Anatomia True Crime dos Filmes

Anatomia True Crime dos Filmes Harold Schechter

Resenhas - Anatomia True Crime dos Filmes

Eti Chaves 27/02/2023

Sensacional!
Neste livro, temos a cada capítulo, o retrato de um filme(s) que teve sua inspiração em um crime real.
Com a descrição do enredo de ficção, e em paralelo a história dos vilões que só esperaríamos encontrar nas telas de cinema, mas que estão mais próximos do que imaginamos.
Esse livro é excelente. A forma como consegue associar o cinema com crimes reias é muito sagaz. A edição da DarkSide, como sempre pimorosa, com destaque especial para as fotos das cenas dos filmes.

Ellen 19/01/2023

A arte imita a vida.

Não é um favorito, mas o livro entrega exatamente o que propõe.
Se você gosta de filmes e de True crime: ESSE LIVRO É PRA VOCÊ.
Os capítulos são curtos, falam um pouco do filme e um pouco do crime, além de o trabalho gráfico da darkside ser impecável

leticiadobangchan 16/01/2023

em uma ordem cronológica, de acordo com os lançamentos dos filmes, o autor apresenta, de uma forma direta e detalhada, as diversas atrocidades que os humanos são capazes de cometerem.
um bom livro para quem gosta de cinematografia e casos criminais dos mais diversos possíveis.

iammoremylrds 10/01/2023

uma leitura fascinante, passeando-se por diversas obras baseadas em crimes reais, de uma maneira bem dinâmica, como toda obra de true crime possui classificação indicativa +18 e não é indicada para pessoas sensíveis

Daiane386 11/11/2022

Ótima leitura. Super recomendo. Nesse livro é relatado os crimes e os filmes que foram inspirados neles.

Isah_ld 29/10/2022

Meu primeiro livro True crime da Darkside. Junta dois temas que eu amo: filmes e casos criminais. Ótimo para os fanáticos por cinema e casos reais de crimes, como eu kkk

Karol 17/10/2022

"O impossível não poderia ter acontecido, logo, o impossível deve ser possível apesar das aparências."

Nesta pesquisa fascinante, Schechter detalha as ligações entre mais de 40 filmes e os crimes da vida real que os inspiraram.
Yasmin 22/10/2022minha estante
Sabe onde encontrar o pdf?

Karol 22/10/2022minha estante
Poxa, não sei

isabel179 07/01/2024minha estante
bom dia! como faz para ler por aqui? tem que comprar o livro pra ler? eu não entendi muito o aplicativo.

Karol 07/01/2024minha estante
Oii, Isabel. Não tem como ler neste aplicativo, ele serve para organizar suas leituras.

Coisas de Mineira 15/09/2022

ANATOMIA TRUE CRIME DOS FILMES – OS CRIMES MEMORÁVEIS DO CINEMA
“Anatomia True Crime dos Filmes reforçou meu interesse e paixão pelo viés verdadeiro em filmes de várias épocas diferentes. Fora a surpresa em descobrir a respeito de cada caso no qual tal filme foi inspirado! Essa é uma obra sensacional para presentear um amigo cinéfilo.”

No livro Anatomia True Crime dos Filmes, o nosso conhecido autor e historiador do True Crime, Harold Schechter, nos apresenta o que foi chamado de ‘o dossiê definitivo sobre os assassinos do cinema’.

E você poderá se surpreender com as histórias de ficção que assistíamos na nossa ‘tevê’, grande parte podem ter sido inspiradas em crimes reais. Alguns roteiristas e diretores mexem aqui, mudam algo ali, mas na essência, é possível descobrir a origem de muitos longas. E hoje quero elencar aqui o que Schechter pesquisou e publicou com muito conhecimento de causa. Acima de tudo, acompanhe!

“… às vezes, a vida real oferece histórias, personagens e situações muito mais fantásticos do que qualquer coisa que até o mais imaginativo roteirista poderia inventar.”

ALFRED HITCHCOCK

Anatomia True Crime dos Filmes – Tudo que você sempre quis saber:

Harold Schechter nos faz embarcar em uma viagem fascinante, obviamente que para os fãs do selo Crime Scene, em uma encruzilhada de fatos e de ficção, onde nos revela os acontecimentos sensacionais (e horripilantes) da vida real. Histórias tão chocantes, que como bem disse o grande diretor Alfred Hitchcock, crimes tão fantásticos que nem mesmo o roteirista mais imaginativo poderia sonhar. Se você tem interesse no assunto, ou se tem curiosidade a esse respeito, chegou o momento de saber sobre quais filmes Schechter escreve em Anatomia True Crime dos Filmes.

Primordialmente, o autor faz questão de explorar ao máximo os psicopatas da vida real, casais que vivem por emoções fortes, famosos assassinos em série, e demais assassinos, que inspiraram um século de filmes clássicos. Fiquei bastante empolgada quando vi esse lançamento, uma vez que filmes do gênero thriller são os meus preferidos. Saber que por trás de grandes histórias há esse quê de verdade faz com que pensemos nas coisas mais escabrosas que o ser humano é capaz de fazer com o próximo.

“Todos nós ficamos um pouco louco às vezes. Você não?”

NORMAN BATES, PSICOSE.

Mas, você tem medo do quê?

