Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Dri 𥰠23/04/2024

Forte, inspirador
Adorei o livro, a escrita, a forma como as questões sexistas são tratadas de forma que o leitor se enxergue na história e sinta os sentimentos que os personagens estão sentindo. Amei o desenrolar da trama, lento e progressivo. Foi um livro cheio de inspiração para crescer na vida, pelas falas de Elizabeth e pela forma como ela guiava a própria vida. Além de um livro para distrair, são ensinamentos.

rkive 22/04/2024

Mulheres unidas jamais serão vencidas!
Uma questão de química" é um livro sobre desigualdade de gênero e todos os desafios de ser mulher dentro de uma sociedade onde mulheres são vistas como nada. o livro te faz sentir muita raiva, tristeza e as vezes um pouquinho de felicidade, e é extremamente triste perceber que mesmo depois de décadas, alguns pensamentos de 1950 ainda corroem a sociedade em pleno 2024, onde atualmente vem se alastrando muito uma corrente machista, homofobica, intolerante e especialmente desigual que pensávamos que nunca mais veríamos, mas que sempre retorna com força apesar dos avanços tecnológicos e décadas de luta e mudanças.

Elizabeth zoot, a personagem principal, luta para ser reconhecida no meio acadêmico e mesmo em torno de tantas coisas ruins ela ainda se mantém firme.
uma das coisas que achei muito legal foi a forma que a Elizabeth falava sobre química e expressava seus pensamentos, amei especialmente as partes que eu entendia exatamente o que a Elizabeth falava sobre química ?
enfim, eu gostei desse livro e toda a temática em torno dele.

Julia Ledra 22/04/2024

Emocionante, inspirador e viciante
Que livro foda!! Ele é muito pesado

Gostei muito dos personagens, do quão forte é a Elizabeth, do quão carinhosos são alguns dos personagens masculinos, das imperfeições de todos eles.

A história é muito impactante. Acontece tanta coisa, são tantas reviravoltas, mas nada parece corrido, tudo tem o seu devido tempo e impacto.

Tive muita ansiedade lendo esse livro hahaha, mas achei ótimo porque isso fez com que eu estivesse muito mais envolvida na história.

site: https://youtu.be/1r5faD-y2Rg

Antonio Accioly 22/04/2024

Uma leitura aconchegante
Que leitura boa!
É aquele tipo de livro que você lê deitado na cama, enrolado no edredom.

Fiquei interessado por causa da série da Apple TV, vi 2 episódios e gostei tanto, que parei ali mesmo e corri atrás do livro, e valeu muito a pena.

A Elizabeth é uma protagonista, dura, determinada, firme na suas ideias, forte e apaixonante. Demorei um pouco para gostar da personalidade dela, mas assim como os outros personagens do livro falam eu tenho que concordar ?Ela tem alguma coisa que te faz querer acompanhar ela, ver ela..? e é totalmente verdade.

Quando o Calvin entra em cena, eu até pensei que o livro fosse fazer algo do tipo, fazer ela mudar, ou ficar totalmente apaixonada e mudar o foco para algo mais romântico e afins, mas não, gostei muito da forma que é trabalhado isso, o fato dela não mudar quem ela é, mesmo existindo um amor ali entre o dois.

Todo o desenrolar da trama é uma delicia de acompanhar. Os pontos de vista do cachorro é incrível, adoro quando o livro narra uma parte da historia pela visão de algum animal.
Um detalhe que gostei desse livro, foi a amizade do Calvin com um Padre, e a forma como essa história é amarrada com a da Elizabeth.

Um ponto que eu acho importante comentar e que é legal o livro tocar, é justamente esse preconceito, o machismo, a violência que as mulheres passavam naquela época, dando voz a historias de diversas personagens no livro, a própria Elizabeth, a mulheres da plateia do programa, a Harriet e a Frask.

Livrão, recomendadíssimo.

Dora 22/04/2024

Uma questão de química
Que leitura incrível! Uma mistura de ficção história, romance e humor, retratando uma época de repressão e limitação das mulheres. Nessa história acompanhamos o drama de uma mulher que luta por fazer o que ama na sua carreira, mas é limitada e agredida de muitas formas simplesmente por ser mulher, mas ao mesmo tempo é forte e luta para mostrar todo o seu potencial. E em paralelo se vê como mãe solteira nessa mesma época de discriminação. Ao mesmo tempo que a história trás toda a força dessa discussão, me vi rindo em muitas partes da história, pela forma como a protagonista de forma genuína e irônica se impõe diante das situações enfrentadas. Uma história de amor em muitos sentidos, que me fez refletir ainda sobre como os desencontros, histórias cruzadas e enredos falsos podem traçar tão fortemente o rumo de uma vida.

