta um esquema bem detalhado, mapeando o crânio, nomeando-o, e somos capazes de compreender, embora eu tenha pesquisado nomes e imagens com frequência para não me sentir tão perdida ou ter certeza se estava supondo o correto.

Após a apresentação de nomes, localização etc, alguns exemplos na prática, em que a autora trabalhou, são apresentados. É bem interessante como primeiro conhecemos a formação detalhada dos ossos, e depois podemos ampliar esse conjunto com uma boa base descrita. Os métodos utilizados nos resultados dos casos são brilhantes, o que me empolga para o quanto a ciência progrediu ao longo dos anos.

Claro que com tanta descrição, a leitura apresenta casos delicados e fortes. Também por serem reais, são ainda mais dolorosos. Em algumas ocasiões, a autora torna a leitura mais pessoal, e admirei-a por isso, nem sempre é fácil falar sobre acontecimentos tensos. A leitura é forte, tem partes técnicas, mas mostra partes bem cruas do ser humano.

O livro é curtinho, divide-se em três partes, e nelas, desenvolve cada parte do esqueleto humano. Dá para ler rapidamente, e a escrita da autora é rápida, embora tenha pouquíssimos diálogos. Em trechos mais técnicos, onde eu realmente não conseguia entender bem o que estava lendo, senti a leitura mais devagar, mas pode ter sido algo apenas meu e a experiência pode ser diferente para cada um.

Há também na leitura, algumas referências de um outro livro da autora, do mesmo gênero, chamado All That Remains: A Life in Death. Fiquei imensamente curiosa e torço para que seja lançado no Brasil. Ossos do Ofício proporciona um bom conhecimento sobre como é o trabalho de um antropólogo forense, assim como os ossos podem ajudar na resolução de um crime, por menor que for.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/10/resenha-ossos-do-oficio.html

julia 11/01/2023

Leitura muito interessante, mas acontece que as partes sobre o processo de formação óssea me deram TODA A ANSIEDADE.

lidosdarafa 15/01/2023

Ossos do Ofício
Sou suspeita a falar sobre porque eu realmente amo as ciências forenses e Ossos do Ofício me aproximou de uma área que não se ouve falar muito que é a antropologia forense. Sue Black desmembrou o corpo humano capítulo por capítulo e ao mesmo tempo nos mostrando casos reais de investigação. Foi uma experiência incrível ?? ps: fez eu me apaixonar ainda mais pela ciência forense

Fernanda G 23/05/2023

Que livro maravilhoso! Simplesmente isso. Um pouco demorado para ler por ser cheio de informações e detalhes sobre o corpo, mas com casos que ilustram como utilizar cada informação nas investigações.

Coelho 07/12/2022

Perfeito
Perfeito do começo ao fim, descobri coisas que nem imaginava a existência! Fascinante a capacidade do nosso corpo em contar nossa história para quem estiver disposto a ouvi-la.

Helô Kleine 09/08/2023

Amei muito!
Amo anatomia, amo ciência, amo crimes verídicos.
Ter tudo junto num livro só foi maravilhoso!
Estudei anatomia na faculdade e foi ótimo relembrar várias coisas. Quem não tem conhecimento com certeza não ficara perdido na leitura, Sue Black é didática sem ser chata!

minha5 02/12/2022

Gostei muito da leitura, apesar de apresentar vários termos técnicos o livro é fluido, rico em detalhes e com ótimas exemplificações de crimes.

CisoS 06/01/2023

Pouca carne?
O livro comenta sobre os principais ossos do corpo, como eles são usados pelos cientistas forenses e ilustra com casos reais nos quais a autora participou ou conhece.
A parte científica é exposta de maneira clara, com muitas curiosidades. Os crimes reais também são descritos em linguagem clara e com muita sensibilidade, com a personalidade da autora aparecendo discretamente.
É um bom livro, Sue escreve muito bem, mas ele não é muito apaixonante. Muitos ossos, pouca carne.