O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

RenaTo.Lima 23/04/2024

Dark fantasy divertida e decadente
Com muitos contos contendo uma leve linha narrativa, esse mundo do Bruxão, nos mostra uma fantasia sínica e também decadente.
Os contos de fadas aqui são distorcidos e as aventuras acima de ser pelo bem maior, são para ganhar um troco em um mundo que o mágico se torna cada vez mais lenda e menos realidade.

Alana209 20/04/2024

Interessante
Mais uma saga que iniciei com o intuito entender melhor a série. Esse foi por audiobook e quero mais uma vez ressaltar o quão maravilhosa é a narração desse livro, o que com certeza foi o principal motivo de eu concluir ele tão rápido. A história é boa, não é arrastada, mas não tem muita ação, é mais histórias mesmo. Se passa em épocas diferentes, onde os intitulados "A voz da razão" são o presente e os enumerados "I, II, III, IV, V..." são o passado. Foi interessante acompanhar os episódios vividos pelo bruxo onde cada um deles contribuiu para o evento final que faz jus ao título do livro. Adorei a relação do Geralt com a Nenneke e com o Jaskier. O final, como esperado, é um final aberto com um plot que deixou aquela vontade gostosinha de querer continuar a saga. Recomendo principalmente para quem assistiu a série e gostou, uma forma de conhecer mais os personagens e entender melhor o universo.

KimStain 14/04/2024

Sobre o Livro
Acabei o primeiro livro da saga, na verdade é um livro de contos, o autor começou a franquia The Witcher como contos, depois que ele fez romances inteiros.
Eu achei muito bom a principio, de cara você já gosta do universo, ambientação, do Geralt. Tem muito potencial, ansioso pra ler o restante da franquia.
É incrivel como a CDProjekt Red conseguiu criar uma adaptação tão perfeita de The Witcher, a essência, o respeito aos personagens, ta tudo lá no jogo, se teve mudanças, foram pra melhores. Oque já não podemos falar o mesmo daquela piada feita pela Netflix.
Geralt de Rivía é foda!!!!

Luana.Regina 14/04/2024

Me lembrou muito os irmãos Grimm de inicio, mas achei bem bacana, bem emocionente e bem fantasioso! Vale a pena se aventurar

Jeff.FC 14/04/2024

Bom porém simples
Basicamente um livro de contos, muitos deles baseados em histórias já conhecidas porém um pouco diferente com a identidade própria desse universo do Witcher.

Sobre a escrita
Ela é bem fluida e boa de acompanhar, porém é uma escrita muita breve sem muitos detalhes sobre o ambiente, contexto, expressões, etc... Talvez isso nem seja um problema para muitos leitores, mas no meu caso os livros de fantasia medieval que costumo ler são de dar grande ênfase aos detalhes, por exemplo "As crônicas de gelo e fogo". Repetindo, não é que a escrita seja de difícil compreensão, só é rasa.

Sobre a experiência de leitura
No geral são três tipos de pessoas que buscam esse livro, 1° quem jogou os jogos (Meu caso), 2° quem assistiu a adaptação da Netflix, 3° quem não tem nenhum contexto sobre a trama e pegou para ler apenas pelo tema dark fantasy.
No caso dos jogos o livro serve para dar o contexto sobre tudo, já que a história dos jogos se passa bem depois do fim dos 7 livros da saga, e confesso que saber alguns contextos e conhecer os personagens antes de ler o livro ajuda bastante e a todo momento eu falava "A então foi assim que eles se conheceram" ou "Então é por isso que ele carrega esse título", então como conhecedor desse universo minha nota para o livro é 8, pra quem veio pela Netflix acho que não teve muito adição pois não tem muitas diferenças do livro para a série,(Pelo menos nessa primeira temporada), no entanto quem pegou o livro sem nenhum contexto de nada, creio que a leitura não será tão prazerosa, pois muitas coisas não são tão bem explicadas dando impressão que será explicado só bem lá pra frente

Sobre o livro em si
São otimos contos com temas diversos, política, preconceito, romance, escolhas, laços, promessas e por ai vai, alguns são bem mais elaborados, outros mais longos.

Meu ranking dos contos
?O mal menor
?O último desejo
?Um grão de veracidade
4 Os Confins do mundo
5 O bruxo
6 Uma questão de preço

Gabriella168 13/04/2024

Livro gostosinho de ler pra passar o tempo , flui bastante e quando você ver já acabou.
Porém é raro ei dizer isso mas eu me senti mais cativada pela série de televisão do que pelo livro até agora ?
Dai Solyom 14/04/2024minha estante
A saga literária melhora muito ao longo dos livros, os próximos serão muito melhores, principalmente quando se aprofundarem na Yen e na Ciri

A série tá em última lugar nas minhas comparações ?

1º jogo
2º livros
3º série ?

Edgar 08/04/2024

Decepcionante
Apesar de os contos serem bastante interessantes, da subversão de algumas fábulas clássicas ter sido particularmente curiosa, acho que o fato de ser mais uma coleção de contos que um romance em si me deixou bastante decepcionado. Havendo assistido uma meia dúzia de episódios da série da Netflix resolvi encarar a série. Estava no Kindle unlimited, logo tudo o que eu tinha era tempo. No fim, acho que gostei de muita coisa, menos do protagonista. Geralt tem essa atitude "sou foda e sei disso", mas ao mesmo tempo está sempre atrás de trabalho que me deixou irritado, pra dizer o mínimo.
Conclusão: não seguirei lendo a série. Devo ver, conforme tiver tempo, os episódios da adaptação da Netflix.

Anderson. 07/04/2024

Geralt de Rivia
Esperei tanto tempo pra ler esse livro e assim, esperava mais, pois a série me conquistou logo nos primeiros minutos. Porém o livro não foi ruim, pelo contrário, me prendeu bastante.

E da mesma forma que na série, Yennifer é quem manda na história!

Ansioso pra ler os outros ?

Apalide 05/04/2024

Primeiro livro que me fez entrar nesse mundo literário
Para uma pessoa q nunca leu nada na vida e praticamente não sabia ler, esse livro, e a saga toda, ta guardado no meu coração ??.

A história em si é boa.
Sou grande fã de the witcher, e saber mais sobre o universo é muito legal. Acho esse livro mais fraco de todos, porém é muito bom. Nem me lembro se esse apareceu yennefer (minha querida). lembro que sofria com as migalhas do romance do Geralt cm Ye...
Amo esse universo.

Ainda não concluí todos os livros, mas algum dia....

sofizm 01/04/2024

Leitura leve e adorei a dinâmica dos contos. Muito interessante saber mais sobre mitologia de outros países (o autor se baseou no folclore polonês), o mundo mágico e os monstros são muito bem feitos e o personagem do Geralt é ótimo.
Minha única crítica é sobre a Yennefer, achei a construção da personagem folgada, sem esforço e muuito chata. Parece ter saído de uma fanfic adolescente. Mas de resto eu adorei e recomendo!

Myllene Felix 29/03/2024

Mais um livro de bruxo pra conta
Depois que eu terminei de ler que percebi que na ordem ele foi o segundo livro escrito kkkk
Mas tudo bem.
Essa ordem começando pelo 2 é super aceita, pq os dois primeiros são livros de contos. Os romances começam no 3 e já deixo avisado pra quem ainda não começou nessa jornada.
Demorei bastante pra encarar essa leitura. Cheguei até a tentar assistir a série, mas achei um porre e desisti.
Como vi o audiobook disponivel no audible, pensei "agora vai" e veio. Veio muito fácil até. Li quase todo acompanhando no ebook (faço isso pra memorizar) e foi uma excelente leitura.
Logo no inicio, os contos foram me conquistando e a trama me pegou.
O Geralt apesar de rude, tem seu carisma e as aventuras são legais de acompanhar.
Superou minhas expectativas e pretendo embarcar na próxima logo.
Acho que a história é narrada num andamento ótimo, mas as relações são forçadas, principalmente a do casal principal.
Enfim, recomendo.

LKChagas 23/03/2024

O Primeiro já foi
Gostei bastante, a história é interessante, mesmo com umas partes em que a ordem da linha do tempo, é algo que você se acostuma, Geralt é um personagem muito interessante, e mesmo não sendo "humano" você consegue se identificar com ele em vários momentos. Tem ação, drama, comédia e até romance na medida certa.

Loren 20/03/2024

Um livro de contos imersivos e bem estruturados, ele faz com que você se sinta dentro da história e veja os elementos de uma forma clara e bem feita! Excelente para quem gosta de uma boa fantasia e de se aventurar caçando criaturas.

Marina Michelin 19/03/2024

O livro apresenta uma série de contos que narram as aventuras de Geralt. Embora essas histórias não sejam muito populares no Brasil, são consideradas lendas folclóricas em outros países. É fascinante explorar essas narrativas e compreender um pouco mais sobre o folclore de diferentes culturas ao redor do mundo.