Seja como for, algumas histórias reais são tão chocantes, que as adaptações ou inspirações cinematográficas, tentam trazer um viés mais leve, e até tragicômico. Entretanto, fato é que o mal que está andando por aí a fora, é um prato cheio de impulso para roteiros e histórias nas telas. Geralmente um “baseado em fatos reais” junto ao título de um longa, faz com que a aclamação venha. São muitos os telespectadores interessados em conhecer os outros vieses da vida. Melhor, muito melhor, do que presenciar algo real e palpável, é encarar essas histórias no aconchego do sofá de casa.

Desde que iniciei a resenha, estou prometendo essa lista, com alguns dos filmes em que Schechter traduz o que é real, e o que é ficção. Ou seja, o autor detalha as ligações entre mais de 40 filmes e os crimes da vida real que os inspiraram, tudo isso aqui, no seu Anatomia True Crime dos Filmes. Então, aos verdadeiros fãs de crimes e cinéfilos inveterados:

Chicago (ou Sacrifício Inútil) (1927)
Roxie Hart (ou Pernas Provocantes) (1942)
M – O Vampiro de Düsseldorf (1931)
Este Mundo é Um Hospício (1927)
Festim Diabólico (1948)
Pacto de Sangue (1944)
Psicose (1960)
Na Mira da Morte (1968)
Lua de Mel de Assassinos (1970)
Frenesi (1972)
Assassinato no Expresso do Oriente (1974)
Devorado Vivo (1976)
Quadrilha de Sádicos (1977)
Dez Minutos Para Morrer (1983)
O Fugitivo (1993)
Pânico (1996)
Alphadog (2006)
Crimes Ocultos (2015)

“… é possível incutir uma profunda sensação de terror na audiência sem mostrar uma única imagem de sanguinolência ou violência explícita.”

Finalizando com aquela dor no coração…

Definitivamente essa obra não pode faltar na estante dos fãs do True Crime, ainda mais se… também forem cinéfilos. O autor, acima de tudo, não deixa a desejar nesse compilado de filmes que atravessa toda uma geração. Na realidade temos períodos de dois séculos da história do cinema retratada nessas páginas.

Gostaria de ter links para streaming de todas essas obras. Contudo, não foi possível encontrar. Se quiserem mais informações sobre determinado filme, é só clicar nos links da lista acima. Ah! Corre pra ler Anatomia True Crime dos Filmes. Lá tem muitas informações sobre os acontecimentos macabros que inspiraram a tantos cineastas.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2022/09/anatomia-true-crime-dos-filmes/

ju missena 29/07/2022

O dossiê definitivo sobre os assassinos do cinema
"E, claro, existe o motivo que Alfred Hitchcock apresenta no prólogo de O Homem Errado: às vezes, a vida real oferece histórias, personagens e situações muito mais fantásticos do que qualquer coisa que até o mais imaginativo roteirista poderia inventar".

Lali 14/07/2022

Passeando por décadas de filmes baseados em crimes reais, o autor traz uma breve descrição dos criminosos e os paralelos encontrados entre os filmes que se basearam nesses casos. Bastante interessante, mas em alguns momentos um pouco superficial demais.

Juju 11/06/2022

Crimes, Serial Killers & Cinema
Da mesma mente responsável pelo famoso "dicionário" sobre serial killers - Anatomia do Mal -, o escritor especializado em true crime, Harold Schechter, temos agora sua nova obra em que se dedica a estabelecer correlações entre uma vasta gama de filmes desde Hitchcock a Pânico, e supostos crimes/assassinos da vida real que teriam servido de inspiração para diretores dentro do multifacetado universo do showbusiness.

Harold Schechter ao lado de Jeff Guinn ocupa o topo da minha lista de autores favoritos dentro do gênero true crime. Sua escrita como sempre é fluída, acessível e repleta de fatos interessantes que são detalhados de maneira primorosa. Esta obra em especial é um prato cheio para os amantes de bons filmes, contemplando a grande maioria dos clássicos mais amados do cinema que datam desde os anos 1920 até a virada do milênio. Títulos como célebres como Psicose, Meu Ódio Será Tua Herança, Elefante e muitos outros. Mesmo que algumas dessas produções não sejam tão recentes ou populares, essa é a oportunidade perfeita para o leitor entrar em contato com uma era passada de crimes perpetrados pelos tipos mais excêntricos, o que só prova que morte, sangue e serial killers são de fato atemporais. Constituído de forma inteligente com seus capítulos curtos - seis a sete páginas no máximo -, é muito fácil se flagrar completamente absorvido pelas páginas e sua infinidade de relatos escabrosamente picantes. Se você, assim como eu, é fã de true crime e curte cinema de qualidade, bem, essa leitura será mais do que satisfatória! A edição da Darkside está muito linda e caprichada em celebração ao seu aniversário de 10 anos, aliás, é fato que 2022 promete ser um ano marcado por ótimos lançamentos da Caveirinha que não cansa de surpreender, Anatomia True Crime dos Filmes é com certeza outro grande acerto da editora que se propõe a explorar o "lado escuro" e está sempre a procura de inovação.

Avisos: se você não tem o costume de ler true crime e for pegar esse livro para um primeiro contato, devo ressaltar que o conteúdo da obra é sensível e apresenta descrições bastante gráficas sobre assassinatos e crimes reais, portanto, recomendo cautela para as pessoas que não tem um estômago muito forte.