O Rojão Notável

O Rojão Notável Oscar Wilde




Resenhas - O rojão notável


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Paulo 26/12/2023

Para quem está acostumado com a leitura das peças de teatro de Oscar Wilde ou de seu Retrato de Dorian Grey, o Rojão Notável é, sem dúvida alguma uma leitura bem diferente. O conto é uma narrativa que se situa no estilo de contos de fadas. O que faz dele um conto de fadas é sua moral intrínseca ao texto que faz essa construção através de seu protagonista. A ideia é apresentar uma situação adversa (no caso a festa de casamento) e mostrar alguma característica reprovável do protagonista (seu egocentrismo). Ao se ver questionado pelos pares, ele precisa aprender a repensar seus valores a partir de uma lição que ataca justamente o seu problema. Outro aspecto que o coloca no gênero é que seus personagens são fogos de artifício que conversam entre si. O autor os personifica e fornece personalidades de acordo com o estilo de fogos. A roda é pessimista e reptetitiva, tem outro que é mais velho e austero. O rojão é envaidecido e deseja se mostrar a todos. Transformá-los em personagens sencientes fornece a desculpa que ele precisa para inserir seus temas no meio da narrativa.

A escrita de Wilde é bem veloz aqui. É diferente da melancolia vista em Dorian Grey onde ele procura fazer um estudo sobre um ser imortal. Aqui a ideia é fornecer o payoff, ou seja, a resolução das coisas de maneira bem rápido. O texto possui um caráter bem narrativo, com pouquíssimas descrições e um grande volume de diálogos. O leitor fica sabendo apenas do necessário para que ele possa compreender o que está acontecendo na cena: uma festa, um grande jardim, um casamento, o príncipe e os fogos. Através dos diálogos e de algumas pontuações, Wilde nos fornece as características dos personagens que não passam de estereótipos de virtudes e defeitos: o vaidoso, o ancião, a confusa, o perdido. É uma escrita eficiente para aquilo que ele busca trazer para a história. Não precisa ser nada elegante ou complexa demais. Basta que o leitor entenda aonde ele deseja chegar.

Wilde vai trabalhar com o egocentrismo do rojão. Ele destaca que o protagonista é uma pessoa intrometida e que fala mais sobre si mesmo do que deixa os outros falarem. É uma crítica a um nobre típico do século XIX, que usa sua posição para colocar as outras pessoas abaixo dele. Sua visão sobre si mesmo é como a de um Narciso que enxerga o universo girando sobre si mesmo. Chega a ser engraçado quando o rojão afirma que a festa não é para o príncipe, mas para mostrar que ele é que um rojão incrível e que sua explosão fará todos o perceberem. Quando pressionado, ele usa a justificativa das origens, mostrando o quanto sua mãe era uma roda incrível e que girou dezenas de vezes com chamas rosadas, deixando todos impressionados. Novamente uma crítica a uma nobreza que vai buscar em indivíduos ancestrais a justificativa para criar um abismo entre ele e seus semelhantes. Essa ideia de vaidade e de egocentrismo, Wilde vai trabalhar com mais calma e profundidade em Dorian Grey. Aqui a ideia é mais apresentar uma história curta e que possa ser lida por qualquer indivíduo.

Esta não é necessariamente uma narrativa que tenha me impressionado, até porque sei o quanto Wilde consegue entregar para o leitor. Mas, ela é eficiente no que se propõe a ser. Quero destacar o quanto o autor conseguiu aproveitar uma narrativa em um espaço pequeno para desenvolver contexto e personagens. Ele conseguiu usar diálogos para construir características, inserir descrições diretas em parágrafos de curtos a médios e mesmo assim o leitor consegue saber exatamente onde se encontra. Não é preciso ser complexo demais; basta que o leitor entenda aonde o autor deseja chegar.

site: www.ficcoeshumanas.com.br
comentários(0)comente



c a r o l 19/06/2023

"RUIM e SUBLIME soam bem parecido...
Na verdade, quase sempre são a mesma coisa."

