A cria da alvorada

A cria da alvorada Honorário Batista

Resenhas - A cria da alvorada

Nyc Read || Bookstagram 13/04/2022

Um verdade em poucas palavras!
A leitura foi um pouco confusa no começo por conta da forma que o conto foi escrito porém depois de reler o primeiro capítulo eu finalmente consegui pegar o jeito kkk
É um livro que mostra o machismo de primeira mão, como um mulher sofre e como os homens conseguem ser tão ?preconseituosos? em relação as mulheres!
Recomendo muito a leitura desse livro para quem quer saber mais sobre o machismo!

Ramona 13/04/2022

Excelente
Sensacional, confesso que sentia mta raiva do marido e de todos os outros homens do livro com seus discursos infelizes, e no final pensei q o pior tinha acontecido, mas ai o autor foi lá e me surpreendeu novamente, amei de verdade!!

Raquel 13/04/2022

Eu achei muito interessante pois retrata muito bem como as mulheres sofrem por causa disso,
E um conto muito realista, demorei um pouco pra me acostumar com a escrita mais depois foi fácil de ler, gostei muito.

Nanda 14/04/2022

Ameiii
Clara é uma mulher do campo que vive com seu marido Esdras em uma casa aconchegante, mas, em um determinado dia, sua rotina muda drasticamente. Nesta estória, aparentemente sem sentido, veremos a supressão da voz feminina e a tentativa de emancipação de uma mulher que sempre deu o máximo de si para seu marido e agora vê sua vontade usurpada pelo alheio. A novela retrata a cruel realidade de mulheres que lutam contra a opressão masculina e buscam, um dia, viver em igualdade. Repleta de personagens tipo, a obra traz uma visão revoltante da sociedade em microescala e expressa o imaginário doentio daqueles que preservam as estruturas conservadoras e retrógradas do poder masculino.

Kaline Bogard 13/04/2022

Uma leitura interessante
Eis um livro que me surpreendeu. A trama trata de temas importantes e atuais, que devem sempre serem trazidos à tona e serem discutidos. Somos levados por um enredo curioso e acontecimentos intrigantes que nos fazem querer saber aonde tudo vai nos levar.
Porém, preciso ser sincera e dizer que a forma que o autor escolheu para desenvolver o conto me incomodou um pouco. Somos jogados em um vendaval de palavras truncadas, sem pontuação onde as falas dos personagens se confundem com a ação. Confesso que tive que ler as frases algumas vezes para compreender a narrativa.
Esse incomodo foi intencional, mas mesmo assim quase me fez desistir da leitura. Se você gosta de desafios, está no lugar certo!
É um tema forte, desenvolvido em uma leitura desafiadora. O começo pode causar enganos: pois o autor escolhe escrever de um modo bem inusitado que realmente acerta a gente no amago e consegue o objetivo idealizado: incomodar.
O livro traz temas atuais e uma crítica relevante no contexto atual (na verdade em todos os contextos desde que o mundo é mundo).
Por pouco não desisti da leitura, e você só vai entender o porquê caso resolva dar uma chance ao conto.

Letícia 13/04/2022

Diferente de tudo que já li
É um livro bem complexo pra entender, no começo foi difícil por causa da forma que é escrito, mas depois que pega o ritmo é mais tranquilo.
É uma reflexão sobre a sociedade e faz pensar em muitas coisas que acontecem ao nosso redor e a gente não percebe.
Ele fala sobre machismo e como as pessoas podem ser manipuladas pela sociedade.
O marido da Clara era um homem bom, mas quando ele começa a deixar a "sociedade" o influenciar, ele vira um machista opressor que só quer fazer o que agrada a sociedade. Não aparece a sociedade literalmente, é uma coisa mais metafórica e o objetivo é exatamente nos levar a refletir sobre o que está acontecendo no mundo
Eu achei bem interessante, o autor soube me prender no livro mesmo ele sendo complexo, eu gostei muito. Recomendo para quem quer uma leitura bem reflexiva, e rápida é um conto curto, então em menos de uma hora dá pra ler.

Mahh 13/04/2022

Um livro maravilhoso
Ele tem uma história tão rápida e fluída ao mesmo tempo que possui lições de vida ,tem partes tão cruéis e reais que me deixaram em um carrossel de emoções.

Soletons 13/04/2022

Bom!!!
O livro faz com que tenhamos reflexões, é bem escrito e envolvente. Algo que me chamou a atenção foi o estilo, a maneira que o autor escreveu o conto foi diferenciada.

Ana 14/04/2022

Leitura instigante, mas pontuação confusa
O conto traz uma boa reflexão sobre de como a mulher é infelizmente inferiorizada perante a uma sociedade machista.
Na história, tem-se Clara uma mulher casada com Esdras e que vivem numa casa simples mas que vivem bem. Porém, em um belo dia um homem bate à porta pedindo abrigo e no primeiro momento, surge uma relutância do casal, até que Esdras permite que o homem entre e passe a noite. No outro dia, aparece um outro homem que se diz amigo daquele que dormiu ali no dia anterior, e Esdras permite que esse também usufrua da casa. Cllara acha tudo isso muito estranho, mas o marido não a escuta e ainda a humilha perante aos outros, dando ordens à esposa.
Aparece novamente outra pessoa, a Clara já não compreende mais o marido com suas atitudes tão solícitas.
Um acontecimento horrível ocorreu na casa enquanto o marido e outros dois saíram, e Clara não foi ouvida e pensou em fugir.
O conto teve bastante diálogo, o que me surpreendeu porque na maioria das vezes é sempre bem restrito, mas o que me incomodou bastante foi como esse diálogo foi retratado: com separação de vírgulas, muitas vezes fiquei confusa e confesso que isso me atrapalhou bastante, mas a psicologia por trás do texto de uma mulher que sempre é oprimida tanto pelo marido no casamento na frente das pessoas quanto como uma sociedade machista que acredita que pode fazer o que quiser com as mulheres que não terão punições.

Bia 14/04/2022

Ameii
De início, eu não entendi muito do que se tratava a história, mas ao decorrer da leitura que fluiu muito bem, eu fui entendendo, e curti bastante a ideia do autor abordar essa temática, pois isso mostra de muitas mulheres, apesar de que uma boa parte lutam pelo direito de igualdade, há uma grande maioria que convivem na mesma situação que a clara. A obra me surpreendeu muito, achei uma leitura muito necessária