Tiffany37 20/04/2024

LIVRAÇOOOOO??????????
QUE LEITURA PERFEITAAAAAAAAAA. Amei demais desse livro. Foi um livro que eu terminei bem assim: Onde vou achar outra obra-prima dessa? E quando fiquei sabendo que foi o primeiro livro da autora, fiquei em choque. Porque assim, geralmente o primeiro livro não é lá o melhor. Mas esse livro é incrível. A Elizabeth é uma personagem incrível, peculiar e cheia de personalidade. Ela quebra o estereótipo de que nós mulheres somos frágeis demais e também que não temos inteligência suficiente. Ela mostrou as diversas facetas que uma mulher pode exercer, e como o papel dela de cozinhar é uma papel químico, muito necessário na sociedade. Amei o ponto de vista que ela deu à culinária, como ela conseguia se impor, e como resistiu a tanto preconceito, a tanta mentira, humilhação e dor. Amei as críticas que o livro traz à sociedade patriarcal, a cultura misógina, a religião com seus dogmas retrógados. A Elizabeth era uma mulher que batia de frente e tinha coragem de expressar sua opinião. Ela era diferente em uma sociedade onde todos eram ?iguais?. Amei como ela diz mesmo que não acredita em Deus, e se sente bem em ser ela mesma. Como ela resistiu. Amei todos os personagens que foram amigos dela. Mas aqui vem um destaque especial para meu favorito: ninguém mais ninguém menos que o seis e meia. O melhor cachorro e mais companheiro do mundo. Fiquei me perguntando: minha cachorrinha tá me julgando? Tão legal essa vida e essa corrente de pensamento que a autora deu a esse cachorro. Nunca vi algo tão original e criativo. Caiu tão bem. Era uma leitura que eu realmente estava precisando, diante das mesmices q vinha encontrando no mercado literário. COM TODA CERTEZA, uma das melhores leituras de 2024.

Aldicleia.Alves 19/04/2024

O mundo precisa de mais Elizabeth Zott
Elizabeth Zott é o tipo de mulher que nós inspira com a sua inteligência, sua sinceridade e sua corajosa individualidade.

Um livro atemporal, com uma escrita elegante e um humor ácido. A Elizabeth Zott é uma personagem icônica; uma mulher que se recusa a ser massacrada, mesmo com o mundo contra ela.

Esse é um romance para todas as mulheres que se recusam a emburrecer apesar de uma cultura que lhes exige isso.

evy 18/04/2024

Uma leitura extraordinariamente maravilhosa! Não consegui deixar o livro de lado desde a primeira página que li. Que possamos ser corajosas como Elizabeth Zott!

Julia4741 18/04/2024

APENAS LEIAM!!! ?
História maravilhosa, te envolve do início ao fim, muitos plot's maravilhosos, e surpreendentes. Leve, para todas as idades, acho que todo mundo deveria ler essa obra perfeita. Chorei, ri, e fiquei com muita raiva das injustiças com a protegida, mas ela foi forte e superou cada obstáculo.

Scarllet 18/04/2024

Sensacional
Um livro atemporal, tudo que Elizabeth sofreu pra conquistar seu lugar no mundo é oq tantas mulheres ainda sofrem no mundo atual, homens sempre se colocando como superiores e com direito sobre outras pessoas, é tão triste ver que isso infelizmente ainda existe, que ainda precisamos quebrar tantas barreiras.
Um livro que me arrancou lágrimas no final com toda dor que vai se acumulando a cada página, a busca por algo que não se tem certeza se vai achar, a fama que não supre a necessidade da alma. A força e perseverança da personagem é cativante, ao mesmo tempo que vemos que lá no fundo ela também é uma pessoa que sonha e ama incondicionalmente aqueles que chama de família. Obrigado Elizabeth por mostrar a milhares de mulheres, assim como nós leitoras, que temos direitos, que podemos realizar nossos sonhos, que temos forças e somos donas das nossas próprias vidas.

Raysza 16/04/2024

Viciante
Não consegui largar o livro do momento em que o peguei pela primeira vez. A história me lembrou muito de alguns livros famosos que se passam em décadas passadas, como Os 7 Maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones and The Six.

Você se encanta e se apaixona por cada um dos personagens da história, e sente as mesmas dores e tristezas que Elizabeth durante toda a sua vida.

Aline327 16/04/2024

QUE LIVRO!!!!
Como nós (mulheres) chegamos até aqui?

Pelo trabalho árduo e corajoso de mulheres reais que ousaram ser como Elizabeth.

Uau! O livro é uma verdadeira obra que conta toda a dificuldade que as mulheres enfrentam em todas as áreas profissionais. Desacreditadas, desestimuladas, roubadas de suas ideias?

Foi um logo caminho até aqui, mas a jornada ainda não está concluída.

Que existam muitas mulheres corajosas como Elizabeth.

Tha 15/04/2024

Gostei muito desse livro ,sem clichês .. Fala sobre questões complexas .. tem um desenvolvimento fluido você fica presa ao desenrolar da trama.. eu gostei muito..

Maria Bia 15/04/2024

Praticamente devorei o livro, adorei a Elizabeth e a relação dela com o Calvin, vale muito a pena ler