The Rise of the Dragon

The Rise of the Dragon George R. R. Martin

Resenhas - The Rise of the Dragon

Queria Estar Lendo 13/06/2024

Resenha: A Ascensão do Dragão
Do grandioso universo criado por George R.R. Martin, a dinastia Targaryen é uma das que mais desperta curiosidade e fascínio. Com o lançamento de A Ascensão do Dragão, temos uma espécie de enciclopédia perfeita para quem quer saber mais sobre os primórdios dessa grande casa de Westeros.

Livro cedido em cortesia pela Editora Suma.

Da Conquista à Regência de Aegon III, esse livrão nos leva a atravessar as gerações Targaryen que se sentaram no Trono de Ferro, que lutaram e sangraram por ele, que duelaram e começaram guerras e trouxeram a ruína a essa grande casa nobre.

A Ascensão do Dragão é um deleite aos olhos de quem adora o universo do Martin. Assim como Fogo & Sangue, explora todos os acontecimentos da Conquista de Aegon até os anos de Aegon III. Atravessa conflitos, grandes batalhas e intrigas políticas de maneira muito mais centrada do que Fogo & Sangue, quase como se especialistas e historiadores estivessem no contando o que aconteceu com datas certeiras e informações verídicas - e não apenas fofocando, ainda que algumas fofocas apareçam aqui e ali.

O livro tem dezenas de ilustrações retratando grandes momentos da dinastia Targaryen e conta com um texto bem fluído para apresentar a história conturbada dessa casa. Da partida deles de Valíria antes da destruição completa daquele reino até a campanha de conquista orquestrada por Aegon e suas irmãs Visenya e Rhaenys, seguindo por períodos de paz e então de grandes instabilidades - como a Dança dos Dragões, que originou a série House of the Dragon.

A Conquista é a minha história favorita. Fala sobre Aegon e suas rainhas-irmãs, Visenya e Rhaenys, tomando os sete reinos para a casa. Com seus dragões colossais e batalhas épicas, eles dobraram reis e rainhas a uma só coroa, mas não foi uma campanha fácil - mesmo com os dragões. Houve reinos, como Dorne, que não se curvaram. Houve aliados que resistiram até todos os seus recursos terem sido destruídos. É tudo bom demais, cheio de tensão e a construção de uma guerra épica.

A história de Maegor é outra que enche meus olhos. Ela é fortemente inspirada em Henrique VIII, das esposas à ruptura com a fé, e é interessante demais de acompanhar.

Com uma ótima tradução de Jana Bianchi e Diogo Ramos, o que torna essa leitura densa uma experiência fluída, A Ascensão do Dragão é o tipo de livro perfeito para quem quer saber mais. Mais sobre figuras que só são citadas em As Crônicas de Gelo e Fogo, mais sobre menções que apareceram em Game of Thrones, mais sobre o futuro da série House of the Dragon.

Esse livro entrega tudo da maneira mais detalhista possível. Não é um romance, que fique bem claro; é uma enciclopédia. Não fala sobre os sentimentos dos personagens e, quando fala, é através de citações que podem ou não ser verdadeiras. Fala sobre fatos. Sobre acordos políticos, guerras de poder e batalhas sangrentas. Narra alianças e traições e apresenta o cenário que cimentou os Targaryen como uma das maiores casas de Westeros, e que também os levou à ruína completa.

Afinal de contas, quando conhecemos Daenerys Targaryen lá em A Guerra dos Tronos, ela e o irmão são os únicos Targaryen que ainda estão vivos. Mas o que aconteceu para que uma casa tão grandiosa acabasse desse jeito?

A Dança dos Dragões é um dos pontapés. Esse arco, que está sendo adaptado em House of the Dragon, fala justamente sobre o início da queda da dinastia. Da era de ouro que os Targaryen estavam vivendo depois de um reinado marcado por paz e prosperidade que os levou até uma catástrofe completa, com a divisão da casa em uma guerra pelo Trono de Ferro.

As ilustrações são majestosas e o livro traz notas de rodapé explicando cada momento aos quais elas se relacionam. Com um texto fácil e sucinto e uma edição de encher os olhos, a Suma entregou tudo com esse livro.

Eu queria falar mais sobre A Ascensão do Dragão, mas a graça está justamente em ler e entender todas as tretas pelas quais os Targaryen - e seus aliados e seus inimigos - passaram. O livro se encerra enquanto a casa ainda está bem no Trono de Ferro, mas todos sabemos para onde isso caminha. E fica um gancho de encher de curiosidade para saber mais sobre os que estão por vir, antes da ruína completa.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/06/resenha-ascensao-do-dragao-elio-m.html
A.Paula.Sz 13/06/2024minha estante
Precisa ler Crônicas de Gelo e Fogo antes?

Queria Estar Lendo 14/06/2024minha estante
É uma enciclopédia da dinastia antes dos acontecimentos das Crônicas. Eu acho interessante ter lido pelo menos A Guerra dos Tronos pra ler sobre as casas e conflitos de um jeito mais familiar.

A.Paula.Sz 14/06/2024minha estante
Obrigada ?

Queria Estar Lendo 14/06/2024minha estante
Disponha!

fascinic 20/02/2023

Perfeito.
Eu sou completamente apaixonada pelo universo de Got, ganhei esse livro de presente e eu amei de mais, ele tem muitas ilustrações maravilhosas que é a melhor parte do livro, ele é um ?resumo? do livro ?Fogo e Sangue? então não conta nada novo e sim descreve os momentos mais importantes dos Targaryens em Westeros, esse livro é o meu xodó, depois que acabei ele virou decoração, a capa é linda de mais.
takemabody 21/02/2023minha estante
ganhou msm gosto

Xandy 19/01/2023

A Casa Targaryen é a favorita de muitos fãs, não é para menos, eles possuem dragões. Eu já havia ligo Fogo & Sangue, porém resolvi ler Rise of the Dragon para relembrar algumas coisas de A Dança dos Dragões e também para ver as novas ilustrações. São fantásticas. A história de Westeros foi escrita com fogo e muito sangue, e a Casa do Dragão sempre será a maior!

evf684 21/03/2023

Nenhuma novidade
Pra quem já leu Fogo e Sangue, não tem nada de diferente do que esperar da leitura. É praticamente a mesma coisa só que mais resumida.

No meu caso prefiro Fogo e Sangue por ele ser uma leitura mais detalhada, porém quem não quer ler algo mais denso vai gostar desse aqui.

O mais bonito do livro com certeza são as ilustrações, que dão uma melhor imersão no universo.