O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

Alex 18/01/2024

Simplesmente incrível
Gostei da forma que foi introduzido essa saga, com histórias em diferentes épocas explicando cada detalhe que precisava mencionar nessas maravilhosas aventuras de Gerald de Rívia.

pablalves 14/01/2024

Esse livro é uma grata surpresa. A escrita é boa e o autor consegue transmitir com clareza os acontecimentos. Não são palavras simplesmente jogadas no texto, elas têm uma construção muito bem elaborada. Tem muita ação e tem aquela coisa lúdica de universo de fantasia. Começamos o ano bem, foi uma leitura divertida.

Hong Zhuang 13/01/2024

De 2° foi
Essa é a segunda vez que leio esse livro, na primeira vez tinha parado quase na metade e não consegui continuar. Dessa vez, porém, inspirado por uma aventura, consegui devorar o livro em 3 dias. A maior parte da minha atenção estava mais entre os diálogos, já que as cenas de batalha são um tanto confusas e tem bastante descrições de alguns personagens, optei por pular, o que ajudou muito a fluir a leitura.

Bem, basicamente recomendo esse livro para aqueles que gostam de RPG e aventura, ficção.

HV AuBarcaa 12/01/2024

Meh
Encarei essa obra através de audiobook na audible.

A narração de Mauro Ramos torna a experiência muito mais agradável do que a história é. É rica, vibrante, divertida e as interpretações são maravilhosas.

A história? Quase sempre numa constante mediana, com um leve destaque para os capítulos "O Bruxo" e "O Último Desejo"

Dificilmente receberia 3? sem a narração de Mauro. Seria menor.

Yas 12/01/2024

Um começo interessante
Acredito que se eu não fosse lerda, daria 4 estrelas mas só entendi o vai e vem depois kkjkkk ódio
Quantos personagens... MEU DEUS! E achei interessante que não se faz uma bagunça de nomes, é fácil lembrar quem é quem.
A história muito bem escrita, no começo um pouco parada, o que acabou atrapalhando a leitura pra mim.
A parte final definitivamente a melhor parte do livro, que mais prendeu!

Dree 12/01/2024

O primeiro livro da série The Witcher é dividido em contas e intercala presente e passado do Bruxo Geralt de Rívia. A obra nos apresenta um universo rico e complexo onde criaturas míticas coexistem em um cenário de fantasia medieval e mitológica. Vários dos contos também tem referências a clássicos como a Bela e a Fera, mas tudo com um estilo único.

A escrita é bem imersiva, em vários momentos me peguei rindo com os diálogos de Geralt e Jaskier, principalmente no último conto.

Faz um tempo que estava querendo começar a ler os livros, principalmente por já ter assistido a primeira temporada da série da Netflix e ter começado a jogar o game agora. Posso dizer que não me arrependo e já irei começar o segundo livro!

Phamela.Suely 08/01/2024

Muito massa, bem escrito e divertido, as vezes parece uma coletânea de contos. Apresenta bem os personagens e apesar da grande quantidade deles, conseguimos nos localizar bem na história. Gostei muito de como a série foi fiel ao livro e agora gosto ainda mais da interpretação dos atores. Adorei o vai e vem no tempo e adorei o senso de humor do Geralt. A história também não enrola, e apesar de mostrar vários acontecimentos sem aparente relação eles não ficam desconectados. Ansiosa para ler os próximos!

Gabriel2709 31/12/2023

O primeiro livro de The Witcher possui várias histórias no meio de uma história e todas são bem trabalhadas, o que é muito bom. Caso ficou meio confuso, nós temos uma história "principal" que serve como pano de fundo para se contar outras histórias envolvendo o Geralt. Em um capítulo, nós seguimos a história que está como pano de fundo, que no caso é a do Geralt indo lá pra salvar a criança que virou um monstro e o desenrolar daquilo, e em outro capítulo é uma história aleatória puxando o gancho que o capítulo anterior dá.

É uma forma que a princípio é meio confusa de se contar a história, mas depois que você percebe isso, se torna uma forma bem interessante de se contar, já que a história de fundo é boa e os contos são na sua maioria excelentes e desenvolvem muito bem o Geralt.

Tomara que não seja que nem 1Q84 e continue bom até o último livro. Não é minha primeira experiência com The Witcher, já que já joguei The Witcher 1 e 3, mesmo não tendo zerado nenhum dos dois, infelizmente (vou voltar pra zerar algum dia). Recomendo se você quer ler uns contos e se aprofundar mais no universo de The Witcher, além de ter outra visão do mundo do Bruxo, já que, se não me engano, nem os jogos, nem a série, são 100% fieis aos livros.

matheusbrnd 30/12/2023

The Witcher é a fantasia adulta e dark antes da fantasia adulta e dark ser a norma da indústria
A essa altura do campeonato é conhecimento comum a estrutura subversiva dos primeiros volumes da série The Witcher. Clássicos contos de fadas são arrastados pela lama e reformados, em um movimento que é ao mesmo tempo saudosista, por ansiar pelas origens dessas histórias, mas também progressista, por entregar uma reviravolta, um tom inesperado e incutir conclusões filosóficas subversivas a essas mundialmente famosas obras.

É uma história repleta de elementos fantásticos, com um world building e ambientação magistrais, entregues de forma extremamente efetiva e sem encher a cabeça do leitor de informações desnecessárias. Apesar de apoiar-se fortemente no conhecimento prévio do leitor acerca de alguns contos de fadas famosos, Andrej Sapkowski consegue criar uma mitologia muito própria ao seu mundo fantástico, especialmente no que diz respeito aos Bruxos e aos Feiticeiros, que possuem suas próprias ordens e ritos de passagem para que um poderoso usuário do Caos da magia surja.

O alcance do ator é inegável, tendo em vista que é capaz de, convincentemente, escrever cenas que engajam o leitor em tão diferentes situações: a luta contra um monstro em uma antiga cripta pode ser tão tensa quanto uma conversa com insinuações políticas em dramas palacianos.

Conheci Geralt of Rivia pela segunda vez ao ler "O Último Desejo", tendo o jogo "The Witcher II - Assassins of Kings" como minha introdução ao personagem. E devo admitir que o livro me fez ter apreço um tanto maior pela caracterização do protagonista, que, mesmo no plot de amnésia que lhe é entregue no jogo, consegue se manter extremamente fiel à sua contraparte literária.

Geralt, por mais que um olhar desavisado possa não notar, se trata de um personagem bastante profundo e complexo. Sua existência é pautada pelo sangue frio e por uma suposta falta de humanidade que seu emprego e modo de vida implicam, mas, em seu interior, ele luta contra os instintos e emoções mais humanos que um vivente pode sentir, estando assim em conflito consigo mesmo, com seu papel na sociedade e com o seu próprio senso de identidade.

Esse primeiro livro, apesar de mais leve em plots e resoluções, tendo focado mais na ambientação e caracterização dos principais personagens, ainda assim planta as sementes do que futuramente serão tramas intrincadas, com um tema central mais bem definido.

Victor225 29/12/2023

A leitura é super fluída e agradável, cheio de ação e boas risadas, capítulos pequenos e com tamanho de letra ótimo, o que faz a gente ir lendo e quando se dá por conta, várias páginas já se foram e voaram. Geralt aqui se mostra com mais facetas emocionais do que em qualquer outro lugar fora do livro, tendo que fazer escolhas difíceis, tendo algumas tristezas reveladas, desejos suprimidos e transparecendo amores impossíveis e possíveis, sofridos, porém, avassaladores.
Um resumo de recapitulação da memória, a minha é péssima, mas é a que tenho kkk... Me marcaram muito partes como, o templo das Sacerdotizas da Deusa Melitele, assim como muita magia e de diferentes crenças, mesmo que quem estivesse conduzindo tal magia, nem sempre fossem boas pessoas. Como citado aqui, também vemos Deuses e monstros, assim como entidades de diversas formas e também às etéreas.
Achei várias referências, desde lendas, mitos e fábulas de diversos cantos, até mesmo brasileiras. Bem como maldições e quebra das mesmas para uma vida melhor e feliz dos envolvidos, geralmente em aspecto mais sombrio, pois mesmo quando as aparências enganam e se encontram Injustiças de povos e preconceitos contra diferenças, me agradou muito ver personagens importantes entre eles, bem como mulheres fortes, poderosas e muito bem destacadas.
De todos os contos, só teve um quase ao final que tentou mostrar um pouco de trama política e, que infelizmente me deixou muito entediado e achei bem chato, então fui meio que fazendo leitura dinâmica aos tropeços para ver se acabava logo kkk, mas que ao final do acabou sendo muito bom, então acabou se salvando hahaha. O capítulo final não me agradou muito, creio que o autor quis dar um ar de surpresa, mas para mim, poderia ter acabado no capítulo do conto anterior rs, no entanto, leiam, é um livro maravilhoso e muito bom para se sair de ressacas literárias.

andressagomws 28/12/2023

Sem palavras, realmente maravilhoso
Eu não tenho nem palavras pra esse livro, e agora tô sofrendo porque não posso comprar os outros. Os contos do bruxo são incríveis, as histórias, não consegui começar um conto e deixá-lo pra ler depois. Cada vez que eu começava um capítulo eu precisava terminá-lo logo.

Agueraa 28/12/2023

The Witcher
Eu simplesmente amei o livro!
Apos assistir a serie e ler o livro você percebe quantos detalhes importantes o filme corta, os personagens são detalhados totalmente diferentes desde seus sentimentos ate suas aparências.
O livro muda o pensamento criado na série de que Gerald é um semideus, o livro mostra que mesmo sendo bruxo Gerald ainda tem uma parte humana, que sangra e precisa de cuidados.
Yennefer foi aparecer bem no final, já com sua aparência mudada, acredito que no próximo livro vai focar bastante nela.
Enfim o livro me prendeu do inicio ao fim, eu realmente estou viciado em acompanhar um mundo medieval que mistura seres mitológicos.

talilittle 28/12/2023

Depois de 8 meses?
Visto que demorei 8 meses pra finalizar a leitura, diria que o livro não me pegou rs.

não desgostei, mas também não adorei. o formato de contos não me agrada e isso acabou desestimulando a leituta. mas, no geral, achei uma leitura divertida e interessante!

Fernanda Oliveira 26/12/2023

Misto de emoções
Pensei que seria uma única história, mas não. São contos sobre as aventuras de Geralt.
Cada conto me fez sentir uma coisa diferente. Os contos começam leve e, a medida que se vai lendo o livro, vão se tornando mais agonizantes. O que mais me agoniou, obviamente, foi o conto onde Geralt conheceu Yennefer. Um bruxo que se esforça para não sentir nada por ninguém, cai na lábia de uma feiticeira perigosa que o usa e ainda assim arrisca sua vida por ela ?. Porém, da mesma forma como ele é hipócrita, é extremamente irônico e engraçado.
Adorei e não vejo a hora de ler o segundo para saber que destino sombrio é esse de Geralt ?