O Rojão Notável

O Rojão Notável Oscar Wilde

Resenhas - O rojão notável

Paulo 26/12/2023

Para quem está acostumado com a leitura das peças de teatro de Oscar Wilde ou de seu Retrato de Dorian Grey, o Rojão Notável é, sem dúvida alguma uma leitura bem diferente. O conto é uma narrativa que se situa no estilo de contos de fadas. O que faz dele um conto de fadas é sua moral intrínseca ao texto que faz essa construção através de seu protagonista. A ideia é apresentar uma situação adversa (no caso a festa de casamento) e mostrar alguma característica reprovável do protagonista (seu egocentrismo). Ao se ver questionado pelos pares, ele precisa aprender a repensar seus valores a partir de uma lição que ataca justamente o seu problema. Outro aspecto que o coloca no gênero é que seus personagens são fogos de artifício que conversam entre si. O autor os personifica e fornece personalidades de acordo com o estilo de fogos. A roda é pessimista e reptetitiva, tem outro que é mais velho e austero. O rojão é envaidecido e deseja se mostrar a todos. Transformá-los em personagens sencientes fornece a desculpa que ele precisa para inserir seus temas no meio da narrativa.

A escrita de Wilde é bem veloz aqui. É diferente da melancolia vista em Dorian Grey onde ele procura fazer um estudo sobre um ser imortal. Aqui a ideia é fornecer o payoff, ou seja, a resolução das coisas de maneira bem rápido. O texto possui um caráter bem narrativo, com pouquíssimas descrições e um grande volume de diálogos. O leitor fica sabendo apenas do necessário para que ele possa compreender o que está acontecendo na cena: uma festa, um grande jardim, um casamento, o príncipe e os fogos. Através dos diálogos e de algumas pontuações, Wilde nos fornece as características dos personagens que não passam de estereótipos de virtudes e defeitos: o vaidoso, o ancião, a confusa, o perdido. É uma escrita eficiente para aquilo que ele busca trazer para a história. Não precisa ser nada elegante ou complexa demais. Basta que o leitor entenda aonde ele deseja chegar.

Wilde vai trabalhar com o egocentrismo do rojão. Ele destaca que o protagonista é uma pessoa intrometida e que fala mais sobre si mesmo do que deixa os outros falarem. É uma crítica a um nobre típico do século XIX, que usa sua posição para colocar as outras pessoas abaixo dele. Sua visão sobre si mesmo é como a de um Narciso que enxerga o universo girando sobre si mesmo. Chega a ser engraçado quando o rojão afirma que a festa não é para o príncipe, mas para mostrar que ele é que um rojão incrível e que sua explosão fará todos o perceberem. Quando pressionado, ele usa a justificativa das origens, mostrando o quanto sua mãe era uma roda incrível e que girou dezenas de vezes com chamas rosadas, deixando todos impressionados. Novamente uma crítica a uma nobreza que vai buscar em indivíduos ancestrais a justificativa para criar um abismo entre ele e seus semelhantes. Essa ideia de vaidade e de egocentrismo, Wilde vai trabalhar com mais calma e profundidade em Dorian Grey. Aqui a ideia é mais apresentar uma história curta e que possa ser lida por qualquer indivíduo.

Esta não é necessariamente uma narrativa que tenha me impressionado, até porque sei o quanto Wilde consegue entregar para o leitor. Mas, ela é eficiente no que se propõe a ser. Quero destacar o quanto o autor conseguiu aproveitar uma narrativa em um espaço pequeno para desenvolver contexto e personagens. Ele conseguiu usar diálogos para construir características, inserir descrições diretas em parágrafos de curtos a médios e mesmo assim o leitor consegue saber exatamente onde se encontra. Não é preciso ser complexo demais; basta que o leitor entenda aonde o autor deseja chegar.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

c a r o l 19/06/2023

"RUIM e SUBLIME soam bem parecido...
Na verdade, quase sempre são a mesma coisa."

