Orixá Exu

Orixá Exu Rubens Saraceni

Resenhas - Orixá Exu

Ana Carolina 07/04/2024

Foi um bom livro para entender o Orixá Exu e como ele funciona na Umbanda, mas achei que foi uma leitura complicada, muitas partes tive que reler porque eu não entendia nada

Fabio.Rodrigues 24/06/2023

Acredito que é uma leitura essencial para umbandistas no entendimento da origem e fundamentos do orixá exu.

Como as entidades trabalham a partir de suas influências, detalha a origem do seu surgimento e, por exemplo, do motivo de ser cultuado do lado de fora, a formação dos nomes das entidades. Quebra muitos preconceitos fundamentando e explicando tudo de forma clara.

Algumas vezes de forma repetitiva, mas acredito ser necessário para reforçar o entendimento em uma leitura que considero ser intermediária, talvez para quem ainda não conhece nada da religião possa ficar um pouco perdido.

Paulo 15/06/2023

Ótima leitura
Ótima leitura para aprofundar os estudos de teologia sobre Umbanda. Exu é sem dúvida umas divindades que mais requer estudo para se interpretar seu suas raízes e simbolismos.

Fernando M 18/03/2023

Bom livro, pra mim difícil leitura, achei complexo, entendi pouca coisa. Técnico, linguagem dificil, mas achei interessante.

Carla.Regina 17/07/2022

Li na segunda tentativa
Tinha iniciado a leitura há cerca de 3 anos mas não consegui concluir.
Acredito que precisava de alguma base de umbanda para ter compreensão, apesar de o autor ser bem didático e repetir alguns conceitos.
Recomendo para quem é Umbandista ou para quem frequenta terreiros apenas como consulente. Recomendo também para quem tem algum tipo de preconceito, seja pelo orixá Exu ou pela religião Umbanda.

Luciana804 07/05/2022

Orixá Exu
Como conteúdo sobre Orixá Exu é bastante esclarecedor, facilita muito o entendimento.
Alguns conceitos aparecem repetidas vezes entre um capítulo entre outro. (Pra mim, um pouco cansativo). Ainda assim, mantém o mérito da obra, como um bom conteúdo para quem quer estudar e aprender sobre o Mistério Exu.

Allan.Arndt 28/12/2021

Muito bom e fundamentador!
É ótimo esse livro, particularmente eu gostei muito dele sobre o conceito do vazio absoluto relacionado a Exu e esse foi um ponto forte que me prendeu nessa leitura.

Ele esclarece o por que da "Tronqueira" ficar do lado de fora do templo de Umbanda ou em um local isolado na parte esquerda da entrada.

Nos faz entender por meio de lendas, historinhas esse orixá Exu, já que antes de existir algo fora de Deus "nada" existia e o primeiro Orixá a ser exteriorizado por Deus foi exu e esse fato já foi comentado na teogonia nagô sobre o por que exu ser o primeiro a ser reverenciado e de fato neste livro isso é esclarecido de forma clara e objetiva.

Axé

Paulo.Marcelo 04/09/2015