A Rainha Sol

A Rainha Sol Christian Jacq

Resenhas - A Rainha Sol

Etinquiring 03/11/2023

A representação de até que a morte nos separe.
Inicialmente, o livro não é somente uma ficção mas sim uma mistura de acontecimentos históricos, referências, drama. A presença dos povos Cretenses, Líbios, Sírios e Hititas são observáveis, além do cenário de guerra e a tentativa de posse do Egito.

A protagonista é alguém admirável, mulher de honra, muito forte e muito capaz de reinar. Ela não é uma protagonista mimizenta.

Acompanhamos a maturidade que os personagens vão adquirindo como a prepotência que Akhesa tinha e as emoções constantes de Tutankhamon com Akhesa ao ponto de quando ela entrava no assunto sobre a segurança do Egito, ele querer mudar de assunto pra querer namorar.

Em resumo, eu gostei muito da escrita acessível e de como o autor trás as referências, e para mim, Tut e Akhesa são um exemplo de honra, cumplicidade, e lealdade. Pretendo comprar mais livros com os mesmos personagens principais e eu já encontrei (enfim, estou contente com isso) e também ler mais livros que o autor fez (como a série Ramsés). Além de que recomendo pra quem gosta de egiptologia, política e romance.

pehlma 17/01/2018

Resenha A Rainha Sol - Christian Jacq

Meu ano começou de forma excelente, isso tenho certeza. Que livro meus amigos, que livro! Christian Jacq é uma maquina de desenvolver tramas políticas. Ele traça suas teias de forma magistral e ouso dizer que poucos conseguem prever o que vem no próximo capítulo.
Com uma escrita leve e intrigante, ele vem trazendo ponto a ponto, paragrafo a paragrafo uma surpresa nova. O livro é quase um thriller de tão emocionante, mas sem perder sua personalidade.

O livro conta a história da Princesa Ahkesa (aqui conhecida como Anchesenamon), filha do grande faraó Aquenáton e da rainha Nefertiti. Seu pai foi o responsável por tentar instituir uma religião monoteísta no Egito Antigo, porém tramas e intrigas vão acontecendo de forma tao intensa que nem o próximo faraó, o futuro marido de Ahkesa, Tutancamon, vai conseguir escapar.

Ahkesa é uma protagonista FODA. Essa mulher é sensacional! Guerreira, personalidade forte, inteligente, sagaz e ousada. Não sei se ela realmente foi assim, mas o livro é tão bem escrito que pode ter sido exatamente assim e tiro meu chapéu para ela. Uma das melhores protagonistas femininas que já vi.
O livro é CHEIO de intrigas políticas, SÉRIO. Eu não esperava nada desse tipo e fiquei boquiaberto com tanta maestria em criar esse tipo de coisa. Os locais do Egito também muito bem colocados e a melhor coisa é ver como o Sacerdócio pode ser corruptivo.
O livro é repleto de surpresas também, cada capitulo é um convite ao próximo. É difícil largar o livro por muito tempo.
É uma história contada num estilo simples, na qual o suspense é ditado pela sombra permanente da traição.

O único ponto negativo que me recordo foi:
Algumas descrições deixaram um pouco a desejar, vários personagens não formaram uma ‘imagem na minha cabeça.

Infelizmente esse livro é pouco conhecido, quase não se acha resenhas sobre ele.

Esse foi sem duvidas um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Tudo impressiona, desde a escrita leve até sua ambientação. Já entrou para o hall de autores favoritos.
O autor, que é egiptólogo, tem vários livros ambientados no Egito e várias séries até muito melhor classificadas. Espero reler algo dele em breve, já tenho duas series compradas e na fila hehehe.

Nota: 9,5/10
A Rainha Sol - Christian Jacq

site: https://resenhanaestante.blogspot.com.br/2018/01/resenha-rainha-sol-christian-jacq.html

sjmarcel 29/08/2010

O livro tem uma narrativa excepcional, ótima trama, não esperava menos de Christan Jacq, para quem gosta de egiptologia e do autor de Ramsés, ótimo livro para se comprar.

Márcia Plácido 15/06/2009

Para quem gosta de histórias do Egito Christian Jacq , egiptológo e arqueológo é fantástico.Neste romance histórico conhecemos o reinado de Nefertiti e Akhenaton, como do jovem faraó Tutankhamon.