A história parece ser bem bobinha e engraçada no início, mas conforme avança vai ficando explícita a crítica do autor à aristocracia. Isso foi genial!

O nosso "querido" Rojão vai criando novas realidades e significados para satisfazer o seu ego. Ri muito da suas falas sem noção e fúteis. Suas atitudes me lembraram de alguns conhecidos e dessa geração de influencer's que vem aparecendo por aí. O final é divertido e com uma boa moral subentendida.

" ? Vejo que você pertence às ordens inferiores. Uma pessoa de minha posição nunca é útil. Temos certos talentos, e isso é mais do que o suficiente. Não tenho qualquer simpatia por nenhum tipo de atividade, menos ainda para aquelas que você parece louvar. Na verdade, sempre tive a opinião de que o trabalho duro não passa de refúgio para as pessoas que de fato não têm nada para fazer."

Bruna 06/04/2023

Eu amei o Fantasma de Canterville, e vim pra esse conto esperando algo na mesma linha
Estava errada mas como é bom!
Vibe fábula, com uma lição de moral entregue de uma forma bonita.
Favorito, com certeza.

hagabrielah 01/12/2022

Esse conto foi super rápido de ler e também foi meu primeiro contato com um trabalho do Oscar Wilde. Gostei muito da ironia que ele utilizou na história, fiquei com vontade de ler mais textos dele.

Ohaninha 09/10/2022

Muito criativo
Oscar Wilde consegue fazer uma crítica social e trazer uma lição de moral com uma história de um mero rojão. Me surpreendeu positivamente, eu me diverti com a história e pasmem? chorei! Hahaha valeu a leitura.

@Mihleituras 08/09/2022

Achei um ótimo conto, que poderia se tornar uma fábula, com a lição de moral no final. Quem muito se vangloriar, nada tem.

? Viajar aperfeiçoa a mente maravilhosamente e acaba com todos os preconceitos de uma pessoa.?

Dri 07/09/2022

Oscar Wilde versão conto de fadas
Um conto delicioso, de rápida leitura, que Oscar Wilde escreveu para seus filhos. A crítica social está presente e a mim parece que o Rojão personifica a inutilidade e arrogância da aristocracia. Recomendo muito a leitura.

Leticia2513 13/08/2022

Nunca sei o que escrever nesses títulos ?
Esse é um conto do Wilde que li também no desafio de leitura de 24 horas e fiquei rindo quando li o nome porque um livro sobre um rojão narcisista é exatamente o que o Oscar escreveria. Achei até a personalidade parecida com o do Dorian porque em ambas as histórias ele quer falar sobre como, no fundo, você pode se achar maior e melhor que todo mundo mas no final ninguém dá a mínima importância pra você. Achei bem legal, de verdade

Kit 02/08/2022

No início estava achando bobo, mas conforme o rojão começou a falar kkkkk muitooo bom, principalmente o papo dele com o sapo, a gente conhece tanta gnt assim que não tem como não achar graça nas semelhanças kkk

?Gosto de me ouvir falar. É um de meus maiores prazeres. Com frequência tenho longas conversas comigo mesmo, e sou tão esperto que às vezes não entendo uma só palavra do que estou dizendo.?

?gosto de ser o único a falar. Poupa tempo e evita discussões.?

?Na verdade, sempre tive a opinião de que o trabalho duro não passa de refúgio para as pessoas que de fato não têm nada para fazer.?

Nise 30/07/2022

Criativo e crítico
É um conto interessante, típica fabula que poderia vir com uma lição de moral no fim. Foi uma leitura rápida e fluida, agradável, com um impacto leve. Uma boa história para crianças

Rosana Miyata 20/07/2022

Mais um conto da Sociedade das Relíquias Literárias da Wish (assinatura do Catarse), também relacionado aos contos de fadas. Bem rápido e gostoso de ler, com aquela moralzinha no final.

Aline 04/05/2022

Conto muito gostoso e rápido.
Um dos que mais gostei das relíquias literárias.
Ansiosa pelo próximo.