A história parece ser bem bobinha e engraçada no início, mas conforme avança vai ficando explícita a crítica do autor à aristocracia. Isso foi genial!

O nosso "querido" Rojão vai criando novas realidades e significados para satisfazer o seu ego. Ri muito da suas falas sem noção e fúteis. Suas atitudes me lembraram de alguns conhecidos e dessa geração de influencer's que vem aparecendo por aí. O final é divertido e com uma boa moral subentendida.

" ? Vejo que você pertence às ordens inferiores. Uma pessoa de minha posição nunca é útil. Temos certos talentos, e isso é mais do que o suficiente. Não tenho qualquer simpatia por nenhum tipo de atividade, menos ainda para aquelas que você parece louvar. Na verdade, sempre tive a opinião de que o trabalho duro não passa de refúgio para as pessoas que de fato não têm nada para fazer."
comentários(0)comente



Bruna 06/04/2023

Eu amei o Fantasma de Canterville, e vim pra esse conto esperando algo na mesma linha
Estava errada mas como é bom!
Vibe fábula, com uma lição de moral entregue de uma forma bonita.
Favorito, com certeza.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



hagabrielah 01/12/2022

Esse conto foi super rápido de ler e também foi meu primeiro contato com um trabalho do Oscar Wilde. Gostei muito da ironia que ele utilizou na história, fiquei com vontade de ler mais textos dele.
comentários(0)comente



Ohaninha 09/10/2022

Muito criativo
Oscar Wilde consegue fazer uma crítica social e trazer uma lição de moral com uma história de um mero rojão. Me surpreendeu positivamente, eu me diverti com a história e pasmem? chorei! Hahaha valeu a leitura.
comentários(0)comente



@Mihleituras 08/09/2022

Achei um ótimo conto, que poderia se tornar uma fábula, com a lição de moral no final. Quem muito se vangloriar, nada tem.

? Viajar aperfeiçoa a mente maravilhosamente e acaba com todos os preconceitos de uma pessoa.?
comentários(0)comente



Dri 07/09/2022

Oscar Wilde versão conto de fadas
Um conto delicioso, de rápida leitura, que Oscar Wilde escreveu para seus filhos. A crítica social está presente e a mim parece que o Rojão personifica a inutilidade e arrogância da aristocracia. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Leticia2513 13/08/2022

Nunca sei o que escrever nesses títulos ?
Esse é um conto do Wilde que li também no desafio de leitura de 24 horas e fiquei rindo quando li o nome porque um livro sobre um rojão narcisista é exatamente o que o Oscar escreveria. Achei até a personalidade parecida com o do Dorian porque em ambas as histórias ele quer falar sobre como, no fundo, você pode se achar maior e melhor que todo mundo mas no final ninguém dá a mínima importância pra você. Achei bem legal, de verdade
comentários(0)comente



Kit 02/08/2022

No início estava achando bobo, mas conforme o rojão começou a falar kkkkk muitooo bom, principalmente o papo dele com o sapo, a gente conhece tanta gnt assim que não tem como não achar graça nas semelhanças kkk

?Gosto de me ouvir falar. É um de meus maiores prazeres. Com frequência tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão esperto que às vezes não entendo uma só palavra do que estou dizendo.?

?gosto de ser o único a falar. Poupa tempo e evita discussões.?

?Na verdade, sempre tive a opinião de que o trabalho duro não passa de refúgio para as pessoas que de fato não têm nada para fazer.?
comentários(0)comente



Nise 30/07/2022

Criativo e crítico
É um conto interessante, típica fabula que poderia vir com uma lição de moral no fim. Foi uma leitura rápida e fluida, agradável, com um impacto leve. Uma boa história para crianças
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rosana Miyata 20/07/2022

Mais um conto da Sociedade das Relíquias Literárias da Wish (assinatura do Catarse), também relacionado aos contos de fadas. Bem rápido e gostoso de ler, com aquela moralzinha no final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline 04/05/2022

Conto muito gostoso e rápido.
Um dos que mais gostei das relíquias literárias.
Ansiosa pelo próximo.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR